E aí, pessoal?

Leitores, tirem minha dúvida: entrar no blog de alguém, ler e acompanhar, conhecendo ou não a pessoa pessoalmente (em caso positivo, ainda mais) sem deixar nenhum recado, nunca, é como entrar na casa de uma pessoa sem bater na porta?

Ah, essas novas tecnologias criaram uma nova ética ou ando maluca? :-)

Alegrias,

Fernanda.

Tags: ,

19 Respostas to “E aí, pessoal?”

  1. Ana Says:

    Ah, amiga, ainda há tanto para se estabelecer um código de ética ou conduta após a era da Internet não é mesmo? O negócio é que, aqui, sob o manto da “invisibilidade” as pessoas realmente acham que podem passar despercebidas. Em casos mais extremos podem falar o que jamais falariam ao vivo e por aí vai.

    Entrar num blog, ler e sair não é como pegar uma revista, folhear e devolvê-la ao lugar em que estava? Entrar num blog não é diferente de telefonar pra sua casa, ouvir sua voz e não falar nada? Pra quem lê, sim. Pra quem escreve, a coisa é diferente.

    Eu mesma, com toda essa minha tagarelice, não comento em todos os lugares que entro. Em alguns, não me sinto bem-vinda (ou pq não me retornam nunca ou pq me sinto meio penetra do espaço, ou ainda pq há comentários demais e acho que o meu nem vai ser lido) mas sei lá o que pensam a esse respeito. Já no meu espaço sinto falta quando ninguém comenta. Mesmo que eu veja o número de vizualizações. Bate uma insegurança, “será que falei besteira?”, “será isso, será aquilo?”. Mas ainda acho tudo muito novo, invisível, incerto, indefinido. Por enquanto cabe uma certa flexibilidade por parte de quem escreve e de quem comenta, ou não.

    Por fim, minha amada e queridíssima amiga, se ninguém mais comentar por aqui, olha o tamanho dos meus comentários!!!!!!!!! Você é que reclama de barriga cheia, rsrsrsrsrs… :-D

    Beijo!

    Fernanda França Reply:

    Querida, eu não tenho o MENOR problema com quem não comenta sempre, mas sim com quem NUNCA comentou. Há gente que comentou há anos e depois volta e às vezes comenta novamente ou manda e-mail e eu adoro saber notícias. Meu problema está com quem se esconde intencionalmente. E a internet é um prato cheio para isso. Há blogs que leio, mas não comento sempre porque 1) não leio sempre 2) não sou amiga da pessoa que escreve 3) há muitos comentários e me sinto intimidada. Mas quando começo a ler, deixo um recado e pronto. Não sou mais anônima, mesmo que volte sem comentar, entende? Essa é minha cabeça confusa, rs. Beijos.

  2. Lelei Says:

    Pois é querida, eu penso a mesma coisa mas tem gente que acha que comentar em todos é sinal que a gente tá puxando o saco, ou preseguindo (tipo “stalker” mesmo) ou querendo atenção e visitas. Eu sempre vou comentar aqui porque eu sei que você gosta, mas já não ligo mais de comentar em todos os posts de todos os blogs que eu leio e não ligo mais se não comentarem no meu. Cada um com sei jeitinho né?

    Fernanda França Reply:

    Amiga, continuando o bate-papo que comecei no outro recado acima, eu adoro ver comentários, claro, porque digo que isso me mantém em contato com amigos e porque escrever não é somente meu hobbie, mas minha profissão. Mas não me incomodo quando a pessoa lê sem comentar, porque entendo a correria do dia-a-dia. O que me incomoda é saber que podem existir pessoas que leem costumeiramente sem nunca terem me escrito e eu não sei quem são. É um misto de curiosidade com “eu não faria isso”, entende? risos. Um grande beijo. E obrigada por estar aqui sempre. ;-)

  3. Mariana K. Says:

    (vou escrever sem ler o quê já foi dito)

    Não é como entrar sem bater. Porque ter um blog aberto é como ter uma casa de porta aberta. Ou seja, vc não precisa bater pra entrar, não precisa ser convidado. O fato dele estar aberto já é um convite (o meu, quando resolvo, é trancado e só algumas pessoas têm acesso).

    Por isso que acredito que quando a gente resolve escrever textos “pessoais” (pra diferenciar dos informativos, jornalísticos) sempre tem que ser pra nós mesmas. Sem esperar retorno nenhum disso.

    É como escrever uma música ou pintar um quadro. Se alguém ler, se identificar e sentir vontade de se manifestar, ótimo. Mas se não, ótimo também. Pelo menos sua mensagem foi exteriorizada e no fim era isso que importava.

    =)

    Fernanda França Reply:

    Faz todo o sentido do mundo, Mari. Todo. Mas mesmo se eu visse uma casa com porta aberta, eu entraria antes com um grito “tem alguém em casa?”, sabe? É meu jeito. E o resto eu conto por e-mail porque, oras, esse é um blog aberto e por isso mesmo eu não sou boba de falar tuuuudo. Só algumas coisas. E você sabe bem disso, rs ;-)

  4. Lilian Raquel Says:

    Na minha opiniao se a pessoa disponibilizou tempo dela para ler um post, fuçar pelo blog, não custa nada perder mais uns minutinhos e deixar um comentário. Senão fica parecendo que está ouvindo fofoca atras da porta e depois sai de fininho rs*

    Fernanda França Reply:

    Boa comparação, adorei. rsrsrsrs. Meu problema, repito, não é com os fofos que não têm tempo para comentar e eu sei quem são. É com que nunca deu as caras. Mas tudo bem. Vai ver o problema é só meu mesmo ;-)

  5. Elianinha Says:

    Ah, não é o caso do seu blog, mas há blogs que não tem posts para anônimos. E eu não tenho nada ” dessas” contas da net. Mesmo assim, leio o blog sempre que posso.
    Outra coisa chata que acontece em blogs, e, sinto muito é o dono do blog nunca oferecer-lhe um recadinho, devolvendo em e-mail, ou outra maneira. Há blog que acompanho há mais e 2 anos e nunca recebi um e-mail destes. E isso não acontece só comigo, não, pois uma leitora já ligou do Rio e comentou o mesmo. Falta de carinho, de tempo? Para mim falta de tempo é desculpa! Um gesto de carinho diz muito, e, você bem sabe.
    Grandioso abraço, sucesso sempre!!!

    Fernanda França Reply:

    Querida, aqui não existem anônimos que deixam recados. Eles não deixam, rsrsrs… eu sei que estão aqui (tipo “Os Outros”) porque o contador acusa. E olha, é gente pra dedéu. Então bate a curiosidade, já fiz muitos amigos por aqui. E faço questão de responder os recados porque leitor pra mim é valioso. Escrever não é uma busca minha por nada, por ser “famoso na net” (blergh), escrever é minha profissão e minha paixão. Vocês, leitores, são meus motivadores. Um superbeijo.

  6. Viviane Negrini Says:

    Olha, Fê, a questão da falta de tempo é válida e compreensível, mas de vez em quando, vamos combinar! Eu acho que visitar um blog e não comentar é como dar uma espiada pela janela, ou entrar numa casa e só dar uma olhada pela sala mesmo. Mas quando entramos sem pressa, olhando todos os cômodos, não custa nada dar um “oi” para quem mora lá, não é?
    Beijão!!!!
    P.S. Estou esperando fotos da viagem, hein?!

    Fernanda França Reply:

    Apoiadíssima!!!!
    Ah, fora as fotos que coloquei aqui no blog, ainda não baixei nenhuma pra net, rs. mas farei isso e avisarei vocês. beijos! ;-)

  7. lucia Says:

    Depende. Se vc acompanha o blog, eu acho que seria legal deixar a pessoa saber. Nao precisa comentar em todos os posts, mas pelo menos se identificar pra dona do blog.

    Eu fico super contente qdo recebo comentarios, eh como se estivesse recebendo uma visita querida, mas sei que nao eh todo mundo que vai querer falar ou comentar sobre determinados assuntos que escrevo no meu blog. E nao tem problema. Mas acho que se visitam frequentemente, pelo menos eu, ficaria contente em saber disso.

    Bjos

  8. lucia Says:

    Ps: nossa, acabei de ler o comentario da Ana e me sinto da mesma maneira. Tem blogs que passo de vez em qdo e chego a nao comentar de tanto que ja fiz sem a pessoa parecer ligar… Entao desisti, sabe? Rs

    Penso como ela. Bjos

    Fernanda França Reply:

    Lu, eu posso até ficar um tempão sem comentar os recados, mas um leitor novo NUNCA fica sem resposta minha. Para que ele sabia que é lido, que é respeitado. Um beijo, Fê.

  9. Maggie Says:

    Oia eu aqui dando um oiiiiiiiiiii!!! ehehehh
    Sou educadinha, entro sem bater mas aviso que estive aqui!!! eheheheheh
    Beijosssssssss no seu core , minha encucadinha………se eu fosse me preocupar com gente mal educada, estaria louca!!! Tem muuuuuuuuuito disso!!!
    Mamy

    Fernanda França Reply:

    Mami, te amo.

  10. Osinete Says:

    Que bom você puxou esse papo.Acompanho seu blog desde o outro e foi por acaso.Navegando por aí,(acho que no Rainhas ou no Síndrome) me identifiquei com um comentário seu e passei a ler sempre (comentando ou não).
    Aqui em casa uso o PC até filhote chegar do trabalho,aí passo para o Note (que não gosto muito)que não pega bem em qualquer lugar e esquenta muito.
    Daí,que se não comento no dia do post,acho que a pessoa nem vai ler,ou não.
    Hoje em dia,tudo é muito rápido,daí não acho legal comentar um assunto de ontem e assim vai.
    Quero aproveitar para agradecer o seu carinho de responder pelo e-mail.Você foi a primeira “bloguista” a fazer dessa forma e eu achei super delicado.
    E sua Mamis está certa.O que tem de gente maluca nesse mundo virtual,não está no gibi.
    Meu pessoal fica me incentivando para criar um blog,mas ainda não tive coragem.Ainda não estou pronta para críticas negativas e/ou positivas e também ainda estou no jaardim de infância nesse mundo virtual.
    Quem sabe,lá pelos 80 anos eu me atreva a criar o tal blog.
    Como diz o Sílvio.aguardeeem…
    Beijos

    Fernanda França Reply:

    Olá minha querida! Obrigada por agradecer, eu realmente escrevo para o e-mail de vocês para agradecer o carinho, mas não sabia se estava “agradando”. Obrigada pelo feedback. Pode comentar sempre que quiser, os comentários aparecem por data e não por post para mim, mas também sinta-se livre para não fazer se não quiser. O que me importa é saber que estão aqui. Quem comentou uma vez, ao menos, sei que existe. Mas claro que cada retorno é um agrado imenso, eu adoro. Se decidir montar um blog, conte comigo para ajudar no que precisar, tá? Um beijo, Fê.

Deixe seu recado!