Archive for janeiro 28th, 2009

“O Advogado do Terror”

quarta-feira, janeiro 28th, 2009

Eu tinha uma certa resistência em falar sobre filmes porque assisto a tantos que ficaria difícil escolher sobre qual escrever. Há finais de semana em que eu e marido assistimos a cinco ou seis de uma só vez, às vezes mais, e durante a semana sempre um ou outro também conseguimos ver. Então, em vez de falar sobre todos, quem sabe, quando algo me chamar realmente a atenção, eu venho aqui e conto pra vocês? É o caso do documentário francês “O Advogado do Terror” (L’Avocat de la Terreur) de 2007.

Ah, não me venha com essa de que documentário é chato e que não assiste a filmes que não são americanos. Eu sou daquelas que curto de tudo – desde um bom romance água com açúcar delícia até terror dos brabos –, inclusive bons documentários. Este aqui conta a história de Jacques Vergès, polêmico advogado que se tornou conhecido por casos como a defesa de Djamilah Bouhried, que lutou pela libertação da Argélia do domínio francês, mas que após reaparecer dos oito anos escondido, passou a defender tipos como o “açougueiro de Lyon” Klaus Barbie, Carlos (o Chacal) e Slobodan Milošević.

Dirigido por Barbet Schroeder, o interessante aqui é que não há um controle da direção para que você ache isso ou aquilo. A decisão é toda sua. Você assiste, conhece a história – que é contada pelo próprio Vergès e conhecidos – e decide o que pensa sobre ele. Um advogado de bem que só tenta proteger pessoas com ideais e que se protegem com as armas que têm ou um grandessíssimo de um inescrupuloso, cínico e manipulador? (Eu estou mais para a segunda opção).

Vale a pena ver, conhecer, tentar entender, embora depois dessa dose de realidade brutal pareça ainda mais difícil compreender o ser humano. É chocante, em alguns momentos, ver o que todos esses “personagens” puderam fazer e saber que tudo isso é parte da história recente do mundo. Para quem entende francês, o site do filme é esse aqui, mas aqui está o trailer com legendas em português.

jan09_filme_oadvogado