Lugano – Suíça

No Lago Lugano

No Lago Lugano

Saímos cedo de Trento, na Itália. A viagem foi longa: primeiro um trem de Trento a Verona, depois outro trem de Verona a Milão e, por último, um trem de Milão para Lugano, na Suíça. Tudo deu certo e o albergue aqui, Montarina Hostel, é excelente. O quarto é amplo, em um antigo casarão, e embora o banheiro não seja no quarto, há uma pia e tudo é limpíssimo. O local possui acesso à internet, uma sala de refeições, cozinha, tudo bem arrumado.

Fim de tarde e saímos para conhecer a cidade. Linda. Parece clichê falar que a Suíça é um país de cartão postal, que as imagens são belas, etc etc etc. Mas é a verdade. Por enquanto, estamos na Suíça italiana, que é como chamam. Só cerca de 11% do país está na parte italiana, outros 18% na parte francesa e mais de 70% alemã, além de um restante que fala um dialeto. Por isso, essas três línguas são oficiais, além de todo mundo falar inglês também. Básico (risos).

Logo que chegamos, já sentimos a diferença. É uma mistureba de idiomas sem fim. No posto de informações, a atendente respondia para um casal na frente em alemão, eu cheguei e conversei com ela em italiano e na hora de sair, o Má resolveu testar e falou com ela em inglês (sacana). Acho que todo mundo aqui fala todas as línguas e parece normal. Até nas placas está tudo escrito de três maneiras.

No primeiro passeio pela cidade, passamos pela Cattedrale de San Lorenzo, pela igreja Sant Antonio e pela igreja San Rocco, que foi surpreendente. Simples por fora e tão, mas tão linda por dentro. Ficamos de queixo caído. Depois fomos passear pelas margens do Lago Lugano. Passamos pelo Parco Civico Villa Ciani (um parque lindo, limpo e organizado) e terminamos a noite num Mc Donald’s, porque achávamos que seria impossível viver na Suíça sem gastar horrores, então apelamos para o lanche gororebento. Mas… mas…

Descobrimos um mercado!! Logo em seguida. E fizemos a festa, com metade do dinheiro de dois lanches. Compramos queijos (scamorza e fomagella affumicata, ou seja, defumada) e vinho, que custou o preço de uma Coca Cola. Voltamos para o albergue (no caminho ainda vimos a Piazza della Riforma) e fizemos um lanchão. Hummmm gasta-se pouco, come-se bem e fica-se feliz quando não se tem frescura na vida ;-)

Alegrias,

Fernanda.

PS: Já é madrugada aqui, mas quis responder TODOS os comentários dos posts da viagem. É uma maneira de agradecer a cada um que me acompanha e deixa seu carinho. Vocês receberão a resposta por e-mail, então se houver algum problema, peço que me avisem. Um beijo, amanhã tem mais.

Igreja de San Rocco. Linda!

Igreja de San Rocco. Linda!

Eu na frente do Lago, no Parque Civico

Eu na frente do Lago, no Parque Civico

Tags: , , , ,

15 Respostas to “Lugano – Suíça”

  1. Ana Says:

    Deslumbrante!
    Beijos!

    Fernanda França Reply:

    É mesmo, amiga! E eu fico feliz de poder dividir um pouco dessa sensação com vocês. Beijos com carinho.

  2. Elianinha Says:

    Recebi seus recadinhos, agradeço pelo carinho, orações.
    Beijos …

    Fernanda França Reply:

    Chegou direitinho? Estou testando os sistemas de resposta por e-mail, acho que vou contar com a ajuda de vocês, leitoras fiéis ;-)

  3. Says:

    Eu tbm recebi seu carinho via e-mail.
    Obrigada.
    As fotos desse posts estão demais. Continui com o relato, assim viajamos junto com você … rs
    Um beijo

    Fernanda França Reply:

    Jê, é um prazer para mim ter companheiros viajantes como vocês :-)

  4. Esther Says:

    Olá…gostei do seu blog, qdo tiver um tempinho da uma passadinha no meu…Uma ótima quarta pra vc! beijosss

    Fernanda França Reply:

    Esther, seja sempre bem-vinda a este blog. Com carinho, Fernanda.

  5. Luciana Says:

    Oie,
    As fotos são belíssimas… Estou curtindo muito viajar com vocês! E, me conte, dá para ser vegetariana por aí? O que você está achando das refeições?
    E o Espanhol, dá para falar em algum lugar?
    Beijos para vocês…
    Lu

    Fernanda França Reply:

    Lu, dá para ser vegetariana MESMO. Porque peixe não vejo por aqui, então basicamente eu passo por vegetariana todos esses dias. Come-se na Itália muito risoto (pode ser de funghi, de tomate, e vários outros) e massa, com molhos à base de tomate e molho branco. Aqui tem a batata rösti, tem o fondue de queijo, tem risoto. Enfim, come-se bem, sim. ;-) Beijos, Nanda.

  6. Lelei Says:

    Que bom que você descobriu o segredo europeu! Fazer compra no supermercado e fazer lanchinhos e cozinhar em casa, com esse truque tudo se resolve! ;c) E sem frescura, claaaro!!! Sempre!!
    Awnn ainda não conheço a Suiça ainda também, mais uma pra minha listinha!! Beijos Beijos Beijos!

  7. márcia Says:

    parte de minha família vai embora para lugano meu cunhado vai ser técnico do time de voley masculino e tenho 2 lindas subrinhas uma de 15 e uma de 9 elas vão precisar muito de amigos

    Fernanda França Reply:

    Márcia, seja bem-vinda ao blog, volte sempre. Minha viagem para Lugano me mostrou um povo extremamente simpático e agradável, uma cidade lindíssima e organizada e eu moraria lá, se pudesse escolher. Espero que sua família tenha uma boa adaptação e no que eu puder ajudar, estou à disposição. OBS: O bacana é que lá eles falam italiano também, é mais fácil para aprender. Aliás, é a língua oficial da cidade, mas como na Suíça também se fala alemão, francês e Romanche (além de inglês, sem ser oficial, mas todos falam), fica fácil se comunicar. Um grande beijo, Fernanda.

  8. Sebastián Says:

    Oi Fernanda, obrigado, por contar sua experiencia em Lugano. Estou indo competir num evento de canto Lirico, e estou vendo que ás coisas lá são muito caras, vou ficar no mesmo hotel que vcs, no “Montarina”, vc pode me dizer si existe forma de comprar coisas no Supermercado e lachar na Montarina?
    Obrigado pela info, e parabens pero Blog.

    Fernanda França Reply:

    Sebastián, que bom que minha experiência ajudou :-) Sim, eu comia tranquilamente lá no Montarina. Havia uma área em comum, com mesas grandes, que podíamos usar para fazer refeições, mas quando só comprávamos lanche, aí lanchávamos no quarto mesmo. Boa viagem!!! Volte sempre.

Deixe seu recado!