Lua Nova por uma leiga

Então as meninas e as não-tão-meninas estão apaixonadas pelo Edward há tempos, que eu sei. Leem os livros, devoram as páginas, suspiram pelo vampirão e lotam os cinemas. Mas eu não li nenhum dos livros, embora (como sempre digo) já admiro a escritora, mesmo sem nunca ter lido, porque fazer o povo ler é uma vitória. Ela deve ser boa mesmo. Mas não li e fui ao cinema ver Crepúsculo e agora Lua Nova.

_29122009_luanovaO melhor mesmo foram os comentários. Ele: “Esse vampirinho não tem pegada, né?”. E eu “O lobinho é bem mais hómi, né?”. Depois: “Mas pensou ter que virar vampira pra só depois descobrir que o vampirinho não dá conta do recado? E ser condenada a ficar com ele para sempre?”. E daí pra pior.

À parte das piadas e do fato que, sim, acho que o lobisomem é mais fortuço e garanhão que o branquelo dentucinho, há algumas coisas que incomodam a mim, espectadora que não conhece a história. Sabem? Aquela coisa de que um dos lobinhos machucou a namorada, por exemplo. Ficou furiosinho e destruiu o rosto dela. E ela fica com ele toda dócil. É comigo, fofo? Vai pra coleira, cachorro. Não faz sentido os homens todos desse filme serem tão “viris” a ponto de serem, na verdade, retratos de alguns homens violentos do mundo real. O vampirinho é a mesma coisa, empurra a amadinha para protegê-la, machuca porque quer seu bem. Que bem é esse?

Tá, eu sei que tirei o romance da coisa, mas me incomoda esse tipo de coisa. A mocinha do filme acha supernormal, sabe. Eu não acho. Mas tirando a veia crítica além da conta, o filme é bonitinho, apesar de lento (o primeiro é mais ágil e melhor). Mas essa Bella só se mete em confusão: primeiro vampiro, depois lobisomem. Será que ela não cogita em professor, engenheiro, pedreiro, mecânico, qualquer coisa normal? Eu, hein. :mrgreen:

Alegrias,

Fernanda.

Tags: ,

16 Respostas to “Lua Nova por uma leiga”

  1. Lilian Raquel Says:

    Oiii Fê
    eu já li todos os livros e conheço bem a historia
    e sinceramente é impossivel retratarem bem o Edward no cinema, como nos livros, assim como alguns outros personagens.

    Normalmente adaptar livros pra filmes é algo que nunca fica 100%, em filme fazem as coisas mais corridas e não explicam quase nada. Por isso digo que se você ler o livro vai ver um Edward totalmente diferente, tanto que eu só fui gostar do Jacob nos filmes, pq nos livro dois e tres ele é insuportalvel pra mim.

    Bom final de ano pra ti, e um otimo 2010!!!!!

    Fernanda França Reply:

    Lee querida, obrigada pela sua opinião. Vou me lembrar desse comentário no dia em que ler o livro ;-) Beijos!!!!

  2. Flavia Fraga Says:

    Eu ODEIO Crepúsculo!
    Tentei assistir o primeiro filme, mas achei tãooooooooooooo chatooo, tão meloso, um filme 99% romance, nada a ver com vampirismo, eu dormi no início do filme, ruim demaissssssssss!!!!
    Filme bom de vampiro é Nosferato (1922)!!!!
    Bjs, Fê. O post dos animais foi lindo, amei!

    Fernanda França Reply:

    Hahahaha adorei o comentário. Como é bom ver diversidade, cada um pensa de um jeito! De qualquer forma, como eu sempre digo, admiro quem atrai grandes públicos e leitores. Beijos, querida.

  3. Rúbia Says:

    Só te digo uma coisa: os filmes são PÉSSIMOS! haha Eu nem imagino como alguém, que não leu os livros, tenha interesse em ir ver os filmes, sério! Eu não veria! hehe
    E, sem dúvidas, pra quem espera “sekso” vampiresco, como a maioria é, nem vá ver… Isso tem em “True Blood”! heheh
    Eu não gosto do Jake, o lobisomem, embora ele tenha salvo o 2º filme. No 2º livro, entretanto, eu bem pulei partes e partes da parte chata dele! hehe Claro que depois voltava e lia, sem saco, mas pulei… Eu sou romântica, né? hehe Odieiii ele “entre” o casal! hehe
    Enfim, amiga, eu não sou fã dos livros. Sem dúvidas a escritora sabe como prender… Dá até crise de abstinência depois que os livros acabam pra quem conseguiu chegar no último. Tem quem ñ goste e não consiga ler mais que o 1º…
    Ih, esse é um assunto longooo pra mim! haha Qdo nos vermos, continuamos! hehe
    Mas, ó, ñ usa como parâmetro os filmes! ;)

    Fernanda França Reply:

    Amiga, não usei como parâmetro, não, eu sei que livro é muito diferente de filme, mas eu precisaaaaaava comentar do filme, foi até engraçado ver o lobinho e o vampirinho, rs. Um dia lerei os livros, um dia ;-) beijos.

  4. Flávia Bergqvist Says:

    Eu tb não li os livros. Não consegui… Até tentei, mas contrário ao que a mulherada toda diz por aí, as primeiras páginas não me “prenderam”.
    Tb bato palmas pra escritora, pq comover esse taaaanto de gente a ler já é por si só um grande fato. Bato palmas tb por saber que ela tem a mesma religião que eu (somos mórmons) e que ela fez uma história que envolveu tanta gente sem usar de sexo, drogas, palavrões e etc. Pra isso, bato palmas de pé.
    Só sei que o filme tá aqui em casa – minha mais velha pediu o Crspúsculo de presente. Ainda não tive ânimo de ver, mas qq hora vou fazer o esforço. Só pra dizer que vi, rsrs.
    Bjks!

    Fernanda França Reply:

    Flávia, gostei de saber sobre a religião dela (e a sua) e todo o livro que foi lido por tanta gente e não tem sexo, drogas e outros “atrativos” assim. Depois me conte mais sobre sua religião, sou muito aberta e gosto de conhecer. E sobre a escritora, temos de bater palmas para quem atrai tantos leitores. Mesmo quando não gosto de ler, eu admiro. Beijos! :-)

  5. Denise Says:

    Eu concordo com a Lilian. O Edward dos livros é beeeeeeeeem diferente do Edward do cinema. Lua Nova foi o livro mais chato pra mim mas em compensação gostei do filme. O Jacob do cinema é mais legal que o Jacob dos livros (oh lobinho chato). É um romance meloso e bem lá no fundo, toda mulher gosta de um romance meloso com aquele principe encantado perfeito. No caso da Bella, um vampiro.

    Boa virada de ano pra você e um 2010 cheio de realizações !

    Fernanda França Reply:

    Dê, o príncipe é legal mesmo, a ideia desse romance “proibido” é bacana, mas é que eu não resisti em comentar o filme (que deixa bem a desejar). O livro deve ser ótimo – mas sendo ou não sendo, como já disse, admiro a escritora e bato palmas! beijos Fê :-)

  6. Samantha Says:

    ô amiga, neeeeeem de perto dá pra comparar os livros com o filme…
    Os livros são ótimo sim, prendem sim e me deixaram apaixonada pelo Edward sim.
    Quem vê o filme sem ler os livros … não faz idéia de como o personagem Edward é na verdade … nem o Jacob tb .. muito diferentes…
    O filme Lua Nova ainda é bem melhor que o filme Crepúsculo, mas nem chegam perto da sedução que são os livros.
    É começar a ler e ficar viciada na história…com certeza …vc devia tentar!
    Afe quantas reticências … rsrsrsrs mas a historia toda dos 4 livros me ganhou! Li os 4 em 2 meses. Pra quem trabalha, faz pós, tem filhote, casa e marido pra cuidar, sabe que não é fácil arrumar tempo para ler tanto. Mas valeu cada minuto sem dormir que eu fiquei lendo, viu?
    NUm fiz um comentário tão longo… Affff
    Beijo
    Sam

    Fernanda França Reply:

    Sam, adoreeeeeei te ver comentando aqui, volte sempre, linda. Eu ainda lerei os livros. Com Harry Potter foi assim, demorei à beça, mas depois li os sete e me apaixonei (adoro mesmo). Já disse e repito: admiro a escritora e todos os escritores que são best-sellers. Há algo no que escreveram que atraiu multidões e isso é fantástico!!! Beijos, Fê.

  7. Bia Serpa Says:

    e você está me dizendo que Crepusculo é mais “ágil” do que Lua nova?
    Jesus me chicotea! eu ja vi filme ruim mas esetl de crepusculo ta entre os top do top.
    Será que deixei meu romantismo em algma gaveta?
    bjs

    Fernanda França Reply:

    Hahahahaha Bia, foi a impressão que eu tive na hora, mas eu nem me lembro mais direito de Crepúsculo, então posso estar errada, rs. Eu sou romântica, mas acho que sou prática também, então depende da situação. Olha, não acho os filmes exatamente românticos, mas os livros devem ser, por isso não posso opinar, rs. Beijos.

  8. Liesl78 Says:

    Fe, Stephenie Meyer eh pessima escritora mas otima contadora de historias. Eu devorei os 4 livros em 2 semanas, e olha que o ultimo tem 750 paginas e eh um tiro no pe. O que eu mai gostei foi o Eclipse.
    Mas que o Lobinho eh gostosinho, isso eh (e ele tem 17 anos, vou presa!)

  9. Lelei Says:

    Putz eu já tava no desânimo de ver o filme, agora que você falou que não vale o vampirinho, vou esperar sair na sessão da tarde da TV, hahaha….

Deixe seu recado!