Archive for setembro 17th, 2010

4º dia – Wien (Áustria)

sexta-feira, setembro 17th, 2010

Hoje o dia foi longo, intenso e incrível! Passeamos das 11h00 até a 1h00 do dia seguinte (hoje, sábado). Sem parar, direto. Começamos o dia no Schloss Schönbrunn (o palácio que era a residência de verão da família imperial). Como todos os lugares em Viena, chegamos de metrô. Fizemos uma belíssima visita com guia de áudio e foi impressionante conhecer as salas do palácio. Os jardins são belíssimos, assim como a Gloriette (monumento aos soldados ao fundo).

Schloss Schönbrunn (o palácio que era a residência de verão da família imperial).

Os jardins do Palácio e, ao fundo, a Gloriette.

Foi divertido percorrer os labirintos do castelo. Eu me senti como em um filme! Uma delícia! Saímos de lá e fomos até a Staatsoper (ópera nacional). Linda! De lá, chegamos à Stephansdom, a Catedral de Santo Estevão, de estilo gótico, que impressiona pela beleza e está sendo restaurada. Fomos a Mozarthaus Vienna, que foi residência de Mozart durante três anos. Lá encontramos cartas e outros documentos originais do gênio da música.

Os labirintos do palácio. ADOREI!

Stephansdom (Catedral de Santo Estevão).

Chegamos ao Complexo Hofburg, enorme e belíssimo. De lá, caminhamos até a Museumplatz, em que se encontra o Museums Quartier. Lá dentro está, entre outros museus, o Leopold Museum, museu de arte austríaca, onde pudemos ver obras de Oskar Kokoschka, Egon Schiele e Gustav Klimt (estava doida para ver obras dele no país dele!), além de outros mestres, como Pablo Picasso, Joan Miró, Paul Klee, Paul Cézanne e o idolatrado (salve, salve) Claude Monet.

Assistimos a um concerto com composições de Mozart e Strauss no Palais Palffy, mesmo local em que Mozart tocou com sua irmã, Nannerl, em 1762. Foi muito bonito! A cidade respira música clássica, é muito bacana. De lá, terminamos a noite no mesmo Café Einstein, com o delicioso Wiener Schnitz e de sobremesa o enorme e delicioso doce típico Beeren u Glut, uma espécie de clara em neve estufada e doce gigantesca com fundo de doce com várias frutas vermelhas. Nham.

Pessoas bacanas que conhecemos:

As simpáticas sul-coreanas Eun-Young Sung e Hye-Jin Yoon.

O gente-boa Sami, de Kosovo.

A nova amiga Sanja (pronuncia-se Sânia em português), da Sérvia. Uma simpatia!

Quero agradecer por todos os recados e pedir desculpas, porque não posso respondê-los agora. Mas vocês sabem que eu respondo e adoro, né? ;-) Quero agradecer e mandar um abraço ao Rodrigo Duarte pelo recado. Rodrigo, eu adoro falar com os leitores, é um prazer imenso!!! Escreva sempre que quiser, viu? Depois respondo seu recadinho, como sempre faço. Obrigada!!! E um abraço também para minha família, que está acompanhando o blog, e a família do Má, que também está acompanhando. Smack!

Alegrias,

Fernanda.