11º dia – Dresden e Berlin (Alemanha)

Antes de sair de Dresden, não resistimos e passamos mais uma vez na feira Herbstmarkt, que acontecia na Altmarkt. Deixamos as malas nos lockers da estação de trem e seguimos para a feira. Hoje havia música com um grupo local, uma delícia. Compramos lanches e doces e voltamos para a estação de trem.

Eu na Herbstmarkt, em Dresden.

A viagem até Berlim durou pouco mais de duas horas, mas aqueles trens com cabines são péssimos. Geralmente você não encontra poltronas livres e locais para as malas se o trem estiver cheio. As melhores viagens nesses trechos internos (dessa viagem) foram de ônibus, que têm serviço de bar, filme e música, além de poltronas confortáveis.

Voltando, chegamos em Berlim. A estação de trem central é gigantesca e linda. Fomos mal atendidos no centro de informações turísticas (hello? É um centro de informações… para turistas, hã?), mas logo descobrimos que se tratava de um caso isolado. Os alemães têm sido muito gentis e atenciosos. Chegamos ao albergue, Lette’m Sleep, que fica na Prenzlauer Berg, uma região  muito agradável de barzinhos e restaurantes. Fomos muito bem atendidos e apesar de o albergue ser bem alternativo e o jeitão poder “assustar” alguns, o quarto de casal que pedimos é espaçoso, limpo e tem banheiro e cozinha. Adoramos!

Choveu muito desde o fim da tarde, quando chegamos. Decidimos, então, aproveitar a noite chuvosa para fazer algo chato e necessário: laundry (lavar as roupas!). Sempre que viajamos, optamos por lavar as roupas para economizar espaço na mala e levarmos menos roupa. Lá na lavanderia, a duas quadras do albergue, conhecemos a alemã Henrike (pronuncia-se Enrica), muuuuuuito simpática. Ela nos ajudou com as máquinas (tudo em alemão) e ainda nos deu várias dicas de passeios. Danke, Henrike! Chegando ao albergue, recebi e-mail da Johanna, que mora em Berlim, mas (infelizmente) não está na cidade. Ela é amiga do meu amigo Rafa e nos deu dicas maravilhosas também. Danke, Johanna!

Eu e Henrike na lavanderia :-)

Jantamos em um restaurante típico alemão (aqui tem do mundo inteiro) com comidas deliciosas! E para finalizar, experimentamos a especialidade berlinense: Berliner Weisse, cerveja com xarope de framboesa. E é uma delícia!

Amanhã será um grande dia em Berlim. Mas pelo o que vimos, já gostamos demais!

OBS: Coloquei todas as fotos dos dois posts anteriores, vão lá ver que linda é Dresden ;-) Além das últimas fotos de Praga… Não deixe de ler e comentar :-)

Alegrias,

Fernanda.

5 Respostas to “11º dia – Dresden e Berlin (Alemanha)”

  1. Lu Says:

    Voltei!!! Vou me atualizar… Beijos, Lu

  2. Rosi Says:

    Ahhhhhhhhhhhhhhhh Berlinnnnnnnnnnnnnn, queremos estar aí com vcs!!!!
    Amamos a cidade, rodamos por todos os lugares com o passe múltiplo, inclusive no ônibus da linha 100, que tem dois andares e roda a noite, a cidade iluminada é fantástica.
    Se puderem vão a KaDeWe, é uma galeria que fica na rua da igreja que se manteve bombardeada, é uma galeria que não dá pra comprar nada, a não ser chocolate, mas vale a pena conhecer.
    E subam na estátua Siegessaule, a vista é linda. E vão na igreja DOM também, se aguentarem subam no topo…rsrs
    Ah, não subimos na torre da TV, mas o relógio mundial fica lá perto, imaginávamos que era relógio imponente, mas diria que nem tanto…rs
    Beijos

  3. Maggie Says:

    Hummmm Estou confirmando minha tese!!!
    Você é uma quase européia…..Será que eu te roubei de alguma maternidade
    de Berlin????rsrrsrrsrsr
    Beijos minha filha linda!!!!
    Mamy

  4. cristiane mota viviani Says:

    Oi, Fernanda
    Tenho acompanhado esse sonho de passeio com vc.
    Não vejo a hora de ver seu próximo livro.
    Alias, tenho uma novidade.
    Um jornal eletronico fez um artigo sobre minhas poesias.
    Pode acreditar!? Parece um sonho….
    Se conseguir acesse:
    http://www.jpanorama.com.br
    Bjinhos,
    Felicidades e alegrias sempre
    Cristiane

    Fernanda França Reply:

    Cris, parabéns!!!!!!! Sucesso, querida!!!! Um beijão, Fê.

Deixe seu recado!