Archive for agosto 26th, 2009

Aveia: a matéria mais comentada

quarta-feira, agosto 26th, 2009

Pretendo colocar minhas matérias no novo site, assim que for possível (leiam “assim que eu tiver tempo”), mas preciso colocar logo no início deste blog a matéria mais procurada e comentada no meu blog antigo: sobre a AVEIA. Bom, a minha experiência pessoal com a aveia é fantástica. Foram três meses de “dieta” com aveia em todas as refeições. De manhã, farelo no iogurte ou no leite (uma a duas colheres de sopa). Farelo de aveia no almoço também, como uma espécie de farinha que eu colocava sobre o feijão ou qualquer outro alimento. Na janta, a mesma coisa. Fazia bolo de aveia, bolachinha de aveia e outras receitas. De quase 300, meu colesterol baixou para 165, sem remédios. Meu problema é de família, então preciso controlar todos os meses, mesmo com a alimentação saudável que eu tenho. Hoje ainda consumo aveia todos os dias. Ela é a melhor aliada na luta contra o colsterol. Eu sou prova ;-)

Abaixo, a matéria que escrevi no ano passado sobre o assunto. 

ALIMENTOS FUNCIONAIS
Aveia: um aliado contra o colesterol

O cereal pode
ser introduzido
em muitas receitas

Fernanda França

Uma boa alimentação pode auxiliar no tratamento de doenças e melhorar a qualidade de vida das pessoas. Assim, os alimentos funcionais passaram a ganhar a mesa das famílias, que conhecem, cada vez mais, a importância de uma dieta equilibrada. Esses alimentos chamados de “funcionais” são aqueles que têm capacidade de atuar na saúde, além de fornecer nutrientes. A aveia é um deles.
Cereal conhecido no preparo do mingau, a aveia pode auxiliar na diminuição do colesterol e evitar doenças cardiovasculares, além de ser uma importante aliada para o bom funcionamento do intestino. Entre os cereais, a aveia merece destaque pela sua fibra solúvel, chamada de beta glucana. Em conjunto com uma alimentação equilibrada e hábitos saudáveis, a aveia pode auxiliar no controle das diabetes, hipertensão e do colesterol, inclusive com diminuição do LDL, conhecido como colesterol “ruim”. (mais…)