Archive for julho 16th, 2011

Dia do homem?

sábado, julho 16th, 2011

Eis que vejo no Twitter entre os 10 assuntos mais comentados o tal “Dia do Homem”. Resolvo clicar para ver o que as pessoas estão comentando (já imaginando o nível da discussão) e encontro frases como:

Sabe pq vcs mulheres não podem reclamar do #DiadoHomem? Pq se existe o dia das mulheres é pq os homens deixaram! RÁ ..rs

#DiaDoHomem Nem é comemorado direito que nem o Dia da Mulher, porque todo dia é dia do homem tá ligado

todo dia é o #diadohomem , só mulheres pra precisar de um dia próprio pra serem lembradas

#diadohomem eu não ganhei P.N dia da mulher se eu não der presente eu sou insensível #Frescura

And in the end of the day, o #diadohomem mostrou ter a mesma função do dia da mulher: servir de pretexto para as mal-amadas reclamarem.

Não vou citar o nome dos indivíduos e nem continuar essa bizarra lista (que contém palavrões, baixarias e comentários de mulheres machistas também, além de piadinhas idiotas). Não costumo abordar o assunto por aqui, mas não posso deixar passar. O que as pessoas pensam sobre o Dia da Mulher? Ele não existe para ganharmos presentes, porque não é isso o que queremos. Queremos respeito e igualdade. Se o dia existe, é porque algo precisa ser lembrado e esse algo é que até hoje as mulheres ainda não têm posição de igualdade com os homens. É que até hoje mulheres sofrem violência doméstica. É que até hoje mulheres ganham menos do que os homens. É que ainda existe o preconceito.

Não dá para existir um Dia do Homem porque seria dizer que o homem precisa de um dia para ser lembrado. Como não é necessário um dia para as pessoas de raça branca, porque, afinal, quem sofre preconceito é a raça negra, certo? Por isso temos um dia para nos lembrar tudo que os negros já passaram e ainda passam e que não podemos continuar repetindo erros. Não dá para fazer uma passeata pelo orgulho hétero porque os heterossexuais não sofrem preconceito!!! Os homossexuais fazem passeata e lutam por um espaço que ainda não foi conquistado. Porque ainda existe preconceito.

Eu demorei muito para entender que feminismo não é o contrário de machismo (que todos conhecemos bem, afinal, o mundo é machista). Feminismo é a luta pelos direitos IGUAIS e eu acho que não só para as mulheres, mas para as minorias. Porque são as minorias (assim como as mulheres) que sofrem todos os dias. E a luta pelos direitos iguais não é bem vista por muitos… que acham que está bom como está, proque provavelmente não sofrem e nem nunca sofreram preconceito.

E lutar por uma causa não implica que você esteja em uma minoria. Aliás, sempre achei que quem luta por uma sociedade mais igual, mesmo que esteja em situação “confortável”, merece ainda mais consideração. Lutar contra o preconceito é a atitude mais digna do ser humano.

E se ainda assim você achar que um Dia do Homem deve existir, por favor, tente me convencer.

Fernanda.