Ensaio sobre a cegueira

Quando comprei “Ensaio Sobre a Cegueira”, de José Saramago, há alguns meses, eu não lembrei do fato de que um filme estava sendo rodado baseado no texto do escritor português e ainda mais com direção do brasileiro Fernando Meirelles, do ótimo “Cidade de Deus”. Na verdade, eu sou uma louca por livros e depois que os compro eles podem passar meses na estante, até serem escolhidos. Há poucos dias, encontrei Saramago e agora não consigo tirar da cabeça: como é que eu não li antes nenhum livro desse homem?

“Ensaio Sobre a Cegueira” é brilhante. Do começo ao fim, pela linguagem diferente e única utilizada pelo autor (quero ver um doido qualquer tentar colocar vírgula no lugar da interrogação pra ver o que sairia), uma história incrível, personagens bem construídos e sem nome, narrativa que prende a atenção. Eu não queria parar de ler e chegar ao fim foi um alívio e ao mesmo tempo uma saudade. Sempre tenho essa sensação quando acabo de ler uma obra prima.

Entre livro e cinema, fico com o primeiro. Mas também adoro cinema, de verdade. Não sei como um texto denso como esse ficará na telona, mas o diretor é fera e deve ter feito um trabalho maravilhoso. Estou curiosíssima para ver o resultado. Por enquanto, já penso no fim da quarentena de marido para escapar a uma livraria e adquirir mais obras de Saramago.

Falando em literatura, eu atualizo sempre a lista de livros lidos aí ao lado esquerdo no blog. Passei a colocar um resumo e minha opinião sobre cada obra este ano.

Em tempo: O blog do filme Blindness (Cegueira), escrito pelo Meirelles, é esse. E é uma delícia de ser lido.

Boa semana a todos, com muita leitura. Ler é uma grande viagem.
Alegrias,
Fernanda.

Tags:

Deixe seu recado!