Tenha pelo menos um amigo

Lendo uma matéria de 2006 da revista Superinteressante, que eu adoro, vi um tópico que quero discutir com vocês. Em resoluções que podem fazer sua vida melhor, foram feitas propostas e entre elas: tenha pelo menos um amigo.

A amizade libera substâncias hormonais no cérebro que favorecem a alegria de viver e o bem-estar. Segundo o psicanalista Contardo Calligaris, o único jeito de ultrapassar a barreira da solidão é justamente tendo pelo menos um amigo e um amor. “Não se consegue uma amizade sem generosidade”, afirma o psiquiatra. Para termos pelo menos um amigo, diz ele, precisamos nos livrar daquilo que ele chama de “avareza de si mesmo”. Trocando em miúdos: doar-se, estar disponível, saber trocar. E, principalmente, olhar além do próprio umbigo.

Você tem pelo menos um amigo? Parece uma pergunta boba, de resposta simples, mas não é. Estou falando de amigo mesmo, que dá e recebe, que troca, que incentiva, que é sincero. Porque a coisa mais fácil do mundo é encontrar companheiros de balada, de cervejada, de churrascada. Complicado mesmo é poder desabafar e ser você mesmo, ora ajudando, ora sendo ajudado. E aí, pensou melhor? Diminuíram as opções?

200284892-001

As pessoas têm a tendência natural de buscarem atenção. Se estiverem com um problema, procuram um amigo. Mas aí o problema se repete, o problema muda, o problema cresce e a pessoa hipotética (mas verdadeira) continua sendo o centro das atenções. Ela acredita tão piamente que seu problema é maior do que o dos outros que se esquece que os outros também querem ser ouvidos. Que as pessoas que a ouviram também têm seus dias ruins. E quando essas pessoas somem, ela ainda se sente injustiçada.

Livrar-se do umbiguismo é tarefa difícil. Ouvir é uma das mais raras qualidades encontradas hoje em dia. Ouvir e ler, porque nesses tempos modernos, a internet é, sim, uma grande ferramenta de aproximação entre amigos.

Ouvir e ler parece fácil, mas não é. Experimente lembrar de quantas vezes você parou para ouvir alguém que precisava nesta semana. E calcule, assim por alto, quantas vezes requisitou o ouvido de alguém para suas lamúrias.

É claro que um dia você requisita, em outro você doa. O problema mora em quem não sabe alternar esses dois verbos. Porque amizade é uma via de mão dupla e se você trafega somente em um sentido, pode ter o outro interditado.

Se conseguir ter um amigo, somente um, pelo menos um, que seja exatamente o que dissemos aqui, então você tirou a sorte grande (e seu amigo também). E, certamente, a vida de vocês é mais feliz do que se não tivessem um ao outro.

Alegrias,

Fernanda.

Tags: , , ,

22 Respostas to “Tenha pelo menos um amigo”

  1. Tammy Luciano Says:

    Lindona, seu Blog é lindo. Desejo que muita gente possa conhecer suas palavras. Você é muitooooo querida e merece muito sucesso! Obrigada pela força de sempre e pela torcida! :o )
    Bjinhos. Tammy

    Fernanda França Reply:

    Tammy, obrigada por estar presente e por apoiar meu trabalho. Continuo na torcida por nós duas, rumo a um milhão, hein hein hein? Nos vemos na TV, lindona, hahaha!!! Beijos, Fê. PS: Volte sempre ao blog. Amei.

  2. lucia Says:

    Eu tenho varios amigos queridos ai no Brasil, mas sinto demais falta de ter uma amigona aqui fisicamente presente do meu lado, sabe? Nunca mais fiz amizades como as que tenho com as amigas dai e isso faz falta demais!

    Bjos

    Fernanda França Reply:

    Lu, eu entendo bem… mas olha, você tem amigos! Eles só estão longe fisicamente, né? Da próxima vez que você voltar (ou eu for aí), temos de nos ver!! Beijos!!

  3. Ana Says:

    E os amigos que falam demais (pelos cotovelos) e tudo pela metade (pra compensar o tempo que ficaram longe)? Serve? Ah bom, então eu tenho uma! hahahahaha…

    Fernanda França Reply:

    Eu conheço? risos…

  4. Lelei Says:

    Eu tenho muuitos colegas, conhecidos, pessoas queridas. Mas amigos AMIGOS mesmo conto nos dedos. Amizade é díficil porque às vezes as pessoas são nossas amigas, mas como saber se somos amigas delas? E até onde ir sem ser intrometida, sem ser desnaturada ou carente demais? :)

    Fernanda França Reply:

    Acho que temos de arriscar. Para sabermos se estamos sendo bem recebidos ou não, temos de tentar. Eu vou até onde posso, até onde vejo que sou bem recebida. Aí se não tenho retorno, dou um passo para trás. Eu, por exemplo, gosto quando os amigos me procuram, não acho intromissão. Um beijo. Amiga ;-)

  5. Lolla Says:

    Concordo com o comentário da Lelei. Eu considerava algumas pessoas como amigas, mas depois vi que estava considerando sozinha. Eu tenho essa tendência de procurar resolver meus problemas sozinhas, porque acho que sou a pessoa mais capacitada pra isso. Mas sempre me disponho a ajudar quem me procura. Talvez os amigos achem que não lhes dou devido tempo ou atenção. Meus melhores amigos (e os poucos que sobraram) estão entre aqueles que não esperam que eu viva constantemente gravitando ao redor deles, mas sabem que eles estão *sempre* no meu pensamento e que podem contar comigo para tudo.

    Fernanda França Reply:

    Isso é muito legal… os meus amigos também sabem que estou sempre lá para eles, sempre, independente de escrever ou ligar pouco. Aliás, minhas amigas sabem que eu quase nunca ligo. Mas sabem, também, que sou uma pessoa megaultrasuperdisponível. Marido diz que eu atendo todos com tanto carinho que só penso em mim depois. Então eu não ligo, mas podem me ligar, rsrsrsrs. Beijos.

  6. Vivien Says:

    Ah, amigos daqueles que me escutam e me aconselham e me socorrem e me dão bronca… Eu tenho, graças a Deus! Pena que alguns desses estão láááá em Porto Alegre, mas a gente troca e-mails quase todo dia. xêro!

    Fernanda França Reply:

    Sil, eu também sei como é, porque muitos amigos queridos estão longe. Sorte nossa que existe a internet, né? ;-) Beijocas.

  7. Luciana Says:

    Olá… quantas novidades! Adorei os esmaltes, rssss E quanto aos amigos…. ih, acredita que devo ter uma, UMA grande amiga………… mas sou cercada de colegas… e feliz com eles, rsss BJ

    Fernanda França Reply:

    Então, linda, você é uma pessoa de sorte, mesmo assim, por ter uma amiga! Porque não importa quantidade, mas qualidade ;-) Beijo beijo beijo!

  8. Rossana Says:

    OI linda
    Eu ainda não tinha passado aqui.
    Amei as fotos da viagem. Babei horrores.
    Nossa.
    Que bom que tem bloguinho novo.
    Vou linkar
    Bjussssssss

    Fernanda França Reply:

    Oi Rô, que bom te ver no blog! Adorei! Estava com saudade. Que bom que você gostou das fotos, foi uma viagem planejada, cuidada, com muito amor para que tudo desse certo (dentro dos limites low cost total e no esquema mochileiros que fomos, rsrsrs). Me linka, sim, que assim que eu colocar os links aqui (ainda não consegui arrumar tudo), eu também coloco você. Já estou te seguindo no Google, você viu? Beijos! :-)

  9. Gesiane Says:

    Uauuuu… adorei! Amigos de noitadas é o que não faltam, mas amigos nas piores horas é o que mais faltam!!!

    Beijos

    Fernanda França Reply:

    Gê, é aí que descobrimos nossos verdadeiros amigos, não é? Um beijão, Fê.

  10. Osinete Says:

    Nesse momento da minha vida não estou conseguindo contar nenhum dedinho.Mas já tive grandes e verdadeiros amigos.Hoje posso dizer que tenho colegas e/ou conhecidos,vizinhos legais.Mas daí a colocar o título de amigo,faço algumas reservas.Poderia dizer que meus filhos são amigos,mas aí não vale,porque acho que já está implícito.
    Beijos

    Fernanda França Reply:

    Osinete, minha querida, adorei seu comentário. Mas olha… acho que não está implícito, não. No conceito, talvez. na prática, não. Porque nem todos os filhos (infelizmente) são amigos dos pais. Meus pais são meus amigos, amigos mesmo, eu confio, eu confio demais neles, eu adoro a companhia deles, mas nem todo mundo tem essa sorte. Você tem. Se seus filhos são seus amigos, você tem dois dedinhos para contar, então. E no mundo de hoje já não é uma maravilha? ;-) beijos!!!

  11. Carol De Nardi Says:

    AMIGA !!!!!!!!!!!!! amo muito você, viu ?!

    Fernanda França Reply:

    Ahhhhwwww eu também amocê, irmã. E amiga, minha amiga!!!!

Deixe seu recado!