Archive for the ‘Feira literária’ Category

Atenção São Paulo e Porto Alegre!

segunda-feira, outubro 22nd, 2012

Agenda atualizada! (http://fernandafranca.com.br/agenda)

Atenção pessoal de São Paulo e Porto Alegre! Novos eventos marcados!

PORTO ALEGRE
Data: 03/11/2012, sábado
Feira do Livro de Porto Alegre
Horários:
16h às 17h – Bate-papo no Ateliê da Imagem
17h às 18h – Sessão de autógrafos no Deck dos Autógrafos
Endereço: Praça da Alfândega – Porto Alegre – RS

SÃO PAULO
Data: 10/11/2012, sábado
Bate-papo com mediação da jornalista Karina Andrade
Horário: 17h
Local: Fnac Paulista
Endereço: Av. Paulista, 901 – São Paulo – SP

Quem quiser seu Malas, Memórias e Marshmallows autografado, essa é a hora! ;o)

Alegrias,

Fernanda.

Bienal do Rio de Janeiro!

quarta-feira, setembro 14th, 2011

A Bienal do Rio de Janeiro foi linda. É daqueles eventos que, como escritora, só tenho a agradecer por poder participar. Estive lá nos dias 7, 8 e 9 de setembro, e encontrei muita gente bacana, conheci pessoas incríveis e “reconheci” leitores da internet. Obrigada a cada um pelo carinho, pelas fotos, pelas palavras de apoio, pelos presentinhos, por tudo! Vocês são demais!

Participei de debates no estande da editora Novo Conceito com meus colegas do grupo Novas Letras e autografei na Saraiva. Lá estava minha foto em um cartaz de divulgação da livraria com os horários de autógrafos. É realmente emocionante. Também dei entrevista para o programa Estúdio Móvel, da TV Brasil, e assim que souber quando vai ao ar, aviso vocês :-)

Foi durante a Bienal que eu anunciei minha nova casa, a Rai Editora (não assistiu ao vídeo? veja aqui!). E todas as fotos dessa festa da literatura podem ser vistas aqui. Corre lá para ver sua foto comigo ou para ver um pouquinho de como foram esses dias no Rio.

Alegrias!

Fernanda.

Campinas e Poços de Caldas

quarta-feira, maio 11th, 2011

Em breve poderei voltar à ativa ;-) Minha internet 3G será ativada em poucos dias, mas ainda não está OK porque troquei de operadora, pedi portabilidade, uni plano de voz com internet e, enfim, terei acesso para contar tudo para vocês e colocar no ar os álbuns dos últimos eventos.

Para deixar uma prévia, duas fotos para vocês! E adianto: tem sido muito, muito, muito bom viajar com meu livro e com o grupo Novas Letras e conhecer tanta gente bacana! Ah, dia 20 de maio, sexta-feira, 19h00, tem evento na Fnac do BH Shopping, em Belo Horizonte, e quero ver a galera de BH toda lá, hein? ;-)

Evento na Livraria Cultura do Shopping Iguatemi em Campinas.

Palestra na Flipoços, Feira Nacional do Livro de Poços de Caldas.

Alegrias,

Fernanda.

Amanhã em Poços de Caldas!

quinta-feira, maio 5th, 2011

Amanhã (sexta-feira, 06/05) estarei pela segunda vez na Flipoços (Feira Nacional do Livro de Poços de Caldas), mas pela primeira vez como palestrante! :-) Farei palestra às 15h00 com meu grupo Novas Letras no espaço Hora da Prosa. Pessoal de Poços de Caldas (MG) e região, quero ver todos lá!

Este é um post programado, porque ainda estou sem acesso à internet em casa direto, escrevendo na maioria das vezes do celular, mas logo logo eu apareço de novo com as fotos de Campinas e Poços pra vocês ;-)

Alegrias,

Fernanda.

São José dos Campos – Parte 3 – Presentes

quarta-feira, abril 20th, 2011

Uma grande emoção na Bienal de São José dos Campos foi receber o carinho dos leitores e de escritores. Esse pessoal que, como eu e meu grupo Novas Letras, batalha pela valorização da literatura nacional. Conheci escritores adolescentes e fico muito feliz quando vejo pessoas tão jovens apaixonadas por livros, como sempre fui, desde criança. Ao final do bate-papo, ganhei vários livros e fiquei muito, muito feliz! Quero apresentá-los para vocês, para que conheçam também a literatura desse pessoal tão bacana!

Filha de Dois Mundos – A Caminho de Eldrian – de Juliana Nunes Veloso

É a história de Sofi, que sempre viajou em companhia da mãe, Megan, até que descobre o grande segredo: seu pai é um misterioso elfo. Ao completar 17 anos, ela parte para a mais incrível de todas as viagens que já fez.

Lírio Azul – de Bruna Cleto de Araujo Ferreira e Thiago Tendeiro Garcia Silva

Eve Mendes é uma menina dependente dos pais e sonhadora. Sua vida muda quando conhece Mark Danner. De uma vida comum, conhece mistérios e passa a lidar com um sentimento estranho. Maior que o amor verdadeiro. Essa história terá um final feliz?

Turbilhões – poesias da alma – de Cristiane Mota Viviani

O livro (lindo de viver, por sinal!) reúne poesias e reflexões sobre a vida e as pessoas na visão de uma jovem dos anos 1980 e 1990. Os poemas são intercalados com fotos e o autor é convidado a mergulhar em sentimentos.

Tempo Obtuso – de João Nicolau

Poesias curtas, mas fortes e marcantes. Assim é o livro de João Nicolau, que distribui simpatia por São José dos Campos!

Um Encanto a Mais – de Ana Paula Vilela Teles

Um livro que traz a cada página o encanto da descoberta do gosto pela leitura e escrita. A autora, Ana Paula, é uma linda moça de 13 anos. Isso mesmo, 13 anos! Não é lindo ver um escritor tão jovem? Obrigada pelo carinho, Ana, e sucesso!

O Banhado – de Pablo Gonzalez

Ganhei o primeiro capítulo autografado e só pelo título, já dá vontade de ler o livro. O Banhado é o principal cartão-postal de São José dos Campos, um lugar lindo! E a capa do livreto diz que a história é de “mistério e sedução”. Já quero ler!

Desmergulho – de Daniella Magalhães Itacarambi Peneluppi

Um livro de poesias da linda atriz e escritora Daniella, de São José dos Campos.

§

O meu imenso agradecimento a cada um dos autores pelo carinho e pela confiança. Desejo SUCESSO a cada um. A nossa luta é a mesma, a valorização da literatura nacional. Mostrarmos para os leitores que livro nacional é bom, sim, e que merece ser lido! :-) As fotos com os autores estão no álbum da Bienal de São José dos Campos.

Alegrias,

Fernanda.

São José dos Campos – Parte 2 – Dúvidas

quarta-feira, abril 20th, 2011

Voltando à Bienal de São José dos Campos, o bate-papo no auditório Papo de Autor foi transmitido ao vivo pelo Twitter, mas na hora não conseguimos responder todas as dúvidas. Algumas pessoas fizeram perguntas que eu quero responder e aproveito o blog (porque resumir em 140 caracteres no Twitter às vezes é bem difícil, rsrsrs).

@juniorfrannco perguntou em que me inspiro para escrever.

Para escrever, eu me inspiro na vida, nas pessoas. Procuro encontrar soluções bem-humoradas para os problemas :-) Às vezes uma história me inspira, um caso contado por uma amiga ou algo que eu ouvi dentro do elevador. A vida é muito interessante e cada palavra pode se transformar em uma grande história depois.

@LaraPolix Comentou que os escritores nacionais não lêem livros nacionais.

Ahhhh eu leio livros nacionais! :-) Aliás, com o Novas Letras, tenho lido bem mais nacionais do que estrangeiros. E adoro! Sempre gostei de livros nacionais, mesmo os “clássicos” de que muita gente não gosta, eram meus companheiros na adolescência. Mas concordo que apresentar a nova literatura nacional para os jovens é uma ótima maneira de incentivá-los no hábito da leitura. Porque com os escritores contemporâneos existe uma identificação maior – com os cenários, personagens, histórias… E acho que cada vez mais os autores nacionais estão unidos. O Novas Letras é uma prova disso.

@cdevellyn e @pribeletato comentaram sobre a cena da calcinha no banco, do livro Nove Minutos com Blanda.

A cena da calcinha no banco é uma das mais comentadas, rsrsrs! Coitada da Blanda, né, gente? Evellyn, espero que goste do livro como a Pri gostou. E não vou contar mais sobre a cena para não estragar a surpresa de quem ainda não leu o livro ;-)

@livromaniaca e @cdevellyn comentaram que gostam de ler gibis como eu.

Que legal saber! Eu sou apaixonada por gibis até hoje! Mauricio de Sousa me incentivou a aprender a ler e até hoje eu dou muita risada com seus personagens. Adoro o Cebolinha e o Chico Bento, mas me identifico com a Magali (hehehe).

A @patbarboza (minha amiga escritora e que faz parte do Novas Letras) me perguntou sobre a diferença de escrever como jornalista e escritora.

Eu amo minhas duas profissões, mas existem grandes diferenças nas duas escritas. Na forma e no conteúdo. Primeiro porque em uma matéria não se pode opinar (a menos que seja uma crônica) e o jornalista foca nos fatos. Como escritora, também posso escrever um livro jornalístico, ou seja, com a mesma imparcialidade. Mas não é o que faço hoje, já que escrevo ficção e na ficção os personagens são criados, a história é inventada e tudo é possível, ao contrário da matéria. O formato também é outro: no jornalismo é o que/ quem/ quando/ onde/ por quê, enquanto na ficção podemos começar e terminar do jeito que nossa imaginação mandar. O que ambas as profissões compartilham, eu acho, é o rigor com a língua portuguesa (pelo menos para mim um escritor precisa saber escrever bem, sim).

@AmandaAriela perguntou de onde saiu a inspiração para escrever a Blanda.

Amanda, a Blanda é um pouquinho de todas nós, mulheres. Com suas dúvidas, medos, paixões, descobertas. Um pouco de minhas amigas, de mim mesma e dela, porque ela “ganhou” vida própria e hoje é como se a Blanda existisse, rsrsrs.

@tiagoodesouza perguntou se o valor do livro nacional alto é um problema para a aproximação dos leitores e se as editoras investem mais na publicação dos livros estrangeiros.

Tiago, acho que o livro pode ser mais barato, sim, mas não acho que é o único problema, porque se uma pessoa quer ler um livro, ela prefere gastar aquele valor no livro do que no bar. Quem não quer ler, dá essa desculpa e pronto. Até porque para ler nem é preciso comprar o livro. O leitor pode pegar emprestado de um amigo ou na biblioteca. Sou a maior incentivadora de empréstimos. Quero que as pessoas leiam meu livro e conheçam meu trabalho. Eu mesma fui uma leitora de biblioteca durante a maior parte da minha vida. E nunca deixei de ler por não poder comprar todos os livros que eu queria, nunca. Agora sobre a publicação dos estrangeiros, sim, as editoras investem mais. Quero muito ver as editoras investindo da mesma forma em autores nacionais.

@Radrak @sanelia_ Obrigada pela participação!

E se eu esqueci o nome de alguém que conversou conosco, pode me dar um puxão de orelhas que eu repito o nome aqui em agradecimento ;o) Só temos a agradecer porque foram muitas participações no auditório da Bienal e ao vivo pela internet. Obrigada, pessoal!

Alegrias,

Fernanda.

São José dos Campos – Parte 1 – Fotos

terça-feira, abril 19th, 2011

A Bienal de São José dos Campos foi ÓTIMA! Gente, fiquei encantada com a recepção, com o carinho, os cuidados, a sala preparada para os autores, o auditório, os funcionários atenciosos que nos ajudavam com tudo e a plateia maravilhosa que fez perguntas inteligentes, divertidas e curiosas. O pessoal participou, o bate-papo foi uma delícia e depois fizemos, eu e meus amigos do Novas Letras, os autógrafos no estande da Selecta Livros, que foi nota 10 também – em toda a organização dos autógrafos, nos cuidados com os livros e conosco. Tudo absolutamente perfeito. São José dos Campos, eu quero mais Bienal!!! :-)

Vou dividir o post em três: agora vou mostrar para vocês as fotos do evento, depois postarei as respostas para as dúvidas que surgiram no bate-papo com o pessoal da Twittcam (o evento foi transmitido ao vivo pela internet) e por último trarei um post sobre os presentes que eu ganhei na Bienal (nunca havia ganhado tanto presente, que emoção!!!).

Veja todas as fotos da Bienal de São José dos Campos aqui.

Alegrias!

Fernanda.

Todas as fotos da Bienal de São Paulo!

quarta-feira, agosto 25th, 2010

Sim, sim, simmmm! O álbum de fotos da Bienal de São Paulo está no ar.

Veja aqui todas as fotos da Bienal 2010.

E para quem quiser ver todas as fotos de todos os eventos, a página é esta.

Alegrias,

Fernanda.

Blanda na mídia!

terça-feira, agosto 24th, 2010

Clique nas imagens para vê-las maiores. A matéria saiu no sábado no Jornal Cidade de Mogi Guaçu impresso e na internet, de onde tirei as imagens.

Obrigada ao repórter Felipe Tonon, pelo carinho com o meu trabalho. E ao editor André Paes Leme, pelo apoio de sempre.

Alegrias,

Fernanda.

11º e último dia de Bienal

terça-feira, agosto 24th, 2010

Domingo, 22 de agosto de 2010.

Minuto com Blanda do dia: Azul – Bem-estar

“Decidi continuar buscando algo a mais. Afinal, este é o sentido da vida”.

Último modelito da Bienal: azul. Com uma frase que marcou bastante o livro.

A querida Mari merece um beijo pelo carinho de todos os dias. Um dia vou ao Recife para ver você, flor, e todos os meus amigos e leitores daí. Espero que seja em breve! :-)

Meus amigos queridos.

Falando neles e no escritor…

Yair Alon escreveu com Maria Luiza Boccia o livro “Astrologia da Cabalá”, lançado na Bienal de São Paulo. Você não sabe o que é Cabalá? Corre lá no site para ler a matéria! O livro pode ser comprado aqui. Vale MUITO para se conhecer.

Bom, agora que a Bienal acabou, voltaremos à programação normal do blog. Sábado, dia 28, tem evento no Botafogo Praia Shopping, Rio de Janeiro, às 15h00. Será um bate-papo sobre chick lit para os cariocas. Estarei lá, quem vai me ver?

Alegrias,

Fernanda.

10º dia de Bienal

domingo, agosto 22nd, 2010

Sábado, 21 de agosto de 2010.

Minuto com Blanda do dia: Laranja – Senso de Humor

“Às vezes eu acho que minha vida é uma piada”

Nove Minutos com Blanda em destaque no estande da Saraiva na Bienal. Muita, muita emoção!!!

Eu e a querida Roberta Polito (autora de Amores Incertos, editora Europa) na nossa tarde de autógrafos no estande da Saraiva na Bienal. Momento de brincadeira de brinde com taça de água! :-)

A linda escritora Drica Pinotti (A Pílula do Amor e da série De Menina a Mulher, editora Rocco) foi me prestigiar nos autógrafos na Saraiva. Drica, obrigada por tudo e sucessooooooo!

Eu e a escritora Paula Pimenta (autora da série Fazendo Meu Filme, editora Autêntica) na Bienal. Foi tão bacana conhecê-la pessoalmente depois de taaaaantos e-mails (risos). Um beijo, Paulinha!

E o sábado foi um dia MUITO ESPECIAL. Todas as fotos serão colocadas em um álbum durante a semana. Se você tirou uma foto comigo, volte aqui, porque eu vou publicar com certeza! Conheci muita gente bacana, novos leitores, leitores que já me acompanhavam no blog e pessoas que conheci na hora, mas que já gostaram de cara da Blanda. Amei. Obrigada a todos pelo carinho.

:õ)

Amanhã é o último dia de Bienal e na segunda eu volto com as fotos de domingo.

Alegrias,

Fernanda.

9º dia de Bienal

domingo, agosto 22nd, 2010

Sexta-feira, dia 20 de agosto de 2010.

Minuto com Blanda do dia: Rosa – Fragilidade e Delicadeza

“Repita isto três vezes ao dia durante a TPM”

Sexta-feira teve autógrafos na Multifoco e bate-papo sobre chick lit. E foi muuuuito bacana!!! Depois eu conto mais ;-)

Alegrias,

Fernanda.

É daqui a pouco – autógrafos na Saraiva na Bienal!

sábado, agosto 21st, 2010

Olá, pessoal! Estou dodói, com febre e dor de garganta (além de gripona) e por isso ontem nem liguei o computador após a Bienal. Hoje, quando chegar, eu mostro as fotos de sexta-feira e sábado. Então passei rapidinho só para convidar vocês para me verem no estande da Livraria Saraiva na Bienal hoje, das 17h00 às 18h00. Vão lá me ver, tirar foto, dar abraço. Adoro conhecer cada um que entra aqui no blog e que me acompanha no Twitter! :-)

Alegrias,

Fernanda.

8º dia de Bienal

sexta-feira, agosto 20th, 2010

Quinta-feira, 19 de agosto de 2010.

Minuto com Blanda do dia: Limão – Azeda!

“Meu namorado deixou as meias fedidas no sofá outra vez!”

Modelito básico verde-limão ;-)

Destaque para Freddy Krueger, o gato de Blanda, na camiseta.

As meninas lindas nos autógrafos de Enderson na Saraiva.

Fernanda e Mayara comigo e Tammy na Bienal. Obrigada, meninas, pelo carinho!

O banner com minha fotinho e a capa de Blanda lá na Saraiva :-)

A fofa da Letícia pediu para tirar uma foto comigo e disse que lê meu blog! Um beijo!!!

Os escritores Tammy Luciano, Fernanda França, Drica Pinotti e Enderson Rafael – segurando os livros dos colegas! Gosto muito de vocês meeeeeesmo!!!

A Bienal nos aproxima e apresenta pessoas. Estou muito feliz por participar desta festa literária tão importante!

E é hoje, não se esqueçam!!!

Sexta-feira, dia 20 de agosto, das 16h00 às 18h00 - Autógrafos no estande da Editora Multifoco.

Sexta-feira, dia 20 de agosto, às 20h00 - Bate-papo sobre chick lit no estande da Editora Multifoco.

E amanhã, sábado, um dia muito especial!

Sábado, dia 21 de agosto, das 17h00 às 18h00 - Autógrafos no estande da Saraiva.

Vejo vocês lá!!!

Alegrias,

Fernanda.

7º dia de Bienal

quinta-feira, agosto 19th, 2010

Quarta-feira, 18 de agosto de 2010.

Minuto com Blanda do dia: Roxo – Inspiração

“Sou advogada e meu sonho é ser pintora. E agora?”

Com o mestre Monteiro Lobato.

Com o gato… Ops, com o talentoso Hugh Laurie, o Dr House :-)

Eu e o fofo Banana.

Tammy Luciano, Fernanda França e nosso assessor Bruno Borges.

Mais um dia de Bienal! Hoje, quinta-feira, dia 19, às 18h00, será a tarde de autógrafos do nosso amigo Enderson Rafael com o livro “Todas as Estrelas do Céu” no estande da Saraiva na Bienal. Vamos prestigiar? Eu estarei lá!

E hoje é aniversário do meu marido. Parabéns!!! Saúde e todo o (meu) amor do mundo! :-)

Alegrias,

Fernanda.