6º dia – Aventuras de mochileiros e Český Krumlov (República Tcheca)

Escrevo a primeira parte do relato do trem que nos levará a České Budějovice. Saímos de Viena, na Áustria, pela manhã. Havíamos visto relatos de que viajar de ônibus seria muito mais rápido, mas eu não percebi que seriam os shuttles, com reserva antecipada. Assim, da estação Westbahnhof fomos para a estação de metrô Erdberg, para o terminal de ônibus internacional que não tinha saídas para Český Krumlov. Voltamos, paramos na estação Landstraβe, mas decidimos voltar para a estação de trem. Vale ressaltar que ninguém, em nenhum posto de informação, nos indicou que deveríamos reservar um shuttle. Assim, nesse vai-e-vem, perdemos toda a manhã.

Vale lembrar, também, que adoramos Viena e conhecemos muitas pessoas bacanas (todos estrangeiros) e que, de certa forma, não foi o lugar de pessoas mais “simpáticas”, não. Para quem me acompanha nas viagens todos os anos (Rosi e Gui, lembrei de vocês!), sabe que eu dificilmente me incomodo com as pessoas e faço amizade facilmente em todos os lugares. E parece que essa não é uma impressão somente minha. Lembram de Sanja, do outro post, da Sérvia? Ela nos disse exatamente isso, de que os austríacos eram fechados e nada simpáticos (e ela mora lá). E nos perguntou se no Brasil todas as pessoas eram tão amigáveis como nós, hehehe… Mas, voltando ao relato, depois de muitas cabeçadas, pegamos o trem. E se você fizer o mesmo caminho um dia, de Viena a Český Krumlov, não faça isso! O trem é demorado, faz duas paradas, é caríssimo, uma roubada! Como descobrimos a tempo, desceremos em České Budějovice e pegaremos um ônibus até nosso destino final, em vez de seguirmos com o trem, já em solo tcheco.

(Pausa para o restante do dia)

A viagem foi maluca (em České Budějovice falamos com mais de 10 pessoas e ninguém falava nada de inglês, hahaha), mas valeu a pena no instante em que pisamos em Český Krumlov. Eu praticamente esqueci tudo de errado que aconteceu. A cidade é linda! Encantadora! Andamos pelo centro porque nos perdemos antes de chegar ao albergue que, aliás, é maravilhoso, o Krumlov House. A dona é uma simpatia e logo nos sentimos em casa mesmo. O quarto é uma graça, com cozinha. Saímos para passear um pouco e almojantamos no recomendado U Dwau Maryí. Sentamos em uma mesa ao lado do rio, em que se podia ver a torre. O jantar foi incrível!

A primeira visão da cidade...

Tudo aqui em Český Krumlov parece saído de um filme!

Má pediu um prato de Staročeská hostina de frango e eu pedi um prato típico tcheco, mas vegetariano: Staročeská vegetariánská hostina. Fiquei feliz e impressionada por encontrar um prato sem carne e que estava maravilhoso (bem mais gostoso do que o de frango). Para explicar, é um pratão que vem de tudo: bolo de batata (delícia), uma espécie de “hambúrguer” de arroz, além do arroz com sementes e outro arroz com verduras, um bolo de queijo e… ah, só comendo para saber, nham! É muito diferente de tudo o que já comi, amei, amei, amei! (Lu, lembrei de você, EOL!)

Staročeská vegetariánská hostina. Nham!

Para beber, a bebida típica do lugar: Skořicová Medovina, vinho quente com sabor de canela. Sabem vinho quente de festa junina? Balela! Isso é um vinho tcheco delicioso, que é servido quentíssimo (com a fumaça!) e sabor preferido. Também provamos o Mandlová Medovina (almond). Mami, você ia amar esse vinho! De sobremesa, Zahour (pequenos bolinhos doces com calda de frutas vermelhas e quente, claro!) e Bramborové šišky, uma espécie de bolo de batata, mas doce e com cobertura de açúcar mascavo. Ambos deliciosos! E não é difícil adivinhar por que tudo aqui é quente: é muito frio e estamos apenas no fim do verão/começo de outono! Imaginem no inverno! Comemos tanto, mas tanto, e não gastamos quase nada. Mais uma vantagem: a coroa tcheca é bem mais baixa do que o Euro.

Eu com o Skořicová Medovina (vinho quente delicioso).

Além do clima, da comida maravilhosa, da cidade linda e do ótimo albergue, as pessoas são simpáticas e agradáveis. Este é, sem dúvida, o lugar mais bacana em que estivemos nessa viagem. Estou mais do que apenas encantada, estou apaixonada por Český Krumlov. Tanto que adiamos um pouco nossa ida e em vez de manhã (só faremos o checkout), vamos pegar o ônibus para a próxima cidade à noite para curtir um dia inteiro em Krumlov.

A torre e o castelo.

Alegrias!

Fernanda.

7 Respostas to “6º dia – Aventuras de mochileiros e Český Krumlov (República Tcheca)”

  1. Maggie Says:

    Ahhh que linda essa torre e esse castelo!!! Você encontrou com a Rapunzel??rsrsrrs
    É muito difícil de te acompanhar nessas viagens pelo blog, fico tentando imaginar o gostinho das comidas e dos doces. Vinho quente?? Obaaaaa!!!
    Mas vou ficar com água na boca ,essa terrinha é muuuuuito longe!!! Estou fazendo um chocolate quente para acompanhar a leitura do blog…..
    só assim para suportar …..ehehhehehe
    Beijocasssss Fiquem com DEUS!!!
    Mamy

  2. Elis Says:

    Simplesmente perfeita esta sua viagem!
    Suas fotos estão de tirar o fôlego! E pelo jeito não apenas os lugares são lindos, como a experiência culinária muito boa!
    Divirta-se!

    Fernanda França Reply:

    Elis, obrigada por acompanhar a viagem! Para mim, a culinária diz muito sobre cada cultura, por isso sou apaixonada por gastronomia :-) Um superbeijo, Fernanda.

  3. Says:

    Sonho com a República Tcheca. E por instante imaginei “Esse será o próximo destino da Blanda”. Moça, você deveria sim falar de valores, principalmente como você faz para trocar dinheiro quando chega em cada país desse. Tudo tão diferente.
    Continuarei por aqui acompanhando sua linda e maravilhosa viagem.

    Um beijo,

    Fernanda França Reply:

    Vou escrever um post especial sobre dúvidas da viagem e colocar tudo o que você perguntou e eu não respondi, rsrsrsrs Beijos, Jê!!!

  4. Martina Says:

    Olá Fernanda! Fiquei encantada com seu relato. Estou indo a Cesky em abril e ler o seu blog me deixou muito mais animada. Tenho algumas dúvidas, vc pode me ajudar?
    1- Vou fazer o mesmo caminho que vc fez (Viena->Cesky) e já estou cansada de pesquisar uma forma de ir de uma cidade à outra. Sempre dizem que a forma mais fácil é de trem (Viena-> Cesky Budejovice -> Cesky Krumlov), mas achei o percurso um pesadelo e vi que é bastante caro também pra região. Achei estranho. Como fazer o trajeto todo de ônibus? Vi que pela Eurolines não tem, vc sabe indicar um outro jeito de ir (outra empresa de onibus ou shuttle…)
    2- Vou a Cesky em abril (fim de abril, espeficamente dia 24 de abril), vc sabe dizer se é uma boa época?
    Obrigada e parabéns pelo blog! :)

    Fernanda França Reply:

    Martina, seja bem-vinda ao blog, volte sempre! :-)
    Você vai amar Cesky, é um dos lugares mais encantadores que eu já conheci. Depois me conte o que achou.
    1) Não passe por České Budějovice. A cidade não tem nada e é uma perda de tempo!!! Vá de shuttle. A mais conhecida é a Lobo – http://www.shuttlelobo.cz/ E é bem mais fácil, você combina direto no hotel/albergue e verifica se eles podem passar para te pegar ou onde você pega o shuttle, que te deixa DIRETO em Cesky. Se eu soubesse disso antes, não teria passado tanto estresse (ainda bem que levo numa boa hehehe)
    2) Eu arrisco dizer que qualquer época em Cesky é demais. Abril é um período ótimo na Europa em geral, já passou o friozão e a temperatura é agradável. Tenho certeza de que será uma ótima viagem. Volte aqui depois para nos contar?
    Beijos,
    Fernanda.

Deixe seu recado!