Bern – Suíça

Em Bern, a capital da Suíça!

Em Bern, a capital da Suíça!

Chegamos à capital da Suíça, Bern (em alemão e inglês) ou Berna (em português) e Berne (em francês), nome que vem de “urso”, que é o símbolo da cidade. Da estação de trem, viemos para o albergue, mas paramos pelo caminho para ver as várias fontes de água potável e adornadas que a cidade possui. São diversos nomes e temas, como o Moisés, a fonte da Justiça, do Golias e a mais doida, do Ogro, em que um monstrão aparece comendo uma criancinha (calma, calma, é só uma estátua).

Passamos pela Prision Tower, pela Clock Tower e fomos para a Einstein-Haus, ou seja, a casa do Einstein. O físico morou na cidade durante alguns anos, no começo de sua carreira, e alguns objetos ainda estão lá. Foi muito bacana conhecer o lugar em que ele esteve e logo me lembrei da minha mãe, que adora Einstein.

Continuamos o passeio pela cidade e conhecemos a Catedral, belíssima, e fomos à igreja de St Peter e St Paul. Mais fontes e chegamos ao Congresso e ao Banco Nacional Suíço. Na mesma praça, acontecia uma feira local com produtores de… queijos! Provamos alguns deliciosos: queijo de vaca, de cabra e até de ovelha! Conversamos com a senhora da fazenda e trouxemos um pedacinho de cada para comer no albergue. Delícia!

Bern é uma cidade grande, mas que conserva um grande charme de cidade pequena. Suas fontes espalhadas em todos os cantos, as casinhas antigas que parecem combinar as cores e o estilo e a gentileza do povo fazem do lugar mais um grande cantinho da Suíça.

Passamos no mercado para comprar a janta e estamos programando nosso passeio de amanhã… ainda na Suíça. Último dia nesse país maravilhoso.

Alegrias,

Fernanda.

Clock Tower

Clock Tower

Na casa do Einstein - foto dele com a 1ª esposa, Mileva

Na casa do Einstein - foto dele com a 1ª esposa, Mileva

Tags: , , , , ,

27 Respostas to “Bern – Suíça”

  1. Vivien Says:

    Estou adorando todo esse relatório de viagem e as fotos! Minha preferida, até agora, é a do post anterior (Brienzersee): digna de um mega porta-retrato. Agora vê se não coloca muita foto de chocolate e queijos por aki senão eu morroooooo! xêro, amiga, e continue se divertindo nesse sonho!

    Fernanda França Reply:

    Amiga, obrigada pela foto preferida, estou anotando o que todo mundo fala e depois vou imprimir para colocar em porta-retrato mesmo. ;-) Um superbeijo, querida!

  2. Ana Says:

    O que eu mais gostei foi da casa de Einstein, que legal!!! E vc, sua danada, ainda tirou uma foto lá dentro! Podia? Ou foi na moita? hahaha. Adorei!

    Beijo! :-P

    Fernanda França Reply:

    Hahahaha podia!!! Eu quase nunca tiro se não pode, ou se só pode sem flash eu respeito… enfim. Mas nesse lugar podia, sim. Eu só “quebro regras” se for algo muuuuito especial, rs. Beijos, Fê.

  3. Lelei Says:

    Nossa me lembrou bem a Holanda! Coisas de Europa! E adorei os nomes das fontes, será que tem concurso pra dar nome? E é super legal ver onde esse pessoal importante morou né, eu sempre tenho o sentimento de que no fundo eles não eram tão especiais assim, mas gente como a gente… E que a gente pode ser importante que nem eles um dia também, porque não? :)

    Fernanda França Reply:

    Eu ainda quero conhecer a Holanda!! E será que seremos famosos um dia? Eu não quero ser famosa depois de morta, eu quero ser ainda viva, hahahaha! Beijos, amiga!

  4. Nanda Says:

    Cada lugarzinho charmoso! O legal de ir por conta própria é isso…descobrir cidades menores, explorar com calma cada lugar. Tô “viajando” com vcs.
    Bjs.

    Fernanda França Reply:

    Tô adorando ter pessoas tão bacanas viajando comigo. MESMO!!!! :-)

  5. Elianinha Says:

    O Alexandre Manara, do jiu jitsu segue quinta-feira para a Suíça. Vamos ficar na torcida pelo desempenho dele.
    Mais uma vez, você charmosa em lugares charmosos. Parabéns ao Mauro!
    Beijos …

    Fernanda França Reply:

    Vamos torcer!!!! Que bacana, depois me conte o resultado. Beijos!!!

  6. Juliana Canduzini Says:

    Fê, que viagem maravilhosa!
    Sua carinha de felicidade e a do Mauro deixam a gente feliz daqui!
    Cada foto, cada lugar lindo!!!!!!!
    Que privilégio poder passar por lugares tão interessantes!!!!!!!!
    Depois vc nos dá várias dicas, viu Fê!
    Beijinhos pra vc e pro Mauro!!!!!!
    aproveita muuuuuuito!
    Mil beijos
    Ju

    Fernanda França Reply:

    Ju, serei guia de vocês com o maior prazer!! E depois ainda mostro todas as fotos ao vivo, rs… Beijo enorme, Fê.

  7. Luciana Says:

    Que legal! E eu nem imaginava o que havia na Suiça… risos… Einstein-Haus?! Deve ser um lugar bacana de se conhecer…
    Beijos,
    Lu

    Fernanda França Reply:

    A Suiça é 10!

  8. Rafael Says:

    Nossssaaaaa!!! Na casa do Einstein!!!!! Que sonho!!! que tudo!!!!! Eu sou super fã do Einstein!!! Adoro ele!!!

    Fernanda França Reply:

    Eu também!!! :-)

  9. alexandre Says:

    oi obrigado pela torcida deu certo valeu

    Fernanda França Reply:

    Alexandre, que bom!!!! Fico muito feliz. Seja sempre bem-vindo ao blog. Abraços, Fernanda.

  10. flavio Says:

    Oi fe.. tudo bem com vc a Suiça é fantastico gostaria muito de ter oportunidade de trabalhar em Genebra vc sabe como, mande e-mail me informando com eu faço sou de São Paulo Capital beijosss…….

    Fernanda França Reply:

    Flávio, seja bem-vindo ao blog!! Não sei como trabalhar lá, infelizmente não posso te ajudar. Meu negócio é viajar como turista mesmo, rsrsrsrs. Boa sorte!! Um beijo, Fernanda.

  11. Daniela Says:

    Oi fernanda,

    Adorei seu bolg, parabéns!

    Estou indo agora em maio pra Suiça, ficarei 5 dias e 4 noites depois iremos para a Italia.

    Gostaria de saber sua opnião, vc acha melhor ficar em Interlaken ou Bern para então visitar as cidades ao redor (Alpes)?

    Vc indica algum Albergue? Vc pesquisou por qual site?

    Se vc puder ajudar te agradeço!

    Fernanda França Reply:

    Oi Daniela! Seja bem-vinda e volte sempre! Olha, depende muito do que você quer conhecer na Suíça. Bern é a capital, linda, mas os alpes são coisa de outro mundo, belíssimos, seriam a minha opção. Interlaken é uma região muito bacana, eu indico. E a cidade de que mais gostei da Suíça foi Zermatt, mas veja se não fica muito fora de mão pra você. Pesquiso hospedagem por vários sites, entre eles: http://www.hostels.com, http://www.tripadvisor.com (ótimo para pesquisar, depois você reserva em outro site) e http://www.venere.com Boa sorte!! Um beijão, Fernanda.

  12. Liliana Says:

    Olá, Fernanda França, que legal o seu blog, adorei ver a Cidade de Berna, em Frances, alias meu nome é Liliana Berna, mas no Registro ficou Berne; tenho muita vontade de conhecer a Suiça, os Campos são exuberantes,pelo menos pelas fotos que estou vendo nas imagens de Berna.
    Qual a sua Cidade no Brasil? Eu estou em São Paulo/Capital.
    Liliana.

    Fernanda França Reply:

    OI Liliana! Desculpe pela demora em responder. Berne é um lindo sobrenome, inclusive é um dos nomes pelos quais Berna (ou Bern) é chamada (em francês). Eu sou paulistana, mas atualmente moro em Paulínia, interior de SP. Um beijão e volte sempre ao blog! Fernanda.

  13. Tatiana Says:

    Oi Liliana!!
    me tira uma dúvida: você conheceu os pontos turísticos de Berna em 1 dia só??
    pelo que vejo nos blogs de outros viajantes, Berna dá pra fazer tudo a pé…é verdade??
    obrigada!

    Fernanda França Reply:

    Oi Tatiana!
    Sim, dá para fazer tudo a pé em Berna, muito fácil e tudo perto. Vale a pena! É o melhor jeito de se conhecer uma cidade.
    Adoramos Berna. Não era a prioridade, então não ficamos mais, mas tenho a sensação de ter conhecido tudo o que eu desejava, Foi ótimo.
    Boa viagem!
    Volte sempre!
    Beijos,
    Fernanda.

  14. Lucas Says:

    Nossa, maravilhosos: seu blog e seus posts.
    Você traz, sem dúvidas, muitas informações relevantes para mim, que, pelo menos, pode viajar dentro do Brasil… pois não tem cacife para ir à fora.
    Agradeço por ter criado este blog!
    Beijos,
    Lucas

Deixe seu recado!