Lyon – França

Eu e Gizmo (o original!), no Museu Internacional de Miniaturas, que está com a mostra de cinema

Eu e Gizmo (o original!), no Museu Internacional de Miniaturas, que está com a mostra de cinema

Basílica de Notre-Dame

Basílica de Notre-Dame de Fourvière

Detalhes do interior da maravilhosa basílica

Detalhes do interior da maravilhosa basílica

Acordamos mais tarde do que o costume porque estávamos muito cansados, mas o dia rendeu demais. Saímos do hotel e andamos a rua Saint-Jean. Logo encontramos o Museu Internacional da Miniatura. Demais! Além das miniaturas expostas no casarão de quatro andares, também havia a mostra de objetos utilizados no cinema, como o fofinho do Gizmo do “Gremlins 2″ e cenários, como o do filme “O Perfume” (eu adorei o livro e o filme). O museu é muito organizado e nós adoramos!

De lá seguimos pela mesma rua e encontramos e bonita igreja de Saint-Jean. De lá, pegamos o funiculaire (lembram quando escrevi que na Itália havia esse trenzinho para subidas muito íngremes?). Subimos até a região de Fourvière e primeiro fomos à Basílica de Notre-Dame (Nossa Senhora). Ma-ra-vi-lho-sa. Depois que saímos da Itália, esta é, sem dúvida, a igreja mais linda, e uma das mais bonitas que eu já visitei. Linda, linda, linda. Rezamos e continuamos o passeio.

Fomos aos Théatres Gallo-romains, ou seja, as ruínas do que sobrou dos teatros romanos. Muito, muito bacana! Em seguida visitamos o museu romano, com a história da região, dos achados em escavações, de tanta história dessa cidade. Ainda entramos em um dia em que era gratuito e fomos muito bem recebidos por todos. Quantas pessoas gentis! Era eu e Má com nosso tosco francês de “eu não falo francês, me desculpa” e falar inglês, misturado com “obrigado, muito obrigado” em francês para demonstrar interesse e tudo correu bem. Mais do que bem!

Após a visita ao museu romano, voltamos à Notre-Dame. Foi emocionante, porque um padre nos parou com seu “Bonjour” e pedimos para que ele abençoasse uma imagem que temos da Santíssima Trindade. Eis que ele pergunta se somos casados, se queremos filhos, todo fofo, faz uma oração conosco, isso ele em francês e nós meio português-meio qualquer coisa. Foi muito bonito.

Voltamos à cidade com o funiculaire e fomos conhecer o rio Saône. De lá, jantamos em um lugar fofíssimo em que ninguém falava inglès, mas conseguimos pedir, comer, pagar, risos… Foram tão gentis conosco, mostravam fotos, faziam mímica, a gente arriscava umas palavras, foi ótimo.

Passamos pela praça Bellecour e depois voltamos para o hotel. Vimos a cidade iluminando o rio. Todo o passeio foi pelo centro velho, no que eles chamam de cidade antiga. A cidade nova nada mais é do que uma cidade grande, como qualquer outra, por isso os turistas ficam por aqui, onde cada ruazinha tem um charme especial. Lyon me encantou e me surpreendeu de maneira positiva. Não sei o que nos reserva depois, mas desses franceses e dessa França eu gosto muito!

Alegrias,

Fernanda França, na França (dã) :-)

Você acha que é de verdade? É uma miniatura do museu! Réplica do restaurante Maxim's de Paris

Você acha que é de verdade? É uma miniatura do museu! Réplica do restaurante Maxim's de Paris

Nós nas ruínas romanas

Nós nas ruínas romanas

Sobre a ponte Bonaparte, a vista do rio Saône em Lyon

Sobre a ponte Bonaparte, a vista do rio Saône em Lyon

Tags: , , , , , ,

16 Respostas to “Lyon – França”

  1. Nanda Says:

    Amiga, que lindo o encontro com o padre. E sabe pq as pessoas são gentis com vcs? Pq vcs são especiais e passam isso pros outros, aí acabam recebendo coisas boas de volta =)
    Bjão.

    Fernanda França Reply:

    Ahhhh você é tão fofa e carinhosa! :õ)

  2. Rafael Says:

    Eu tenho um LP de um show que o Jean Michel Jarre fez em Lyon, é a cidade natal dele. Puxa… agora que me lembrei que tenho uma amiga que mora em Lyon!!!! É a Cecile!!!!!

    Fernanda França Reply:

    Lyon é 10, Rafa. Você precisa ir um dia! Beijos.

  3. Lelei Says:

    Adorei o restaurante, super fofo!!! E com certeza começar já tentando falar a língua ajuda bastante, nas vezes que fui e foram meio estúpidos com a gente foi mais porque eu não tinha a menor noção mesmo! Rs… Ah! Minha mãe sempre ensinou quando você vai em igreja nova pode fazer 3 pedidos, sempre meio que funcionou pra mim :) Mas eu sempre agradeço pelas bençãos também… Se você quiser tentar fica a dica ;) Beijos!!

    Fernanda França Reply:

    Eu fizzzzz!!!! Você falou e eu fiz os pedidos, agora vamos ver, rs…

  4. Ana Says:

    Um Gremlin, cuidado amiga! rsrsrs

    O padre perguntou se querem filhos e fez uma oração? Hummm, tô achando que minha amiga vai voltar “recheada” dessa viagem, será?!?!? ;-) )
    Falando sério, imaginei a cena, que lindo!

    Quero conhecer a Notre Dame também!!!!!!!!! Ai (muitos suspiros), que sonho!!!!!!

    “Fernanda França, na França (dã)”, hahahahaha… Adorei!

    Já disse que AMO minis? Fiquei morrendo de vontade de ver as fotos desse museu que vc falou, deve ser um sonho! A foto do restaurante, antes de ler que era mini, pensei, que bacana eles foram num restaurante chique, que lindo! Demais, perfeito!

    Repare na cara de esforço do Mauro com vc no colo, amiga. Sem querer ofender nem magoar, mas depois daqueles “torturantes” relatos de comidas, queijos, vinhos e pães maravilhosos, a cara do Mauro está muito sofrida, coitado, rsrsrs!!! Amiga, não seja má nem comigo e nem com o seu marido. Fotografe alface e água daqui pra frente, ok? Não que você pareça gorda, de jeito nenhum (está linda!), mas comer tudo aquilo e deixar o blog inteiro com água na boca e ainda por cima deixar seu marido roxo (de vergonha ou de esforço?), ahhhh, isso não se faz!!!! rsrsrs hahaha!!! Pronto, agora me sinto vingada!!!!!!!!!! ;-) ))

    Beijo nos dois!
    Estou com saudade de vocês apesar de vir sempre aqui. :-)

    Fernanda França Reply:

    Buááááááá nunca nunca nunca chame uma amiga de gorda nem para se vingar. Buáááá :-)

  5. Elianinha Says:

    A bênção do padre deve ter sido muito linda. Vocês merecem!!!
    Quanto ao livro ” O Pefume”, já li, e, imagino o cenário.
    Tudo para “babar”, eheheheh.
    Beijos tamanho do céu.

    Fernanda França Reply:

    Obrigada, querida. A bênção do padre foi linda. E o cenário do filme é perfeito!!! Beijos.

  6. Luciana Says:

    Menina, estou com a cabeça a 1000… e cheguei aqui hoje e não é que relaxei… que lugares lindos! Queviagem incrível… adorei poder curtir tudo com vc!Bj

    Fernanda França Reply:

    Lu, fico feliz em saber que a viagem te ajudou a relaxar. Estou com saudade. Beijos.

  7. Luciana Says:

    Oi, Querida!
    As fotos são lindas… Demais!
    A basílica é maravilhosa e deve ter sido muito emocionante receber essa benção tão espontânea!
    Estou curtindo bastante a viagem com vocês!
    Beijos,
    Lu

    Fernanda França Reply:

    Foi especial!

  8. Renata Says:

    Ah, Fe, que delicia! Vcs foram a Lyon. Em 2005 eu passei um mes la, na nasa de uma familia q morava na praca Bellecour. Fui p melhorar o frances e fazer um curso de fisio. Do frances eu lembro pouco mas da cidade eu nao esqueco.
    Que delicia de viagem vcs estao fazendo.
    beijos,
    Re

    Fernanda França Reply:

    Rê, que bom ter notícias suas novamente! Lyon não é mesmo uma graça de cidade? Beijos, Fê.

Deixe seu recado!