Archive for the ‘Matérias’ Category

TOP 5 da Revista Capricho

domingo, maio 19th, 2013

Que alegria ver o trabalho ser reconhecido pelos leitores e pela mídia. A Revista Capricho (que é show!!!) publicou em seu blog o TOP 5 “autores nacionais pra ficar de olho!” e eu estou lá, com outros quatro escritores muito bacanas. Quer conferir? O link é esse aqui.

Meu enorme agradecimento aos meus leitores queridos que falam sobre meus livros por aí, aos blogueiros que sempre me tratam com o maior carinho e aos jornalistas que dedicam um tempo para divulgar a literatura nacional. Obrigada, obrigada, obrigada!!! :-)

Obrigada, Jefferson Souza!

(Com Bruno BorgesRai Editora)

Alegrias,

Fernanda.

TOP 10 da Revista Toda Teen

domingo, maio 19th, 2013

todateen (que eu adoro!) fez uma lista com os 10 autores TOP nacionais que a revista indica. E que orgulho estar lá, entre escritores tão queridos! Estão comigo as amigas Patricia BarbozaPaula PimentaBabi Dewet, além de Maurício Gomyde,Rafaella VieiraEduardo Spohr, entre outros.

Querem conferir o post com todos os indicados? Clique aqui.

A TodaTeen já fez um post lindo sobre Malas, Memórias e Marshmallows que vocês podem ler aqui e a revista também publicou uma entrevista comigo que vocês podem encontrar nesse link.

Meu agradecimento à Melissa Marques pelo carinho de sempre!

(Com: Bruno BorgesRai Editora)

Alegrias,

Fernanda.

Todos os dias das mulheres

terça-feira, março 8th, 2011

No ano passado eu fiz um post parecido. Esse ano, a correria por aqui me impede de escrever algo a mais, mas não posso deixar passar o Dia da Mulher – que este ano, por cair na terça-feira de Carnaval, deve ser quase totalmente esquecido. Como já disse antes, os homens (somente os babacas) diriam “Por que não existe um dia dos homens?” e eu explico na matéria que escrevi no ano passado. Porque o dia existe para lembrar que a luta não acabou. Porque ainda hoje as mulheres ganham menos do que os homens (cerca de 28,42%), porque 83,3% das mulheres fazem jornada dupla de trabalho (contra 43,6% dos homens) e embora as pesquisas mostrem maior escolaridade, as mulheres ainda ocupam bem menos postos de chefia.

Isso sem mencionar o que ainda acontece com as mulheres pelo mundo. O preconceito, as agressões, as mutilações, as pressões. Vocês sabiam que o drama da mutilação genital feminina já não é mais “exclusividade” da África? A OMS (Organização Mundial da Saúde) estima que o tipo de mutilação genital da mulher mais comum é a cisão do clitóris e dos lábios menores – 80% dos casos -, enquanto 15% dos casos correspondem à infibulação, consistente na extirpação de clitóris, lábios menores e parte dos lábios maiores, seguida pelo fechamento vaginal mediante sutura. Trecho retirado de matéria original do UOL.

Chocante? Acontece HOJE. E algumas pessoas ainda perguntam o motivo de existir um Dia da Mulher? Se algumas barbaridades não existissem, o dia também não precisaria existir. Mas, infelizmente, muita coisa ainda precisa ser mudada. A começar por você ou seu amigo que acredita que sua mãe não “faz nada” quando cuida da casa ou que sua namorada nunca “está tão cansada quanto você”, sendo que ela também trabalha, meu caro. Ainda há muito para ser feito, mas podemos começar agora :-)

A nós, mulheres, um feliz dia todos os dias. A vocês homens, não se esqueçam dessa luta.

Alegrias,

Fernanda.

Cesárea ou parto normal?

segunda-feira, maio 24th, 2010

Eu vou deixar vocês responderem a pergunta do título. Deixo abaixo uma matéria minha publicada na Gazeta Guaçuana deste sábado. Está dividida em três partes. A primeira, com os números; a segunda, com dados sobre a saúde suplementar (sabiam que o índice chega a 90% de cesáreas nos planos de saúde?) e também com a história (como o fato de que, em uma mulher viva, a primeira cesárea bem-sucedida foi realizada por um açougueiro suíço em sua mulher – argh) e a terceira parte da matéria fala sobre os mitos do parto normal (como “uma vez cesárea, sempre cesárea” – não é verdade). Querem saber mais? Deem uma lidinha…

Alegrias,

Fernanda.

EM MOGI GUAÇU

Cesárea já representa 56,91% dos nascimentos

Percentual é maior do que a média do Brasil: 48,44%

Fernanda França

Quantas mulheres você conhece que tiveram filhos em um parto normal? Se não conhecer nenhuma, não se espante, porque apesar do próprio nome fazer referência à opção mais natural para mãe e bebê, as cesarianas têm ocupado posição de destaque nos nascimentos. No Brasil, a cesárea representava 38,13% dos nascimentos em 1998 e passou para 48,44% em 2008. Houve queda de 7,33% no total de nascimentos na década e a evolução proporcional do número de cesáreas nesse período foi de 17,73%.

(mais…)

Autismo. Você conhece?

sexta-feira, abril 2nd, 2010

A ONU (Organização das Nações Unidas) instituiu o dia 2 de abril como o Dia Mundial da Consciência do Autismo. Tem matéria hoje no jornal sobre isso e foi um prazer escrevê-la e aprender um pouco com gente de bem na cidade em que moro. Antes da matéria, selecionei alguns vídeos para vocês.

O material da Turma da Mónica sobre autismo é uma graça. Aqui está o primeiro vídeo.

Os demais vídeos sobre o personagem André podem ser vistos aqui e o gibi está aqui (é uma linda historinha, vale ler). Basta clicar na imagem que o gibi avança.

Este vídeo é de 2008 (em inglês), mas muito muito bacana.

E também a minha matéria. Confesso que o único ponto que me deixou em dúvida foi sobre a relação vacinas x autismo. Depois opinem.

AUTISMO

Dia Mundial de Conscientização é hoje

Olhar distante e falta de contato visual, resistência a mudanças na rotina e ao contato físico, risos e movimentos considerados inapropriados e falta de interação com outras pessoas. Esses são alguns dos sintomas do autismo, uma doença que compromete o desenvolvimento normal de uma criança e que se manifesta geralmente antes do terceiro ano de vida. Hoje é o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, instituído pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 2007 como um marco da mobilização mundial.

A palavra autismo é originada em “auto”, que em grego significa “si próprio”. A doença apresenta um distanciamento nas relações com as pessoas. Muitos percebem como se tudo pudesse ser excluído e os demais sequer estivessem presentes. Mas o autista não vive em um mundo imaginário – ele apenas se relaciona com o mundo verdadeiro de maneira própria. Para o autista, não existem normas sociais.

(mais…)

Todos os dias das mulheres

terça-feira, março 9th, 2010

Não adianta dizer que o Dia da Mulher foi ontem somente. É todo dia. Comemorar as conquistas e lembrar do que ainda precisa ser feito é algo para nunca esquecermos. Os homens (somente os babacas) diriam “Por que não existe um dia dos homens?” e eu explico na matéria. Porque o dia existe para lembrar que a luta não acabou. Porque ainda hoje as mulheres ganham menos do que os homens (cerca de 28,42%), porque 83,3% das mulheres fazem jornada dupla de trabalho (contra 43,6% dos homens) e emboras pesquisas mostrem maior escolaridade, as mulheres ainda ocupam bem menos postos de chefia. A nós, mulheres, um feliz dia todos os dias. A vocês homens, não se esqueçam dessa luta.

Abaixo, a matéria que saiu no jornal de sábado. Há pesquisas, entrevista com uma advogada sobre as principais leis para as mulheres e entrevista com uma psicóloga sobre a árdua tarefa de ser mil em uma: mulher, esposa, mãe, profissional, dona de casa e outras tantas. Espero que gostem.

Alegrias,

Fernanda.

 

DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Luta pelos direitos da mulher continua

Mulheres ganham cerca de 28,42% a menos do que os homens

Fernanda França

Em 1945, um documento das Nações Unidas reconhecia a igualdade de direito entre homens e mulheres. Em 1951, foi aprovada pela OIT (Organização Internacional do Trabalho) a igualdade de remuneração entre trabalho masculino e feminino para função igual. A realidade é diferente ainda hoje, em 2010, com salários inferiores para mulheres em relação à remuneração dos homens na mesma função e número maior de mulheres com dupla jornada de trabalho.

(mais…)

Manchete de hoje sobre o Chile

terça-feira, março 2nd, 2010

MEGATERREMOTO

Número de mortos no Chile chega a 723

A região mais atingida foi Maule, com 544 mortos e 4 desaparecidos

Fernanda França

O terremoto de 8,8 de magnitude que atingiu o Chile às 3h34 de sábado já tem um saldo parcial de 723 mortos e 19 desaparecidos. A última informação foi divulgada pela Onemi (Oficina Nacional de Emergência) do Chile pelo jornal chileno La Tercera. O periódico do país informou que a região mais atingida foi Maule, com um total de 544 mortos e quatro desaparecidos. A imprensa local chama o ocorrido de megaterremoto.

A região de Valparaíso registra 16 mortos e oito desaparecidos, a região Metropolitana está com 38 mortos e cinco desaparecidos, em O’Higgins são 48 mortos e dois desaparecidos, Bío Bío contabiliza 64 mortos e Araucanía 13 mortos. O epicentro do tremor foi localizado no mar, a 35 km de profundidade, em Maule, a 99 km da cidade de Talca. Este foi considerado o quinto maior terremoto da história, com cerca de um minuto de duração. O tremor atingiu até mesmo a capital, Santiago, a 325 km de distância.

A presidente do Chile, Michelle Bachelet, decretou estado de catástrofe nas regiões de Maule e Bío Bío. O sismo e os tsunamis provocados pelo terremoto afetaram mais de 2 milhões de pessoas e cerca de 1,5 milhão de casas foram atingidas. O governo brasileiro anunciou na tarde de ontem que irá enviar um hospital de campanha da Marinha ao Chile para ajudar as vítimas do terremoto, além de equipes de busca e aeronaves da FAB (Força Aérea Brasileira). Há cerca de 600 brasileiros no país.

Ontem a comunicação em Santiago voltava à normalidade, embora alguns setores ainda estivessem sem eletricidade. Nas cidades de Maule e Bío Bío, segundo o jornal La Tercera, a situação é muito mais complicada devido ao nível de destruição. Os trens metropolitanos iniciaram viagens que seriam realizadas até as 22h00 da capital para o norte do país.

Concepción teve o primeiro toque de recolher na noite de domingo, decretado pelas autoridades após saques a lojas e supermercados. Na área costeira da mesma cidade, um tsunami posterior ao terremoto provocou danos, assim como em Talcahuano e Penco. A região de Maule teve um novo terremoto na manhã de domingo com magnitude 6,1, a 184 km ao sul de Santiago. No final da tarde de ontem, um pequeno avião que ia prestar ajuda em Concepción caiu com seis pessoas. Até a tarde de ontem as causas eram desconhecidas.

REDES SOCIAIS

Nas regiões em que há comunicação pela internet, moradores informam pelas redes sociais a situação de cidades após o terremoto. No Twitter, as informações vão desde como ajudar o país até dicas para as pessoas que estão no Chile, como desbloquear a senha da internet wi-fi para que outras pessoas possam usar para se comunicar nesse período em que a comunicação ainda não foi restabelecida. No Facebook, são dadas informações de jornais, rádios e há pedidos de informação sobre parentes e amigos desaparecidos.

(mais…)

Dia Mundial de Luta contra a Aids

terça-feira, dezembro 1st, 2009

É hoje! Dia Mundial de Luta contra a Aids. Viver com Aids é possível. Com o preconceito não, lembra a campanha do Ministério da Saúde. E aí, vamos divulgar?

aids1

1º DE DEZEMBRO

Combate a preconceito é tema de Dia Mundial de Luta contra a Aids

Rede atende gratuitamente portadores de HIV/Aids

Fernanda França

Aperto de mão, beijo na boca, abraço e compartilhamento de utensílios não são comportamentos que transmitem Aids. Mas o preconceito ainda existe e é tema deste ano para o Dia Mundial de Luta Contra a Aids, lembrado no dia 1º de dezembro. Viver com Aids é possível. Com o preconceito não, lembra a campanha do Ministério da Saúde. Com a entrada dos antirretrovirais, a qualidade de vida do paciente é muito maior e a Aids passa de doença fatal a doença crônica.

“O preconceito ainda existe. Não se pega Aids sentando na mesma cadeira, usando a mesma piscina ou pelo beijo. A doença é transmitida pelo sangue, sexo e de mãe para filho”, explicou a enfermeira do Programa Municipal de DST/Aids da Secretaria Municipal de Saúde, Clara Alice Franco de Almeida. Por isso o preservativo é tão importante no combate à doença, seringas nunca devem ser compartilhadas e as grávidas portadoras de HIV devem ter acompanhamento médico.

“Os antirretrovirais entram em 1997 e mudam a vida dos pacientes, que passam a ficar vivos. Com o diagnóstico precoce, pode-se dar mais qualidade de vida ao paciente. A partir de 2000 entram os tratamentos para gestantes portadoras de HIV”, contou Clara. Os medicamentos antirretrovirais inibem a reprodução do HIV no sangue. O tratamento também é conhecido como coquetel.

O coeficiente de mortalidade vem-se mantendo estável no país, a partir de 2000, em torno de 6 óbitos por 100 mil habitantes. Nos últimos oito anos, as mortes por Aids em homens caem e em mulheres mantêm-se estáveis. Em Mogi Guaçu, até 1998 o número de mortes sempre superava o registro de pacientes vivos com a doença. A partir de 1999, os casos passam a ser equivalentes e em seguida aumentam consideravelmente os registros de pacientes vivos.

Em 1991, por exemplo, eram 10 pacientes e nove morreram. Em 1993, dos 15 portadores de HIV, apenas dois sobreviveram. Em 2002, eram 34 infectados e 26 permaneceram vivos. Em 2007, dos 40 pacientes, 33 continuaram o tratamento. Em 2008 foram apenas quatro mortes e em 2009 duas.

TRATAMENTO

Todo o tratamento para pacientes de Aids é gratuito no Brasil, que é considerado o país mais avançado do mundo na distribuição de medicamentos para portadores de HIV. Em Mogi Guaçu, todos os anos o Ministério da Saúde investe R$ 75 mil para compra de material com contrapartida de R$ 25 mil da Prefeitura Municipal. Os medicamentos são fornecidos pelo Governo Federal e custam cerca de R$ 3 mil por mês por paciente, além dos gastos com os laboratórios em que são feitos os exames, cerca de R$ 1,2 mil por paciente por ano. A Prefeitura investe R$ 80 mil com Recursos Humanos por ano na área de HIV/Aids.

Aveia: a matéria mais comentada

quarta-feira, agosto 26th, 2009

Pretendo colocar minhas matérias no novo site, assim que for possível (leiam “assim que eu tiver tempo”), mas preciso colocar logo no início deste blog a matéria mais procurada e comentada no meu blog antigo: sobre a AVEIA. Bom, a minha experiência pessoal com a aveia é fantástica. Foram três meses de “dieta” com aveia em todas as refeições. De manhã, farelo no iogurte ou no leite (uma a duas colheres de sopa). Farelo de aveia no almoço também, como uma espécie de farinha que eu colocava sobre o feijão ou qualquer outro alimento. Na janta, a mesma coisa. Fazia bolo de aveia, bolachinha de aveia e outras receitas. De quase 300, meu colesterol baixou para 165, sem remédios. Meu problema é de família, então preciso controlar todos os meses, mesmo com a alimentação saudável que eu tenho. Hoje ainda consumo aveia todos os dias. Ela é a melhor aliada na luta contra o colsterol. Eu sou prova ;-)

Abaixo, a matéria que escrevi no ano passado sobre o assunto. 

ALIMENTOS FUNCIONAIS
Aveia: um aliado contra o colesterol

O cereal pode
ser introduzido
em muitas receitas

Fernanda França

Uma boa alimentação pode auxiliar no tratamento de doenças e melhorar a qualidade de vida das pessoas. Assim, os alimentos funcionais passaram a ganhar a mesa das famílias, que conhecem, cada vez mais, a importância de uma dieta equilibrada. Esses alimentos chamados de “funcionais” são aqueles que têm capacidade de atuar na saúde, além de fornecer nutrientes. A aveia é um deles.
Cereal conhecido no preparo do mingau, a aveia pode auxiliar na diminuição do colesterol e evitar doenças cardiovasculares, além de ser uma importante aliada para o bom funcionamento do intestino. Entre os cereais, a aveia merece destaque pela sua fibra solúvel, chamada de beta glucana. Em conjunto com uma alimentação equilibrada e hábitos saudáveis, a aveia pode auxiliar no controle das diabetes, hipertensão e do colesterol, inclusive com diminuição do LDL, conhecido como colesterol “ruim”. (mais…)