Nada de bom a dizer? Não diga.

Eu sou a favor da sinceridade, sim. Detesto mentira e gente falsa. Mas existe algo de que as pessoas parecem se esquecer hoje em dia: educação. Para tudo há jeitos e jeitos de se falar. E a máxima tão famosa acaba não sendo aplicada: se não tem nada de bom a dizer, não diga.

A questão é que precisamos aprender a nos colocar no lugar do outro (eu também preciso aprender essa lição todos os dias, todos precisamos). Se eu disser tal coisa, vou magoar a pessoa? Vai ajudá-la? Mas eu quero dizer algo, como então posso fazer de maneira instrutiva e não depreciativa? Por que muitas pessoas parecem ter gosto por colocar os outros para baixo? Será que ganham algo com isso?

É aquela história típica: se você comenta com alguém que conhece fulano que está com determinado problema, o que escuta geralmente? “Ah, o vizinho do tio-avô do meu cunhado teve isso e morreu uma semana depois” ou “Nossa, é grave, não tem mais jeito, não”, mesmo que o problema seja uma unha encravada. Em vez de dizer “Força, vai dar tudo certo, estou aqui para te apoiar”, as pessoas jogam mais lama ainda no que precisa de um banho.

Eu nunca me dei muito bem com pessoas autoritárias e grosseiras, porque não consigo fazer com gosto o que me pedem com estupidez. Com educação, eu faço tudo. Para mim, a pior das verdades pode ser dita com jeito que magoe menos. E não se trata de falsidade, mas sim de empatia, educação e respeito pelo o que a outra pessoa é, faz e pensa. Podemos ser gentis na adversidade. Podemos discordar com polidez. Até porque a música de que você gosta pode não ser a minha preferida; a minha comida predileta nem sempre é o que você chamaria de boa e gostos literários também são bem diversos – uma obra que você critica pode ser a preferida de outro alguém.

Agora, se uma pessoa não sabe ser assim e não tem nada de bom a dizer, não diga. É sempre a melhor alternativa.

Alegrias,

Fernanda.

PS: Leitores queridos, alguém não consegue comentar aqui no blog ou está tendo problemas? Minha amiga Lu teve problemas ao comentar e me disse, então quero saber se é geral. Se ocorrer um problema na hora de comentar, por favor, me avise por aqui. Obrigada ;-)

Tags:

25 Respostas to “Nada de bom a dizer? Não diga.”

  1. Ana Elisa Says:

    Adorei o post!
    Concordo totalmente.

    Fernanda França Reply:

    Obrigada, querida!

  2. Débora Lauton Says:

    Esse post me lembra uma passagem do filme Bambi… o Tambor fala: Se não tem uma coisa boa dizer, é melhor que não se diga nada!
    Amo os filmes da Disney…

    beijos,
    Dé…

    Fernanda França Reply:

    Débora, adorei a passagem! :-) Smack!!!

  3. Patricia Barboza Says:

    Reflexão interessante. É o famoso “faça com os outros aquilo que gostaria que fizessem com você”. Se fico chateada ao receber comentários ou opiniões negativas, pq vou fazer, não é mesmo? A vida é um eterno aprendizado. Não sou perfeita e estou longe disso. Mas, pelo menos, eu procuro acertar e fazer o meu melhor. Beijos, querida!

    Fernanda França Reply:

    Paty, obrigada pela força de sempre. Smack.

  4. Amanda Oliveira Says:

    Pois é, pois é. Sinceridade é fundamental, mas saber “medir” as palavras também.
    Há verdades que machucam, mas que precisam ser ditas. E existe um jeito menos difícil, que é justamente usando a educação!
    Post muito bom! :D
    Beijão!

    Fernanda França Reply:

    Amanda, obrigada pelo carinho, seja sempre bem-vinda ao blog :-) Smack, Fernanda.

  5. Tweets that mention Nada de bom a dizer? Não diga. | -- Topsy.com Says:

    [...] This post was mentioned on Twitter by Fernanda França. Fernanda França said: Novo post lá no blog: Nada de bom a dizer? Não diga. http://fernandafranca.com.br/blog/?p=1487 [...]

  6. lucia Says:

    Fe, concordo com tudo o que disse e os comentarios acima… Certas pessoas parecem que nao se importam com os sentimentos dos outros ou simplesmente nao pensam, sabe? Se ao menos se colocassem no lugar da pessoa antes de agir ou falar algo pra ela… Eh facil falar pra vc nao ligar, pois no fundo essas atitudes magoam, mas se nao sao importantes na sua vida, as descartem logo dela. Vc nao precisa de pessoas negativas na sua vida. Bjos

    Fernanda França Reply:

    Lu, você é linda e o máximo. Obrigada :-)

  7. Tathy Says:

    Perfeito Fe! Pronto, agora tb faço o tipo: Se não tem nada de bom a dizer, não diga! Nós agradecemos né? rs

    @tathys

    Fernanda França Reply:

    Tathy, muita gente precisa aprender isso, rsrsrsrs :-)

  8. Yoyo Says:

    Concordo com você Fê.
    Certas pessoas parecem ter prazer em “derrubar” os outros. Acho que isso é um sentimento feio chamado inveja.Só pode ser.
    Bjos

    Fernanda França Reply:

    Boa…. é isso mesmo, esse sentimento feio!!! Beijos, Fê.

  9. Lelei Says:

    Verdade querida, isso já foi muito comentado e eu já comentei também lá no blog, e no twitter, e no blog dos outros… Isso foi uma lição que minha mãe me ensinou e que vou mesmo levar pro resto da vida com certeza! xx

    Fernanda França Reply:

    Isso aí, amiga, mas muita gente se esquece, né? Um beijo, querida.

  10. Rodrigo Duarte Says:

    Infelizmente, nem todos pensam como você.

    Fernanda França Reply:

    Rodrigo, obrigada pelo comentário e seja sempre bem-vindo ao blog :-)

  11. CíntiaMara Says:

    Já tive muitos problemas com sinceridade excessiva e hoje vivo me policiando pra não ser grossa. Acontece que eu sou bem direta, às vezes, e nem todo mundo entende da mesma forma, né?

    Beijos

    Fernanda França Reply:

    Querida, eu sou sincera, mas é o que sempre digo: tudo é a forma como dizemos, não necessariamente o que dizemos, né? :-) Beijos!!! Fê.

  12. Nanda Says:

    Vc tá certíssima, amiga. Vc nem imagina o quanto de besteira ouvi na gravidez. Acredita que quase perto da Gi nascer um cara que nunca tinha me visto antes (foi almoçar comigo e uma amiga do trabalho, que era sua amiga) me contou que a mãe perdeu a filha poucos dias antes de nascer? E eu sou tão bobinha que nem respondi como devia…rs.
    Bjão.

    Fernanda França Reply:

    Nooooossaaaaaaa você é muito bacana, esse cara merecia ouvir uma bela resposta mal educada, rsrsrsrsrs…. Beijos, amiga!

  13. Renata Says:

    Na verdade é a mãe do tambor que diz!

  14. Livia Kalil Says:

    Nossa mas que texto mais perfeito, voce disse tudo !!!

Deixe seu recado!