Aveia: a matéria mais comentada

Pretendo colocar minhas matérias no novo site, assim que for possível (leiam “assim que eu tiver tempo”), mas preciso colocar logo no início deste blog a matéria mais procurada e comentada no meu blog antigo: sobre a AVEIA. Bom, a minha experiência pessoal com a aveia é fantástica. Foram três meses de “dieta” com aveia em todas as refeições. De manhã, farelo no iogurte ou no leite (uma a duas colheres de sopa). Farelo de aveia no almoço também, como uma espécie de farinha que eu colocava sobre o feijão ou qualquer outro alimento. Na janta, a mesma coisa. Fazia bolo de aveia, bolachinha de aveia e outras receitas. De quase 300, meu colesterol baixou para 165, sem remédios. Meu problema é de família, então preciso controlar todos os meses, mesmo com a alimentação saudável que eu tenho. Hoje ainda consumo aveia todos os dias. Ela é a melhor aliada na luta contra o colsterol. Eu sou prova ;-)

Abaixo, a matéria que escrevi no ano passado sobre o assunto. 

ALIMENTOS FUNCIONAIS
Aveia: um aliado contra o colesterol

O cereal pode
ser introduzido
em muitas receitas

Fernanda França

Uma boa alimentação pode auxiliar no tratamento de doenças e melhorar a qualidade de vida das pessoas. Assim, os alimentos funcionais passaram a ganhar a mesa das famílias, que conhecem, cada vez mais, a importância de uma dieta equilibrada. Esses alimentos chamados de “funcionais” são aqueles que têm capacidade de atuar na saúde, além de fornecer nutrientes. A aveia é um deles.
Cereal conhecido no preparo do mingau, a aveia pode auxiliar na diminuição do colesterol e evitar doenças cardiovasculares, além de ser uma importante aliada para o bom funcionamento do intestino. Entre os cereais, a aveia merece destaque pela sua fibra solúvel, chamada de beta glucana. Em conjunto com uma alimentação equilibrada e hábitos saudáveis, a aveia pode auxiliar no controle das diabetes, hipertensão e do colesterol, inclusive com diminuição do LDL, conhecido como colesterol “ruim”.A beta glucana forma uma espécie de gel quando entra em contato com a água no organismo e esse gel é responsável por reter substâncias, que são eliminadas no bolo fecal. De acordo com a nutricionista Josieli da Rosa Souza, do programa “Alimente-se Bem” do Sesi (Serviço Social da Indústria), é importante lembrar que a aveia possui fibras solúveis, que necessitam do líquido. “A aveia ajuda no bom funcionamento do intestino se a ingestão de líquidos for adequada”, explicou.
É recomendado que as pessoas sem problemas renais bebam dois litros de água, suco natural ou chá por dia. Para os diabéticos, é importante lembrar que a aveia pode abaixar os índices de glicose, mas deve ser consumida com orientação de um profissional, já que é rica em carboidratos (açúcares).
Josieli contou que o consumo da aveia também está associado à prevenção de doenças cardiovasculares e que o alimento é calórico, mas nem por isso deve ser fonte de preocupação sobre o peso. “Tudo depende do conjunto. Pode engordar se você tiver uma vida sedentária e sem alimentação equilibrada”, disse. A aveia deve ser incorporada à alimentação sem que se esqueça que os resultados dependem de vários fatores. “Um profissional de saúde pode indicar a dieta de acordo com cada pessoa”, orientou a nutricionista.

RECEITAS
Entre os tipos de aveia, o que possui maior quantidade de beta glucanas é o farelo de aveia, seguido pelos flocos e pela farinha. Todos os tipos de aveia podem ser incorporados na alimentação e não mudam o sabor da comida. “A aveia é um alimento muito bom e usamos em várias receitas no curso”, contou Josieli. O programa “Alimente-se Bem” oferece um curso de culinária gratuito com o propósito de ensinar receitas saudáveis a baixo custo para a população. Muitas receitas utilizam alimentos funcionais, inclusive a aveia.
“Todos gostam da panqueca de aveia com soja, ela é campeã”, lembrou a nutricionista. O programa ainda ensina outras receitas com o alimento, como o cereal matinal, bolachinha de aveia e tutu de feijão com aveia. “Dá para colocar aveia na almôndega, sobre a fruta, no feijão em vez de farinha ou bater com leite e uma fruta”, sugeriu Josieli.
O consumo recomendado de fibras por dia é de 25 a 35 gramas, o que pode ser conseguido com uma alimentação que dê preferência às frutas, legumes, verduras e, inclusive, com a aveia.

NOVOS HÁBITOS
Alimentação saudável
pode prevenir doenças

Receitas
precisam ter
equilíbrio de
ingredientes

Os alimentos funcionais, que auxiliam na prevenção e combate de doenças, não são os únicos responsáveis por uma vida sadia. Não basta introduzir um alimento em uma dieta – ela precisa ser equilibrada e saudável. O ideal é o consumo de vários alimentos funcionais todos os dias, aliado à prática de exercícios físicos e ingestão de líquidos entre as refeições.
A nutricionista Josieli da Rosa Souza garantiu que a mudança de hábitos na alimentação pode ser muito importante na melhora da qualidade de vida. “Um problema de saúde leva ao outro e às vezes a pessoa come coisas erradas, em horários errados e em quantidades erradas. Com uma mudança, conseguimos melhorar a saúde da população”, disse.
O equilíbrio na dieta inclui alimentos reguladores, com vitaminas, minerais e fibras (frutas, verduras e legumes), construtores, que possuem proteínas como, por exemplo, carnes, ovos, leites e leguminosas, e alimentos energéticos, que precisam ser consumidos moderadamente. São eles o arroz, macarrão, trigo, milho, batata, mandioca e outros. “Temos que consumir e gastar a energia”, lembrou a nutricionista.
Entre os principais alimentos funcionais estão os cereais (fibras), frutas cítricas (vitamina C), alho (na prevenção de alguns tipos de câncer, queda do colesterol, auxílio à imunidade), peixes de águas frias (ômega 3), leites e derivados como queijos e iogurtes (controle da osteoporose), tomate (antioxidante), soja (com isoflavonas, no alívio dos sintomas da menopausa, controle de osteoporose e colesterol), brócolis, couve e couve-flor (desintoxicação do fígado) e castanha do Pará, que fortalece o sistema imunológico.
A linhaça merece destaque entre os alimentos funcionais. Possui vitamina E, auxilia no combate ao envelhecimento precoce e doenças degenerativas e é rica em ômega 3 e ômega 6, que combatem as doenças do coração, além de diminuírem o colesterol, como a aveia. Para aproveitar ao máximo a semente, o ideal é triturá-la no liquidificador. O farelo pode, então, ser utilizado em várias receitas, inclusive no preparo de pães e bolos. (FF)

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31 Respostas to “Aveia: a matéria mais comentada”

  1. Elianinha Says:

    Se você não comentasse sobre o caso de família com o colesterol não acreditaria.
    Minha prima faz um pão com farelo de aveia que o João Pedro ama. E eu amo em vê-lo comendo com gosto.
    Beijão!!!

    Fernanda França Reply:

    É verdade, a família toda por parte de pai tinha problema de colesterol alto e atualmente meu pai e irmão tomam remédio. Eu ainda engano a genética com aveia e exercícios físicos (hoje em dia). Ainda falo mais sobre isso ;-)

  2. Lelei Says:

    Humm, muito bom saber disso menina :)
    Minha mae usava o suco de laranja com beringela, que baixou o colesterol dela tambem!… Valeu a dica. Beijos!

    Fernanda França Reply:

    Aveia na veia, rs ;-) Eu tentei água com berinja, mas para mim, infelizmente, não deu resultado… E tudo o que é natural, como a aveia, vale a pena ser testado, né? Ah, o farelo é melhor. Beijos.

  3. Dea Says:

    Adorei o cantinho novo! E também adoro aveia!

    Fernanda França Reply:

    Aveia é bom e faz bem, né? Adorei te ver aqui, Dea.

  4. Telma Says:

    Oi Fernanda, que bom que finalmente nos apresentaste o teu novo blog! Eu estava ansiosa por conhece-lo, rsrs. Gostei de ver o meu nome no primeiro post do blog, muito obrigada pelo carinho. Eu gosto muito de aveia e fico feliz em saber que ela ter tantos benefícios. Um óptimo dia para ti. Beijinhos

    Fernanda França Reply:

    Telminha, você é uma leitora muito querida!!! Bom te ver por aqui. Beijos, Fê.

  5. Vivien Says:

    oi, amiga! Eu adoooooro a papa de aveia que minha mãe faz. Meu papagaio tb ama ahuahauahua… Querida, que honra ser citada em seu primeiro post. Como agradecimento, saiba em primeira mão: estou empregada!! Voltarei a trabalhar na mesma empresa onde eu trabalhava antes de ir para PoA. Estou radiante, ansiosa para colocar a mão na massa ehehehe… xêro e obrigada pelo carinho!!

    Fernanda França Reply:

    Sil, você merece, querida!!! Estou muito muito feliz por você!!! :-) Deus é bom. Parabéns e bom recomeço. Com carinho.

  6. Téti Says:

    eu sempre tenho tomado uma vitamina agora na gravidez, amiga… leite, frutas e AVEIA. às vezes coloco até cebnoura ou beterraba no meio. Tipo uma “bomba” saudável kkkk amo aveia! tenho uma receita de bolo de aveia com maçã… hummmmm
    beijossss

    Fernanda França Reply:

    Manda a receita pra mim, por favor? ;-)
    Beijinhos, Fê.

  7. » Blog Archive » Tira-dúvidas Says:

    [...] aveia engorda – Não, aveia não engorda e faz um bem danado. Escrevi sobre isso aqui. [...]

  8. maria augusta Says:

    eu tenho 36 anos e quando eu era adolecente eu vivia engordando e emagreçendo depois que eu passei a consumir linhaça o meu peso ficou super equilibrado e hoje en dia eu nao so tenho um peso otimo como tb ate a minha pele e o meu cabelo ficaram bem mais bonito eu aconselho a quem quer levantar a alto estima coma linhaça diariamente por que o resultado e maravilhoso =)

    Fernanda França Reply:

    Maria Augusta, obrigada por compartilhar sua experiência aqui no blog. Volte sempre! Beijos, Fernanda. :-)

  9. Dea Says:

    Eu como todos os dias um cereal com aveia para o coracao, e agora estou dando ao meu marido mingau de aveia para que ele engorde um pouco ja que esta baixo de peso.

    Fernanda França Reply:

    Dea, obrigada por compartilhar sua experiência aqui no blog. Volte sempre! Beijos, Fernanda

  10. Regiane Ramos Says:

    Achei esse blog por acaso, mas , gostei muito. Tenho ingerido aveia c/ comida. Comecei por mim mesma , pois tenho o intestino preguiçoso, porém estou preocupada c/ o peso. Estou um pouco acima , e temo em engordar alguns quilinhos por conta disso. devo me preocupar ou não ?

    Abraços

  11. ROSINICE CARVALHO Says:

    Eu tenho diabete e comentando com um amigo o sobe e desce de minha glicose ela falou da aveia, e como ele coseguiu fazer o controle, fiquei toda animada e tentarei usar aveia em meu café da manhã, preciso levantar meu astral, pois ando sem vontade até de escrever no meu blog, rosasonhadora.

  12. Dalcione Ibrahim Says:

    como papa de aveia e adoro.Sou diabetica e hipertensa, sei que mal não vvai fazer mas eo carboidrato? será que não vai subir ? meu colesterol estava 170mg/dl no mês de Outubro a gliose atualmenta estar 170 é um sobe e desse fico aás vezes com medo faz somente tres meses que a glicose não deu normal, ainda não me acostumei com essa ideia. às vezes choro minha familia não existe diabeticos, faço dieta mais morro de fome egrito quero COMER………..

  13. Dalcione Ibrahim Says:

    no dia 25 de Janeiro irei para endocrinoogista,fazer novos exames emagreci 6kls , basta já matriculei em musculação e aeróbica eu fazia hidroginástica há muito tempo tenho 162 de altura me peso 63kl a médica não acreditou que estivesse diabética. Por quê a glicose não fica normal? não entendo eu odeio enão me acustumo mesmo.beijos . Por favor me ajudem,agradeço

  14. Dalcione Ibrahim Says:

    Fernanda, minha dieta é um porre paõ, leite uma banana pela manhã; arroz 5colheres, com verduras duas colheres no almoço . Amo macarrão meu Deus. como carne aves, peixe sardinha, mais nada substitui o macarrão. Sinto falta d sorvete e chocolate não sou de muito doce amém.Detesto assugrin ou outro adoçante e………ca. beijos , foi um prazer Dalcione.

  15. lindraci Says:

    olá gosto muito do pão de aveia vou sempre utilizar e tb o mingau

  16. elys rejane de moura Says:

    Gostei muito da dessa matéria e vou fazer algo por mim
    e com aveia.
    beijos

  17. Dalcione Ibrahim Says:

    Olá,Fernanda hoje estou com 58kls, maravilha…. perdi 13kls sou betinha( diabética),estou sempre regulando-a. mais sou feliz graças a DEUS. continuo na aveia, frutas, `as vezes feijoda, caldinho,macarrão não deixo mesmo. Hoje fiz tudo de exames espero que´só venha o que é bom tenho fé em Deus meu pai, meu tudo eternamente. Amém. beijos, beijos e obrigado.

  18. Eu Paciente, site de perguntas e repostas voltada a saude Says:

    Eu Paciente, site de perguntas e repostas voltada a saude…

    [...]Aveia: a matéria mais comentada |[...]…

  19. cenaslim Says:

    Vou certamente continuar a seguir assim como voltar a
    visitar varias vezes, o site esta bastante porreiro

  20. Neide Jabur Says:

    Estava muito preocupada em relação a comer aveia porém depois de ler essa matéria e como ouço todas as vezes em que vou ao médico é isso, comer o suficiente de três em três horas, máximo 5 frutas ao dia, 3 colheres de arroz (agora como integral) 3 de feijão, salada a vontade ( dá até vontade de relinchar kkkkkkkkk) legumes mais ou menos quatro colheres (depende do legume) pão não deixei de comer porém só como integral 2 fatias de manhã e a tarde as vezes tb, outras vezes fico no suco e na fruta, a noite é que a fome aperta tenho vontade de comer tudo daí encho a barriga de água e vou dormir, fazer o que né, mas sou muito feliz tenho um marido e três lindos filhos que são a razão da minha existência, que Deus abençoe a todos vocês.

  21. leila Says:

    meu nome é leila gostaria de saber se a inclusão da aveia nas minhas refeições afeta na perca de peso, estou com o colesterol alto e fazendo dieta. e parabens pelo trabalho.

  22. leila Says:

    meu nome é leila gostaria de saber se a inclusão da aveia nas minhas refeições afeta na perca de peso, estou com o colesterol alto e fazendo dieta. e parabens pelo trabalho…

  23. marcia Says:

    boa noite meu nome e marcia tenho habito de comer aveia todos os dias como se fosse um vicio consumo por dia cerca de 300 ou 400 gramas de veia gostaria de saber se pode causar algum mal a minha saude .

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