19º dia – Bruxelas (Bélgica)

Encontramos novamente nossa amiga e companheira de viagem, a Fê (que havíamos encontrado em Amsterdam). E passamos o dia inteiro os três juntos, conhecendo Bruxelas. Foi um dia incrível! São Pedro nos mandou um lindo sol e eu adorei a cidade. Começamos pela mais famosa atração de Bruxelas: Manneken Pis Fountain, a estátua do bonequinho que faz xixi. Ele é pequeno, mas poderoso: há flashes por todos os cantos e um museu que expõe as suas roupinhas (o boneco tem 625 roupas!!!).

Manneken Pis Fountain.

Vale lembrar que um pouco antes de encontrarmos o Manequinho (ficamos íntimos), vimos a estátua de uma senhora que apelidamos de “avó do Manequinho”, a Madame Chapeau. De lá fomos para a Grande Place (ou Grote Markt), que é a praça principal da cidade. Lindíssima! Lá estão os prédios Hôtel de Ville (Prefeitura), o Musée de La Ville de Bruxelles (Museu da Cidade de Bruxelas) que foi o primeiro em que entramos e é onde estão as roupinhas do Manequinho, além do Museu da Cerveja, que é muito bacana. Em seguida fomos ao Museu do Chocolate.

A maravilhosa Grande Place.

Mais da praça :-)

Seguimos para conhecer a Jeanneke Pis (a menininha mijona, versão feminina do Manneken). Tadinha, enquanto o boneco fica bem exposto, a menina fica praticamente escondida e atrás de grades (nem dá para tirar foto com ela). Passamos na igreja de São Nicolas e vimos La Borse (a Bolsa de Valores). O prédio teve a participação, na construção, do famoso escultor Rodin.

Um brinde no Museu da Cerveja!

Delícias no Museu do Chocolate.

Pegamos o metrô e descobrimos que o clima de Manequinho deve inspirar muita gente por ali. O odor de urina é terrível e o metrô (todas as estações em que descemos) é imundo. Outra coisa: é o metrô mais confuso que eu já vi na vida. Um horror. Mas é a única crítica à cidade, que é linda, tem uma das praças mais charmosas que já conheci e um povo educado e atencioso. O metrô foi necessário para chegarmos ao Atomium, construído para uma feira de 1958 e que se tornou um símbolo da cidade. Representa um átomo aumentado 200 bilhões de vezes.

Ao lado do átomo gigante está a Mini-Europa, com miniaturas de várias cidades. Entramos e adoramos. Uma graça. Não é difícil imaginar que a miniatura mais linda é a de… Bruxelas, claro (risos). Mas tudo é lindo e perfeito.

Mini-Europa, eu e Má com a miniatura de Bruxelas, a Grande Place.

Na Mini-Europa em Paris e com o Atomium ao fundo.

Voltamos de metrô somente até o Parc de Bruxelles. Atravessamos o parque e chegamos ao Palácio Real. Andamos até a linda Cathédrale Saints Michel et Gudule (Catedral de São Michel), passamos pelas Galeries Royales St Hubert e jantamos próximo à praça central o famoso mexilhão. De sobremesa, comemos um waffle enorme e com tudo a que tínhamos direito. Para beber, cerveja belga, uma das mais famosas do mundo, certo? Experimentei a Belle-vue extra kriek (ou seja, com cherry). É a cerveja vermelha, uma delícia (nunca pensei que falaria isso de uma cerveja).

Nossos waffles. Na esquerda, o da Fê; no meio, o meu e à direita o do Má.

A última parada foi para ver o Zinnek, a estátua de cachorro, que chamamos de cão do Manequinho. É um cãozinho se preparando para fazer xixi no poste. E finalizamos nossa aventura por Bruxelas, uma cidade linda e muito charmosa!

Alegrias,

Fernanda.

4 Respostas to “19º dia – Bruxelas (Bélgica)”

  1. Ana Says:

    Lá vem ela me provocar com essas comidas!!! Museu do chocolate???? E ele não estava fora da validade? hahahahaha…
    Beijo!

  2. Maggie Says:

    Que praça incrivel!!! Que bela arquitetura!!!
    E para variar…….os doces!!! Ahhhh os doces!!!!
    Fiquem com DEUS!!!!
    Beijocasssss
    Mamy

  3. Rosi Says:

    Não acredito que foram no mini mundo!!!!
    No dia que fomos tava tão mas tão frio, que o Gui não tem boas lembranças…mas eu amei!!!

  4. Lu Says:

    Oie,
    Nunca imaginei que poderia fazer a seguinte associação: Bruxelas x mania de xixi… risos… Amei as fotos! Que encantadora a mini Paris!!!
    Muito bom viajar com vocês!!
    Boa viagem de volta ao Brasil!!
    Beijos,
    Lu

Deixe seu recado!