Cirurgia plástica: o que você pensa sobre isso?

Hoje o programa Happy Hour, da GNT, abordou o tema lipoaspiração. Gosto do programa e do bate-papo. Um cirurgião plástico, o músico Jair Oliveira, a atriz Mel Lisboa e uma moça que fez lipo estavam na roda. Bacana a conversa. A Mel abordou uma questão interessante: de ela buscar aceitar quem ela é, do jeito que é, e que a individualidade de cada um é que nos faz especiais. Achei muito legal, mas quero saber de vocês: o que pensam da cirurgia plástica?

Eu não sou radical pelo sim e pelo não. Procuro não acusar as pessoas das suas escolhas, sabem por quê? Pra mim, cada um sabe como é ser quem é. Eu, particularmente, não acho legal a banalização da cirurgia, do tipo faço hoje e dali a um ano faço de novo no mesmo lugar, e de novo dali a mais cinco anos e pronto, virei escrava. O exagero em tudo é o erro. Mas cada um sabe onde aperta seu calo. E se algo que não vai fazer mal a ninguém pode fazer bem para a auto-estima, por que criticar? Que bobagem!

Quantas crianças com “orelha de abano” passam a vida inteira ouvindo piadinha quando poderiam simplesmente, com uma cirurgia, resolver esse “probleminha”? Há cirurgias E cirurgias, então não podemos generalizar. E acho que temos de nos amar como somos, aceitar o corpo que temos, aceitar o rosto que temos e sermos felizes, poxa! Eu sou contra a padronização da mulher, de fazermos cirurgias para ficarmos todas iguais, absolutamente iguais. Mas existem traumas e eles podem sumir com a ajuda da medicina, assim como a plástica pode ajudar tantas pessoas que passaram por acidentes e necessitam de intervenções.

Hoje, e somente hoje, eu digo que não faria lipo. Pode ser que eu queira fazer um dia e se eu quiser, não vejo problema nenhum nisso. E já fiz coisas que as pessoas achavam arriscadas e faria de novo (como a cirurgia para corrigir meu estrabismo), então quem é eu além de mim para saber o quanto minha vida melhorou depois disso? ;-) E não sou padronizada, não sou bonita, não sou emborrachada e não pretendo ser. Mas cada pessoa é única. Por que insistimos que os outros têm que ser como nós?

De qualquer forma, eu quero saber: você já fez uma plástica? Faria, se pudesse, onde? Não faria e por quê?

Alegrias,

Fernanda.

Tags: , ,

23 Respostas to “Cirurgia plástica: o que você pensa sobre isso?”

  1. Beth Q. Says:

    Fernanda,
    Eu penso exatamente como você.
    Se eu tivesse coragem para uma plástica hoje, faria sim, principalmente nas gordurinhas localizadas e na barriga que não sai nem a pau, mesmo fazendo ginástica e musculação.
    Só não acho legal quem só pensa nisso 24 horas por dia. Eu nunca fiz uma plástica na vida, mas volto a dizer, falta-me coragem, só isso.
    bjs cariocas

    Fernanda França Reply:

    Beth, obrigada pela opinião, querida. Superbeijo!

  2. nanda Says:

    Oiii…eu também sou contra a banalização da cirurgia… temos que nos aceitar como somos…pois o mundo seria muito chato se todos fossemos iguais..
    Eu já fiz cirurgia sim, de redução de mama pois me causava problemas na coluna. Mas fora isso eu não fiz mais nenhuma…sou feliz como sou…alias uma outra coisa que resolvi assumir com o tempo foram meus cachos cansei
    da escravidão do secador… e hj me sinto muito mais feliz :)
    Bjo

    Fernanda França Reply:

    Os seus cachos são lindos!!!! Tem mais é que assumir e usar e abusar deles :-) Beijos, Fê.

  3. Elianinha Says:

    Querida, tudo bem?
    Fiz cirurgia plástica, sim. Fiz redução de mamas em 1999, aos 28 anos. Antes desse período foi sofrível, pois o preconceito era muito grande, ao contrário de hoje, colocarem silicone. Não servia nada para piscina, então sou sincera. Biquíni nem pensar. Camiseta? Era tudo camisetão, então muitos nem acreditaram quando comentei. Só fiz naquele ano, pois foi um período em que mamãe, eu e meu pai conseguimos economizar com “a finalidade”, pois passei por PUC, UNICAMP e era muiiiiito burocrático, sendo que eu já havia problemas de escoliose. Fiz tudo no particular, com um renomado médico daqui da cidade e que foi extremamente sincero ao relatar que, quanto mais eu reduzisse, mais seria visível no quadril, mas foi do jeitinho que eu quis. Segui todas as recomendações médicas, repouso, e, não tive nada de complicações pós operatório como quelóide, inflamações.
    Só acho que hoje está um absurdo, como o caso da jornalista que era magérrima, e veio a falecer em Brasília.
    Hoje posso dizer que graças à cirurgia, minha auto estima foi lá em cima, tenho coleção de biquinis (pequena coleção, mas tenho), e, posso registrar meu depoimento , caso precise em alguma matéria pro jornal, rs.
    Super beijos!
    Alegrias …

    Fernanda França Reply:

    E acho que é para a auto-estima melhorar que cirurgia existe e pra isso sou totalmente a favor! O problema é fazer em tudooooo, só pensar nisso, se mudar inteira, né? Adorei seu depoimento. Mas não era matéria, era apenas curiosidade hehehe. Beijoca.

  4. Isabelle Says:

    Oi!

    Eu já fui contra, mas hoje estou super afim de fazer.
    Depois que perdi uns quilinhos, fiquei com umas pelanquinhas bem indesejáveis no braço. Tô doida pra sumir com elas… rs
    Acho que a cirurgia tem que te fazer bem sem se tornar um vício. Corrigir defeitos e não mudar a pessoa.

    Beijos pra vc!

    Fernanda França Reply:

    “Corrigir defeitos e não mudar a pessoa”. É ISSO! Falou e disse. Beijos, Fê.

  5. Cláudia Matos Says:

    Fer, faço 1000 cesarianas e não faço mais nenhuma lipo! Dói demais! Fiz uma vez e fiquei cheia de hematomas e dores durante 14 dias! Minha “bichinha” parecia uma berinjela! Só melhoprei depois dessas duas semanas. Mesmo assim, ainda fica dolorido! Tô fora! Nunca mais!
    Bjs.

    Fernanda França Reply:

    Obrigada pelo depoimento, Cláudia!!! Obrigadão!!!! Beijos, Fê.

  6. Paty- Uma Brasileira nas Arábias Says:

    Fê,
    Primeiro, parabéns pelo livro e pelo site novo. Está muito mais bonito, adorei.
    Segundo, desculpe pelo sumiço… Minha vida ficou muito doida quando estava morando aí no RJ de novo… Trabalhando demais, tive neném (uma menina, que já está com 3 meses) e tocando a vida corrida que levamos aí, né? Estou enferrujada, mas aos poucos tentando me atualizar em relação ao que perdi.. Voltei a postar e estou visitando os amigos aos poucos, porque minha pequena não dá muito sossego ainda, haha.
    Bom, sobre a lipo…
    Eu não acho nada demais as pessoas quererem ficar mais bonitas. Um pequeno ajuste aqui e ali não fazem mal a ninguém e levantam a auto-estima. O problema é quando resolvem viciar ou tentar parecer aquilo que não são.
    Eu tenho um amigo que é cirurgião plástico, excelente por sinal, e ele sempre diz: não dá para uma mulher de 60 anos, por exemplo, querer voltar a ter 25. Dá para uma mulher de 60 anos parecer uns 50-55 com dignidade, com um rosto melhor, com uma suavização de sinais. Ele mesmo se recusa quando acha as cirurgias desnecessárias ou absurdas. Admiro isso nele e se tivesse que fazer algo, com certeza, ele seria o meu escolhido.
    Confesso que depois da gravidez, que ganhei vááários quilos extras, ando pensando em uma lipo na barriga se eu não conseguir tirar o excesso com dieta e exercícios, mas primeiro estou tentando da forma tradicional.
    Eu gosto de me olhar no espelho e me sentir bem… Mas sei que o tempo passa e nós temos que aceitar que a lei da gravidade existe, né? Beijo grande e sucesso com o livro. te mandei um e-mail e coloquei um convite lá no blog quando vc me enviou o e-mail do lançamento… Quando der, passa lá pra me fazer uma visita! ;)

    Fernanda França Reply:

    Essa história de aparentar 5 ou 10 anos mais jovem em vez de 30 anos (impossible) é ótimo exemplo, adorei. Beijos, querida, e seja muito-re-bem-vinda ;-) Fê.

  7. Renata Says:

    Fernanda, outro dia fiz um comentario e o meu marido veio com a seguinte frase: “Nunca passa, ne?!”. Ele se referia aos comentarios maldosos que ouvimos na adolescencia, aquele momento da vida onde nao estar dentro dos padroes doi. Lembrei do que ele disse qdo li o q vc escreveu. Sei que eh dificil aceitar mas Fernanda, na boa, vc EH bonita! Nem vou entrar no merito do conteudo, q vc tb tem. Tente aceitar, vc eh uma mulher bonita! Olha suas fotos, sua expressao, nao se apegue a detalhes, pois perfeita vc nao eh, nem eu, nem ninguem. Mas olhe o conjunto, vc eh super bonita, vc tem uma expressao viva e vc brilha! Chega de falar q vc nao eh bonita, vc cresceu, vc mudou, deixe o Patinho Feio no passado e assuma o Cisne no qual vc se transformou. Beijo, Re

    Fernanda França Reply:

    Obrigada por esse comentário :õ) Virou post. Obrigada de coração.

  8. Marisa Says:

    Oi Fer,
    Ja fiz sim pra me sentir mais feliz e quem teve filhos sabe que o corpo muda e por mais regimes e exercicios nao volta mais como antes. Agora acho um absurdo meninas adolescente que nem corpo formado tem e qualquer quilinho a mais correm fazer plastica. Acho que tudo que eh demais nao eh bom.
    Hoje virou moda, lipolight, lipoescultura, silicone..etc mas acho que soh devemos fazer pra corrigir oque nao pode ser corrigido com regimes e exercicios, caso contrario vamos malhar, malhar e comer direito, rsrs faz bem para a alma e para o corpo.
    Bjs amiga!!!!

    Fernanda França Reply:

    Você é o melhor exemplo de uma cirurgia bem-feita e que ficou LINDA! E assim, eu também faria sem o menor problema. Beijos, querida!!!!

  9. Carol Says:

    Pois é… este é um tema polêmico para mim. Tem dias em que me olho no espelho e penso “nossa ! como vc é gostosa!!” e tem outros que eu olho e penso “que horror! não dá para nascer de novo??”
    Na maioria das vezes eu penso sim em corrigir algumas imperfeições. O excesso de quadril e coxas me incomoda na maioria dos dias, principalmente quando vejo aquelas mulhes esquálidas nas revistas.
    Mas daí eu penso que este meu excesso de gostosura da cintura para baixo faz parte do meu DNA – minha família inteira é assim. Quando eu lembro disso eu penso que se entrar na faca para mudar meu corpo, seria como se eu negasse as caraterísticas de toda a minha família.
    Como você pode ver, é tudo muito complexo.
    Não é como matemática como 2 e 2 são 4. Neste tema, alguns dias a soma dá 4 e em outros dá 5.
    O lance é viver a vida com esta matemática louca e ser feliz anyway !

    Fernanda França Reply:

    Você É LINDA. E não venha discutir comigo. Ponto final, conversa encerrada :-)

  10. Osinete Says:

    Nada contra quem faz,mas eu não faria.Me gosto do jeitinho que sou e estou e não tenho problemas com a idade.Tive problemas com auto-estima aos 16 anos,porque saia sempre com uma prima de 18,linda de viver e os guris nem me olhavam quando ela estava por perto.Mas,com o tempo fui recuperando a minha auto-estima e hoje não quero mudar nada.Nem sou uma pessoa vaidosa.
    Apenas me preocupo com a alimentação e com isso tento controlar o meu peso.
    Bjs

    Fernanda França Reply:

    Você não precisa mudar, é linda – e estou sendo muito sincera. Beijos, querida.

  11. Lelei Says:

    Sou da mesma opinião que a sua Fê =)

  12. Angela Figliola Says:

    Quem sou eu: meu nome é Angela e HOJE sou Consultora em Cirurgia Plástica. Meu trabalho é facilitar a vida de quem está pensando em realizar uma cirurgia plástica. E u fiz redução de mama há quase dois anos atrás. AMEI, AMEI, AMEI com a realização da minha Mastopexia redutora em novembro de 2009, veio o resgate da minha auto-estima, me trouxe momentos tão felizesque decidi pela minha experiência vividaaconselhar quem nunca teve coragem de concretizar esse sonho. Procuro como consultorame dedicar com transparência e informar com qualidade um pouco dessa especialidade médica tão moderna. Devido a tanto avanço tecnológico e à crescente qualificação dos Cirurgiões Plásticosé possível rejuvenescer e remodelar partes do corpo com segurança e cicatrizes mínimas. Fazer o pré e pós operatório em parceria com grandes cirurgiões plásticos é gratificante para mim. Meu blog tem caráter apenas informativoé imprescendível uma consulta médica com cirurgiões renomados. Adoro o que faço. Adorei seu blog.

  13. Larissa Says:

    Oi gente
    Bem é meio estranho estar falando isso mas aqui vou eu :D
    Bem tenho 16 anos e sofro muito com meu corpo
    de verdade, n que eu seja gorda ou coisa do tipo
    eu tenho muita força de vontade pra falar a verdade emagreci mto e tenho a barriga malhada hauhuaeuehu
    o problema é que sou peituda e n tenho bunda
    sou amiga do pessoal mas eles me zoam, e mto
    isso me dexa triste, minha autoestima cai a cada piadinha
    e eu n aguento vesir nada me olho no espelho e me sinto mau pracarambra, pra achar uma roupa é praticamente impossivel
    as vezes quero me trancar no meu quarto e nao sair pq tenho medo
    e nao me sinto bem com qualquer coisa
    além disso eu nunca entro na agua pq n suporto meu corpo
    depois que eu descobri que há cirturgias pra correçao desse meu problema fiquei super feliz e tals
    mas ai ficou a duvida qdo eu fizer sera que eu vou ficar mau falada tals…? eu sei q agnt n pod se preocupa com os que os outros pensam mas meu… ta dificil :C por favor me ajudem

Deixe seu recado!