Archive for the ‘Alimentação’ Category

Potinhos de carinho

domingo, dezembro 26th, 2010

Brigadeiro em uns, patê em outros.

Eu mesma fiz tudo. Escolhi um tecido natalino, uma fitinha dourada e assim ficaram meus potinhos.

Acho que vou começar a comercializar, hahaha!

Alegrias,

Fernanda.

Bolo de gengibre

sexta-feira, dezembro 17th, 2010

Um bolo para levantar os ânimos, já que o gengibre e a noz moscada têm esse efeito de “up” na energia.

Peguei a receita original aqui, mas mudei e vou postar a que eu fiz em casa e ficou uma delíciaaaaa! (É a receita do site, mas acrescentei noz moscada e amêndoas)

BOLO DE GENGIBRE

  • 3 ovos inteiros
  • 1 colher (sobremesa) de gengibre ralado
  • 100 gramas de amêndoas (ou castanhas) trituradas (sem sal, por favor!!!)
  • 1 xícara (chá) de óleo
  • 1 xícara (chá) de leite gelado
  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 2 xícaras (chá) de açúcar
  • 1 colher (chá) de canela em pó
  • 1 colher (café) de noz moscada
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
  1. Coloque em uma vasilha os ingredientes secos peneirados, exceto o fermento
  2. Mexa e reserve
  3. Leve ao liquidificador os ovos, o gengibre ralado, o óleo e o leite
  4. Bata bem
  5. Acrescente esse líquido aos ingredientes que estavam na vasilha
  6. Bata bem com o auxílio de uma colher de pau por aproximadamente 5 minutos
  7. Por último coloque o fermento
  8. Despeje essa massa em uma assadeira com furo no meio, untada e enfarinhada
  9. Leve ao forno por aproximadamente 50 minutos, dependendo da temperatura do forno
  10. Espete um palito e veja se sai seco
  11. Polvilhe sobre o bolo açúcar e canela (eu coloquei leite condensado por cima, o que não o deixa, digamos… hum… saudável… mas delicioso, hahaha).

Alegrias,

Fernanda.

Acho que estou precisando ficar calma…

quarta-feira, julho 28th, 2010

E estou mesmo. Mas como lamúrias não adiantam nada e na verdade levantar as mangas, correr atrás e mostrar a língua pra quem duvida é que dá certo, eu vou ignorar os obstáculos e seguir em frente. Com muito chá de maracujá (receita anterior) e esse bolo de maracujá delícia que eu fiz hoje. A receita dessa gostosura peguei no Rainhas do Lar, que é sempre prático.

Não ficou uma belezura?

E agora só falta a meditação ou cortar algumas cabeças e… ops, ops, saí do foco. Meditação, não é? :twisted:

Alegrias,

Fernanda.

Tá frio aí? Receita delícia de chá de maracujá!

quarta-feira, julho 28th, 2010

Essa receita eu comecei a fazer desde que minha amiga Clau descobriu na internet uma receita e depois de adaptações e modificações, o chá foi feito pelas mãos da Dona Marisa, que sempre fazia tudo ficar delicioso (saudade sempre de vocês, minhas amigas!). Aliás, saudade tenho dos nossos cafés da tarde, Régis que levava bolachinha integral, eu e Clau as de chocolate e a Má que sempre incentivava o preparo do arroz doce (adoro). Dona Marisa faz uma canjica que nunca comi igual. Acho que agora vou ter de dar um jeito de convencer o pessoal a fazer e me chamar pra comer ;-)

Mas voltando ao chá de maracujá, depois que eu fiz em casa, percebi que é fácil mesmo e agora faço sempre. O aroma delicioso que fica na casa inteira é incrível. Experimentem. E é natural, o melhor de tudo. Nada de saquinho. A receita também foi publicada lá no site Rainhas do Lar.

15072010_cha

CHÁ DE MARACUJÁ
- 1 maracujá
- 1 maçã pequena
- 10 colheres de açúcar
- 1 litro de água
- 2 pauzinhos de canela
- 4 cravos

Como fazer:
Caramelar o açúcar em fogo baixo (mas pouco, não deixar queimar, apenas deixar ficar amarelinho) e em seguida colocar a água. Mexer até o açúcar dissolver e colocar o restante dos ingredientes (o maracujá com polpa e sementes, a maçã cortada em pedaços grandes, os paus de canela e os cravos). Deixar ferver por cerca de 10 minutos.

Alegrias,

Fernanda.

Carinho vestido de brownie

quinta-feira, julho 15th, 2010

Ontem eu recebi carinho em forma de carta. Dentro de uma caixa, um pacote embaladinho com carinho (deu para sentir), uma cartinha fofa e pedacinhos de delícia pura – brownies da Zel. Gente, as fotos estão feias porque eu tirei rapidamente, tamanha era minha vontade de experimentar a receita. Eu e Má colocamos sorvete e foi um pedacinho do céu na boca. Que delíciaaaaaa!!!! :-)

15072010_zel01

15072010_zel02

Zel, nem sei como agradecer. Porque, para mim (já comentei uns posts atrás), comida é uma forma de agradar, de dar carinho, de mostrar afeto. Receber essa receita pelo Correio teve um sabor especial e você precisaria ver minha alegria quando peguei a caixa! Para mim, há coisas que não têm preço na vida e nenhum outro presente que eu recebesse (caro, de marca, essas coisas) teria o mesmo valor que o carinho.

Obrigada de todo meu coração. Má também agradece, hehe. E minha casa está aberta para receber você, baby e seu Fer aqui, quando quiserem, convidados de honra!!!

E pessoal, desculpem deixá-los com água na boca ;-)

Alegrias,

Fernanda.

Memória gastronômica

quinta-feira, junho 24th, 2010

Memória é algo que não me pertence, mas descobri que posso ter um tipo diferente de memória (não é visual, olfativa, nada disso). É a memória gastronômica.

Conversando com uma amiga, ela me perguntou sobre algumas coisas que aconteceram há 10 anos (quando a gente se conheceu) e eu não lembrava. Fui puxando pela memória… “Ah, naquele dia que saí para jantar em X restaurante (eu lembrava qual e o que comi) e depois comi X de sobremesa (sim, também lembrava)”. E ela: “Viu, você lembrou TUDO”. Hahaha… Para completar, eu ainda brinquei “Você é minha amiga com quem eu ia comer o bolo de chocolate nos almoços do trabalho”. Somente referências gastronômicas.

Eu tenho uma memória péssima mesmo, não é brincadeira. Tudo referente a números é uma tristeza (datas, aniversários, comemorações, telefones, senhas, qualquer coisa é um horror) e também me esqueço de fatos, detalhes que os amigos me contam, nomes de pessoas que conheço pouco. Eu me lembro da pessoa e fico pensando “como ela se chama?”, torcendo para que a própria pessoa me tire da saia-justa e diga “oi, sou a fulana, lembra de mim?” (já sabe como se aproximar de mim, hehe).

Final de filme é um horror, não lembro. Ou melhor, às vezes não lembro o filme inteiro, assisto como se fosse a primeira vez – nome do filme que deve ter sido dedicado a mim. Mas eu me lembro de comidas, de aromas de pratos, do preparo de receitas, do sabor de determinadas comidas que eu só comi uma única vez. Eu me recordo do gosto do primeiro arroz que eu fiz (horrível, empapado e salgado), do bolo de chocolate fofinho que eu fazia quando adolescente e cuja receita repeti há poucos dias depois de anos, do sabor do pastel de Belém de Portugal, do Chaja do Uruguai, do Tiramisù da Itália, do pastel que minha mãe fazia quando eu era criança e do pirulito que meu pai trazia para mim.

Eu encaro como gesto de carinho quando alguém cozinha pra mim, quando eu posso colocar o dedo na massa do bolo e confesso que às vezes deixo um pouquinho de massa pra comer depois, sem assar. Eu lembro do gosto de alguns queijos e do sabor de alguns vinhos, da polenta da minha avó e do bolinho de mandioquinha que ela faz melhor do que qualquer pessoa. Quando me oferecem um pedaço de doce, com carinho e não por obrigação, eu digo que é uma demonstração de amizade e amor.

Minhas referências gastronômicas não são de gula somente – e não digo que elas nunca existiram, porque seria mentira -, mas também são de cuidado e felicidade.

Comer, para mim, é mais do que simplesmente se alimentar. É conhecer culturas, pessoas, famílias, gostos. É agradar, acariciar, levantar o astral, compartilhar ao redor de uma mesa com a família e os amigos.

Eu vejo poesia nas receitas. E descobri que, por causa delas, eu não sou uma pessoa tão sem memória assim.

Alegrias,

Fernanda.

Bolo vegano de chocolate com cerejas

terça-feira, junho 8th, 2010

Postei uma foto de um bolo que eu fiz lá no Twitter. Aí resolvi compartilhar a receita desse delicioso bolo vegano. Isso significa que a receita não leva nenhum ingrediente animal, nem mesmo leite ou ovos. Não, eu não sou vegana, mas eu admiro quem é e testo receitas sempre que posso. Essa aqui é fácil e fica muito gostosa. Não é um bolo de chocolate daqueles fofíssimos, é um bolo estilo “pão-de-mel” e é o que acho diferente e saboroso nele. Além de ser mais saudável do que uma receita comum, vocês verão! Espero que gostem.

_02062010_bolo

Bolo vegano de chocolate com cerejas

Receita do livro “Cozinha Vegetariana” de Caroline Bergerot (Sefira)

- 2 xícaras de farinha de trigo

- 2 colheres (sopa) de fermento

- 1 vidrinho de cerejas

- 1 xícara de cacau em pó (eu adaptei e uso chocolate em pó mesmo)

- 1/2 xícara de açúcar mascavo (eu uso um pouquinho a mais, uma xícara quase cheia)

- 1 1/2 xícara de água

Bater no liquidificador a água, o açúcar mascavo e o cacau (chocolate) em pó. Adicionar metade das cerejas e a água delas e bater mais um pouco. Acrescentar a farinha de trigo e por último o fermento em pó. Untar uma forma com óleo e polvilhá-la com cacau (chocolate) em pó, arrumar a metade das cerejas picadinhas e colocar a massa por cima. Levar ao forno médio por cerca de 1 hora (eu deixo menos, cerca de 40 minutos, então depende do seu forno, fique atento!).

Na verdade, eu não “arrumo” as cerejas no fundo da forma e sim coloco depois de desenformar o bolo pronto em cima de uma caldinha de chocolate, assim elas ficam no topo e bem bonitas. Fica uma delícia. A cobertura pode ser a que você preferir, inclusive brigadeiro mole. Nham.

Alegrias,

Fernanda.

Brigadeiro da Fê França (ou the best brigadeiro do mundo)

terça-feira, maio 18th, 2010

Pessoal, eu estou tão cansada e esgotada que, desculpem, hoje não rola um post melhorzinho. Mas então para animar, vamos lá… é a coisa mais gostosa do mundo, saborosa, faz a gente se sentir bem e feliz e não, não é isso o que você está pensando, mente poluída! É a receita de brigadeiro que deixo com vocês ;-)

Brigadeiro da Fê França (ou the best brigadeiro do mundo) :mrgreen: (vamos deixar a modéstia de lado)

- 1 lata de leite condensado

- 1 colher (de sopa) de manteiga (manteiga culinária mesmo! não margarina)

- 2 colheres (de sopa) de achocolatado (eu gosto de Nescau)

- 2 colheres (de sopa) de Ovomaltine Chocolate (não é o comum, é o Ovomaltine Chocolate!)

Coloque na panela todos os ingredientes. Se quiser um brigadeiro mais forte, pode acrescentar mais Ovomaltine. Mexa sem parar (agora mexe, mexe mexe mainha, agora mexe…) por oito minutos no fogo mais baixo do seu fogão. Eu gosto nesse ponto, meio molengo. Coloco no prato e como tudo de uma vez com colher. Pô, mentira, né, você acha que eu vou comer uma lata inteira de brigadeiro de uma vez? Magina! (cof cof cof) :roll:

Depois que fizer, me conte. É a coisa mais deliciosa do mundo. E não é à toa que é o doce preferido de Blanda também, rs.

Alegrias,

Fernanda.

Qual a comida típica aí?

segunda-feira, março 22nd, 2010

Esta semana assisti a “Truques de Confiança” na GNT, com o chef francês Claude Troisgros e o chef inglês Jamie Oliver. Eu nunca tinha visto, acho que foi um programa especial, na verdade. E adorei. Primeiro porque gosto dos dois – o Claude é um fofo que apresenta, em português, o Menu Confiança, e o Jamie é outro fofo que apresenta vários programas – e segundo porque foi um barato ver os dois cozinhando juntos.

Em um momento Jamie disse “Não é justo, ele é franco-italiano e mora no Brasil!”, brincando com as vantagens de Claude para cozinhar bem. E então Jamie experimentou jambu, badejo feito na panela de pedra com manteiga de garrafa, castanha de caju e outros ingredientes brasileiros. Um barato!

Eu adoro comida. Adoro comer bem, conhecer novas cozinhas, experimentar pratos típicos. E então quero saber: onde você mora e aí qual é o prato típico? E qual é sua comida preferida?

Alegrias,

Fernanda.

Crème brûlée

quarta-feira, novembro 4th, 2009

Lá na França nós comemos o Crème brûlée, e eu fiquei apaixonada por essa sobremesa (óquei, eu me apaixono por qualquer sobremesa, eu sou uma formiga disfarçada de humana, mas o creme é mesmo delicioso). Procurei várias receitas na internet, primeiro fiz uma tentativa “mais fácil” sem ir ao banho-maria no forno, mas não deu certo e o resultado foi um creme rançoso. Na segunda tentativa, conseguimos acertar com a mistura de duas ou três receitas. Ficou uma delícia!!

Crème brûlée é, em francês, creme queimado. Aprendam aqui como fazer!

_26102009_cremebrulee_certo

Nhammmm!!!

(mais…)

Prato veggie delícia

terça-feira, outubro 27th, 2009

_24102009_pratoveg

Tofu mexido (não, não é ovo, é tofu e é uma delíííícia), couve de bruxelas no azeite com cebola, mandioca frita e berinjela à milanesa. ADORO um prato assim. Não troco por nada. Só por brigadeiro :-P

Alegrias,

Fernanda.

Diário de uma (ex) sedentária

sexta-feira, outubro 16th, 2009

Eu detesto academia. Mais uma vez: eu de-tes-to academia. Na verdade, eu não gosto de fazer exercícios físicos porque a impressão que eu tenho é que estou perdendo tempo (!) na minha vida, enquanto poderia estar dormindo, lendo ou vendo um filme legal. Pegar peso para mim é muito chato. Mas dois pontos me fizeram procurar um desses lugares de tortura: primeiro a indicação doS médicoS (no plural) e segundo porque eu não paro de comer doce nem a pau, Juvenal.

Daí que eu comecei. E a professora é tão bacana, mas tão gente boa, que me deixou à vontade, compreendeu que não posso fazer vários aparelhos (por causa do problema de coluna) e me indicou outros. Foi uma fofa. Resultado? Pela primeira vez na vida não larguei no primeiro mês. Comecei em maio e ainda continuo, com meia hora de exercício (mais do que isso é sair de lá e me internar que eu pirei).

_16102009_natacaoA felicidade foi descobrir que embora o peso estivesse praticamente igual três meses depois (eu como doce, lembram?), o percentual de gordura caiu em 10%. A saúde sempre é meu guia, sabem. E tem o lance do colesterol alto, do coração, blábláblá, e fui. Mas é legal ver que alguma coisa muda no corpo. Não, eu não baseio minha vida nisso. Eu não sou nada encanada com isso. Eu acho tão chato sair para jantar com os amigos e pedir alface! Eu sou boa de prato, eu como bem que nem muito homenzarrão, eu tenho prazer em comer, em experimentar, em provar receitas novas. Então os exercícios me ajudam a… continuar comendo! :-)

Mas então comecei a fazer natação e percebi que eu há algo que me deixa feliz e me faz bem ao mesmo tempo. Natação é maravilhoso. Isso foi em junho. Melhora tudo na vida: o humor, a dor na coluna, a respiração. E ainda conto com a companhia do marido, que é um nadador mutcho melhor que eu, mas é generoso e me deixa nadar com ele. Tão bom. Vocês já experimentaram? O brigadeiro nosso de cada dia agradece a oportunidade de permanecer nas nossas vidas. E lembrando da saga que foi começar a fazer exercício e do esforço que ainda faço, eu vou contando aos poucos como é ser uma ex-sedentária aqui para vocês.

Alegrias,

Fernanda.

Programas de comidinhas

sábado, outubro 10th, 2009

Eu gosto de almoçar assistindo a programas de culinária. Para quem não sabe, moro no interior e desde que me mudei para cá ganhei a oportunidade de almoçar em casa (o que nunca acontecia na época em que trabalhava em Sampa). Eu venho e faço o almoço, ou esquento a comida do dia anterior, e sento na frente da TV para ver programas de comidinhas.

Gosto muito do Jamie Oliver. Ele é jovem, simpático, faz receitas fáceis e práticas e o programa em que ele cozinha em sua casa e chácara é uma delícia (no palco não é tão interessante). Mas vê-lo colher os alimentos na horta e preparar na hora é muito bom. Fora que o programa é bem cuidado, com uma abertura bacana que tem uma musiquinha que me agrada bastante.

Outro que eu adoro é o Menu Confiança, da GNT. O Claude é um francês muito simpático, faz receitas gostosas, e a Deise é sommelier e apresenta as melhores combinações de vinhos para os pratos. E ela é tão simples que não faz com que nos sintamos bobos, não. É muito bom aprender com ela. O programa é ótimo.

Agora eu preciso admitir que eu não gosto de ver a Nigella cozinhando com aquele cabelão solto, haha… Eu não consigo cozinhar de cabelo solto de jeito nenhum! Até comer de cabelo solto, para mim, é difícil (segura a loucura, Fernanda!). Mas, mesmo assim, ela é lindinha, as receitas são boazinhas. Enfim, não é the best, mas não é ruim.

E na internet tem o programa do Olivier Anquier. Lá dá para pesquisar as receitas e assistir ao vídeo de preparação. O Olivier é um barato, ele brinca, explica, faz a receita parecer simples. Ele é ótimo, as receitas parecem todas saborosas e já testei algumas que deram certo mesmo. Estou, no momento, tentando realizar uma nova receita francesa, mas assim que conseguir, eu posto aqui.

E onde você busca inspiração para suas receitas?

Alegrias,

Fernanda.

Viajantes do Peso

quarta-feira, outubro 7th, 2009

56586788

O “Viajantes do Peso” funciona. Faça assim: viaje muitos dias, tome café da manhã reforçado quando o hotel oferecer (mas dia ou outro não coma nada de manhã), saia e ande, ande, ande. Procure lugares íngremes e suba, suba, suba. Prefira andar a pé ao ônibus ou qualquer outro meio que facilite a locomoção. Não almoce. Lá pelo fim da tarde, faça apenas uma refeição, que será o “almojantar”. Nele, coma à vontade, afinal, você gastou energia durante todo o dia. Por isso, chocolate está liberado. Depois de se alimentar, ande mais. Ande muito, até os pés cansarem. Volte ao albergue ou hotel e pode fazer um pequeno lanche, algo como queijo. Bem-vindo à dieta dos “Viajantes do Peso”.

No retorno, para “recuperar” o peso perdido, basta retornar ao trabalho e continuar comendo a mesma quantidade de chocolate dita acima. É tiro e queda, minha gente.

Alegrias,

Fernanda.

Aveia: a matéria mais comentada

quarta-feira, agosto 26th, 2009

Pretendo colocar minhas matérias no novo site, assim que for possível (leiam “assim que eu tiver tempo”), mas preciso colocar logo no início deste blog a matéria mais procurada e comentada no meu blog antigo: sobre a AVEIA. Bom, a minha experiência pessoal com a aveia é fantástica. Foram três meses de “dieta” com aveia em todas as refeições. De manhã, farelo no iogurte ou no leite (uma a duas colheres de sopa). Farelo de aveia no almoço também, como uma espécie de farinha que eu colocava sobre o feijão ou qualquer outro alimento. Na janta, a mesma coisa. Fazia bolo de aveia, bolachinha de aveia e outras receitas. De quase 300, meu colesterol baixou para 165, sem remédios. Meu problema é de família, então preciso controlar todos os meses, mesmo com a alimentação saudável que eu tenho. Hoje ainda consumo aveia todos os dias. Ela é a melhor aliada na luta contra o colsterol. Eu sou prova ;-)

Abaixo, a matéria que escrevi no ano passado sobre o assunto. 

ALIMENTOS FUNCIONAIS
Aveia: um aliado contra o colesterol

O cereal pode
ser introduzido
em muitas receitas

Fernanda França

Uma boa alimentação pode auxiliar no tratamento de doenças e melhorar a qualidade de vida das pessoas. Assim, os alimentos funcionais passaram a ganhar a mesa das famílias, que conhecem, cada vez mais, a importância de uma dieta equilibrada. Esses alimentos chamados de “funcionais” são aqueles que têm capacidade de atuar na saúde, além de fornecer nutrientes. A aveia é um deles.
Cereal conhecido no preparo do mingau, a aveia pode auxiliar na diminuição do colesterol e evitar doenças cardiovasculares, além de ser uma importante aliada para o bom funcionamento do intestino. Entre os cereais, a aveia merece destaque pela sua fibra solúvel, chamada de beta glucana. Em conjunto com uma alimentação equilibrada e hábitos saudáveis, a aveia pode auxiliar no controle das diabetes, hipertensão e do colesterol, inclusive com diminuição do LDL, conhecido como colesterol “ruim”. (mais…)