Cheirinho de chocolate

Hoje peguei furadeira na mão e, com Má, furei parede, subi na escada, instalamos armários, limpamos, organizamos, acabamos com nossa coluna (ops!), foi muito bom. Alguns armários que eram dos meus pais vieram parar aqui em casa, já que eu não sou nadica de nada orgulhosa e fiquei feliz da vida por recebê-los (a propósito, ficaram lindinhos!). Eram os armários da cozinha da minha mãe. O apartamento para onde meus pais se mudaram já tinha armários e o tamanho de casa e do apê é bem diferente, então muitas coisas ficaram comigo.

Eis que em um certo momento, abrimos um dos armários e Má comenta:

- Nossa, tem cheiro de chocolate, o cheiro da cozinha da sua mãe.

Ele não percebeu que eu fiquei emocionada na hora. Lembrei daquela cozinha que não existe mais e do chocolate quente da minha mãe que, sem modéstia de filha, é um dos melhores! (o da minha comadre também é uma delícia, ela precisa fazer de novo pra mim, rs). Mas achei interessante perceber que parte daquela cozinha está agora comigo. A outra parte ficou com meus pais: um pequeno armário azul, ainda da época em que a cozinha era TODA azul, há cerca de 35 anos, o mesmo armário em que minha mãe guardava os chocolates em barra e esconderijo preferido de todos os amigos do bairro.

O pequeno armário azul ainda na casa, no dia da mudança...

Naquele momento de chororô em que só eu e mami entendemos o que sentíamos, ela confessou que não queria deixar o armário. Meu pai, prático, achava melhor deixá-lo ali, afinal, estava velho, um pouco quebrado. Fui para o canto e fiz o contrário, aconselhei mami a levar o bendito.

- Se você não quiser depois, dá para alguém! – convenci-a.

E o pequeno armário azul foi para o apartamento. Na bagunça, enquanto o marceneiro não entregava os móveis novos, foi ele quem nos salvou nos primeiros dias. Pensando bem, acho que não vão mais descartá-lo.

- É como um pedacinho da casa velha aqui… – eu ainda disse.

E agora temos, todos, um pedaço da nossa antiga casa conosco. Mas percebi que o mais importante, que são as lembranças, aromas e histórias, continuam em nossos corações.

Alegrias,

Fernanda.

2 Respostas to “Cheirinho de chocolate”

  1. Flávio Says:

    Olá Fernanda,
    Gostei do seu texto e de como descreveu a sensação do cheirinho de chocolate que o armário ainda trazia consigo! Essas coisas mexem com nossa mente e nos porta a algum lugar do passado a muito esquecido e/ou que faz parte das nossas melhores lembranças!
    Tenha uma ótima quarta-feira!
    Abração,
    Flávio Nunes.

  2. Lelei Says:

    Ai que fofo, e quer coisa melhor que isso? Levar as lembranças com a gente? :)

Deixe seu recado!