Queda para comemorar

Símbolo maior da Guerra Fria, o Muro de Berlim foi construído em 1961 e dividiu por 28 anos a Alemanha em dois blocos: a República Democrática da Alemanha – que seguia o regime socialista liderado pela União Soviética – e a República Federal da Alemanha -conduzida sob o regime capitalista. Depois da derrocada dos regimes socialistas, ele foi derrubado em 9 de novembro de 1989.

(Fonte: UOL Educação)

Definitivamente, uma queda para ser comemorada!

Aqui está a reportagem do Jornal Nacional com o Sérgio Chapelin sobre a queda do muro, em 1989. Eu era pequena, mas me lembro. E vocês?

 

Tags: , ,

7 Respostas to “Queda para comemorar”

  1. Vivien Says:

    Eu lembro, amiga, mas não entedia muito bem ehehehhe… Ai, que dó do cachorrinho, as orelhinhas tão sujinhas… E a história do sapato ahauhauahuahua já conteceu comigo. Uma bota da C&A que esfarelou o salto em pleno shopping… O pior é que eu vi o rastro à minha volta enquanto estava no banco e pensei: mas que sujeira! E era EU ahauhauahuaha… Tive que voltar para casa… De outra vez, foi uma sandália linda que comprei na Arezzo (primeira vez que comprei um sapato de grife). As tirinhas se partiram quase todas em pleno niver de uma amiga numa pizzaria. Poxa, a sandália só tinha 10 anos… novinha! xêro!!

    Fernanda França Reply:

    Nem eu!!! hehehehe… Ahhhh então não sou só eu que passo vergonha com sapatos? rsrsrs Obrigada por contar. Eu também penso “puxa, só tem 10 anos”. Se eu conservei o sapato, ele tinha que me recompensar com amor, carinho e sem me deixar passar vergonha na rua, né? :-P Beijos, Fê.

  2. Ana Says:

    Emocionante! Muito emocionante, até chorei ao rever a matéria.
    Eu tinha 18 anos e lembro bem. O que mais me marcou foi ver pessoas se encontrando, emocionadas, após muitos anos de separacão. Liberdade é TUDO!!!

    Fernanda França Reply:

    Puxa, é verdade, as pessoas se vendo depois de anos… Emocionante mesmo. E história recente, né? beijos!

  3. Rafael Says:

    Eu me lembro muito bem deste dia… eu cresci com medo de bombas atômicas caírem sobre a minha casa, é sério. Eu sabia da Guerra Fria pois meu pai sempre falava disso. E eu sabia que mesmo que uma arma atômica não caísse sobre minha casa, se caísse na Praça da Sé, a cidade ia virar cinzas… de certa forma fui uma criança que precocemente tinha medo da Guerra Nuclear.

    Mas enfim… em 1990, acho que foi outubro… meu pai chegava da fábrica por volta das 22:30, pois ele fazia o turno do final da tarde. Eu assistia o programa Metrópolis da TV Cultura e a apresentadora era a Lala Deheinzelin (será que escrevi certo?) que também é atriz. Eu me recordo que entrou no ar e ela falou: “Neste momento eu estou muito feliz!! Exatamente agora o muro de Berlim está indo pro beleléu!!” (sic)

    Eu juro que fiquei perplexo (eu tinha 13 anos na época, mas como eu disse, estava precocemente “adultizado”). Eu fiquei pensando: como pode? não faz sentido? cadê as tropas americanas e soviéticas disputando Berlim no tapa? onde estão os mísseis atômicos? Gorbachev não vai fazer nada?

    E vi os alemães felizes da vida!! De subir no muro, tentar derrubá-lo com marretadas, chutes e voadoras. Abrindo champanhes e cantando, se abraçando, beijando.

    Quando meu pai terminou de jantar e estava dando a notícia no jornal da noite, ele disse: Está nascendo uma superpotência que vai deixar os EUA comendo poeira e a União Soviética não vai durar muito.

    A Alemanha não deixou os EUA comendo poeira como ele previa, mas quando eu estive na Alemanha, vi que realmente aquele país faz jus ao título de motor econômico da Europa. E é um povo extremamente organizado.

    Quanto ao fim da União Soviética… eu lembro que foi num dia de natal e eu chorei… mas isto é pra outra postagem.

    Auf wiedersehen (Até a vista em alemão) ;-)

    Fernanda França Reply:

    Sim, conte por que você chorou. Beijo!

  4. Lelei Says:

    Eu lembro e não conseguia acreditar que já se passaram 20 anos! o.O

Deixe seu recado!