Archive for the ‘Blog’ Category

Página oficial no Facebook

sábado, outubro 4th, 2014

Queridos,

Como escrevo muito sobre meus livros, decidi voltar a publicar posts em minha página oficial no Facebook. Lá vou colocar novidades dos livros, promoções, eventos, tudo. Não deixem de me acompanhar lá na página para novidades: basta entrar lá e dar um CURTIR. O endereço é:https://www.facebook.com/fernandafrancaescritora Para marcar o retorno, um post sobre uma promoção para ganhar um exemplar de Bolsas, Beijos e Brigadeiros ;-)

Meus demais cantos na internet para quem ainda não acompanha:

Twitter: https://twitter.com/fernandafranca
Instagram: http://instagram.com/fernandafranca
Site: http://fernandafranca.com.br
Skoob: http://www.skoob.com.br/autor/194-fernanda-franca

Vou ficar muito feliz de ver vocês em todas as minhas casas virtuais!

Alegrias,

Fernanda.

Brindes de Malas, Memórias e Marshmallows

terça-feira, janeiro 15th, 2013

Quer concorrer a um bloquinho lindo e marcadores de Malas, Memórias e Marshmallows? Não é necessário ter rede social nem seguir nenhum blog ou site, apenas preencher seu nome e e-mail. Quem está sorteando é a Alessandra do lindo blog  ”Is always a good idea”.

O link para concorrer é esse: http://isalwaysagoodidea.blogspot.com.br/2013/01/sorteio-malas-memorias-e-marshmallows.html Só até 18 de janeiro.

Alegrias!

Fernanda.

Preparação para o Natal…

quinta-feira, dezembro 22nd, 2011

image

Paulínia está linda neste Natal! E eu adoro luzes, adoro o clima natalino, as músicas de Papai Noel, as árvores, as reuniões em família, os encontros com os amigos, os enfeites…

Esta postagem está sendo feita do celular. Quero ver se começo a escrever mais por aqui, como antes. Gosto muito desse blog, mas sou tão apaixonada pelos livros que comecei a me dedicar a eles em quase todos os momentos em que estou no computador. Quem sabe a solução é postar do celular? ;-)

Eu prometo que vou tentar. E espero vocês aqui!

Alegrias,
Fernanda.

Entrevista para o Programa Estúdio Móvel

quinta-feira, outubro 6th, 2011

A entrevista para o Programa Estúdio Móvel foi ao ar hoje na TV Brasil e não consegui avisar vocês antes porque também soube na última hora. Como não conseguiria gravar, tcharam, fiz uma boa gambiarra filmando a TV (coisa feia!) e posto aqui o vídeo para que possam assistir à pequena entrevista que eu concedi durante a Bienal do Rio de Janeiro. Tá uma côzadiloco, mas ignorem a qualidade (hehe) e divirtam-se!

Meu agradecimento ao Bruno Borges, meu assessor de imprensa e o responsável por euzinha na mídia, rs. Essa entrevista foi concedida também pelos meus colegas do Novas Letras. Foi muito bacana!

Minhas desculpas (de novo, de novo) pela demora em postar aqui. A internet 3G não está ajudando e eu que amo uma internet rápida estou tendo que pagar meus pecados todos (e eu tive muitos, pelo jeito) com essa velocidade jurássica. E, pasmem, depois de tudo a Vivo (te odeio, Vivo) ainda vem dizer que eu passei da “cota” e REDUZ a velocidade que já era um lixo. Ou seja, me presenteiem com internet discada que é melhor. Ops, mas eu não tenho telefone fixo em casa porque ainda não chegou ao sítio, buá! E tem mais: livro novo sendo escrito, e isso é trabalho pra cacildis, meus amigos, que cês nem imaginam! Trabalho bom, claro, que eu amo muito tudo isso. Todo esse drama (fiz teatro, gente) para vocês me perdoarem. Perdoam? ;-)

Viajo daqui a algumas horas para o Rio, onde irei a um casamento de um amigo muito querido. Depois conto mais. Por isso, queridos, comportem-se até tia Fê voltar. Semana que vem tô  por aqui e até lá estou no Twitter – não precisa ter Twitter pra seguir, não, vai , entra, olha e acompanha. Certinho?

Beijos e alegrias!!!

Fernanda.

Um pouco de bate-papo…

terça-feira, setembro 27th, 2011

A Camille Labanca, da Revista Innovative, bateu um papo comigo lá na Bienal do Rio de Janeiro. Falamos sobre Blanda, sobre o livro novo e mais… Assistam abaixo ;-)

Obrigada, Camille, pelo carinho. E obrigada a todos os blogueiros e blogueiras que falam sobre Blanda, que me perguntam quando sairá o próximo livro e que divulgam a literatura nacional. Vocês são demais!!!

Alegrias,

Fernanda.

Novidade!

sexta-feira, setembro 9th, 2011

Alegrias,
Fernanda.

Novas entrevistas em podcast – post completo!

terça-feira, agosto 23rd, 2011

UPDATE: Agora as entrevistas abaixo estão completas, com as partes 1 e 2 de cada.

Post original publicado em: 12 de agosto de 2011 às 21:50

Galera, tudo bem?

Trouxe hoje uma nova entrevista em podcast para a revista Fantástica (vejam a postagem aqui). Muito obrigada pelo convite, Fernando Heinrich, e meu abraço também aos autores Júlio Rocha e Ricardo Ragazzo. O papo foi sobre “Como emocionar o leitor” e adorei participar. Aqui está a primeira parte, porque a segunda só na semana que vem – e falaremos um pouco sobre a profissionalização do escritor. Ouçam abaixo.

Dicas Fantásticas – Como Emocionar o Leitor – Parte 1

Dicas Fantásticas – Como Emocionar o Leitor – Parte 2

Para quem não ouviu os podcasts das semanas anteriores, coloco aqui também. Falamos sobre “Construção de Personagens”. Estavam na gravação (além de mim e Fernando), James McSill (o entrevistado!), Leandro Schulai e Thiago Ururahy. A entrevista foi dividida em duas partes, a seguir.

Dicas Fantásticas – Construção de Personagens – Parte 1

Dicas Fantásticas – Construção de Personagens – Parte 2

Na próxima semana passo para vocês a segunda parte da entrevista sobre “Como emocionar o leitor”.

Um ótimo fim de semana a todos e até segunda-feira!

Alegrias,

Fernanda.

Eduardo e Mônica

quarta-feira, junho 8th, 2011

A história de amor mais famosa do Brasil, Eduardo e Mônica! Sem fazer propaganda à empresa de telefonia móvel em questão, mas mandaram muito bem no filme! :-) Lindo, lindo.

Uma homenagem ao Dia dos Namorados que está chegando!

Agradecimento à Laís (@fracky) que tuitou o vídeo e me fez conferir!

Alegrias,

Fernanda.

O livro nos blogs!

quarta-feira, janeiro 20th, 2010

Minhas amigas e leitoras queridas estão divulgando Nove Minutos com Blanda. Teve divulgação no Twitter e nos seguintes blogs:

Lucia Cintra - Essa moça linda e que ama os animais como eu divulgou o livro com uma mensagem que me deixou tão feliz!

Vivien – Para mim ela é a Sil, minha arquiteta-virtual particular (hehe) e uma pessoa muito querida. Obrigada pela divulgação! (dia 18 de janeiro)

Carol De Nardi - Minha amiga-irmã de tantos anos (eu devia ter uns cinco ou seis anos quando a conheci) também deixou um post sobre a Blanda. Ela é uma advogada linda e foi uma das “consultoras jurídicas” de Blanda, não é chique?

Ana R. – Minha comadre, minha amigona incentivadora, linda, divulgou aqui e aqui. Amei, obrigada, querida!

Clau Speroto – Essa moça fofa virou divulgadora oficial do livro, rsrsrs. Obrigada de todo o coração pelo carinho. Ela contou aqui e aqui. Os blogs dela são o máximo.

Nanda - Minha amigona (que era virtual e há anoooos é real) também abriu um espaço no blog da filhota Gigi para divulgar meu livro. Isso é que é amiga!

E se mais alguém divulgou em seu blog e eu não vi, me avisa que coloco aqui :-)

Alegrias,

Fernanda.

A vencedora e seu prêmio

domingo, janeiro 10th, 2010

A querida leitora Nanda Galvão, que venceu o sorteio de Natal, mandou um e-mail com fotos do presentinho que chegou a Brasília. Olhem que linda ela é, que lindo é o kit de maquiagem e que bacana é ter um blog e conhecer gente legal assim. Nanda, espero que goste do presente. E leitorzinhos, fiquem atentos que farei novos sorteios esse ano. :-)

10012010_nandagalvao

Alegrias,

Fernanda.

Sorteio de Natal

quarta-feira, dezembro 9th, 2009

A última vez que fizemos um sorteio aqui no blog foi o ano passado justamente no Natal e ainda em outro endereço. Então vou realizar mais um sorteio para incentivar os leitores a comentarem aqui e para conhecer os leitores que nunca comentaram.

O sorteio de Natal vai presentear o(a) vencedor(a) com esse kit lindo!

 07122009_sorteio

O presente contém:
- Dois pós compactos
- Dois blushes
- 20 sombras lindas
- Cinco batons cremosos
- Uma esponja
- Dois pincéis
 
Se você é mulher, vai amar. Se você é homem, participe para presentear sua namorada, esposa, melhor amiga, vizinha, mãe, avó, irmã… Todo mundo pode participar, porque ganhar presentinho de Natal é bom demais, né não?

Vamos às regras para validar a participação no sorteio.

1) É preciso ser seguidor(a) do blog publicamente. É fácil, mesmo quem não tem blog e não manja nada de blog pode seguir. Basta ir no link “Participar deste site” na barra direita do blog (Google Friend Connect). Para facilitar para vocês, podem ir direto neste link.

Você pode conectar com uma conta que já tenha sido criada (conta do Google, Twitter, Yahoo e outros. Se não tiver nenhuma conta, pode criar rapidamente uma no Google por esse link).
 
2) Sendo seguidor(a), basta deixar APENAS UM recado neste post assim: “Eu quero participar do sorteio! Obrigada Fernanda França!”. Deixar no recado seu nome, e-mail e cidade (ATENÇÃO! Não esqueça de deixar seu e-mail e cidade, muitas estão esquecendo). Pronto, você já está concorrendo ao sorteio. Mas se quiser concorrer com mais números, digamos assim, e ter mais chances, pode!
 
3) Se você estiver na minha comunidade no Orkut (essa aqui), basta escrever no mesmo recado “Estou na comunidade do Orkut” (e com qual nome) que você ganha mais um número para o sorteio (recado escrito no blog por mim mesma). Se você fizer um post no seu blog ou twitter sobre a promoção, coloque no mesmo recado “Eu divulguei seu blog aqui___” (com o endereço) que você ganha mais um número pro sorteio. O item 3 não é obrigatório, apenas aumenta suas chances.
 
Informações adicionais:
 
- Sorteio válido para todos os países;
- O sorteio será realizado eletronicamente e o número sorteado correspondente ao comentário neste post será o vencedor;
- Caso algum dos requisitos não seja cumprido e a pessoa for sorteada, será desclassificada e haverá um novo sorteio;
- O ganhador terá até 48 horas ou 2 (DOIS) dias para responder meu email, caso contrário será realizado um novo sorteio;
- Só vale um comentário por pessoa.

Vocês têm poucos dias, porque o concurso será encerrado dia 17 de dezembro (quinta-feira) às 23h59 (horário de Brasília, hein?). Depois disso não valem mais os comentários.

Valendo!!!!

Alegrias,

Fernanda.

Update: A maioria das pessoas que vem aqui é pela primeira vez. Comentários de leitores novos são moderados, então paciência que eles aparecem no máximo no dia seguinte. E aproveite, leitora nova, e dê uma lidinha nos posts anteriores, nos contos de mulherzinha que estão aqui, ou os minicontos… Quem sabe você queira conhecer mais sobre o Uruguay e pode ler no roteiro de viagem que fiz aqui, ou se você se interessa por Portugal, França, Suíça e Itália, pode ler mais no roteiro aqui (que também tem outras viagens, role a página toda). Fique à vontade. Eu quero, com esse concurso, conhecer leitoras bacanérrimas. Tenho certeza que você é uma delas ;-)

Primeiro vídeo!

domingo, dezembro 6th, 2009

[kaltura-widget wid="4tdin0b6xs" width="400" height="365" addpermission="" editpermission="" /]

Gostaram? :mrgreen:

Primeiro podcast!

sábado, dezembro 5th, 2009

Eu estou aqui brincando na madrugada de entender os códigos, plugins, widgets, etc etc etc e quero acrescentar algumas coisinhas a mais no blog para vocês. Para inaugurar o topo novo e lindo (presente da amiga talentosa Ru) que vai entrar na roda de troca (cada hora eu coloco um, né), vai aqui o primeiro podcast do blog. Gostam de posts com voz também?

Alegrias,

Fernanda.

Gatos filhotes e… sorteio?

quarta-feira, dezembro 2nd, 2009

Enviado pela leitora (e amiga) Ana. É muito, muito fofo.

E então me lembrei de como Teddy era um filhote lindinho. Já viram o vídeo dele mamando na Polly? A nossa fofucha se tornou mãe adotiva quando tinha cerca de um ano de idade e Teddy chegou.

E inspirada nesse clima de Natal estou pensando em fazer um sorteio aqui no blog. O último vai fazer um ano (como o tempo voa!). O que acham de eu sortear um presentinho especial? Vou bolar as regras e volto logo ;-)

Alegrias,

Fernanda.

Mentira. E um ponto final.

segunda-feira, outubro 19th, 2009

Em tantos anos de internet, escrevendo, blogando, participando de comunidades, nunca me aconteceu algo assim. E eu quero esclarecer de uma vez por todas essa história de mentira para encerrar o assunto. É longo, mas também é um alerta.

Há alguns dias, recebi um e-mail de uma pessoa que me encontrou pela internet, afinal eu escrevi matérias sobre câncer que disponibilizei no meu site e deixei recados para um rapaz que fazia tratamento no ano passado e mantinha um blog com informações sobre leucemia. Pois bem. A pessoa, cujo e-mail aparecia como remetente Eliane Rodrigues Pereira, pedia apenas que eu escrevesse porque passava por um momento difícil em um tratamento para leucemia e gostava da minha maneira de escrever e ver a vida.

Não é o primeiro e-mail que eu recebo assim. Vale dizer que eu sempre recebi e-mails com pedidos de ajuda ou de uma palavra amiga. NUNCA nenhum e-mail ficou sem resposta. Algumas demoram a chegar, mas sempre escrevo algo. Já conversei sobre trabalho, relacionamentos, depressão, saúde. E tinha o maior prazer em ajudar. Quem me conhece, por favor, me escreva: alguma vez eu neguei ajuda?

Respondi. Recebi outro e-mail e continuamos a conversa. Alguns dados eram conhecidos, como hospital, médico, tratamentos. Tudo fazia um certo sentido. Passei uma madrugada conversando com essa pessoa, tentando animá-la. Minhas conversas sempre foram para falar de Deus, de fé, de amor e de esperança. Ela contou que não havia chances, que os médicos deram três meses de vida, que ela sabia que estava morrendo. Contou de sonhos que teve, falou de família, toda uma história. E depois de dias conversando, o que ela sabia de mim era o meu celular, para emergências.

No sábado pela manhã recebi algumas mensagens dela (SMS), que estaria indo para o hospital. E mantive contato, apesar da minha correria. Não parei de enviar pensamentos positivos e mensagens de força. À tarde, começaram as mensagens do Maurício, aquele que seria seu namorado. Na madrugada, muitas histórias, de que ela teria tido uma parada cardíaca, que foi reanimada, que estava na UTI, que sofreu uma cirurgia. E eu, em plena comemoração do casamento de uma amiga, estava lá, trocando mensagens. Mas eis que comecei a desconfiar.

Não me chamem de maluca, mas eu conheço as pessoas pela maneira de escrever. Vai ver que é porque faço isso o dia inteiro. E notei que as vírgulas eram colocadas da mesma maneira que a Eliane fazia, que os erros gramaticais eram os mesmos (e quem é que comete exatamente o mesmo erro grotesco?), que os acentos estavam igualmente errados, que a maneira de escrever era exatamente igual. Tratava-se da mesma pessoa.

Não, eu NÃO fico prestando atenção a isso quando me escrevem. Eu sequer me importei quando ela me escreveu da primeira vez. Não faz o menor sentido, eu não me importo. Mas estava saltando aos meus olhos e eu precisava encontrar um sentido para minha intuição. Deixei passar o domingo e hoje, segunda, comecei a buscar informações. Lembrem-se: eu sou jornalista.

E vou contar aqui exatamente o que eu fiz. Entrei em contato com o Hospital Samaritano, onde ela estaria na UTI. Não estava. E não estava em lugar nenhum do hospital. Já era mais do que suficiente para eu entender que estava certa no meu palpite. Liguei para a Clínica São Vicente, onde o médico oncologista Daniel Tabak atende. E ele é muito conceituado. Eliane havia me dito que fazia tratamento lá com o Dr. Bruno. Como a atendente não conseguiu informações, liguei diretamente na clínica do Dr. Bruno. E lá, sem informações ainda, consegui o telefone celular do Dr. Bruno. E conversei com ele abertamente, expliquei a história e ele me disse que não tinha nenhuma paciente com o nome que eu passei.

Para piorar, Eliane passou a ligar no meu celular como se fosse Maurício (e eu não atendi) e me mandar e-mails do notebook da UTI (!). Tudo bem, tudo seria possível, poderia até ser possível, mas ela não está internada onde disse, não se trata com quem disse, nada existe. A pessoa, sim, existe, mas deve ser alguém muito atormentada, com sérios problemas, para se apoderar de uma história de leucemia para conversar com as pessoas. ISSO NÃO SE FAZ! Não se brinca com doença.

Cheguei a pedir, em duas igrejas diferentes, por essa pessoa. Eu rezei muito, muito mesmo, por ela, pedindo por um milagre. Cheguei até mesmo a pedir aqui no blog que orassem por ela. Desculpem, caros leitores, mas agora que a situação foi esclarecida, abro o jogo: o post não foi apagado sem querer. Eu o apaguei. Peço desculpas a quem veio aqui e rezou por ela a meu pedido, mas vamos pensar que essa criatura realmente precisa de oração. Porque quem mente dessa maneira precisa de muita oração. Como diz meu marido “não é digna de raiva, mas de dó”.

Eu, ser humano com muitos defeitos, cheguei a sentir raiva, sim. Porque como alguém mente dessa maneira? Constrói uma história verossímil, cheia de características reais, com pontos verdadeiros como o médico, hospital, celular? Como uma pessoa “com poucos dias de vida e cheia de dores” deveria estar sofrendo, eu lhe mandei meu livro inédito. Foi uma maneira de tentar alegrar o dia dessa “paciente que estava à beira da morte”. O meu livro, que é meu xodó, meu trabalho de anos. Mas claro que sou idiota com limites. O livro está registrado na Biblioteca Nacional e eu tenho advogados (no plural), de forma que nada pode ser usado dele por lei. Nada. No mais, se Deus quiser, logo todos poderão lê-lo e ele não será mais um segredo.

Após a desconfiança, não mandei mais e-mails, não atendi a ligação e nem mesmo cheguei a ouvir nenhuma voz do outro lado. Porque mentira não combina comigo. E depois das descobertas, eu me sinto mal. Por ter acreditado de boa-fé. Por ter rezado, por ter pedido. Porque alguém se aproveitou da minha fé para obter atenção. Quer atenção? Escreva dizendo qualquer coisa que eu vou responder, não importa se você só quer conversar ou tem uma unha encravada. Eu respondo todos os recados no blog (digam se vocês costumam ver isso por aí?), eu mudei o sistema de comentários do blog somente para poder responder por e-mail a todos. Por que alguém utiliza uma doença como o câncer para ter atenção? Não sei. Só sei que vocês ficariam chocados com os detalhes dos e-mails. Com as histórias criadas. Até que as próprias histórias começaram a não “encaixar”.

Eu tenho outras teorias, mas não vou escrever. Poderia conseguir mais informações se quisesse, mas não quero. Chega. Essa história acaba aqui. O IP está bloqueado para comentários, você não me escreva mais e-mails, não me ligue, não me mande mensagens, eu não quero mais saber de nada. Mentira, para mim, só existe a primeira. E é nela que termina tudo.

Fernanda.

PS: Alguém sabe como bloquear uma pessoa de LER o conteúdo do site no WordPress? Obrigada quem puder ajudar. Desculpem, caros leitores, mas depois (não sei quando) volto em programação normal.