Cisne ou patinho feio?

Fernanda, outro dia fiz um comentario e o meu marido veio com a seguinte frase: “Nunca passa, ne?!”. Ele se referia aos comentarios maldosos que ouvimos na adolescencia, aquele momento da vida onde nao estar dentro dos padroes doi. Lembrei do que ele disse qdo li o q vc escreveu. Sei que eh dificil aceitar mas Fernanda, na boa, vc EH bonita! Nem vou entrar no merito do conteudo, q vc tb tem. Tente aceitar, vc eh uma mulher bonita! Olha suas fotos, sua expressao, nao se apegue a detalhes, pois perfeita vc nao eh, nem eu, nem ninguem. Mas olhe o conjunto, vc eh super bonita, vc tem uma expressao viva e vc brilha! Chega de falar q vc nao eh bonita, vc cresceu, vc mudou, deixe o Patinho Feio no passado e assuma o Cisne no qual vc se transformou. Beijo, Re

Aí, né, eu fiquei com os olhos cheios de lágrima. Obrigada, Rê. Obrigada por esse recado tão bonito. Obrigada por esse “puxão de orelha” carinhoso.

A verdade é que há coisas que ficam tão profundas que se tornam naturais – como eu fazer um comentário simples, sem perceber, no meio de um texto sobre cirurgia plástica aqui. Sabe a história do elefantinho que tem os pés presos quando é bebezinho para não fugir e não consegue, mas quando é um elefante adulto nem tenta fugir porque acha que não consegue? Só que ele não percebe que já é um elefante adulto, que tem força e pode destruir qualquer amarra. Mas ele tem a memória do passado, então não se solta. E se podemos apontar um culpado, é quem prendeu os pés do elefantinho porque, oras, ele estava em formação, não merecia que lhe fizessem isso. A mamãe e o papai de quem fez isso deveria ter repreendido ao ver um sinal, uma pontinha de preconceito e não deixado que o filho amarasse os pés de outros elefantinhos. Porque isso nunca passa. Mas alguns elefantes se soltam das amarras, sim. E se tornam elefantes adultos fortes, felizes e livres. Soltam depois de um tempo, às vezes esquecem que estão soltos e pensam nisso, mas as marcas das correntes ficam nos pés. Toda marca na vida é profunda. Seja visível ou não.

Alegrias!!!!!! Muitas muitas muitas!

Fernanda.

Tags: , ,

4 Respostas to “Cisne ou patinho feio?”

  1. Lucia Says:

    Concordo plenamente com ela, Fe! Vejo muito isso acontecendo com as criancas e adolescentes aqui, vindo do proprio grupinho ou pessoas da mesma idade, e eles nao tem ideia de como isso marca uma pessoa. Se pelo menos conseguissem enxergar… bjos

  2. Lelei Says:

    Eu acho que o problema do patinho feio e do cisne é que crianças que foram taxadas de patinho feios (tipo você e eu) têm a dificuldade de desenvolver a auto-estima, viram inseguras e isso é uma coisa super complicada de lidar na vida como adultas mesmo quando estão lindas e todos babando por onde passam (tipo você e eu) e a gente nem repara que o povo baba mesmo né??

    O que a minha terapeuta me falou um dia é que quem cresceu sendo o Cisne, normalmente se torna inseguro também, mas por não saberem se as pessoas gostam deles pela beleza ou por quem eles são. O conflito é maior ainda, podem se tornar arrogantes, amargas, prepotentes…

    Viver é um processo complicado, mas eu tenho certeza que ser um patinho feio e crescer bonito por dentro e depois desaflorar essa beleza pra fora é o melhor negócio – tipo você assim toda lindona por dentro por fora e em volta!

    Te adouro!!!

    Fernanda França Reply:

    :õ) Você é uma linda, amiga, por dentro, por fora e em volta, como você disse, hehehe!!! Adorei cada recadinho de hoje no blog, adorei adorei!! E nosso papo também. Bom demais. Smack, Fê.

  3. Veronica Says:

    Oi Fernanda.E a primeira vez q entro no seu blog. foi ate por acidente.. ou talvez nao….
    Hoje estava me sentido o patinho feio.Moro longe da minha familia e hoje conversando com eles pelo skipe ouvi um comentario maldoso que minha irma fez sobre minha aparencia….Ouvi risos….fiquei muito triste e chorei muito, nao esperava isso de alguem que tanto amo. Nao sou uma pessoa feia, nao me acho feia, sou bonita… talvez nao tao bonita como minha irma (alias hoje ela nao me parece mais assim tao bonita).Mas enfim meu coracao ficou partido, ainda esta doendo , mas vai passar, lendo os comentarios do seu blog me fez sentir melhor.
    Obrigada !

Deixe seu recado!