Archive for julho 25th, 2011

Dia do Escritor

segunda-feira, julho 25th, 2011

Há poucas semanas, preenchi pela primeira vez em uma ficha (que eu sinceramente não me lembro de onde), no campo profissão, ESCRITORA. Durante muitos anos escrevia jornalista e mesmo quando não exercia mais a atividade – já que saí do jornal em que trabalhava no ano passado e desde então só me dedico aos livros -, ainda assim, eu escrevia jornalista. Aos poucos, por insistência do marido, passei a escrever jornalista e escritora. E então, do nada, mais de um ano depois de ser escritora em tempo integral, eu preenchi ESCRITORA na ficha.

Senti como se estivesse desafiando o mundo, que não acredita que é possível viver de arte no Brasil. Eu me senti quase que cometendo uma loucura, admitindo que sou escritora em um país que parece dar mais valor aos escritores de outros países. Mas, afinal, eu sou escritora! Desde que aprendi a ler e escrever, eu digo que viveria para escrever, simplesmente assim. Por que complicar agora?

Então, eu assumo. Em janeiro de 2010, com a publicação do meu primeiro livro, aos 30 anos, comecei uma nova carreira. E nunca é fácil começar uma profissão depois de anos de dedicação à outra, mas eu digo que nunca deixarei de ser jornalista (inclusive não vejo a hora de voltar a fazer freelas, amo!), mas escrever ficção é hoje a parte mais importante da minha vida. E sou feliz por poder dizer: Muito prazer, meu nome é Fernanda e eu sou escritora.

Hoje, 25 de julho, é o Dia do Escritor. Parabéns para todos aqueles que, como eu, lutam com amor pela valorização da literatura brasileira.

Alegrias,

Fernanda.