Archive for setembro 15th, 2008

2 – Chegada a Montevideo

segunda-feira, setembro 15th, 2008

Eu e marido viajamos de Gol e optamos por chegar e voltar por Montevideo, devido ao preço das passagens. Hoje eu digo que esse pensamento é bastante relativo. Se a idéia é passear no país vizinho, a Argentina, provavelmente você irá gastar com ferry (também chamado de buque por aquelas bandas) para atravessar para Buenos Aires. Assim sendo, não é má escolha ir por Montevideo e voltar por Buenos Aires ou o caminho inverso. Tudo depende dos valores encontrados nas passagens na época da viagem.

Outro ponto a ser observado é o dinheiro. Não esquente a cabeça com o câmbio no Brasil. Lá no Uruguai é muito mais fácil trocar qualquer moeda, por preços justíssimos. Leve Real. O Real é aceito em muitos estabelecimentos, basta apenas ficar atento ao câmbio praticado no local. Se não for bom, a opção é trocar o real em uma casa de câmbio e existem muitas delas em todas as cidades. O Dólar também é aceito e trocado com facilidade e uma opção muito boa é sacar dinheiro local com um cartão internacional. Como são cobradas taxas por saque, pense bem o valor de sacar antes de fazer a operação. O cartão de crédito internacional também é uma boa.

Lembre-se apenas de não voltar com pesos uruguaios na sua carteira. Aqui no Brasil eles serão trocados a valores muito pequenos, não vale a pena. Gaste no aeroporto comprando alfajores. Cada Real valia, em agosto de 2008, cerca de 11 pesos uruguaios nas casas de câmbio locais.

Chegamos ao aeroporto de Carrasco por volta de 17h00 no dia 12 de agosto de 2008. O aeroporto fica a cerca de 20 ou 30 minutos do centro de Montevideo, mas como alugamos um carro e acertamos tudo por e-mail, já saímos motorizados de lá. Alugar um carro não é necessário porque a cidade é pequena, mas é uma delícia andar pelas Ramblas (as avenidas costeiras, lindíssimas). O melhor preço encontrado para aluguel de carro foi na Dollar Uruguai, onde o atendimento também é muito bom. Vale lembrar que reservar hotéis e carros por e-mail facilita a vida do viajante e não custa nada a mais.

Com o hotel também já reservado, fomos para o Íbis, na Calle La Cumparsita. O hotel é muito bem localizado, tem boa relação custo/benefício e recomendo. Já na chegada à cidade, a impressão foi ótima. Apesar do movimento do rush do final da tarde, era possível ver o mar e no calçadão pessoas caminhando ou andando de bicicleta. Como pedestre, aliás, é fácil perceber que os uruguaios respeitam as faixas de segurança. Mesmo com o sinal fechado, basta pisar na faixa que os carros param.

Na mesma noite decidimos visitar o Baar Fun-Fun, na Calle Ciudadela, 1229. Quem visita Montevideo e não conhece o Barr Fun-Fun perde um pouco da visita à cidade. O bar foi fundado por Augusto López em 1895 onde funcionava o Mercado Central. A clientela começou a se formar principalmente devido às principais bebidas do local: el Pegulo e la Uvita. Esta última ainda é sucesso absoluto, tem fórmula que dizem ser secreta, é patenteada e já levou famosos ao bar para experimentá-la, como Carlos Gardel em 1933.

O local também é ponto de encontro para apreciar um bom tango, de quarta a sábado. Infelizmente ainda era terça-feira, mas prometemos voltar ao bar antes de sair da cidade. Ah, a Uvita é mesmo deliciosa. Como o bar está localizado não muito longe do hotel, logo seguimos, já que o dia seguinte prometia grandes aventuras.

set08_uruguai02_funfun

Baar Fun-Fun, um pedacinho da história de Montevideo e o único lugar onde você poderá encontrar la Uvita ;o)

(Continua…)