Archive for the ‘Amigos’ Category

Conhecimento

terça-feira, abril 1st, 2014

Pedi ajuda a um grande amigo sobre um tema que não domino para o meu novo livro. Faz parte da minha natureza de repórter – eu gosto de aprender, adoro aprender coisas novas. Fiquei com um pouco de vergonha das minhas perguntas tão básicas (e achei até que eram “bobas”) e disse a ele, que me respondeu: “Fê, suas perguntas não são bobas e nem básicas, são perguntas curiosas e, como dizia o querido Carl Sagan, toda pergunta é um pedido de luz no conhecimento”. Achei tão bonito que quis compartilhar.

Quando alguém fizer uma pergunta ou pedir ajuda em um assunto que você domina mais, em vez de achar que você é superior por saber, coloque-se no lugar do outro e lembre-se desse meu amigo (uma das pessoas mais inteligentes que conheço – e um dos melhores professores também). “Toda pergunta é um pedido de luz no conhecimento”. Quem pergunta mostra que quer aprender 

Uma ótima semana a todos!

Fernanda.

Felicidade dos outros

sábado, março 29th, 2014

Meu coração tem a capacidade de ficar TÃO feliz pela felicidade de amigos como se fosse por mim mesma. A minha alegria ao ver um amigo feliz de verdade é tão genuína que eu não consigo explicar. Não é “estou feliz pelo meu amigo”, mas sim “estou feliz COM meu amigo”. Fico na expectativa junto, ansiosa, com coração pulando, com choro fácil. Taí, eu tenho muitos defeitos, muitos que precisaria ser uma centopeia para nomear todos nos dedos. Mas uma coisa posso dizer: eu me contagio com conquistas alheias. É isso. :õ)

Alegrias,

Fernanda.

Carnaval

domingo, março 2nd, 2014
Sempre que vejo alguém comentar que não gosta de Carnaval por… (N motivos relacionados a barulho, baixaria, exageros e só coisas ruins), eu me lembro de que tudo depende do ponto de vista. Eu sempre gostei dessa festa e justamente pelos motivos opostos: para mim, era uma comemoração em família e com amigos, em que usávamos fantasias e podíamos dançar e brincar. Eu, que sempre adorei roupas coloridas e brilhantes (eu seria uma árvore de Natal se fosse um objeto), adorava me enfeitar. Por muitos anos passamos eu, meu irmão, meus pais, tia e avós em um clube com amigos. Era muito divertido ver minha mãe inventando e confeccionando fantasias para o concurso e depois brincar com a criançada.

Depois que eu cresci, fiz de tudo: já assisti ao desfile no sambódromo em São Paulo e no Rio de Janeiro, já pulei Carnaval na casa de amigos, já trabalhei cobrindo desfile de Carnaval no interior, já passei assistindo filme em casa (intercalando com os desfiles). Mas nunca teve uma conotação ruim pra mim. Sempre foi uma festa alegre, apenas isso.

Hoje, com meu filho de 1 ano e 8 meses, eu acompanhei um bloco de Carnaval delicioso na companhia de amigos e muitas crianças e bebês. Meu marido, que não gosta de Carnaval (para não dizer nada mais enfático, como ele sempre diz), também adorou! E eu fiquei tão feliz de ver meu pequeno rindo ao ver os bonecões na rua e brincando com os amigos que conhece desde que nasceu.

E agora que todos dormem, eu trabalho no livro novo. Não tem Carnaval mais gostoso! :-)

Alegrias,
Fernanda.

Estudar vale a pena!

sexta-feira, agosto 12th, 2011

Hoje li um post no blog da minha amiga Lelei e me inspirei a escrever sobre os estudos. Vi que no Twitter se falava muito em #estudarvaleapena e resolvi contar minha história também.

Estudar vale a pena? Ô se vale! Vale muito!

Como disse a Lelei, não nego que existem muitos problemas com a educação no mundo. O Brasil precisa aprender muito, mas o que está em questão, aqui, é se estudar vale a pena. No que a educação contribuiu para a minha vida?

Minha educação começou informalmente, em casa, com minha avó, que cuidava de mim enquanto meus pais iam trabalhar. Minha mãe era professora (ainda é) de Ciências para ensino fundamental e Biologia para Ensino Médio e trabalhava de manhã e à noite. À tarde ela não pegava aulas para ficar comigo e meu irmão. Bem pequena, minha avó lia histórias para nós dois e foi quando descobri o universo da literatura. Cada história linda! Aos 4 anos, entrei na primeira escola, perto de casa, por indicação do médico, que disse para minha mãe que eu deveria me relacionar com outras crianças porque era muuuuito tímida. Hahaha, vocês duvidam, né? Pois é. Fui tímida um dia, quem diria, meu Pai? (mais…)

Chá de bebê do afilhado

terça-feira, abril 12th, 2011

Com um pouco de atraso, mas aqui está o registro do chá de bebê do Gabriel, que aconteceu no sábado, dia 2 de abril. O dia seria outro, mas o Gabi se antecipou e veio antes ao mundo, então tudo foi adiado, mas a festa aconteceu e foi linda! Vejam o capricho da mamãe Tati, os detalhes fofos, tudo perfeito! E os brigadeiros, minha gente? Os brigadeiros de copinho foi a dinda Fê quem fez ;-)

Alegrias,

Fernanda.

Sinal de vida

quarta-feira, janeiro 12th, 2011

Estou na casa dos meus pais e é sempre muito bom estar aqui. Recarrego o estoque de carinho, mato a saudade, resolvo pepinos que só posso resolver na minha cidade, faço comprinhas (Onde é melhor para comprar do que em Sampa? Não há!!!), como a comidinha da vóva, vejo amigos queridos, vou a reuniões, enfim… é sempre ÓTIMO estar em São Paulo.

Massssssss a internet aqui está com um problemão, nem sempre há conexão (para rimar) e hoje, por exemplo, só consegui conectar há pouco (sim, de madrugada), depois de um bate-papo com mami (De novo: há algo melhor do que papear com a mãe? Não, rs). E nessa viagem ela, mais eu, mais minha amiga Fê, fizemos uma maratona divertidíssima. Quando estou aqui, nunca paro.

Fiquem bem, se eu “sumir” um pouco é porque a conexão aqui está ruim (ou inexistente). Mas volto logo.

Alegrias,

Fernanda.

Vou ser dinda!

sexta-feira, novembro 26th, 2010

Eu ainda não havia contado a novidade por aqui, mas eu e Má seremos padrinhos do Gabriel! Quando nossos amigos Tati e Fernando nos contaram, foi uma emoção muito grande. Será nosso primeiro afilhado e estou tão feliz! :-)

Será que serei uma boa dinda? Primeiro preciso começar a anotar todas as datas para não furar com meu afilhado, afinal, memória não é o meu forte (nem o meu médio nem o meu fraco, porque ela praticamente não existe).

Fernando, Tati, eu e Gabriel escondidinho na barriga da Tati :-)

Nosso lindo casal de amigos. Vou adorar continuar fotografando a Tati e acompanhar a barriga crescendo. Que mágico!

Meus amigos, obrigada por permitirem que façamos parte dessa fase tão especial. Não vejo a hora de ver o Gabriel!!! Espero ser para ele uma madrinha tão bacana quanto meus padrinhos são para mim.

Alegrias,

Fernanda.

Um dia de emoções!

quarta-feira, novembro 10th, 2010

Sábado foi um dia de emoções. Resumo em fotos.

1) Fernanda escritora na Saraiva do Center Norte.

Conheci pessoas muito legais e especiais. Foi uma tarde linda. Veja TODAS as fotos do evento aqui. Mando um beijo especial para meu primo lindo Vitor, que esteve lá no evento. Um beijo, Vitor!!! E um abraço apertado a todas as leitoras que estiveram lá no Center Norte. Todo mundo está lá no álbum, não deixem de ver ;-)

2) Fernanda amiga madrinha de casamento.

Com a noiva Carol, com os pais da noiva (Joana e Rubens), que eu adoro, e o bolo de casamento mais legal de todos os tempos, com sorvete que “pega fogo”, lindo e delicioso.

Alegrias,

Fernanda.

Encontro no Rio de Janeiro!

sexta-feira, junho 25th, 2010

É amanhã (sábado), pessoal! Encontro no Rio de Janeiro com escritores e leitores com nosso projeto Novas Letras! E olha que coisa linda… o jornal O Globo, Caderno Zona Sul, deu uma nota ontem sobre o nosso encontro. Aqui está o print screen do site, mas a nota saiu no impresso também! :-)

OGloboZonaSul

Não é lindo? ;-)

Então se você quiser estar lá conosco, aqui está o convitinho:

96611288

Um ótimo final de semana a todos, volto com novidades assim que conseguir. Vou aproveitar a cidade maravilhosa, minha segunda casa!

Alegrias,

Fernanda.

Festa à fantasia

terça-feira, junho 22nd, 2010

Eu ADORO festa à fantasia. Existe algo de tão teatral nas roupas e nos ambientes que não tem como eu não gostar!

Com vocês, a Moranguinho!

_22062010_fantasia01

Fernanda de Moranguinho

Tati, Gabi (a aniversariante! e eu

Tati, Gabi (a aniversariante!) e eu

As amigas espanhola e Moranguinho

As amigas espanhola e Moranguinho

Espanhola Tati e Zorro Fernando

Espanhola Tati e Zorro Fernando

Franciscano Má e Moranguinho Fê

Franciscano Má e Moranguinho Fê

Agora me conte: qual é a sua fantasia preferida quando vai a uma festa assim? :-)

Alegrias,

Fernanda.

Nascimento de um projeto

quarta-feira, junho 16th, 2010

Foi no sábado, dia 12 de junho, que eu e o escritor Enderson Rafael nos encontramos para uma reunião importante de um projeto que conta com a participação inicial de oito escritores. E lá iniciamos tudo, com uma boa conversa, uma reunião eficiente, pulos de felicidade e uma confirmação. Logo mais vocês terão notícias do projeto Novas Letras, em breve!

_16062010_enderson

O escritor de "Todas as Estrelas do Céu", Enderson Rafael e a autora de "Nove Minutos com Blanda", Fernanda França.

Recebi meu “Todas as Estrelas do Céu” e li em dois dias. Um livro lindo, emocionante, delicado e ao mesmo tempo forte. É uma obra que faz refletir, pensar, questionar valores. Na história, Caroline e Leandro são irmãos adotivos e se apaixonam. É aí que começam os conflitos dos adolescentes – com os próprios questionamentos e com os pais, que não aceitam o envolvimento dos filhos. A linguagem simples e jovial dos diálogos cede espaço à narrativa fluída e adulta. Em todo o livro, é possível sentir a aflição dos personagens e quase certo de que o leitor se questiona “e se fosse comigo, o que eu faria?”. Embora o final não seja minha parte favorita, é surpreendente e tocante. O interessante é que o livro inteiro é instigante e delicioso ao mesmo tempo. Carol é uma personagem doce e Lê é cativante. O autor soube como explorar uma questão séria de maneira sutil e firme. Não é um livro que passa em branco, de maneira nenhuma. É daqueles que marcam, que ficam, que são especiais. O projeto gráfico é uma beleza que complementa a linda história. O livro é primoroso, com uma linda capa e internamente atraente. Lindo demais, precisam conhecer! Ende, sucesso, amigo!

E tem mais, pessoal: entrevista que concedi para a querida Edilza, que sempre deu a maior força para Nove Minutos com Blanda. Participo do “Tirando de Letra” de seu blog. Leiam aqui que bacana! Edi foi a primeira leitora do Pará, tem um cantinho no meu coração reservado (mas cada leitor tem, viu?) :-) Obrigada por lembrar de mim e pela divulgação, Edi! Agradeço também a minha leitora superespecial e amiga Silviane, que me enviou um presente LINDO pelo Correio e que aqueceu meu coração. Ela se lembrou que eu adoro elefantes e me mandou um lindo que vou usar muito e vocês ainda verão por aqui! Obrigada, querida, obrigada por tanto sentimento bom. Amei. Desculpe, mais uma vez, por eu não estar em Sampa justo naquele fim de semana fatídico. Mas ainda nos veremos!!

Alegrias,

Fernanda.

Fernanda e Blanda na festa do rosa!

terça-feira, junho 15th, 2010

Pessoal,

Desculpem o “sumiço”, mas estava em São Paulo para uma reunião e em breve terei ótimas notícias! :-)

Venho contar sobre a festa do rosa que aconteceu sábado. Eu estive lá, as florzinhas de Blanda estiveram lá (você não tem uma florzinha da Blanda? Precisa ir a um evento para ganhar a sua!). Foi muito divertido, uma delícia. Vejam se não estava um LUXO! ;-)

_15062010_rosa01

_15062010_rosa02

_15062010_rosa03

_15062010_rosa04

_15062010_rosa05

ADORO!

Alegrias,

Fernanda.

O que faz valer a pena

quarta-feira, maio 26th, 2010

Não sei se estou em condições de escrever muito sobre o assunto hoje. Então eu conto apenas uma historinha pequena. Procurei “Nove Minutos com Blanda” no tio Google. Faço isso sempre. Não com meu nome, mas com o nome do livro mesmo. Quero saber o que falaram sobre ele, enfim, o que está rolando por aí. A maioria dos links acompanho e coloco lá no meu site (e se você divulgou e eu não coloquei, me avise que eu coloco, ok?). Mas hoje foi diferente.

Hoje eu acabei encontrando pérolas pra mim. De gente que conheço pessoalmente ou da blogosfera, mas sabem aquelas pequenas coisas que fazem valer a pena? Como aquela entrevista que eu dei para o site Lost in Chick Lit, lembram? Fui olhar os comentários depois de tanto tempo e vi tanta gente bacana falando de mim, de uma maneira tão carinhosa… De gente que veio aqui, que leu o livro, que quer ler o livro e até da minha mãe (linda!) e das minhas amigas Tammy, Cláudia e Marisa. Vocês são demais!

Tem também o Douglas, leitor superfofo que contou como o post dele aqui mudou seu dia, teve o comentário da Iris neste site sugerindo o meu livro para uma brincadeira de leitura muito bacana e muita gente legal falando do livro no Desafio Nacional, como a Fernanda que comentou aqui que quer ler Blanda, além de tantas outras pessoas lindas que mencionaram meu nome.

Uma das surpresas mais lindas foi encontrar o comentário da leitora e amiga Osinete, que sugeriu uma pauta comigo lá na Silvia Poppovic, neste post do blog do programa. Não, ela não me contou nada. Não, eu não pedi. Ela foi lá, deixou o recado e eu encontrei no tio Google. Sabe que é isso que faz valer a pena? Me faz ficar emocionada DE VERDADE? Saber que algumas pessoas se importam, que a jornada não é em vão.

A todos vocês, meu obrigada.

Se eu lançar uma campanha pra tentar ir a um programa de TV com o Desafio Nacional, vocês me ajudam? Vamos pensar em um programa e no site/blog/Twitter/e-mail dele para entrarmos em contato? Aceito sugestões!  vamos fazer um brainstorming aqui na caixa de comentários! :-) Mas é para escrever, tá? Tô esperando a sugestão de vocês.

Alegrias,

Fernanda.

Flipoços e escritoras nacionais

sexta-feira, abril 23rd, 2010

Queridos, lembram quando eu disse que estava estudando? Então… Mas estou aqui para lembrar que amanhã e domingo estarei em Poços de Caldas, na Flipoços, a Feira do Livro de Poços de Caldas. Quem puder ir, deixa um recadinho que eu combino de encontrar para entregar a lembrancinha, conhecer, dar abraço :-)

Tem novidade lá na área de divulgações do site. A Thais, do site Viaje na Leitura, fez uma linda resenha do livro. A Edi, acho que ainda não tinha citado, escreveu um texto TÃO lindo sobre a Blanda e no blog Canto de Meninas, a escritora Paula Pimenta fez uma citação a euzinha lá na recomendação de escritores nacionais. Paula, obrigada pela força! :-)

Eu pre-ci-so contar para vocês depois sobre os livros de escritoras nacionais fantásticas, como a Tammy Luciano, que é a orelha do meu livro e uma pessoa linda por dentro e por fora; a Paula Pimenta, que é uma simpatia e superatenciosa; e a Patrícia Barboza, que é um doce de escritora, superbacana e batalhadora, todas que escrevem para adolescentes. Lindas e talentosas. Precisamos prestigiar a literatura nacional, mas depois volto com resenhas, tudo explicadinho tim-tim por tim-tim.

Obrigada a quem me segue lá no Twitter. Você ainda não está lá? É @fernandafranca !

Alegrias,

Fernanda.

Orgulho de ser brasileira

terça-feira, fevereiro 2nd, 2010
_bahia08

Elevador Lacerda

Com tantas imagens lindas fica até difícil escrever algo à altura, sabem? Mas o resumo é esse: chegamos na madrugada de sábado, nossos amigos nos buscaram no aeroporto e ficamos por Salvador. Dormimos pouquinho, acordamos e fomos para o Farol da Barra, Igreja de Nosso Senhor do Bonfim (maravilhosa!), Mercado Modelo (ai ai ai nos perdemos na lojinha de pimenta, azeite de dendê, cocada e manteiga de garrafa), Pelourinho (e então conhecemos o famoso elevador Lacerda) e ali, no Pelô, deu para sentir a energia boa que tem a Bahia. Foi muito muito muito bom. E em toda a viagem conhecemos baianos tão bacanas que… não tem como não sair de lá apaixonada pela Bahia.

Rosi e Gui nos levaram para almoçar moqueca (eu quero todo dia agora, como fica?) e comemos caranguejo também. Fomos para Jacuípe ver o encontro do rio com o mar. Eita lugar lindo! De lá para Guarajuba, na casa dos nossos amigos, Município de Camaçari. À noite, praia do Forte. Domingão cedo na praia para mergulhar. Itacimirim, na Praia da Espera. Acarajé, nham nham nham. No fim do dia, fomos ver o Rio Pojuca. À noite, feirinha lá em Guarajuba, cada coisa linda, aquelas rendas maravilhosas… Adoro. Segunda na praia do Forte para um novo mergulho, e é incrível a diversidade, peixes lindíssimos, moreias e piscinas naturais tão quentes que não dá para imaginar.

Depois da praia, projeto Tamar para ver as tartarugas, almoço e sorvete. Aliás, cada sorvete! Mangaba, Umbu, Cajá e Tapioca foram meus preferidos, mas ainda teve Siriguela, Coco Verde e tantos outros que esqueci o nome. Cada fruta boa que tem aquele lugar! Fomos recebidos tão bem pelos nossos amigos que nos sentimos em casa, visitamos lugares incríveis e a viagem de dois dias e meio parece ter durado um mês. Obrigada, amigos, pela recepção! Obrigada, Bahia, por nos receber. Bahia, você me aceita como moradora? hehehe ;-)

Alegrias,

Fernanda.