Archive for março 28th, 2009

Hoje é dia da minha amiga

sábado, março 28th, 2009

Começamos a trocar cartas quando éramos adolescentes e não se pensava que a internet poderia se tornar a maior ferramenta de comunicação do mundo. Eram longas e intensas cartas em que contávamos nossas aventuras com amores platônicos e que nunca chegaram e se concretizar, dúvidas, questionamentos, alegrias e tristezas de uma fase difícil, mas deliciosa da vida. Nos conhecemos no colegial, no primeiro ano, e com o passar do tempo já éramos grandes amigas. As cartas nos ajudaram a entender uma à outra e entendermos os próprios problemas.

Quando estudantes, ela foi uma das poucas pessoas que sempre me apoiou naquela escola. Acho que, no fundo, é porque seu coração é muito grande e ela compreendia, mais do que todos os outros, que ali não era o meu lugar.

Profissionalmente, seguimos caminhos diferentes. Ela buscou o que o curso técnico nos propôs e eu fui pela estrada oposta. Nunca chegamos a ficar muito tempo sem nos falar. Houve uma época em que, sim, estávamos tão atribuladas com nossos trabalhos que o contato era esparso, mas ele sempre existia. Pelo menos é assim que eu mantenho na minha memória, que eu nunca esqueci que ela era minha amiga especial.

Passávamos madrugadas conversando, e esses imagens não saem da minha memória. Tenho um enorme carinho pela mãe dela e minha família gosta demais dessa amiga. Em um momento difícil pelo qual passei, voltamos a nos aproximar. Dessa vez, os e-mails já existiam para tornar as conversas mais frequentes. Cheguei a morar muito, muito longe, mas mesmo assim tentei estar presente quando ela precisou. Porque amigas de verdade estão perto mesmo quando a distância as separa fisicamente.

Somos comadres de casamento e hoje aquelas garotas que sonhavam com os meninos que nunca beijaram na adolescência compartilham as alegrias de terem encontrado um verdadeiro amor e os altos e baixos da vida. Sei fatos sobre ela que poucas pessoas sabem; ela me conhece como poucos me conhecem. Hoje, mesmo quando não podemos nos falar longamente, trocamos e-mails de “oi, está tudo bem?”, “tudo corrido, mas tudo bem, e você?”. Quando conseguimos, são páginas de escrita.

Anos depois das primeiras cartas que trocamos, ela me presenteou com as que eu lhe escrevi. Nunca mais devolvi (que coisa feia!), porque ainda espero escrever uma história baseada em algumas memórias da adolescência. Foi ela a primeira pessoa a ler o original do meu primeiro romance. E não leu quando pronto, mas sim capítulo por capítulo, assim que eu acabava de escrever, ao longo de dois anos. E lia prontamente, com carinho e dedicação que poucas pessoas são capazes de ter. Comentava, dava dicas e sugestões, tornou-se uma verdadeira editora.

E é essa amiga quem me incentiva dia após dia para que eu não desista dos meus sonhos, para que eu continue lutando. Ela me faz crer em um talento que eu não achava que tinha, faz com que eu acredite pelas palavras sinceras de que tudo vai dar certo. E é essencial ter uma amiga assim ao lado para a vida ficar mais bonita.

Hoje moramos a duas horas de distância de carro e mais de três de ônibus, mas estamos ligadas por uma amizade sólida e verdadeira. Nossos maridos se tornaram amigos, nossos filhos serão amigos também, eu já posso imaginar essas cenas de futuro. Posso dizer-lhes para questionar a “tia” Lu quando apresentarem um problema de Exatas e ler um livrinho quando eu me tornar a “tia Nanda”. Porque ela, além de minha vóva Lourdes, é a única que me chama assim.

Hoje é aniversário dela e eu não estou lá fisicamente, mas minhas vibrações de alegria, meus pensamentos positivos e meus desejos de felicidade, saúde, saúde e saúde podem viajar milhares de quilômetros.

Lu, minha amiga, minha EOL, minha conselheira, minha comadre, minha querida enviada por Deus, Feliz Aniversário. Que sua vida seja repleta de alegrias e surpresas positivas, porque nem tudo podemos controlar, mas podemos aceitar como bênçãos, não é? Que nossa amizade nos mantenha unidas até a velhice, quando eu for uma desmemoriada e você terá que me contar todas as histórias da nossa longa caminhada.

Obrigada por ser minha amiga!

A verdade é que temos muitas, muitas fotos juntas, inclusive para escanear. Da nossa formatura no colegial, na faculdade, e até mesmo quando ela aparece chorando nas fotos do meu casamento. Não dá para colocar tudo aqui, mas fica um pouco da história da nossa amizade.

Alegrias a todos,
Fernanda.