Archive for dezembro 9th, 2010

Maus tratos a animais

quinta-feira, dezembro 9th, 2010

Ontem assisti a dois programas sobre maus tratos a animais no Animal Planet. E eu fico toda chorosa quando vejo algumas cenas e imagino o sofrimento dos bichos. O melhor desses programas, no entanto, é saber que as histórias contadas têm finais felizes. Os animais são resgatados, cuidados e ganham uma nova casa. Mas essa não é a realidade para todos.

Algumas histórias me chamaram mais a atenção. Em uma delas, o cãozinho começou a ficar doente e os donos resolveram colocá-lo para fora. Os vizinhos viram e acionaram a Sociedade Protetora dos Animais (o programa se passa nos Estados Unidos). O animalzinho ficava na porta de casa (a casa dele, afinal!) com a carinha mais triste do mundo. Como ele iria entender o motivo de estar lá fora? Por que ele não podia entrar se aquela era sua casa e ali estava sua família? Os bichos são leais, diferente de muitos humanos. Ele foi resgatado e tratado, porque a sarna estava tão avançada que foram meses de tratamento até ele conseguir uma nova família.

Outro cão foi amarrado inteirinho e jogado no LIXO. Era um pit bull muito dócil e tão lindo! Como as pessoas podem jogar um animal no lixo? Eu fiquei revoltada! Ele também foi resgatado e aguardava adoção em um lar temporário com voluntários. Havia ainda histórias de outros cães, gatos e até uma égua linda que foi deixada durante muito tempo sem comida nem água. Coitadinha! Estava só pele e osso. Ela também foi tratada e foi morar em um lugar com muito pasto.

Uma realidade próxima são as histórias de Teddy e Polly, dois dos meus três gatos. Polly é a mais velha, vai fazer seis anos em janeiro e foi resgatada das ruas quando estava quase morta de fome (literalmente). Ela era pele e osso mesmo, todas as costelas aparecendo. A gata de meio quilo bebeu meio litro de leite, até providenciarmos comida para gato, já que não tínhamos nada em casa. Já Teddy nós resgatamos de um lugar que é basicamente um “lixão” de gatos. Ele estava sujo, com pulgas, o rabo quebrado (ficou colado assim e acho que é um charme nele hoje em dia), era muuuito pequeno (400 gramas) e estava muito doente. Foi para o veterinário (que disse que mais dois dias na rua e ele teria morrido), tomou antibióticos, foi tratado e hoje é meu grande companheiro. Nikky já teve mais sorte.

Eu sempre me pergunto o que leva uma pessoa a fazer uma maldade a um animal, mas nunca encontrei uma resposta. Talvez não exista. Eu não consigo acreditar em uma pessoa se ela maltrata os animais. Não consigo.

Todas as pessoas deviam pensar em adotar pelo menos um animalzinho. O amor que eles nos dão é incrivelmente maior do que qualquer coisa que você fará por eles. A casa se enche de alegria com um cãozinho ou um gatinho. E quando pegar um animal, pense que sua responsabilidade será por, pelo menos, uns 15 anos. O seu animal pode viver muito mais e você será responsável por ele por toda a vida. Mas vai valer cada segundo!

E independente dos motivos (para mim, não existem motivos!!!), eu nunca vou conseguir entender por que algumas pessoas maltratam os animais.

Alegrias,

Fernanda.