Patriotra só na Copa não, né?

Eu não tirei a minha bandeira do Brasil da janela e não pretendo tirar. Já vi muitas pessoas que tiraram, que praticamente parecem ter esquecido que nasceram no Brasil. E é uma pena, perdemos a Copa, eu fiquei triste pra caramba, mas ainda somos brasileiros. Patriotismo deveria valer todo dia, não somente de quatro em quatro anos.

 03072010_brasi

Uma das coisas que aprendi quando morei nos Estados Unidos foi a lição de patriotismo. As pessoas mantinham suas bandeiras nas frentes das casas e tinham orgulho do país. Eu sempre disse que tenho orgulho de ser brasileira. Vez ou outra, alguém vem com um “mas com esses políticos corruptos, não posso ter orgulho”. E quem disse que eu tenho orgulho desses safados? Eu tenho vergonha deles. Orgulho tenho do meu país de gente trabalhadora, do povo que vibra, que sorri diante de adversidades, que não desiste. Orgulho dessa terra bonita, com cidades lindas, diversidade cultural.

Minha língua preferida é a língua portuguesa e no meu trabalho eu lido diariamente com ela. Eu gosto de ser brasileira. Eu gosto do Brasil. Problemas temos, eu sei, sou jornalista, eu via desgraça todo dia, a propósito. Mas todo país tem. Em todo lugar há gente que não presta e gente bacana. Não dá para só prestar atenção ao que não presta. Nosso Brasil é lindo e não é só no futebol, não. Taí o que precisamos aprender: a continuar amando o futebol, mas começar a valorizar tudo o mais que temos.

Por isso eu não tirei minha bandeira. E nem pretendo.

Em tempo: com a queda da Argentina (ueba, sem comentários) e já que Itália e Portugal não estão mais, infelizmente (porque torço para eles também), agora minha torcida é só do Uruguai. Povo bacana, educado, simpático, gentil. E que merece levar essa Copa pra casa. Se a Holanda vencer, também fico feliz. E você, pra quem torce? E já pensou em manter sua bandeira do Brasil pendurada (em vez de guardada) no resto do ano?

Alegrias!

Fernanda.

Tags: , , , ,

6 Respostas to “Patriotra só na Copa não, né?”

  1. CíntiaMara Says:

    Aqui nós não colocamos bandeira. Confesso que não sou lá a pessoa mais patriota. Só usei a camisa da seleção e uma pulseirinha. Gritei nos jogos e fui criticada porque gritei o mesmo tanto nos jogos da Itália. Mas isso é mais o meu jeito do que questão de ser ou não patriota durante o restante do tempo.

    Ando mais pé-frio que o Mick Jagger. Torci pela Itália (amo!) e pela África do Sul que nem se classificaram pra segunda fase. Torci pelo Brasil e depois por Gana. E olha no que deu!!! Nem tenho um favorito entre os quatro restantes.

    Beijos

    Fernanda França Reply:

    Mais pé-frio que Mick Jagger foi ótimo, rsrsrsrs Beijos!!!!

  2. Lelei Says:

    Minha bandeirinha vai continuar no meu carro também :) Sou patriota pors dois países que moram em meu coração e é isso aí mesmo, Na copa ou não, temos que ter orgulho pelo nosso lugar.

    Se não tivermos orgulho não vale a pena lutar por ele né? =D

    Beijos!

    Fernanda França Reply:

    Eu também penso assim e tenho orgulho SIM :-)

  3. Carol Says:

    Torço pela Espanha! Não coloquei bandeirinha, não usei camiseta, fitinha e mal assistia aos jogos…acho tudo isso uma palhaçada, para protestar contra corrupção ninguém faz essa comoção nacional, pq pra um jogo e bola faz? Pão e circo é pouco! Por essas e outras que seremos sempre subdesenvolvidos, e não quero nem imaginar a crise que vai ser depois que todos os poderosos encherem o bolse de dinheiro com a copa e as olimpíadas aqui no Brasil….sad but true.

    Fernanda França Reply:

    Amanhã vou torcer pela Espanha também. Tomara que leve! Sempre lembro do seu avô quando falo na Espanha, rsrsrsrs. Beijos.

Deixe seu recado!