Qual a comida típica aí?

Esta semana assisti a “Truques de Confiança” na GNT, com o chef francês Claude Troisgros e o chef inglês Jamie Oliver. Eu nunca tinha visto, acho que foi um programa especial, na verdade. E adorei. Primeiro porque gosto dos dois – o Claude é um fofo que apresenta, em português, o Menu Confiança, e o Jamie é outro fofo que apresenta vários programas – e segundo porque foi um barato ver os dois cozinhando juntos.

Em um momento Jamie disse “Não é justo, ele é franco-italiano e mora no Brasil!”, brincando com as vantagens de Claude para cozinhar bem. E então Jamie experimentou jambu, badejo feito na panela de pedra com manteiga de garrafa, castanha de caju e outros ingredientes brasileiros. Um barato!

Eu adoro comida. Adoro comer bem, conhecer novas cozinhas, experimentar pratos típicos. E então quero saber: onde você mora e aí qual é o prato típico? E qual é sua comida preferida?

Alegrias,

Fernanda.

Tags: , ,

14 Respostas to “Qual a comida típica aí?”

  1. Samantha Says:

    Oi Fer, hum, acho comida típica aqui no Rio de Janeiro é arroz e feijão no dia a dia e na praia Biscoito Globo, com mate gelado.
    Mas como por aqui tem gente de tudo que é canto, tem comida de tudo que é jeito também, de japonesa a nordestina.
    Beijo

    Fernanda França Reply:

    Mas o feijão preto do Rio é bão demais. E tem também cuscuz carioca que é delicioso (e diferente do nosso salgado paulista!). Biscoitos Globo hummmmm!!!

    Fernanda França Reply:

    Ah, eu também adoro o cuscuz paulista, rsrsrs

  2. Ana Says:

    Oi amiga famosa e ocupada!!! Saudades!!!

    Olha, aqui no RJ, acho que o prato típico ainda é a feijoada com caipirinha. Mas nunca fui muito chegada e, como não como carne há alguns anos, só feijão puro mesmo, temperadinho e sem carnes.

    Comida preferida é complicado escolher uma só, gosto de muitas coisas. Bacalhau com ovo cozido, cebolas e alho, a maioria das massas, comida japonesa, camarão na moranga, sardinha frita para os dias de praia e cerveja, sem pensar muito estes. Mas certamente gosto MUITO de muito mais.

    Um beijo!

  3. Ana Says:

    Lembrei de uma coisa: Se vc quis dizer qual o prato “típico” preferido, tem um que provei em São Luís do Maranhão e nunca esqueci, é o arroz de cuxá. Delicioso e ainda sonho em voltar lá só pra comer de novo.

    Outra coisa que comi de joelhos, rezando, de olhos fechados e gemendo é uma sobremesa servida em Canela – RS, no Castelinho Caracol, que é típica dos colonizadores (não lembro quais) é um chá de maçã servido com um strudel de maçã acompanhado de creme de nata ou sorvete. Inesquecível!!! Babei só de lembrar, rsrsrs.

    Fernanda França Reply:

    Hummmm me deu vontade!!!! :-) Foi como quando comi jambu, foi tão bom, mas tão bom, que não esqueço até hoje, rs… Beijos.

  4. Elianinha Says:

    Ah, amiga, no momento eu queria tanto a lasanha de berinjela, a pergunta muda!, rs.
    Beijos!!!

    Fernanda França Reply:

    Ahhhhhh eu também, rsrsrsrs!!! venha comer a do Má em casa um dia, topa? Beijos!

  5. Guta Says:

    Sou capixaba, e nosso prato típico mais famoso é a moqueca capixaba e a torta capixaba. Ambas são comidas deliciosas e super saudáveis!
    A diferença da moqueca capixaba para a baiana é que a capixaba não leva azeite de dendê e nem leite de coco.
    Bjs,

    Fernanda França Reply:

    Guta, primeiro preciso dizer que adorei seu e-mail e responderei assim que conseguir dar dois respiros sem precisar trabalhar nesse meio-tempo, rs… :-) Obrigada pelo carinho, querida! Amei seu site e seu blog. E essa moqueca capixaba, hein? Me deu água na boca!!!! Beijos, Fernanda.

  6. nanda Says:

    Sou brasiliense (capital do país), e aqui é uma mistura de culturas..de todo o país…não consigo visualizar o prato típico, aqui tem de tudo… mas eu adoro o pão de queijo de minas, o cuzcuz de milho do nordeste, a picanha do sul, a feijoada do rio e por aí vai…. :)
    bjos

  7. Beth Q. Says:

    Fernandinha,
    Eu também gosto muito de comer bem e aqui no Rio temos muitas variedas, embora eu repare que os jovens principalmente, mesmo se tiverem muitas coisas boas para escolherem como: salmão, peixadas, pratos trabalhados, ainda preferem o feijão com arroz, batata frita e o churrasco. Eu tô fora!
    Me acabo nos camarões, souflês, bacalhoadas e por aí vai!
    bjs cariocas

  8. Lelei Says:

    Hahaha nunca gosto dessa pergunta porque me faz escolher comida!!! Mas aqui de cabeça sei que Fish & Chips e o Fry Up no café da manhã são de praxe, qq dia posto sobre isso ;)

  9. MAGELA Says:

    Qual a comida tipica brasileira com as seguintes letras: AEDRORBA?
    Essa pergunta apareceu no dever de casa da minha filha + velha e eu não
    me conformei em não poder ajuda-la.

    Obrigado

Deixe seu recado!