Archive for the ‘Bate-papo com o leitor’ Category

Férias! :-)

quarta-feira, maio 14th, 2014

Férias!!!
Queridos amigos e leitores, minhas férias começaram e ficarei pouco tempo on-line (em alguns dias, nem vou conectar) até o final do mês. Quando eu voltar, prometo responder todos os recadinhos aqui, no Twitter, Facebook e e-mail.
Comportem-se, hein? 
Alegrias!
Fernanda.

#ChatDeLivro no Twitter!

quarta-feira, setembro 19th, 2012

Você ama ler? Então, o que acha de dividir com a gente toda quinta-feira a sua paixão pelo livro? Eu – Fernanda França – e a autora Fernanda Belém, iremos trazer toda semana um tema novo para a gente bater um papo sobre livros no Twitter.

Como a ideia surgiu:

A querida blogueira Claudia Bia, dona do Aprendiz de Viajante, promove toda quarta-feira, às 21h o #ChatDeViagem. É uma delícia participar e conversar sobre diversos destinos turísticos. Por gostar tanto dessa ideia, as Fernandas pensaram na possibilidade de fazer um #chatdelivro toda quinta-feira para conversar sobre essa outra grande paixão – os livros.

E aí, quem topa participar?
Nessa quinta-feira iremos fazer o nosso primeiro #ChatDeLivro. Para participar, basta seguir nossos perfis no Twitter @nandabelem e @fernandafranca e responder as perguntas do nosso primeiro tema – Livros que me fazem suspirar – usando a hashtag #ChatDeLivro no final da frase, para que todos possam acompanhar suas respostas.

As perguntas serão numeradas. Não esqueça também de colocar o número da sua resposta, para que todos saibam qual pergunta você está respondendo.

Está confuso? Veja como serão as perguntas e como responder:
Ex:
{host} P1- Qual foi o mocinho mais inesquecível até hoje?!
R1 – É difícil escolher apenas um, mas o Ettiene – de Ana e o Beijo Francês – está entre os favoritos! #ChatDeLivro

O legal é poder interagir com todos os que participarem do Chat de Livro e descobrir novas histórias, interesses em comum e novas pessoas que sejam tão apaixonadas por livro quanto você! Participe com a gente!

Nesta quinta-feira, às 22h, esperamos vocês!! Não esqueçam e espalhem para os amigos!

Alegrias,

Fernanda.

Capa de Malas, Memórias e Marshmallows

segunda-feira, março 12th, 2012

Hoje começa oficialmente o pré-lançamento de Malas, Memórias e Marshmallows. Conheçam um pouco mais sobre minha próxima comédia romântica:

Às vezes, o fim de algo pode ser apenas um novo começo. Após ser despedida do trabalho no dia de seu aniversário, Melissa Moya conhece Theodoro Brasil, seu vizinho, dando início a uma nova amizade que vai permitir que a jovem jornalista realize seu maior sonho: viajar mundo afora. Ela embarca no projeto “América sobre rodas”, uma aventura por diversas regiões dos Estados Unidos, deixando para trás sua gata, Lady Gaga, sua família e seus amigos. Máquina fotográfica na mão, notebook debaixo do braço, Melissa vai acabar percebendo que a vida surpreende a cada momento, principalmente quando o assunto é o amor verdadeiro.

Versão impressa
Formato: 16 x 23
Nº de páginas: 320
Preço: R$ 34,90

E-book
Preço: R$ 17,90

Assista ao teaser do livro! http://youtu.be/UOs5qDF1-ik
Livro no Skoob (adicione!): http://www.skoob.com.br/livro/218523
Livro no site da Rai Editora: http://raieditora.com.br/loja/index.php/pre-lancamentos/malas-memorias-e-marshmallows.html
Lançamento oficial: 26 de março

Blogueiros e amigos que quiserem divulgar, eu agradeço muitão! :-)

Qualquer informação a mais, podem deixar recado no post que eu respondo!

Alegrias!

Fernanda.

E depois da árvore e do livro…

quinta-feira, março 8th, 2012

Hoje é o Dia Internacional da Mulher. Há tempos queria contar uma novidade, e então pensei: “É hoje, neste dia especial”. A verdade é que não há um jeito certo de dizer e eu, que amo as palavras, não consigo utilizá-las nesse caso para expressar minha felicidade. Quero compartilhar com vocês, amigos e leitores, que além de grávida de um livro (que nasce em breve!), estou grávida de um bebezinho :-)

Plantar uma árvore, escrever um livro e ter um filho… Só me faltava o último item. Agora não falta mais! (risos).

Tirinha que minha mãe me mandou.

Baby Quindim (seu apelido) fará 20 semanas aqui dentro amanhã, mas ainda não sabemos o sexo. Não se assustem com o barrigão nos lançamentos, hein? ;-)

Trarei novidades em breve. O que posso dizer agora é que eu não poderia estar mais feliz. Este é o ano em que eu e Má (ridão) completamos 10 anos juntos e com o resuminho de nosso amor crescendo aqui. Também é o ano em que eu e a Rai lançaremos meu segundo livro (Malas, Memórias e Marshmallows) e relançaremos o primeiro (Nove Minutos com Blanda). O terceiro está no forno. Só novidade boa! Só alegria!

E para todos vocês… ALEGRIAS!!!

Fernanda.

Pesquisa rápida para o novo livro

sexta-feira, janeiro 27th, 2012

Oi, pessoal!

Estamos realizando uma pesquisa rápida para definirmos os locais de lançamento do meu próximo livro. Você gostaria que acontecesse na sua cidade? Basta fazer sua escolha aqui: http://www.surveymonkey.com/s/5VLXFJD É rápido! Participe e nos ajude a definir as cidades de lançamento.

Alegrias!

Fernanda.

Em breve, o resultado!

segunda-feira, janeiro 23rd, 2012

Queridos, peço desculpas a todos os que aguardam o resultado do concurso cultural – previsto para essa segunda-feira – mas devido a contratempos (ótimos, lindos) pessoais eu não consegui finalizar a votação. Vou confirmar se não há comentários com e-mails repetidos (de acordo com as regras, só é válido um comentário por e-mail) e contar os votos de todos. Em breve eu retorno com o resultado! Obrigada pela paciência ;-)

Alegrias,

Fernanda.

Preparação para o Natal…

quinta-feira, dezembro 22nd, 2011

image

Paulínia está linda neste Natal! E eu adoro luzes, adoro o clima natalino, as músicas de Papai Noel, as árvores, as reuniões em família, os encontros com os amigos, os enfeites…

Esta postagem está sendo feita do celular. Quero ver se começo a escrever mais por aqui, como antes. Gosto muito desse blog, mas sou tão apaixonada pelos livros que comecei a me dedicar a eles em quase todos os momentos em que estou no computador. Quem sabe a solução é postar do celular? ;-)

Eu prometo que vou tentar. E espero vocês aqui!

Alegrias,
Fernanda.

O que faz a roda girar?

terça-feira, agosto 9th, 2011

Todo mundo tem uma motivação. Na verdade, cada um tem a sua própria motivação. Não adianta dizer que o que vale para você também vale para o colega ao lado e nem mesmo para seus pais ou filhos. O que move cada um é único e intransferível. Pode coincidir, é claro, mas não se pode impor.

O que faz a roda de um girar pode ser supérfluo para você, mas aquilo o que te move pode não ter razão para outra pessoa. Não faz sentido julgar, porque não há certo ou errado. Existem aqueles que são movidos pelo dinheiro, outros pelo prestígio, alguns pela realização… Há aqueles que buscam a liberdade ou a realização profissional, a felicidade da família e tantos outros motivos que, ainda, podem ser combinados :-)

E o que faz a SUA roda girar, já pensou nisso? Conta pra mim!

Alegrias,

Fernanda.

Dia do Orgulho Heterossexual – que vergonha!

quinta-feira, agosto 4th, 2011
Ai, ai, leiam primeiro, porque é difícil até saber como começar…

A Câmara Municipal de São Paulo aprovou nesta terça-feira (2) o projeto de lei 294/2005, do vereador Carlos Apolinário (DEM), que institui, no município, o Dia do Orgulho Heterossexual. O projeto depende apenas de sanção do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, para virar lei.

(…)

O texto propõe que a data deverá ser comemorada todo terceiro domingo do mês de dezembro. O projeto estabelece que a data passará a constar do calendário oficial do município e afirma que caberá à Prefeitura de São Paulo “conscientizar e estimular a população a resguardar a moral e os bons costumes”.

Autor do projeto, o vereador Carlos Apolinário afirmou que o projeto não é contra a comunidade gay. “Faço um apelo pelo respeito à figura humana dos gays”, afirmou. Apolinário disse que o projeto foi apenas uma forma de se manifestar contra “excessos e privilégios” destinados à comunidade gay. Ele afirmou que um dos privilégios é a realização da Parada LGBT na Avenida Paulista (…)

(texto de matéria do G1, aqui).

Olha, e depois sou eu que tenho criatividade para escrever ficção? E tem coisa mais absurda do que isso? Claro que ainda podemos torcer para o prefeito de São Paulo vetar. Há esperança.

A questão é a seguinte, meu povo e minha pova: Dia do Orgulho Heterossexual, sério? Já falei aqui sobre o Dia do Homem, é quase a mesma coisa. Eu sou heterossexual e nunca precisei de um dia para que as pessoas me respeitassem por isso. Eu me casei com um homem e nunca ninguém me recriminou, nunca apanhei na rua por ser hétero, nunca sofri preconceito porque sou mulher, casada com um homem e pronto. Eu não preciso de um dia para que as pessoas me respeitem por eu ser quem eu sou. Preciso de um Dia da Mulher para lembrar que, sim, as mulheres ainda sofrem preconceito, ganham menos do que os homens nas mesmas funções e muitas sofrem violência doméstica. Como mulher, eu sei o que é precisar que as pessoas lembrem todos os dias que os avanços foram feitos, mas ainda há muito para se fazer, mas como heterossexual eu nunca sofri preconceito, você já?

Aí vem o autor dessa beleza e diz que quer “conscientizar e estimular a população a resguardar a moral e os bons costumes”. Pera lá, meu amigo, e a comunidade LGBT não tem moral e nem bons costumes? E quantos heterossexuais sem moral e sem bom costume que guarda dinheiro na cueca, rouba, mata e agride homossexuais existem por aí? Ética, moral, vergonha na cara e várias outras palavras podem pertencer ou não a héteros ou a gays. Uma coisa não tem nada a ver com a outra.

Mas tem mais, meus amigos, tem mais. Ele diz que “o projeto foi apenas uma forma de se manifestar contra “excessos e privilégios” destinados à comunidade gay”. Privilégios de serem discriminados ainda hoje, em pleno 2011? Privilégio de sofrerem violência gratuita? Não é privilégio nenhum garantir à comunidade LGBT os direitos que os heterossexuais já têm. Se o casamento gay existe em alguns lugares, não é um excesso, é um direito. Eu sou mulher e tive o direito de casar com meu marido, não tive? Então eu ter casado com um homem é um excesso ou um privilégio? Direitos iguais para uma sociedade mais justa.

Só quando a humanidade compreender que precisa aceitar as pessoas sem impor as suas próprias verdades é que passaremos a viver em paz. Cada um na sua felicidade sem se incomodar em como o outro é feliz. Porque o que importa, mesmo, é caráter, é ética, é honestidade. São os valores que determinam quem eu quero como amigo ou não. Quem eu acho que pode ser um bom líder ou não. Ser hétero, gay, negro, branco, mulher ou homem não faz a menor diferença. Faz pra você?

Alegrias,

Fernanda.

Desabafo sobre operadoras de telefonia celular.

segunda-feira, julho 4th, 2011

Não temos uma única operadora de telefonia celular boa no Brasil, é isso? É. Já conversei com muita gente e todos concordam que não temos para onde correr. Se saímos de uma ruim, caímos em outra pior.

Eu já havia tido problemas com a TIM. Fui cliente deles por anos, desde a chegada da empresa ao Brasil, mas depois de muita insatisfação e com a gota d’água de o serviço ser um horror na nova cidade, eu pedi portabilidade para a Vivo - cujo sinal aqui é bom. Tirando isso, o resto tem sido péssimo e estou somente no segundo mês! Acontece que já foi difícil aceitar o 3G (aqui não há outro tipo de internet e não tenho telefone fixo, porque também não há opções, a não ser das próprias operadoras de telefonia celular!). Difícil por qual motivo? Porque em pleno ano 2011 ainda temos LIMITE de internet, pessoal? Nem quando eu usava internet discada eu tinha limite (começava a usar à meia-noite e pagava um pulso só, lembram-se disso?). E agora eles LIMITAM a internet? Em que ano estamos, por acaso?

Ok, eu ultrapassei meu limite e convivi alguns dias com uma velocidade maravilhosa de 128Kbps (hahaha, hora de todos rirem). Os dias passaram, a velocidade voltou no “ciclo” seguinte e eis que minha linha é bloqueada pela Vivo. Não entendi, ainda faltavam oito dias para o vencimento da conta (e vale lembrar que NUNCA atrasei uma única conta de celular em todos esses anos – nem de celular e nem de nada, porque se tem uma coisa que eu não admito é dever, para ninguém). Mas a internet parou de funcionar e o celular também, tanto para SMS quanto para realizar chamadas. Assim, do nada.

Quando resolvo buscar a segunda via antecipada fico sabendo que a conta estava muito além do DOBRO do valor que deveria ser. Fui verificar detalhes e notei que fui cobrada por serviços que não deveria. Se comprei pacote de torpedos, como me cobram por CADA porpedo enviado? Também tinha uma vantagem de roaming, em que não pagaria por chamadas recebidas em roaming e, pasmem, recebi uma cobrança absurda por chamadas que RECEBI em roaming. E o show de horrores continuou, já que eu sequer sabia que teria que pagar para ouvir minha própria caixa postal (!!!!!). Ok, esse é apenas um fator com o qual não concordo. O problema está não no que é ridículo, mas com o que é improcedente.

Aqui estou, com internet do trabalho do marido emprestada (só enquanto ele está em casa, durante o dia fico sem) e sem telefone. Vou tentar ir à loja resolver o problema, mas sinceramente não sei se vai dar certo. Passei boa parte do domingo tentando resolver por telefone, mas depois de HORAS, cansei. Três chamadas para a Vivo “caíram” misteriosamente sem que ninguém tivesse resolvido. No sábado eu havia ficado 57 minutos na espera e nada também. Pelo Twitter da Vivo, me informaram que eu deveria enviar um SMS para um determinado número, mas eu respondi que estou com a linha bloqueada, como querem que eu envie torpedos? Parece piada.

O serviço já é absurdamente caro e lento, eu me sinto pior do que na época do provedor vagabundinho de bairro e conexão discada, e mesmo depois da facada, ainda me cobram por serviços que não deveriam e BLOQUEIAM minha conta? Nem telefone fixo eu tenho, então estou em uma ilha, isso?

Depois de o problema resolvido, se é que eu vou conseguir resolver, tenho de me conformar em estar com a Vivo até completar um ano por causa do contrato? Tô perdida.

Esse é um desabafo de uma consumidora que se sente enganada há anos pelas operadoras de telefonia celular. E que não tem escolha.

Fernanda.

Para lembrar que ser diferente é normal.

quinta-feira, junho 30th, 2011

Gente, as propagandas do Instituto MetaSocial são bárbaras. Já falei delas aqui e falei sobre o autismo nesse post (com lindo vídeo da Turma da Monica e uma matéria minha completa sobre o assunto). Como faz algum tempo que falei sobre isso e gosto sempre de lembrar que ser diferente é normal (título da propaganda), voltei com o tema. Agora está no ar um novo filme deles. Mais uma vez, ótimo! Vejam comigo.

Está na hora de acabarmos com os preconceitos. Todos. E podemos começar mudando nossas atitudes.

Alegrias!

Fernanda.

25 maneiras de usar um lenço.

sexta-feira, junho 24th, 2011

Essa é para a mulherada poder inovar na hora de usar lenços. Eu adoooooro lenços, acho que deixam o visual bem charmoso, mas sempre usava do mesmo jeito. Vou tentar experimentar outras maneiras a partir de agora. ;-)

Alegrias,

Fernanda.

Concurso literário

terça-feira, junho 21st, 2011

Mais uma alegria para minha carreira. Fui convidada para ser jurada de um concurso literário. É o Concurso Cultural 2011 da Aliança Francesa, que possui as categorias fotografia e produção literária. Serei jurada da segunda categoria e quero agradecer à Aliança e à Mariana (responsável pelo concurso) pelo convite. Além de contar para vocês essa alegria, quero convidar todos para participarem! Vamos lá, pessoal! Inscrevam uma foto ou um texto, as regras estão no site e o prêmio é ma-ra-vi-lho-so: um curso na Aliança Francesa e uma viagem para Paris! UAU! Não percam essa chance!

Para conhecerem as regras, datas de inscrição, prêmios e todos os detalhes, é só correr lá na página do concurso. E boa sorte para todos! :-)

Alegrias,

Fernanda.

Pedidos de casamento

quinta-feira, junho 9th, 2011

Continuando a semana do Dia dos Namorados… vamos falar de pedidos de casamento? Ando tão emotiva ultimamente, viu, rs… Quero saber de vocês: como foram pedidas(os) em casamento? Ou como pediram alguém em casamento? Ou como pretendem pedir alguém em casamento? Na verdade, conhecer histórias me inspira a escrever histórias, por isso gosto tanto quando vocês me contam as histórias de vocês.

Para inspirá-los, deixo aqui um vídeo maravilhoso de pedido de casamento. Foi em NYC e para quem não entende inglês, mesmo assim, vale assistir. O rapaz fez um vídeo (com direito a atores representando o casal no futuro e tudo) e passou para a futura noiva. Vejam até ao fim. Tem horas que nem é preciso entender o idioma, apenas as imagens tocam o coração. Mas a narração é a coisa mais linda… Ai, ai, esse friozinho me deixa mesmo romântica! :-)

Agora é a vez de vocês… Contem suas próprias histórias e me digam qual o pedido de casamento mais fofo que já viram? É muito tendencioso eu dizer que um dos pedidos de casamento mais lindos que eu já vi (sem citar os personagens envolvidos para não estragar a história para quem não leu) está em Nove Minutos com Blanda? Tá bom, é tendencioso, mas… quem já leu, é ou não é LINDO? Eu confesso que amei escrevê-lo, hehehe…

Alegrias,

Fernanda.

Novas Letras na sua cidade!

segunda-feira, junho 6th, 2011

Mea culpa pelo atraso na postagem! É ainda a fase de arruma aqui-arruma ali, mas parece que essa fase não vai acabar nunca! (risos). Agora encontrei uma maneira de postar até mesmo do celular, então vou tentar ser mais assídua – se não sempre nos textos longos, como gosto, mas ao menos para contar as novidades e mostrar fotos. Combinado, pessoa? ;-)

No post passado, a amiga e leitora Silviane perguntou quando vou sair da região Sudeste e ir para o Nordeste. Mas é o que eu mais quero, Sil! Na verdade, as viagens não dependem só do escritor (se fosse assim eu estaria cada dia em um lugar, hehehe), mas muito do parceiro que irá nos receber. Meu grupo, o Novas Letras, faz palestras superlegais em vários lugares e de acordo com o público, mas é preciso interesse do espaço em nos receber e conciliarmos agenda e custos. Por exemplo, fizemos uma palestra na programação oficial da Flipoços, a Feira do Livro de Poços de Caldas (MG) para crianças! O público não é dos nossos livros, mas foi uma palestra muito divertida e focada na importância da leitura. Nas livrarias, falamos mais sobre o processo de escrita de um livro e a publicação no Brasil. Falamos sobre tudo!

Se algum leitor aqui quiser ajudar a levar as palestras do Novas Letras (com autógrafos, sorteio de brindes, muito papo-cabeça, mas também diversão) para sua cidade, basta entrar em contato com o nosso assessor Bruno Borges pelo e-mail bruno@borgesassessoria.com explicando como quer ajudar. De repente você pode apresentar o projeto em uma livraria bacana na sua cidade e se eles aceitarem, nós iremos com todo o prazer! O mesmo vale para feiras de livros em escolas, faculdades, cursinhos ou espaços culturais. Estamos abertos, amamos estar com os leitores e somos muito gratos a todos aqueles que nos ajudam. Cada pedido, cada ação, cada movimento em prol da literatura nacional é uma vitória!

Até agora, agradecemos todas as livrarias que nos receberam. A Saraiva, no ano passado, abriu as portas para tarde de autógrafos na Bienal de São Paulo (maravilhoso!) além de vários eventos. A Livraria Cultura também nos recebeu em algumas cidades e a Fnac tem sido muito parceira e nos levou a vários locais incríveis. Também nos apresentamos em teatros municipais ou em parceria com Prefeituras. O objetivo é sempre falar para os jovens e contar como é importante ler e como a leitura transforma as nossas vidas para melhor. Está interessado ou pensou em alguma maneira de levar o Novas Letras para sua cidade? Fale com nosso assessor! :-) E se estiver interessado em uma palestra minha, eu terei o maior prazer em ir para sua cidade! O Bruno é meu assessor também, então ele pode esclarecer todas as dúvidas.

Estamos fechando a agenda para algumas feiras no segundo semestre, mas ainda não posso confirmar nada. Espero viajar muito para conhecer ainda mais leitores. Quando viajo, acreditem, é meu combustível para voltar e escrever, escrever, escrever….

No momento, estou revisando a minha segunda comédia romântica, a história da mochileira Melissa. Está uma delícia! Mas a fase de revisão é trabalhosa e um tanto demorada. O bom é que eu releio a história muitas e muitas vezes e já estou com a continuação na cabeça ;-)

Alegrias,

Fernanda.