Indignada com o programa Saia Justa

Estou INDIGNADA com a grosseria das mulheres do programa Saia Justa. Como jornalista, eu me sinto ofendida por essas “profissionais”; como brasileira, eu tenho vergonha. É preconceito com ironia que me dá nojo.

Primeiro, assistam ao curto vídeo e em seguida vejam o meu depoimento.

Eu não sei por onde começar, porque é muita baboseira junta. Primeiro falemos de questões técnicas: o vídeo da Maitê Proença está um lixo – o nosso vídeo caseiro e simplérrimo está mais bacana e eu mostro depois para vocês, combinado? – e, em segundo lugar, ela como repórter não dá. Primeiro ela precisa saber que para ir a um lugar e entrevistar pessoas é necessário estudar antes para entender sobre o que se está falando.

É de extrema ignorância e falta de educação falar do país como ela falou. Não importa onde é, porque cada lugar tem sua história e merece respeito; cada povo é único e é incrível poder aprender com as pessoas quando não existe preconceito. Ela foi rude, grosseira, estúpida e muito, muito irônica em todas as suas colocações. Desde o início, quando mostrou a casa, no momento em que visitou a loja dos pastéis de Belém, quando entrou no mosteiro, quando contou sobre o técnico e comentou que os portugueses “são estranhos” e depois, quando cuspiu. Isso mesmo, cuspiu! Para mim, foi o FIM. Uma estupidez que não tem tamanho. Para completar, as “profissionais” contaram uma historinha e debocharam dos portugueses mais uma vez. Estou com raiva, vocês nem imaginam!

Em todos os lugares pelos quais já passei, fui bem tratada. E isso aconteceu desde as cidades lindas do nosso Brasil, o país-vizinho Uruguai, os Estados Unidos (onde moramos um tempo), e alguns países do continente Europeu. Porque não importa onde você está, o tratamento que você recebe é proporcional ao que você oferece.

Eu sou apaixonada pelos países, pelas pessoas, pelas culturas, pelas culinárias, pelas viagens de uma maneira muito ampla. Quando eu viajo, eu me abro para experiências diferentes e posso aprender. Quem ofende o país onde está não merece estar nele. Por que criticar, afinal? Não quer ir, não vá. Ninguém é obrigado a visitar nenhum lugar.

Eu visitei Portugal e passei por todos os lugares por onde essa mulher passou e posso dizer que é tudo LINDO, que é encantador, que o país me deixou maravilhada em muitos aspectos, que eu me senti acolhida e que existem portugueses muito simpáticos e atenciosos. Eu contei tudo aqui, quando começa a minha viagem desse ano (e há vários posts em seguida).

Portugal é nosso país-irmão. Nós temos a mesma língua (lembra, senhora Maitê? Chama-se língua portuguesa!), nós temos parte de nossa história lá. Todos nós temos algum parente ou amigo que veio de Portugal e estar lá é emocionante quando se tem coração para sentir maior do que a boca para criticar.

Fernanda.

Informação do vídeo via Denise.

Tags: , , , ,

35 Respostas to “Indignada com o programa Saia Justa”

  1. Lelei Says:

    Pois é Fer, também vi o vídeo hoje e fiquei enojada. Vamos ver se elas vão perceber a besteira que fizeram e pelo menos se desculparem né? Pior é que acharam que seria tudo uma piada engraçadinha! Humph!

    Fernanda França Reply:

    Não creio que irão se desculpar porque aí a atenção se voltaria mais ainda para o vídeo. Fiquei decepcionada não só por ela, mas pelas outras, sabe? E a Monica, que é jornalista?? Que horror, que horror. Beijos, Fê.

  2. Yoyo Says:

    Nooossa !!!! E eu que sempre pensei na Maitê como uma pessoa inteligente, culta,bem educada, sempe imaginei que ela fose uma pessoa desprovida de preconceito ( pelo menos de preconceito desse tipo) tendo em vista que pelo que li certa vez ,ela foi uma pessoa que colocou a mochila nas costas e viajou muito pelo mundo então….Realmente pensamos que alguém assim vai, no mínimo, aprender a respeitar a cultura dos outros mas infelizmente vejo que me enganei completamente….Que pena.
    Eu tb fiquei indignada com tamanha grosseria das apresentadoras desse programa e deixo aqui o meu protesto.

    Fernanda França Reply:

    Pois é, Yoyo, eu também me decepcionei muito. Nem sei o que dizer, escrevi o post num momento de fúria, sabe? E estou triste porque brasileiras assim denigrem nossa imagem lá fora. Beijos, Fê.

  3. Maggie Says:

    Que falta de respeito e muita falta de estudo….MUITO ESTUDO sobre o lugar onde você vai fazer a reportagem!!!! Ela falava de um mar, que não é mar e sim um rio……., grotesca e mal educada com os Portugueses e com o lugar que ela foi visitar.
    E que maneira de se sentar!!!!
    Indignada!!!
    Beijossss
    Maggie

    Fernanda França Reply:

    Mami, dá para acreditar numa coisa dessas? Tanto repórter bom sem emprego ou ganhando uma miséria e essa maluca que nem sabe o que é fazer uma boa reportagem saindo pelo mundo denegrindo a imagem dos brasileiros!!! Indignada! Beijos, Fê.

  4. Gata Lili Says:

    Que vergonha! Estou decepcionada com essa atriz…

    Fernanda França Reply:

    Eu também, Gata Lilli, eu também!! Infelizmente!

  5. Tammy Luciano Says:

    Fê, na verdade, achei aquela história do 3 no início meio nada a ver como ela falou, mas acho que cada um tem o direito de pensar como quer. Se o cara meteu aquele três ao contrário com certeza tinha um motivo. Acho que ela tava meio azeda na matéria, mas pensem como é querer um técnico e falarem que não tem técnico, mas que vão mandar o técnico. Os portugueses também riem da gente e contam piadas colocando o brasileiro como burrinho. Acho que é uma espécia de defesa doida que cada nacionalidade quer fazer, pra enaltecer seu país. Acho que a Maitê podia ter sido mais doce, um pouco sim, mas não foi. Aquele cuspe do final foi de doer, nojentão, mas ficou ruim só pra ela, não afetou a terra portuga.
    Sobre a vaga de jornalista, não concordo. Ela tá ali exatamente porque não é jornalista. A vida não nasceu pra ser justa, decorei essa frase porque quase todo dia estou repetindo mentalmente. E acho que ela passa longe nesse vídeo de exercer qualquer coisa que se pareça com jornalismo. É apenas uma celebridade fazendo um vídeo sobre uma viagem. E agora talvez eu esteja sendo mais cruel que os comentários de cima, mas acho honestamente que não é uma matéria, mas um vídeo quase caseiro. Ponto.
    Detalhe, essa semana conheci um argentino, falei que eu era uma mulher séria e ele me disse: “A mulher séria brasileira é a mais safada argentina”. Preciso dizer meu choque? Totalmente ridículo.
    E por aí vai…
    Bjinhos. Tammy

    Fernanda França Reply:

    Tammy, que bom te ver por aqui! O complicado, para mim, foi a ironia. Ela não falou do três com graça, ela foi metida e irônica e ela estava LÁ! Claro que fazemos piadas, eu também não sou assim tão santa, oras, mas eu não desrespeito o país quando estou nele. É muita falta de educação, de bom senso, de tudo! Você não acha? E você está certa, é só um (péssimo) vídeo caseiro. Que se fosse educado, seria razoável, apenas. Com a falta de respeito da Maitê, tornou-se um vídeo ridículo. Beijos, minha amiga. Fê.

    Tammy Reply:

    Vc viu que ela pediu desculpas? Então, continuo achando que a mais prejudicada foi ela mesma com o que falou. Lá está ela na capa do O Globo pedindo perdão aos portugueses. Bjinhos. Tammy

    Fernanda França Reply:

    Vi sim, Mmy. Mas sei lá, não me pareceu muito convincente, rs… Realmente, ela se queimou. Uma pena, né? Uma mulher tão bonita… Beijos, querida.

  6. Ana Says:

    Parece que a proposta do programa não é de um jornalismo cultural, digamos assim. Não há imparcialidade. Aliás, como você bem disse, só a Mônica Waldvogel é jornalista as outras são mestras em falar ao mesmo tempo. E, de fato, a Mônica é a mais educada de todas. Gosto também de algumas colocações da Márcia Tiburi, que é filósofa, se não me engano.

    O Saia Justa muitas vezes traz assuntos bem interessantes mas elas não conseguem falar uma de cada vez e há sempre o tom de deboche e ironia mesmo. É como outros programas como Pânico, Ratinho e similares, se não gosta, melhor nem assistir.

    Não sou contra a crítica, contanto que não haja ofensa. Mas concordo que em rede pública, debochar de outro país é comprar briga…

    Beijo, minha querida furiosa! :-)

    Fernanda França Reply:

    Eu cheguei a criticar algumas coisas nas minhas viagens… mas não acho que fui desrespeitosa com meus “anfitriões”. O problema é a ironia e falta de respeito dela. Não engulo, não engulo. Beijos.

  7. Elianne Goff Says:

    Eu assistia o Saia Justa , ha muitos anos atras na primeira versao com a Rita Lee e a Fernanda Young era mais inteligente.
    Agora essa de cuspir , e totalmente nojento , ridiculo e sem nexo , para que fazer isso ???
    A Mayte fez uma pessima reportagem , uma pena !!!

    Fernanda França Reply:

    Eu gosto da Rita Lee, pena que ela saiu do programa. A história de cuspir foi o fim da picada, não é mesmo? Que diríamos se um estrangeiro chegasse aqui e cuspisse no nosso país, rindo, debochando, e filmando? Temos de nos colocar no lugar do outro. Beijos, Elianne, e seja sempre bem-vinda!! :-)

  8. Rafael Says:

    Nossa!! Estou hiperfurioso com a Maitê!!! Total desrespeito!!! Primeiro fazendo gozação da pessoa que colocou o número da casa de cabeça pra baixo. Pode ser que a pessoa goste disso, eu por exemplo coloco as coisas da minha casa de cabeça pra baixo, até foto eu já coloquei!!!

    Depois o desrespeito ao espectador quando ela declara sobre os pastéis: “Vocês não sabem o que que é, você vão ficar morrendo de inveja…”; Não sou jornalista mas acho que eu teria o bom senso de pelo menos dizer: “Olha, é algo indescritível o sabor do pastel, gostaria de compartilhar com você espectador.” Uma pessoa que faz isso mostra que realmente sua índole é baseada no “eu posso, você não pode, ha ha ha…”

    Creio eu que quando você faz uma reportagem, ou até mesmo uma viagem você tem que estudar primeiro, ler, preparar o espírito para as diferenças e não zombá-las. A Maitê tentou ridicularizar o povo português mas no fim ridicularizou a si mesma. Uma amostra disso foi a maneira como ela trata o estilo manuelino com apenas uma palavra: bonito. Poderia contar a história, fazer uma breve explanação dos detalhes desta Arquitetura.

    Mas ela erra na dose, trata tudo de forma jocosa, parece até reportagem do Pânico. O ápice do mal gosto é a cena do cuspe no chafariz. Dá vontade de vomitar.

    Realmente, isso não passa nem longe do que é um verdadeiro jornalismo.

    Fernanda França Reply:

    Rafa, nem vou considerar que não tem nada de jornalismo ali. Vou considerar que mesmo ela não entendendo NADA dessa profissão, ela foi arrogante e desrespeitosa. Isso que eu vou considerar. Né? Beijos.

  9. Vivien Says:

    Bom, não sou jornalista nem sequer me atreveria a fazer um vídeo de nada, mas achei tudo meio desconexo. Tive a impressão de que não houve um início nem um fim, como se várias partezinhas de coisas desinteressantes tivessem sido unidas numa edição muito mal feita (provavelmente feito pela própria “repórter”). Sim, a cuspida foi totalmente sem noção, derrubando toda aquela imagem fina e educada de Maitê affff… Mas amiga (não fique com raiva de mim!) meus pais já foram 4 vezes à Europa, com passagens por Portugal e eles sempre falam que boa parte dos portugueses são mal educados, que eles não estão nem aí para os brasileiros. E digo mais, meu marido tem uma tia que mora lá há quase 10 anos e ela fala a mesma coisa, além de nos contar várias historinhas como aquela do “e-mail”. Nada que a faça odiar Portugal e a leve a voltar para cá, ela leva tudo numa boa e procura sempre ver o lado bom de tudo. E mesmo ouvindo essas histórias, um dia quero muito conhecer Portugal. Graças a Deus que vocês foram bem tratados porque não é assim com todos que vão lá. Lembre-se que eu adorei morar no RS mas conheço várias pessoas que moram lá porque foram obrigadas e odeiam, falam de preconceitos e maus tratos, coisas que nunca passei por lá. Outras foram como turistas e disseram que nunca mais voltam, outras acharam tudo lindo e maravilhoso e já voltaram outras vezes. Vai entender…
    Mas sobre o vídeo, realmente, terrível… É uma pena que tantos jornalistas estejam ganhando tão pouco e ralando muito enquanto postos na tv são ocupados por pessoas sem o menor preparo… Na minha profissão também é assim, amiga, de indignar. xêro!

    Fernanda França Reply:

    Sil, eu entendo. Mesmo. Em uma das cidades não fomos bem tratados e cheguei a comentar isso no post de Porto, mas olha… com respeito. O problema não é falarmos que tal cidade ou tal lugar possui pessoas assim ou assado, mas COMO falamos isso. Ela falou mal do povo ali mesmo, sabe? Ela CUSPIU. Gente, isso não se faz, né? Um beijão e brigada pela opinião, adorei.

  10. Lucia Says:

    Nao conhecia esse programa, mas concordo com voce. Muito feio isso de ficar falando mal do lugar onde voce esta visitando, nunca pensei que a Maite fosse tao vulgar assim. E que maneira de sentar eh essa no programa? Outra coisa que reparei eh que a filmagem era pessima, camera balancando, muito close no rosto da reporter e nos lugares, tudo muito ruim. Cade o profissionalismo? bjos

    Fernanda França Reply:

    Cuspir foi o pior, não foi? Nem no vídeo caseiro que eu fiz para mostrar aos meus pais eu não fiz isso. É muita idiotice. Beijos, linda.

  11. Diogo Almeida Says:

    Sem querer aprofundar mais este lamentável incidente, nem entrando em guerras nacionalistas, venho aqui apenas explicar o porquê do “3” ao contrário.
    Sinta é uma Vila cheia de “mistério” e esoterismo, e o facto do 3 estar ao contrário é propositado. Tenho “pena” por essa senhora se rir da sua ignorância…para não falar da má educação!
    Mas só quem anda muito distraído…pode ficar surpreendido com as atitudes desta “senhora”.
    Um bem haja

    Fernanda França Reply:

    Diogo, Seja bem-vindo ao blog!!! Espero que volte mais vezes. Você é português? Adorei Portugal, como já disse no post. Muito obrigada por nos dar a explicação sobre o 3 ao contrário… Eu bem que imaginava que poderia haver uma explicação e gostei muito de saber. E olha, como você pôde ver no blog, todos os brasileiros ficaram indignados, portanto, foi um incidente. Um abração, Fernanda.

  12. Lorena Says:

    Videozinho ridículo, hein? Eu tb fiquei indignada, chocada, revoltada e muitos outros “ada” com o que assisti.
    Hoje vi uma matéria onde ela se desculpava (você viu?), mas nem desculpas ela sabe pedir direito, me soou artificial demais, sabe?
    Decepção total com Maitê!!!
    E palmas, muitas palmas pra vc, sempre! Parabéns por seus textos.
    Beeeijo

    Fernanda França Reply:

    Lorena, obrigada por ser tão gentil na resposta. Linda! Um grande beijo. Fernanda.

  13. Nanda Says:

    Besteirada pura. Eu não gosto desse programa. Assistia há mto tempo, mas depois passei a ficar irritada. Realmente o vídeo foi desrespeitoso. Ela quis fazer graça. Como é uma mulher tão viajada achei que teria mais respeito a outra cultura tb. O cuspe do final foi o mais vergonhoso. Triste pra ela.
    Bjs.

    Fernanda França Reply:

    Vergonhoso para ela mesmo. Nem a desculpa de O Globo me convenceu, não mesmo. Beijos!

  14. Juliana Says:

    Fê, eu assisti a esse programa lixo somente uma vez, e fiquei enojada com a postura das apresentadoras. Preconceituosas, baixas, enfim, péssimas profissionais. A Maitê Proença é uma burra e mal educada, venhamos e convenhamos. O programa é de péssima qualidade, as matérias são horrendas e os comentários, piores. São mulheres que acham que podem falar o que querem, o problema é que são burras e ignorantes, ou seja, não dá né! E ainda se acham suuuuper engraçadas.
    Realmente é uma grosseria e falta de respeito à história e cultura do país. Eu não conheço Portugal, mas tenho certeza que mesmo que aconteçam fatos como os relatados, ela, como figura pública, jamais deveria debochar desse jeito, ainda mais em rede de TV, que, sabemos, pega no mundo inteiro. Pega mal né! Aliás, todos os programas desse canal são lixos, típicos Rede Globo, por isso não assisto, aliás, nada como a Cultura né! Bons livros e boa música, é isso que cultivamos nas horas vagas!
    Beijos Fêeeeeee

    Fernanda França Reply:

    Ju! Bom te ver aqui, linda. Não fica brava, calma, calma! rs… Eu também fiquei. Passou e sabe por quê? Ficou mal pra ela! Pegou mal pra ela! Eu prefiro um livro a mil TVs, mas não nego que vejo novela, rsrsrsrs não sou de ferro. Acho que basta termos olho crítico para momentos como esse: sabermos diferenciar o que absorver ou o que descartar. Né? beijos, amiga.

  15. cris Says:

    Olá eu vi o programa e fiquei passada! Como é que a GNT deixou “aquilo” ir ao ar????? Na minha opinião elas não passam de umas coitadas sub aproveitadas, pois cá entre nós, o que é que elas fazem ou fizeram de bom na TV Brasileira? Que eu me lembre nada. Demonstraram preconceito, futilidade, ignorância e o principal

    Fernanda França Reply:

    Cris, seja bem-vinda ao blog e volte sempre!! Depois desse episódio, nunca mais assisti ao Saia Justa. Nota zero pra mim. Um grande beijo!!! :-) Fernanda.

  16. Ingrid Says:

    Cara Fernanda,
    Após ler seu comentário e de outras pessoas aqui postados, matutei muito a respeito do “Desrespeito da Maetê” com nossa pátria “Mãe” , que grosseria desta brasileira ingrata que renega a nossas origens lusitanas e tece comentários ultrajantes em relação a um povo tão nobre como o português.
    Será que ela não se deu conta que essa nação tão civilizada nos civilizou. Quando este país foi “descoberto” não havia nada de bom aqui, só mato e índio. E os portugueses em toda a sua nobreza, além de trazerem para cá seus degredados (Ladrões, assassinos, prostitutas) tudo de bom que eles tinham por lá, para que pudessem popular nossas terras, nos aliviaram de toda aquela mata inútil com sua providencial exploração predatória de pau-brasil, madeira ordinária que só servia para fabricação de tinta. Pra que tinta?? Só tinha índio aqui, e eles não constroem casa e nem usam roupa, pra que tinta??. Levaram tudo embora, até não ter mais nenhuma arvorezinha vagabunda dessas. Grandes heróis portugueses nos trouxeram o maior avanço da tecnologia européia na época, o escravo, que beleza, ele trabalhava, trabalhava, construía casas, vilas, cidades, estradas, um País. Uma verdadeira maravilha de maquina só parava quando não tinha nem mais uma fagulha de energia em seu invólucro carnal, e quando um falhava ou quebrava, não precisava consertar, era descartável, e o melhor de tudo, se auto reproduzia e era totalmente biodegradável, depois de depositado na natureza, desaparecia totalmente sem prejudicar o meio ambiente. Que beleza de produto, graças aos nossos patrícios ele era abundantemente vendido em tudo que era feira do País. E o melhor de tudo com a implantação dessa nova tecnologia em terras brasileiras os índios logo se tornaram obsoletos para nossos grandes senhores portugueses, pra que ficar fazendo escambo com índio, para que eles trabalhem se temos os escravos. Então em um ato supremo de humanidade dizimaram as tribos indígenas, eles viviam doentes mesmo, melhor sacrificá-los para evitar seu sofrimento.
    Que grosseria dessa atriz em falar tais atrocidades de nossos tão queridos senhores, será que ela não entendeu que quando a colônia brasileira tinha sua economia totalmente voltada para gerar lucros para Portugal, era somente para nosso bem, será que ela não vê que todo o ouro, diamante, e demais riquezas minerais e vegetais que foram contrabandeadas para Portugal era para nosso próprio bem. Muita ingratidão dela em falar tanta injuria contra povo tão caridoso e despojado. Ela tal como nós (Eu, Você Fernanda e todos que postaram comentários) humildes vassalos da coroa de Portugal devemos render sempre homenagens e lhe ser eternamente gratos por tudo que fizeram e ainda fazem pelo bem de nosso País . Se não fossem os estrangeiros ( Europeus, Norte Americanos, etc) como estaríamos hoje? Que seria de nossas crianças e nosso Litoral Nordestino sem o turismo sexual europeu e norte americano. Que seria de nosso país sem as armas de alta precisão vindas dos EUA, Rússia e Israel e que abundam nas mãos dos traficantes. O que seria de nossos filhos, irmãos, pais e mães sem a cocaína, lsd, maconha, crak e tantas outras drogas maravilhosas que assolam as familias brasileiras e que nos são enviadas por nossos adoráveis vizinhos de fronteira. Que seria do nosso comercio sem a pirataria e os produtos chineses. Que seria de nossa população sem a doutrina do povo Norte Americano, que a anos nos ensinam o que pensar, comer, beber e vestir, já pensou se não tivéssemos a Coca cola e o Macdonalds, seriamos o País mais incivilizado do planeta.
    Sendo assim junto-me a você e a toda a comunidade que protestou contra esse ato insultuoso, ofensivo, injurioso que essa atriz cometeu contra o povo português. E como vocês, quero dizer a essa infame mulher que se coloque em seu lugar de humilde subserviente das nações que nos domesticaram e desculpe-se humildemente e de joelhos, INGRATA.

    Fernanda França Reply:

    Ingrid, seja bem-vinda ao blog. Espero que volte mais vezes em situações melhores. Apesar de seu comentário irônico, ele foi bem escrito. Não quero escrever mais do que já foi escrito aqui à época do publicado, mas você acha justo culparmos os portugueses de hoje pelo o que aconteceu há tantos anos? Seria o mesmo que culpar todos os alemães do mundo pelo nazismo. Pessoas que hoje nada têm a ver. Não estou defendendo Portugal em detrimento do MEU país, que é o Brasil. Defendo o respeito e a educação e a atriz não foi educada com o outro país. Só isso. Um abraço, Fernanda.

  17. Beatriz Says:

    Ola Fernanda,

    O desastroso video feito pela Maite Proenca, provoca ainda, situacoes desagradaveis entre nossos irmaos portugueses e nos brasileiros, que nada temos com isso e desaprovamos, por completo, o comportamento preconceituoso que ate que a mascara tenha caido, ninguem pensou que ela tivesse.
    Sou psicanalista, moro em Dubai e, casualmente, encontrei em uma loja, uma familia de turistas portugueses, ficaram alegres em poder se comunicar com alguem que entendia seu idioma, mesmo com toda sutileza e educacao, proprios das pessoas daquele pais, nao deixaram de comentar as vergonhosas imagens da ‘querida’, ‘educada’, ‘sensata’, ‘escritora’, ‘atriz’ Maite Proenca. Me desculpei pelo que ela fez. Senti vergonha, mas ssabemos que o que foi feito e imperdoavel.
    Abracos

Deixe seu recado!