Palavras

Outro dia eu perguntei no Twitter “Qual é a sua palavra favorita e qual você menos gosta”? Vou colocar abaixo algumas das palavras mais citadas pelo pessoal.

Palavras preferidas

Amor, Paciência, Cumplicidade, Saudade, Fé, Perdão, Solidariedade, Amizade, Esperança, Mãe e Família.

Piores palavras

Inveja, Egoísmo, Vingança, Prepotência, Mágoa, Tristeza, Injustiça e Descaso.

E eu?

Tenho muitas palavras preferidas: Amor, Solidariedade, Amizade, Paz. Mas há duas que mencionei quando comecei o “questionário” no Twitter: Obrigada e Fé.

Obrigada porque é com ela que agradecemos por tudo. Pela vida. Pelo amor. Pelos amigos. Pela família. Obrigada demonstra a humildade, porque não fazemos nada sozinhos. E o reconhecimento. Gosto da palavra porque muitos se esquecem de que ninguém é obrigado a nos ajudar, mas muitas pessoas o fazem por solidariedade, amizade ou amor e por isso merecem, sim, agradecimento. E porque precisamos dessa dose para seguir em frente. Posso ter fé em Deus e você pode ter fé na vida. Mais uma vez, a nomenclatura não importa. Ter fé é acreditar, ter esperança, seguir. Temos fé de que tudo vai melhorar, de que conseguiremos atingir nossos objetivos e de que as tempestades nunca ficam para sempre. Fé é uma palavra linda e cheia de força.

A palavra de que menos gosto é egoísmo. Nela estão implícitos os piores sentimentos: muitas vezes a inveja, a prepotência, a falta de solidariedade e outros sentimentos mesquinhos. O egoísmo cega as pessoas, porque elas acreditam que merecem tudo para si (e só para si) e que, por isso, podem passar por cima dos outros. Com isso, usam outra palavra de que não gosto: mentira. O egoísta mente, às vezes para justificar os seus atos, outras para tentar acreditar de que não é aquilo o que é. Egoísmo é uma palavra que tem um significado que me incomoda muito.

E para você, qual sua palavra preferida? E a que menos gosta?

Alegrias,

Fernanda.

3 Respostas to “Palavras”

  1. Ana Says:

    Palavras preferidas: Obrigada, Desculpe. Servem pra muitas coisas, em muitas situações, além de abrirem muitas portas.

    Piores palavras: Qualquer uma que reflita a Arrogância. Que, na verdade, não são apenas palavras mas frases ou expressões, Eu tenho, eu fiz, eu sou, eu sei. Expressões que desprezam a opinião do outro, ridicularizando e colocando a pessoa numa posição de sabe tudo. Enfim, se tivesse que resumir em uma palavra seria a arrogância mesmo. Acho insuportável.

  2. Lu Says:

    Oie, faz tempo que tenho esse post em mente, precisei de um tempo para refletir. Conclui que a palavra que menos (para não dizer não) é hipocrisia. A palavra que mais quero ouvir, no momento, é Mamãe. E uma das palavras que mais gosto é Vidya porque me transmite bons sentimentos: saudação, agradecimento, força, otimismo… E seu significado, infelizmente, não me recordo.
    A palavra que mais gosto de ler, quando você escreve é Alegrias!
    Beijos,
    Lu

  3. Lelei Says:

    Eu respondi pelo Twitter, não?

Deixe seu recado!