Archive for setembro 29th, 2010

15º dia – Amsterdam (Holanda)

quarta-feira, setembro 29th, 2010

Amsterdam é uma linda capital e uma cidade charmosa e encantadora. A atmosfera aqui, para nós, foi bem diferente do que em Berlim, e o sol ajudou um bocado. O dia estava lindo. O homeboat é uma delícia, com uma vista maravilhosa. Acordamos tarde e tomamos nosso brunch (o café da manhã que virou almoço). Fomos até a Central Station comprar o I Amsterdam Card, que inclui transporte público, vários museus e outras atrações.

Má e a "terrível" vista do homeboat.

Uma delas era o passeio de barco, a primeira escolha do dia. Durante uma hora, passeamos pelos canais de Amsterdam e conhecemos um pouco sobre os bairros. Foi uma delícia! Depois fomos para a Dam Square, a praça central da cidade e que antes era o mercado dos pescadores. Lá está localizada a Nieuwe Kerk (antiga catedral), o Koninklijk Paleis (Palácio Real) e o museu de cera Madame Tussaud. Lá perto está o Amsterdam Historisch Museum.

Passeio de barco pelos canais de Amsterdam.

Na praça Dam.

Passeamos pelos canais, andamos e entramos em uma loja de queijos! Nham! Fiz a festa para meu café da amanhã de amanhã! ;-) De lá, fomos conhecer o famoso Red Light District. Lá, as prostitutas se expõem em vitrines. Os turistas passam, a rua é tranquila (ao lado, há a linda igreja Oude Kerk), mas ninguém tira fotos lá.

Loja de queijos, nham!

Resolvemos voltar para a região da Central Station para conhecer a Bibliotheek (biblioteca pública). Esqueça tudo o que você conhece de bibliotecas! Aquilo é um paraíso, muito melhor do que shopping center! São sete andares, com muitos livros, CDs e DVDs, espaços para leitura e estudos, computadores, tudo! No terraço, um café e um teatro. Ma-ra-vi-lho-sa.

Na frente da biblioteca.

Área das revistas na biblioteca.

Andar dos filmes, ainda na maravilhosa biblioteca de sete andares.

De lá, pegamos o tram (bonde) e fomos para a Rembrandtplein, uma das praças famosas da cidade, com vida noturna agitada e muitos bares e restaurantes – e, claro, uma estátua de Rembrandt no meio! A praça é muito bacana, assim como a próxima que visitamos, a Leidseplein.

A linda Amsterdam!

Seguimos a dica da Renata (obrigada, Rê, pena que não passaremos por Rotterdam, estaremos aqui até sábado, quando seguimos para outro país) e comemos batata frita com maionese no meio da rua. Deixamos para jantar em outro restaurante exótico. Jantamos no Sherpa, restaurante com comida do Nepal e Tibete. Uma delícia! Comi Potshel Momo (um prato vegetariano tibetano de ravióli com espinafre incrível) e Má ficou com o prato nepalês Gorkha Style Kukhura Ko Masu, de frango, muito bom. Tudo nota 10!

Ah, eu não resisti quando vi (risos)! :-)

Amanhã vamos visitar museus (já até reservamos o que eu mais quero ver) e há muito para fazer ainda em Amsterdam. Estou adorando!

Alegrias,

Fernanda.