Confiança e respeito – filosofia da madrugada.

Twitter é um espaço interessante, porque além de proporcionar o encontro de amigos e leitores, é praticamente um chat com várias pessoas. Há dias em que me perguntam de tudo e eu adoro responder (tá aí uma coisa que eu amo fazer: eu respondo todo mundo, em todos os lugares, sempre – seja por e-mail, no meu blog, Twitter ou Skoob - posso demorar, mas respondo) :-)

E hoje o papo era sobre “o que não pode ser reconstruído”. Eu logo devolvi a pergunta aos meus colegas no Twitter. “Qual é a única coisa (sentimento) que não se reconstrói em um relacionamento (amor, amizade, trabalho) para vcs?” (abreviado porque tem que caber tudo em 140 caracteres, é meu martírio, hahaha). E não foi surpresa receber as respostas. TODOS responderam “Confiança”.

Então eu respondi: “Amigos responderam “confiança” e eu acrescento: respeito. Qdo ele acaba, não há relação que continua. Perder respeito e confiança é o fim, é a história do vaso quebrado”. “A confiança é o maior bem que alguém pode te dar. Qdo se confia um segredo ou uma amizade, é algo precioso. E muitas pessoas não dão valor.” Finalizei com “Eu guardo segredo até o fim (não conto mesmo), porque, afinal, né, é segredo. Eu confiaria 100% em mim se não fosse eu, haha.”

A verdade é que eu sempre penso nisso, em como deveríamos valorizar todos os dias as relações verdadeiras que temos. Confiança é algo que não se reconquista (para algumas pessoas, sim, é possível reconquistar, mas como sou chata, eu não admito perdê-la e tentar achá-la, não. Para mim, confiança é como virgindade: só se perde uma vez e nenhuma cirurgia reverte isso, baby).

E penso que o mesmo acontece com o respeito. Uma relação de amizade, amor, trabalho ou qualquer relacionamento tem como base o respeito. Já pensaram sobre isso? Amor você conquista, amizade você ganha aos poucos, mas respeito é a base de TUDO. Tem de existir desde o início e se acaba, todo o resto não continua da mesma forma.

E para vocês, o que é imprescindível em uma relação verdadeira?

Alegrias,

Fernanda.

2 Respostas to “Confiança e respeito – filosofia da madrugada.”

  1. Fran Says:

    Acho que eu responderia confiança também, porque acredito que é uma forma de/envolve respeito. Em qualquer relação, tudo aquilo que sentimons, pensamos, todo riso, todas as confidências… Tem confiança como base! Acredito piamente nisso.
    Pena não estar online na hora dessa filosofia do twitter :( Queria ter participado, haha.

    Beijo e Luz, Fê.
    Saudade.

  2. Paul Law Says:

    Comungo de mesma opinião. O respeito é a coisa mais importante que se deve ter em relação às pessoas, pois é dele que nasce todos os outros sentimentos. Não acho confiança primordial, pois a vejo como algo atinente ao próprio respeito. As vezes percebo que o amor se esgota, mas prevalecendo o respeito ele pode renascer, renovar-se.

    Abraço!

Deixe seu recado!