Archive for junho 1st, 2008

Dia Mundial Sem Tabaco

domingo, junho 1st, 2008

Frases de uma matéria que escrevi para o Dia Mundial Sem Tabaco, lembrado em 1º de Junho.

CIGARRO

Fumar diminui o tempo de vida de uma pessoa. De acordo com dados da SBC (Sociedade Brasileira de Cardiologia), fumar aumenta em 300% o risco de um ataque cardíaco e o fumante também tem 200% mais chances de ter um derrame do que um não-fumante. O homem fumante vive em média 13 anos a menos do que o não-fumante e a mulher 15 anos a menos.

“O tabagismo é uma doença grave e evitável. No Brasil, são 200 mil mortes por ano, é mil vezes mais fatal do que a dengue. Não existe doença mais grave pelas conseqüências e número de doentes”, alertou o médico coordenador do programa antitabagismo da cidade.
 
O cigarro contém cerca de 4.720 substâncias químicas e pelo menos 60 delas são reconhecidamente cancerígenas. Os derivados do tabaco causam, em média, 50 doenças diferentes.
 
O tabagismo passivo, que é a inalação da fumaça de derivados do tabaco por indivíduos não-fumantes, é a terceira maior causa de morte evitável no mundo e perde apenas para o tabagismo ativo e o consumo excessivo de álcool. Dados do Ministério da Saúde apontam que o ar poluído contém cerca de três vezes mais nicotina, três vezes mais monóxido de carbono, e até cinqüenta vezes mais substâncias cancerígenas do que a fumaça que entra pela boca do fumante.
 
Belos rapazes sobre o cavalo e chapéu de caubói, casais felizes, mulheres elegantes e pessoas praticando esportes eram cenas comumente relacionadas ao fumo em propagandas de cigarro. O hábito bem visto na sociedade passou a ser criticado e desde 1992 a OMS (Organização Mundial da Saúde) catalogou o tabagismo como “doença de desordem mental e de comportamento em razão da síndrome da dependência à nicotina”, incluída na CID (Classificação Internacional de Doenças).
Cansei de tentar enfiar na cabeça das pessoas que cigarro MATA e que é NOJENTO. Você quer fumar? Então fique longe mim. Porque, na boa, não é justo que eu, que não tenho nada a ver com seu vício, esteja exposta a doenças como fumante passiva. Fumantes, vocês precisam aprender a ter respeito. Pelos próprios pulmões e pelas outras pessoas que desejam ar puro.

Alegrias e saúde,
Fernanda.