Dia do Escritor

Há poucas semanas, preenchi pela primeira vez em uma ficha (que eu sinceramente não me lembro de onde), no campo profissão, ESCRITORA. Durante muitos anos escrevia jornalista e mesmo quando não exercia mais a atividade – já que saí do jornal em que trabalhava no ano passado e desde então só me dedico aos livros -, ainda assim, eu escrevia jornalista. Aos poucos, por insistência do marido, passei a escrever jornalista e escritora. E então, do nada, mais de um ano depois de ser escritora em tempo integral, eu preenchi ESCRITORA na ficha.

Senti como se estivesse desafiando o mundo, que não acredita que é possível viver de arte no Brasil. Eu me senti quase que cometendo uma loucura, admitindo que sou escritora em um país que parece dar mais valor aos escritores de outros países. Mas, afinal, eu sou escritora! Desde que aprendi a ler e escrever, eu digo que viveria para escrever, simplesmente assim. Por que complicar agora?

Então, eu assumo. Em janeiro de 2010, com a publicação do meu primeiro livro, aos 30 anos, comecei uma nova carreira. E nunca é fácil começar uma profissão depois de anos de dedicação à outra, mas eu digo que nunca deixarei de ser jornalista (inclusive não vejo a hora de voltar a fazer freelas, amo!), mas escrever ficção é hoje a parte mais importante da minha vida. E sou feliz por poder dizer: Muito prazer, meu nome é Fernanda e eu sou escritora.

Hoje, 25 de julho, é o Dia do Escritor. Parabéns para todos aqueles que, como eu, lutam com amor pela valorização da literatura brasileira.

Alegrias,

Fernanda.

13 Respostas to “Dia do Escritor”

  1. Cláudia Says:

    Parabéns pelo Dia do Escritor. Acho muito bacana ter uma amiga escritora, talentosa e que luta por aquilo que deseja.

    Fernanda França Reply:

    Clau, minha amiga querida, obrigada por todo o apoio desde que tudo começou… Saudade!!! Fer.

  2. Juliana Ferreira Says:

    Ameiiii *-* eu sempre coloco estudante =/ mesmo sabendo o que sou – parece que não é o certo a se colocar já que sou iniciante -

    Fernanda França Reply:

    Ju, você vai sentir a hora de mudar, fique tranquila! ;-) Um beijo grande!

  3. Iris Says:

    Feliz dia do escritor, Fê! Que venham muitos livros pra alegrar nossas vidas :)

    Fernanda França Reply:

    Iris, obrigada pelo carinho. Sucesso para nós nessa jornada! Ainda vamos nos ver muuuuuuitas vezes em eventos literários, com certeza! Beijo enorme, Fê :-)

  4. Gabi Graciosa Says:

    Parabéns mais uma vez, Fernanda!
    Amei o post! Com o talento que você tem é claro que terá ainda muito mais sucesso do que já tem na carreira de ESCRITORA!

    Beijos,
    Gabi

    Fernanda França Reply:

    Gabi, obrigada pelo carinho!!! :-) Um beijãooooo e alegrias, Fernanda.

  5. PaulLaw Says:

    Parabéns Fernanda. A reflexão do texto e a mensagem nos servem de exemplo. Sua luta, como tenho dito, é louvável e fadada ao sucesso. Nós estaremos por perto para conferir.

    Um abraço.

    Fernanda França Reply:

    Paul, eu quero compartilhar muitos eventos literários com você, amigo. Sucesso sempre!!! :-) Beijos, Fernanda.

  6. Flávio Says:

    Olá Fernanda,
    Ao ler o seu texto coloquei-me em seu lugar e digo que ainda estou me sentindo como um “pseudo-escritor” ou algo do gênero! Talvez, após a minha primeira ou segunda publicação, eu crie coragem de dizer que sou de fato escritor!
    Não o digo agora por medo ou vergonha, mas por sentir que ainda preciso dar passos maiores que o meu mundo virtual (Blog)!
    Tenho certeza que será uma grande satisfação o dia em que eu me apresentar: Muito prazer, meu nome é Flávio e eu sou escritor!!!!
    Obrigado pelo belo texto!
    Abração,
    Flávio Nunes.

    Fernanda França Reply:

    Flávio, fique tranquilo que essa hora vai chegar!! Você já é escritor porque nascemos escritores, mas eu entendo essa recusa em assumirmos… é natural, eu me senti assim. Só consigo dizer que sou escritora (e às vezes sou reticente) um ano e meio depois da publicação do meu livro. Não faz sentido, mas… eu entendo! (risos). Sucesso na caminhada e volte sempre aqui no blog! ;-) Beijos e alegrias, Fernanda.

  7. Lelei Says:

    De novo, ainda bem que já tenho o autógrafo =) E parabéns pela realização de seus sonhos querida, você merece!

Deixe seu recado!