Archive for setembro 20th, 2010

7º dia – Český Krumlov (República Tcheca)

segunda-feira, setembro 20th, 2010

O planejamento inicial era sair de manhã de Český Krumlov para chegar cedo à outra cidade na República Tcheca, mas mudamos os planos assim que pisamos em Krumlov. Esta cidade medieval é encantadora! Fizemos check out às 10h00 e passamos o dia por lá. Foi, sem dúvida alguma, a cidade mais linda e acolhedora por onde passamos até agora nessa viagem. E já é um dos meus locais preferidos (e Deus me permita viajar ainda muito mais para conhecer outros lugares, mas Krumlov está na lista dos lugares de que mais gostei!).

Vista de Český Krumlov de cima da torre cilíndrica.

Tudo é especial por ali. O lugar parece ter um tempo próprio, que passa mais devagar. Os sons e aromas são diferentes e os sabores incomparáveis. E o albergue nem parece albergue. O quarto individual tem banheiro, cozinha, é lindo, arrumado, quentinho e todo decorado (apesar de ser rústico – do que mais gostei, aliás). Começamos o passeio na Praça Svornosti, a principal praça da cidade. As casas ao redor parecem terem sido feitas para um filme, de tão lindas. No centro está a estátua da Virgem Maria com oito santos, os protetores da cidade. Santos e anjos, aliás, estão por toda a cidade.

Praça Svornosti.

Entramos na Igreja St. Vitus, construída em cerca de 1400. Lindíssima! Seguimos o passeio e cada ruazinha é uma atração à parte com suas lojas de vidros tchecos, marionetes e chocolates. Passamos a ponte sobre o rio Vltava, que visto de cima, parece cortar a cidade na forma de um C, sendo que o centro histórico está bem no meio. A cidade tem menos de 15 mil habitantes.

Ao lado do ótimo Krumlov Hostel, onde ficamos, com a vista do rio Vltava.

Subimos na Torre Cilíndrica, um dos cartões-postais da cidade. De lá de cima, é possível ver tudo. E em cada cantinho a vista é mais bonita. A impressão que se tem é que não há fotografias no mundo que possam expressar o que é estar em Český Krumlov.

Eu com o castelo ao fundo (à esquerda) e à direita a torre cilíndrica.

Fomos ao castelo, a principal atração local. Lindo! Lá dentro há até mesmo um teatro e o Mezinárodní Galerie Umeni (Galeria de Arte Internacional, mas que tinha quase na totalidade obras de artistas locais). O lugar é o máximo, na parte de baixo do castelo. Ainda na área do castelo, há o espaço dos ursos. É tão bacana, porque eles ficam soltos, não estão presos como em um zoológico, mas como estão em uma espécie de fosso, as pessoas não os incomodam (mesmo que tirem fotos!) :-)

Um dos ursos na área do castelo. Fofo!

Almoçamos no mesmo restaurante de ontem e pedimos a mesma comida de ontem, A diferença foi a sobremesa. Pedimos também uma diferente, que lembrava (de longe, mas lembrava) nosso arroz doce (Clau, lembrei de você e da Maria Lúcia!). Esse doce tinha uva passa e frutas vermelhas. Nham nham. Para acompanhar, tomamos uma cerveja tcheca (uma mínima para os dois, porque não somos tomadores de cerveja). E o dia acabou, hora de pegar o ônibus e viajar por três horas até a cidade que eu apresentarei amanhã para vocês!

Český Krumlov, uma cidade encantadora!

Espero que estejam gostando! Obrigada pelos recados, obrigada de verdade! Obrigada também pelos recados no Twitter e Facebook, leio tudo, adoro!, mas me desculpem por não responder nesse momento. É por um bom motivo ;-)

Alegrias,

Fernanda.