Meus cadernos de jornalista

Recentemente, fiz uma arrumação geral em casa, como faço todos os anos. Minha mãe, que é muito boa em organizar as coisas, me ajudou. Eu não tenho nenhum problema em dar coisas, sejam elas novas ou não. Se eu não uso, é a regra, outra pessoa pode usar, desde uma roupa até um vaso. Eu também recebo coisas de que gosto e amigos ou familiares não querem, sem o me-nor problema. Mas há um ponto difícil para mim. Os meus papéis.

Livros não dou, nem pensar. Eu empresto, sim, porque acho que livro é para ser lido pelo maior número de pessoas. Dou livros, mas novos. Os meus eu prefiro guardar. Acho que é gosto de quem escreve, sei lá. É um dos poucos “apegos materiais” que eu tenho: pelos livros e papéis. São as cartas antigas, cartões, poesias que eu escrevia quando era adolescente, histórias escritas à mão… E os cadernos. Eles também estavam lá, no meio dessa papelada toda. Mas chegou a hora de irem embora.

Durante os cinco anos em que trabalhei no último emprego “formal” (porque ser escritor não é exatamente algo formal), acumulei mais de 30 cadernos. Lá estavam todas as minhas entrevistas e por mais desorganizado que parecesse, eu me entendia naquele caos de palavras. Marcava com caneta vermelha uma palavra-chave para cada matéria e conseguia encontrar entre tantos escritos algo de que precisava. No fim dos cadernos sempre havia algo bem bobo, como a lista de nomes estranhos que fazíamos na redação (Clau, você se lembra? – risos).

Eu não sei por que guardei esses cadernos durante os últimos meses, mas agora foram para a reciclagem. Nem todos estão na foto, mas a maioria, sim. Porque as matérias estão prontas e estarão para sempre nos arquivos dos meus trabalhos (e todos são convidados a lerem), mas eu preciso liberar espaço para mais livros. E para o futuro.

Alegrias,

Fernanda.

7 Respostas to “Meus cadernos de jornalista”

  1. Nayá Says:

    Uau, Fê!
    Até parece eu, com meus cadernos do ensino médio e da faculdade. Cada vez acumulando mais e mais. =x
    UASHUASHAUSHAUSHAUSH

    Fernanda França Reply:

    Nayá, agora sobraram poucos, rsrsrsrs Beijos, querida!

  2. Tweets that mention Meus cadernos de jornalista | -- Topsy.com Says:

    [...] This post was mentioned on Twitter by Fernanda França, Fernanda França. Fernanda França said: Novo post no blog: Meus cadernos de jornalista – http://fernandafranca.com.br/blog/?p=2427 [...]

  3. Ana Says:

    Isso mesmo, Nikky! Ajuda a mamãe a reciclar! rsrs

    Fernanda França Reply:

    Hehehehehe Nikky quer estar em TODAS, rsrsrsrs…

  4. Claudia Says:

    Oi amiga querida, querida amiga!
    Eu não me lembro apenas da lista de nomes como do capricho de seus cadernos. As canetas de várias cores. Aliás, as palavras chaves no topo da página são ótimas para localizarmos as matérias. Afinal, só quem trabalhou em redação sabe a correria. Lembra das edições praticamente diárias? Foram muitos, muitos cadernos…
    Desta época, meus cadernos também já se foram. Guardo no coração algo mais especial: as amizades. E vc, Fer, é uma AMIGA que está lá, guardadinha. Temos muitas histórias pra contar de um tempo corrido, mas bom, de aprendizado. Haja caderno!!!
    Beijos mil, saudades!!

    Fernanda França Reply:

    Foi um aprendizado muito grande, minha amiga. E uma época boa (passamos muita coisa boa, não passamos?). Cada história! Me ajude a lembrá-las, assim escrevo um post sobre isso. Lembro do dia em que perseguimos o caminhão e chegamos de Penélope lá no fim do mundo de barro, rsrsrsrs e outras tantas. Mas ter sua amizade é o melhor presente que esse jornal me deu. Beijos, Fer.

Deixe seu recado!