18º dia – Antuérpia (Bélgica)

Antwerpen (ou como conhecemos, Antuérpia), está no caminho de Amsterdam (Holanda) a Bruxelas (Bélgica). Entre as duas capitais encontra-se a charmosa e quase não comentada Antuérpia. Nem mesmo no nosso guia-melhor-amigo, que tem tudo, ela estava (apenas citada, mas sem nenhuma referência turística). Meu amigo Rafa, que sempre fala dessa cidade, acabou colocando uma vontade de conhecê-la, mesmo sem saber o que encontraria por lá. E então eu e Má fomos, totalmente na aventura.

Estação central de trem em Antuérpia.

Encontramos a Maria Fernanda na estação e fomos juntos até a cidade – ela seguiu para a capital. Deixamos as malas nos lockers e fomos explorar o local, já com mapa em mãos. Vale lembrar que a estação central de trem, sozinha, já vale a escolha. Lindíssima.

Primeira parada: Museu do Diamante, com uma linda exposição de jóias de Napoleão Bonaparte. Cerca de 70% da lapidação de diamantes do mundo acontece exatamente na Antuérpia. De lá, fomos andando até a praça central. Linda, linda, linda! Como assim, o nosso guia “esqueceu” de Antuérpia? Foi uma grata surpresa.

No caminho entre a estação de trem e a praça central.

Passamos pela Rubenshuis, a casa de Rubens, o mais famoso pintor belga. Hoje o local é um museu. Paramos para comer um waffle (tipicamente belga) e no Paleis op de Meir, o The Chocolate Line, uma chocolateria. Tiramos foto com o “shock-o-latier” Dominique Persoone e, claro, comemos chocolate! E o chocolate belga é o mais gostoso do mundo? A briga é boa com o chocolate da Suíça e os dois países “competem” mesmo pelo melhor chocolate. Eu sou boazinha, então dou empate, ok? Hahaha…

Os chocolates belgas. DELICIOSOS.

Na região central, conhecemos De Kathedraal (a catedral), o maravilhoso prédio da Prefeitura e depois, mais escondida, estava a St. Pauluskerk (igreja de São Paulo). Chovia MUITO. E ventava MUITO. A combinação das duas deu um dia feio, com uma chuva chata que te pegava de qualquer jeito. Mesmo assim, conseguimos passear, caminhar e apreciar a cidade, com suas casinhas todas parecidas, os antigos prédios da praça central com os enfeites no topo em dourado e muitos detalhes. E adoramos Antuérpia.

A Prefeitura - maravilhosa.

Outra vista da praça central.

Fomos próximo ao rio Schelde, de onde se pode ter uma vista bonita da catedral e do porto. E para finalizar o passeio, fomos ao castelo com o “gigante”. Dependendo do ângulo que você o vê, ele parece realmente muito grande (risos). Jantamos no restaurante típico Het Stadscafe (não muito longe do castelo), que vale muito a pena. Comida deliciosa. Comi o prato típico Koninginnehapje, que é frango com molho de champignons e uma tortinha salgada, muito bom!

O castelo e o "gigante" :-)

Pegamos o trem novamente e após uma hora (o tempo total, desde Amsterdam, são três horas), chegamos a Bruxelas, onde passaremos o dia inteiro amanhã.

Foi um dia incrível.

Alegrias,

Fernanda.

9 Respostas to “18º dia – Antuérpia (Bélgica)”

  1. Andréa N. Says:

    Adorei as fotos. Que demais essa viagem, hein?! Delícia!

    Fernanda França Reply:

    Andréa, viajar é a melhor coisa da vida, né? Aliás, boas férias!!!! :-) Smack, Fê.

  2. Ana Says:

    Estava aqui sorrindo, lendo seu relato, com o maior amor, a maior boa vontade até dar de cara com essa caixa de chocolates, humpf, humpf e humpf!!!!!!! Isso não se faz, viu? Quanta maldade!!!! Qualquer hora me afogo de verdade! É só passar por aqui e fico com água na boca!!! Puxa…
    Feliz por vocês, queridos!
    Beijo com saudade!

    Fernanda França Reply:

    Ana, minha flor, não fica assim, não, era tudo muuuuito ruim, viu? Comi só para não estragar (cof cof) :-) Beijos, Fê.

  3. margarethfn Says:

    Uaaaauuuu!!!! LIndos os chocolates, fico imaginando o sabor!!!!
    Beijossssss filha!!!
    Fiquem com DEUS!!!!
    Mamy

  4. Elianinha Says:

    Não é a toa que o cavaleiro Rodrigo Pessoa mora na Bélgica. Já vi um especial de tv mostrando o local onde ele mora, maravilhoso.
    Antuérpia, divino, também, hein?
    Beijão!!!

    Fernanda França Reply:

    Antuérpia é a cidade mais bacana que conhecemos na Bélgica. Linda mesmo! :-)

  5. Lu Says:

    Oie, os chocolates são de dar água na boca… Que passeio gostoso!!! Estou curiosa para conhecer o próximo destino de vocês!!
    Beijos,
    Lu
    Ah… Nicolas aprendeu a mandar beijo! Um charme!!!

    Fernanda França Reply:

    Quero beijinho do Nicolas amanhã :-)

Deixe seu recado!