Pequenos espaços

Quando eu me mudei de cidade, fui morar numa casa. Tudo arrumadinho, a leitora e arquiteta Sil me ajudou a aproveitar bem os espaços, tudo estava certo. Sete meses depois, fomos furtados, a casa invadida, e eu não quis dormir mais lá. Foi uma loucura, quem se lembra do antigo blog? E nunca imaginamos morar num apê, sempre quisemos casa. Os dois moraram a visa inteira em casa na capital, sem problemas, mas aqui a coisa foi diferente. E tudo aconteceu num domingo, na segunda fomos procurar imóveis para alugar, na terça pedi ao meu pai para vir ser fiador, na quarta fechamos e na quinta ou sexta, não me lembro, começamos a mudança.

Tivemos de enfiar os móveis de uma casa que deveria ter uns 200 m² em um apartamento de 70 m². Um ano depois, conseguimos nos mudar para nosso apêzinho lindo, nosso mesmo, uma conquista suada, nossa!, mas deliciosa. E eis que os mesmos móveis tiveram que ir para nosso lar doce lar de 62 m². Imaginem como ficou?

O problema é que eram muitos móveis para pouco espaço. E sem dinheiro para contratar um profissional e fazer móveis planejados, demos um jeitinho em tudo e deixamos na casa da minha avó o que não coube aqui. Vai ver que é por isso que me interesso pelo assunto decoração e otimização de espaços, hoje em dia. Por isso, compartilho alguns vídeos bacanas que encontrei pelo mundo YouTube afora.

Caso 1) Um apê de 36 m² que ficou aconchegante e muito chique. Adorei os aparadores virando mesa (o máximo!!) e a linda penteadeira. O apartamento ficou lindo. Aqui.

Caso 2) O arquiteto Paulo Alves tem três filhos e precisava recebê-los no apê de 42 m². Ele uniu ambientes na reforma e criou móveis multiuso. Ele tem até um sofá que vira cabana… Aqui.

Caso 3) A decoradora Ivone mora em um apartamento de 31 m² e ajeitou tudo para ficar confortável. E eu adorei. Aqui.

Caso 4) Um apartamento de 58 m² cheio de “truques”. O que eu mais gostei, na verdade, foi o “alçapão” para guardar roupa de cama. O máximo. Aqui.

E aí, vocês também gostam do assunto? Como organizam os móveis de casa? Costumam comprar móveis novos e doar ou reutilizar os antigos? Mudam os móveis de lugar com freqüência? (Não, ainda não completamos o ciclo de nova ortografia neste blog). Contem a experiência de vocês!

Alegrias,

Fernanda.

Tags: , , , ,

16 Respostas to “Pequenos espaços”

  1. Says:

    Eu amo espaço e odeio móveis.
    Fazemos o possivel para nao comprar mais uma cadeira ou mais uma mesinha, sabe ? Termina que temos que andar por uma casa arrebentando os joelhos. Aqui não guardamos cacarecos. Tá sem uso a mais de 6 meses ? Coloco na caixa para doação.
    Mesmo assim, amo decorar nosso barraquinho. Mas ele já tá completinho, tu conhece nossa casa ? Conheceu a de vocês por foto.

    Fernanda França Reply:

    Ahhhh é tão legal decorar. Mas eu nem tive muita opção, precisei enfiar tudo da casa num apêzinho, rs. Quem sabe se eu começasse do zero eu não seria mais organizada? Eu vi algumas fotos da sua casa em alguns posts, mas se tiver mais, eu quero ver!! Me manda por e-mail :-) Pode ser o mesmo e-mail que vai na resposta deste comentário. Beijos, linda.

  2. Ana Says:

    Gosto do assunto sim, mas hoje tô com dor de cabeça por conta da dor de dente. Humor azedo, não quero brincar de comentar agora. :-(
    Beijo!

    Fernanda França Reply:

    Quer Teddy emprestado para te fazer um ron-ron especial? Puxa… não está melhorzinha? Tomou remédio para dor? É canal, né? Nossa, quando o meu canal estava aberto eu queria socar minha cabeça na parede, sério. Muito ruim. se agarre aos gatos e vai deitar, amiga. Beijos.

    Ana Reply:

    Amiga, agarrar os gatos com dor, não é uma boa ideia pra eles, rsrs. Vão virar patê!!! Por isso, e só por isso, não manda o Teddy não, tadinho…
    A dor aguda passou mas não posso encostar o dente no seu par, debaixo. Dá choque. Continuo com os remédios, ahhh estou tão irritada!!!

    Adorei os vídeos sobre decor, eu adoro. Só achei o último decorador tão monossilábico e lento, deu até nervoso, embora seja talentoso. Adoro assistir as dicas da Cristina Brasil no GNT e do Rozembaun (não sei como se escreve esse nome) no Lar Doce Lar.

    Aqui, como você bem sabe, as coisas acontecem de uma forma mais lenta que obra de igreja. Mas um dia eu chego lá. Gosto de misturar meu gosto pessoal que é meio indefinido (e complicado, reflexo da minha personalidade???) com Feng Shui e isso as vezes dá um nó na minha cabeça. Prefiro demorar mais um pouco mas investir em produtos de qualidade do que estar sempre trocando tudo. Nem sempre isso é possível. Então tento escolher coisas neutras e que tenham um leque maior de combinações.

    Passo mais tempo tentando eliminar coisas inúteis de 4 pessoas que não querem se desfazer de nada do que propriamente decorando a casa. O problema é que temos poucos suportes pra tantos enfeites e é difícil dar conta da bagunça por isso. Serei ainda mais clara: minha casa é uma zona e isso me deixa doida!!!! Buááááááá… Não quero mais brincar de casinha, de mamãe e nem de esposa, preciso de um apezinho arrumado e fofo só pra mim!!!!! rsrsrs.

    Fernanda França Reply:

    Calma, calma, amiga! Você vai devagar, mas faz coisas lindas. Vide seu quarto todo lindo, o closet, o banheiro novinho em folha. Tá tudo ficando um show. Também adoro Lar Doce Lar e a versão americana que deve ter inspirado o programa do Luciano, que é o “Extreme Makeover”, que é o máximo!!! Beijos, Fê.

  3. lilian Says:

    AMEIIIIIII o post! tb sou doida por decoraçao! alias onde trabalho (univerdidade) tem curso de decoraçao de interiores mas nunca tem alunos suficientes para formar turma ;(!!!!
    é lindo de se ver as mudanças nos apartamerntos pequenos mas tb acho que o valor da reforma deve ser muito alto ;(
    meu atual apartamenoté até bem grande mas só temos 2 quarto queria muito reverter de empregadas para frmar 3 quartos…mas e a coragem de fazer obra em casa? e o dinheirao que deve ser?hehe quem sabe um dia!

    Fernanda França Reply:

    Li, que legal ver você no blog!!! Amei! Pois é, o valor dessas reformas deve ser muito alto. Mas depois vou ver se escrevo sobre as soluções baratas e criativas para arrumar a casa. Tem muitas, né? Beijos! Fê.

  4. Vivien Says:

    Adoooro ver essas coisas ehehehhe… O apto que eu mais gostei foi o dos aparadores multiuso. O do arquiteto eu achei que a solução facilitou a bagunça da casa, uma sensação de que tinha coisa demais, tudo espalhado… O dos alçapões eu achei legal mas uma pessoa desastrada como eu jamais poderia dormir numa cama onde se tem que subir um degrau para chegar nela. É óbvio que eu iria levar o maior tombo toda vez que me levantasse com sono para beber água à noite ehehehhehe… Eu acho melhor usar essa idéia no teto do apto. xêro!!

    Fernanda França Reply:

    Olha aí minha personal aquiteta! rsrsrsrs… Também gostei mais do primeiro, aliás, adorei, aquele aparador ficou o máximo, né? E a solução de colocar no teto é bem melhor mesmo que no chão. Você tem ótimas idéias!! Beijos, Fê.

  5. Lelei Says:

    Aqui é um grande problema, espaço. Todos os “flats” são pequenininhos, apertadinhos, mas eu sempre morei no apartamento no Brasil (que ainda é) de 50m2. Então pra mim nunca foi problema.
    Mas no meu caso talvez seja diferente porque eu sou minimalista, eu não gosto de muita decoração, muitas coisinhas pela casa, então espaço nunca foi um impecílio pra fazer a minha casinha minha mesmo… E eu sou meio hippie também e acho que casa deveria ser adquirida de acordo com o que fôr ser usado. Eu não gosto da idéia de ter uma casa/apartamento gigantescos pra poucas pessoas morarem nela com tanta gente sem ter um abrigo por aí… Acho que por isso também nunca me importei em morar em apartamentos “ovos”. Claro que quando (e se) tiver filhos, eles vão precisar de espaços pra serem livres e felizes mas mesmo assim eu acho que tem limite ;)

    Lelei Reply:

    Ah sim deixa eu adicionar que fiquei muito triste de saber do assalto :( Ninguém merece passar por isso :* E eu não sabia que tinha acontecido…

    Fernanda França Reply:

    Eu fui me tornando minimalista, mas não consegui ainda, hahahaha… mas pelo menos já “me livrei” de muitas coisas – sofá, mesas, roupas, muita muita coisa. Mas o apê continua lotado, rs. Ahhhh me ensina? :-) Beijos.

    Lelei Reply:

    Ahh queria o negócio é achar um brechó, uma caridade ou até empregada, carteiro, porteiro que precise das nossas coisinhas mais do que a gente. Eu era super apegada com tudo em casa, mas quando descobri charity shop eu me sinto bem de saber que as minhas coisinhas vão ajudar aos outros a serem mais felizes e terem uma casinha mais feliz também!! ;)

  6. Osinete Says:

    Adorei os vídeos.Também curto olhar vitrine de lojas de decoração e até lojas de construção.Meu irmão está construindo uma casa e fui com minha cunhada numa grande loja (aquilo não é uma loja,eu chamo de shoping).Fiquei de queixo caído.Tanta coisa “muderna” que eu nem sabia o que era rsrsrs.Na ala dos misturadores (torneiras no meu tempo),eu paguei mico,mas perguntei o que era.
    No momento moro em uma kitchinete com uma cozinha americana.Daí que só tenho o necessário.Mesmo quando morava em casa maior porque a familia também era maior,nunca fui de bibelôs e rococós.
    Beijos

    Fernanda França Reply:

    O bom de espaços pequenos é que a gente não pode juntar muita coisa, né? Beijos! :-)

Deixe seu recado!