Archive for novembro 3rd, 2010

Confiança e respeito – filosofia da madrugada.

quarta-feira, novembro 3rd, 2010

Twitter é um espaço interessante, porque além de proporcionar o encontro de amigos e leitores, é praticamente um chat com várias pessoas. Há dias em que me perguntam de tudo e eu adoro responder (tá aí uma coisa que eu amo fazer: eu respondo todo mundo, em todos os lugares, sempre – seja por e-mail, no meu blog, Twitter ou Skoob - posso demorar, mas respondo) :-)

E hoje o papo era sobre “o que não pode ser reconstruído”. Eu logo devolvi a pergunta aos meus colegas no Twitter. “Qual é a única coisa (sentimento) que não se reconstrói em um relacionamento (amor, amizade, trabalho) para vcs?” (abreviado porque tem que caber tudo em 140 caracteres, é meu martírio, hahaha). E não foi surpresa receber as respostas. TODOS responderam “Confiança”.

Então eu respondi: “Amigos responderam “confiança” e eu acrescento: respeito. Qdo ele acaba, não há relação que continua. Perder respeito e confiança é o fim, é a história do vaso quebrado”. “A confiança é o maior bem que alguém pode te dar. Qdo se confia um segredo ou uma amizade, é algo precioso. E muitas pessoas não dão valor.” Finalizei com “Eu guardo segredo até o fim (não conto mesmo), porque, afinal, né, é segredo. Eu confiaria 100% em mim se não fosse eu, haha.”

A verdade é que eu sempre penso nisso, em como deveríamos valorizar todos os dias as relações verdadeiras que temos. Confiança é algo que não se reconquista (para algumas pessoas, sim, é possível reconquistar, mas como sou chata, eu não admito perdê-la e tentar achá-la, não. Para mim, confiança é como virgindade: só se perde uma vez e nenhuma cirurgia reverte isso, baby).

E penso que o mesmo acontece com o respeito. Uma relação de amizade, amor, trabalho ou qualquer relacionamento tem como base o respeito. Já pensaram sobre isso? Amor você conquista, amizade você ganha aos poucos, mas respeito é a base de TUDO. Tem de existir desde o início e se acaba, todo o resto não continua da mesma forma.

E para vocês, o que é imprescindível em uma relação verdadeira?

Alegrias,

Fernanda.