Archive for julho 4th, 2011

Desabafo sobre operadoras de telefonia celular.

segunda-feira, julho 4th, 2011

Não temos uma única operadora de telefonia celular boa no Brasil, é isso? É. Já conversei com muita gente e todos concordam que não temos para onde correr. Se saímos de uma ruim, caímos em outra pior.

Eu já havia tido problemas com a TIM. Fui cliente deles por anos, desde a chegada da empresa ao Brasil, mas depois de muita insatisfação e com a gota d’água de o serviço ser um horror na nova cidade, eu pedi portabilidade para a Vivo - cujo sinal aqui é bom. Tirando isso, o resto tem sido péssimo e estou somente no segundo mês! Acontece que já foi difícil aceitar o 3G (aqui não há outro tipo de internet e não tenho telefone fixo, porque também não há opções, a não ser das próprias operadoras de telefonia celular!). Difícil por qual motivo? Porque em pleno ano 2011 ainda temos LIMITE de internet, pessoal? Nem quando eu usava internet discada eu tinha limite (começava a usar à meia-noite e pagava um pulso só, lembram-se disso?). E agora eles LIMITAM a internet? Em que ano estamos, por acaso?

Ok, eu ultrapassei meu limite e convivi alguns dias com uma velocidade maravilhosa de 128Kbps (hahaha, hora de todos rirem). Os dias passaram, a velocidade voltou no “ciclo” seguinte e eis que minha linha é bloqueada pela Vivo. Não entendi, ainda faltavam oito dias para o vencimento da conta (e vale lembrar que NUNCA atrasei uma única conta de celular em todos esses anos – nem de celular e nem de nada, porque se tem uma coisa que eu não admito é dever, para ninguém). Mas a internet parou de funcionar e o celular também, tanto para SMS quanto para realizar chamadas. Assim, do nada.

Quando resolvo buscar a segunda via antecipada fico sabendo que a conta estava muito além do DOBRO do valor que deveria ser. Fui verificar detalhes e notei que fui cobrada por serviços que não deveria. Se comprei pacote de torpedos, como me cobram por CADA porpedo enviado? Também tinha uma vantagem de roaming, em que não pagaria por chamadas recebidas em roaming e, pasmem, recebi uma cobrança absurda por chamadas que RECEBI em roaming. E o show de horrores continuou, já que eu sequer sabia que teria que pagar para ouvir minha própria caixa postal (!!!!!). Ok, esse é apenas um fator com o qual não concordo. O problema está não no que é ridículo, mas com o que é improcedente.

Aqui estou, com internet do trabalho do marido emprestada (só enquanto ele está em casa, durante o dia fico sem) e sem telefone. Vou tentar ir à loja resolver o problema, mas sinceramente não sei se vai dar certo. Passei boa parte do domingo tentando resolver por telefone, mas depois de HORAS, cansei. Três chamadas para a Vivo “caíram” misteriosamente sem que ninguém tivesse resolvido. No sábado eu havia ficado 57 minutos na espera e nada também. Pelo Twitter da Vivo, me informaram que eu deveria enviar um SMS para um determinado número, mas eu respondi que estou com a linha bloqueada, como querem que eu envie torpedos? Parece piada.

O serviço já é absurdamente caro e lento, eu me sinto pior do que na época do provedor vagabundinho de bairro e conexão discada, e mesmo depois da facada, ainda me cobram por serviços que não deveriam e BLOQUEIAM minha conta? Nem telefone fixo eu tenho, então estou em uma ilha, isso?

Depois de o problema resolvido, se é que eu vou conseguir resolver, tenho de me conformar em estar com a Vivo até completar um ano por causa do contrato? Tô perdida.

Esse é um desabafo de uma consumidora que se sente enganada há anos pelas operadoras de telefonia celular. E que não tem escolha.

Fernanda.