Archive for abril, 2009

Seis anos de nova vida

quinta-feira, abril 30th, 2009

Hoje é o último dia do mês e por tradição pessoal eu não o deixarei passar sem lembrar o meu segundo aniversário (o primeiro é em setembro, quando, este ano, irei me tornar balzaca). Acabo de completar seis anos. Jovem, não é? Seis anos de nova vida, seis anos desde que tive a oportunidade de permanecer viva. Não é algo triste, muito pelo contrário. Celebrar a chance de viver é uma ode à saúde. E todos os dias eu me lembro do quanto sou feliz por tê-la, mas é em abril, quando comemoro a notícia boa, que eu completo mais um ano.

Quem nunca passou por uma situação de “quase-fui-pro-outro-lado” pode me achar maluca. Mas eu garanto: se você chegou aqui agora e não me conhece, eu sou bastante normal, à parte do fato de ler compulsivamente, ser viciada em brigadeiro e honesta do tipo que não rouba nem R$ 1 do imposto de renda, mesmo sabendo que o Governo tira muito mais de mim indevidamente. Sou normal, povo. E celebro a minha vida de maneira única, porque sou grata por ela.

Na verdade, penso que com a correria do dia-a-dia esquecemos de agradecer por estarmos vivos e com saúde, deixamos de lado os pequenos prazeres como ver alguém dormindo, dar um beijo em quem amamos quando a pessoa menos espera, rir muito (sem vergonha, por que qual o mal em rir?), ler gibi e livros divertidos, fazer ou comer uma comidinha gostosa, passear de mãos dadas, telefonar (ou mandar e-mail!) para um amigo e tudo aquilo o que você sabe que gosta, mas não faz porque “não tem tempo” – e eu acredito, viu. Acredito. Mas não faça isso com você. Dê-se o mínimo de tempo de qualidade e para comemorar a sua vida.

Então vamos lá: É pique, é pique, é pique… Rá Tim Bum, Fernanda, Fernanda!

Alegrias e SAÚDE,
Fernanda.

Eu quero esse abraço

quarta-feira, abril 29th, 2009

Professora resgata e cuida de animais feridos em circos na Colômbia. Ana Julia Torres começou a ajudar animais há 16 anos. Ela fundou o abrigo Villa Lorena, que cuida de 680 animais, em Cali. (Fonte: G1)

leaofofoA professora Ana Julia Torres beija o leão Jupiter, que foi resgatado de um circo em Cali há dez anos. (Foto: Reuters)

Isso me lembra esse vídeo. Sempre que eu vejo, fico emocionada. É lindo. A amizade de um animal é sincera e para sempre. Por que, então, raios, há ainda tanta gente que faz mal aos animais?

Alegrias,
Fernanda.

O frio está chegando…

segunda-feira, abril 27th, 2009

…E eu A-DO-RO!

abr09_frio_polly

abr09_frio_teddy

Alegrias,
Fernanda.

Sansão em dose dupla

domingo, abril 26th, 2009

abr09_sansao

Os dois chegaram no mesmo dia. O Sansão pelúcia foi dado pelo Má e eu sempre quis um desse, sou fã da Turma da Mônica desde criança, amo as historinhas, sou fã do Maurício de Sousa. E esse fofo chegou ao mesmo tempo do notebook. Não posso dizer que é meu primeiro, porque o primeiro, Lacraia, comprei em 2003 já usado, ou seja, ele deve ser de 2001 ou 2002, era simples, mas ficou comigo um tempão. Sou daquelas que usa até o fim, que não desperdiça, que cuida mesmo. Mas meu trabalho é escrever, e meus pais me deram esse lindo presente, que eu batizei de Sansão em homenagem ao coelho. Estou boba como criança, aprendendo a mexer nele e encantada com meu novo brinquedinho. Que eles me deem sorte. Será no Sansão, em companhia do outro Sansão, que escreverei as próximas histórias.

Alegrias,
Fernanda.

O dia do trabalho de Rúbia

sexta-feira, abril 24th, 2009

Eu não acredito que tenho que trabalhar bem no dia do trabalho. Tudo bem que o dia é do trabalho, mas é feriado e podia estar na casa da praia. Não, da praia não porque praia me lembra o ex-marido e a essa altura o desgraçado deve estar lá com a nova esposa. E se estiver é problema deles, não é? Estou aqui trabalhando no meu escritório em casa, acabando uma tradução para um prazo que encerra amanhã. E não importa que é feriado, porque, oras, em alguma parte do mundo hoje não é feriado.

Login: rubia1970
Senha: luizito

Bem-vindo(a) ao bate-papo.
Digite seu nome: Rúbia Salmão
Sala: 35 a 45 anos
Estado: São Paulo

Acabei escolhendo a cidade onde moro, droga. Eu deveria escolher algum lugar bem longe daqui ou vou acabar encontrando no mundo virtual com quem não quero nem ver na vida real. E ainda por cima com o sobrenome do Luizito. Preciso trocar essa senha, preciso trocar todos os meus documentos que estão com o sobrenome que não é meu, era só dele e eu não quero como presente.

Mensagem particular de Cupido carente: Olá, sereia.
Rúbia Salmão: Que cantada barata.

O pior era ter de aguentar as piadinhas infames sobre o sobrenome de peixe que eu resolvi adotar. Onde eu estava com a cabeça quando decidi, por livre e espontânea vontade, colocar no meu lindo nome o sobrenome do Luizito? Não passaram nem três anos, os documentos estão recém-tirados e lá vou eu tirar tudo de novo. Por isso não fiz isso até hoje e desde que o traste foi embora eu só mostro o RG velho, aquele com foto do cabelinho curto e fita no cabelo quando eu tinha 16 anos.

Cupido carente: Sereia, está aí?
Rúbia Salmão: Estou.
Cupido carente: Como passou o feriado?
Rúbia Salmão: Não tive feriado, estou trabalhando.
Cupido carente: Agora não mais, está falando comigo :-)
Rúbia Salmão: Certo, estou conversando com vc.
Cupido carente: Vc tem o nome da minha primeira namorada.
Rúbia Salmão: É a segunda cantada pronta de hj.
Cupido carente: É sério, mas tudo bem…
Rúbia Salmão: Como vc se chama?
Cupido carente: Pode me chamar de cupido apaixonado.
Rúbia Salmão: Sei, e pq?
Cupido carente: Eu ajudo os amigos a se darem bem, mas ainda não encontrei a pessoa certa. :-(

Alguém pode me explicar por que eu só atraio cara maluco pra minha vida? Entre conversar com esse doido e acabar a tradução, eu deveria escolher a segunda opção, mas decidi me divertir um pouco mais.

Rúbia Salmão: Além de ajudar os amigos a encontrarem namoradas, o q vc faz na vida?
Cupido carente: Trabalho no dia do trabalho, como vc.
Rúbia Salmão: Que bom, somos dois :-)
Cupido carente: Estou preparando provas.
Rúbia Salmão: Vc é professor?
Cupido carente: De física.
Rúbia Salmão: Coitado (risos)
Cupido carente: Todo mundo diz isso… mas eu posso te provar que física é bem legal
Rúbia Salmão: Prefiro que vc me mostre outras coisas legais.
Cupido carente: Que tal meus dotes culinários?

Essa foi boa, um homem que cozinha era tudo de que eu precisava. Ainda mais depois do Luizito, que não cozinhava, não lavava e ainda deixava uma pilha de louça em cima da pia. Muita louça e garrafas de cerveja vazias.

Rúbia Salmão: Acho um bom prato de comida bem melhor do que estudar física.
Cupido carente: Depois de experimentar minha lasanha, vc seria capaz de assistir a uma aula sobre a força de atração entre os corpos?
Rúbia Salmão: (Risos)

TRIM

Rúbia Salmão: Um momento, telefone.

- Oi, Nanda!
- Rúbia, está ocupada?
- Estou num chat com um cara. Boa diversão para um feriado.
- Voltou à adolescência?
- Acho que voltei.
- E qual o nome dele?
- Cupido apaixonado.

Depois de muitos risos e algumas piadas, combinamos de almoçar juntas no dia seguinte.

Cupido carente: Kd vc, sereia?
Rúbia Salmão: Aqui, voltei. Não me chama de sereia, não, por favor. Esse sobrenome nem é meu.
Cupido carente: Está mentindo na rede?
Rúbia Salmão: Todos mentem na rede.
Cupido carente: Eu não minto.
Rúbia Salmão: Vc não mente pq não disse seu nome.
Cupido carente: Sou Pedro e moro perto da escola São José. Trabalho lá.
Rúbia Salmão: Nossa, deu o relatório completo. Não tem medo de eu ser uma maluca?
Cupido carente: Eu teria descoberto se vc é maluca… vc disse que não gosta de física, então é uma pessoa normal.
Rúbia Salmão: (risos) E vc tem o nome do meu primeiro namorado.
Cupido carente: Agora vc que resolveu usar a tática da cantada pronta.

Mas não era cantada. Nem da minha parte, nem da dele. Depois de uma conversa que durou duas horas e quarenta e cinco minutos, desconectamos do bate-papo e falamos ao telefone. Conversamos mais duas horas e combinamos de nos encontrar em um restaurante perto da escola. Desmarquei o almoço com a Nanda e fui almoçar com um desconhecido. Bom, não era exatamente um desconhecido.

Não foi tão fácil descobrir de onde nos conhecíamos, mas não foi difícil perceber que não éramos completos estranhos. Aquela voz, aquele jeito de colocar a mão no cabelo e até a risada eram iguais ao jeito que ele tinha aos 17 anos e quando eu era um ano mais nova. Foram cinco meses de namoro, eu jurava que nunca mais iria amar ninguém como o Pedro, mas os pais dele se separaram, ele mudou de cidade e não nos vimos mais. Não existia internet na época.

Ele casou, separou, voltou, eu casei, mudei, separei, voltei e nos encontramos no chat da nossa cidade. A lasanha que ele prepara é realmente boa, a lição sobre física eu não quis, apenas ficamos com a prática da atração dos corpos. Foram dois anos morando juntos até que ele propôs casamento. Eu não tinha a menor vontade de casar novamente, mas de repente mudei de ideia, nós adotamos uma linda menina e casamos no civil. Foi quando eu mudei de nome. Não adotei o nome do novo marido, só voltei a ser quem eu era, quem ele me conheceu, quando eu ainda tirava fotos de fita no cabelo. E acabei de uma vez com o Salmão, mas meu cupido, que não é mais carente, ainda me chama de sereia.

Alfred Hitchcock

quinta-feira, abril 23rd, 2009

Eu acho que viciei nos filmes da TCM (canal da TV a cabo, sabe qualé?). Se você tem aí, dê uma checada porque tem muita coisa boa. Caso contrário, também pode alugar algumas dessas pérolas. A mais recente que eu descobri foi o programa “Alfred Hitchcock Presents”, dirigida e apresentada pelo mestre do cinema entre 1955 e 1965. Cada episódio tem meia hora de duração e é de tirar o fôlego. Como um cara podia ser tão genial?

abr09_filmehitchcock

Adoro suspense. E qual é o seu gênero preferido de filme?

Alegrias,
Fernanda.

Receitas: Pesto e Pimenta

quarta-feira, abril 22nd, 2009

Eu achei interessante quando postei sobre potes de vidro e ilustrei com uma foto de alguns potes da minha cozinha, porque muita gente escreveu (inclusive por e-mail) pedindo as receitas do molho de pimenta e do pesto. Então lá vão…

Pesto

O pesto de que eu mais gosto é feito com pinhões e aprendi com um casal amigo. O Fernando, marido da Damaris, é chef de cozinha e passou uns truques há alguns anos, entre eles o pesto. Como não cheguei a anotar nada, foi tudo de cabeça e fomos adaptando, mas a receita básica é simples. O pesto é delicioso na massa e acabamos usando para vários outros pratos. Há alguns meses, em um curso de culinária curtíssimo, descobri que podemos inovar e trocar o pinhão por castanha do Pará, castanha de caju ou nozes. Delícia total.

Como fazer: Usar o processador de alimentos é mais fácil, ou se você não tiver, pode ser o liquidificador. Primeiro coloque uns quatro dentes de alho grandes (é de olho mesmo e depende do quanto você gosta de alho – eu adoro e confesso que às vezes chego a colocar seis ou sete cabeças!). Em seguida, coloque o pinhão já cozido e descascado ou castanha do Pará ou de caju, a quantidade é mais ou menos uma xícara. O pinhão, para mim, ainda é o mais delicioso, mas já fiz com os demais. Com castanha de caju também fica muito bom (é o da foto). Vale testar para o seu paladar. O importante é dar apenas uma “batidinha” nessa hora. Não é para esfarelar, apenas triturar um tantinho, mas é preciso deixar uns pedaços. Para triturar junto com o pinhão ou a castanha, coloque um bom punhado de manjericão verde e fresco (é importante nessa receita que tudo seja fresco, desde o alho até as ervas). Da última vez também coloquei salsão, que estava lindo aqui no vaso. Mas o básico é isso. Depois de tudo triturado (mas não esfarelado!), coloque em um vidrinho e complete com azeite (extra-virgem um tanto melhor). Todo o conteúdo deve estar umedecido com azeite. Guarde na geladeira.

Eu não coloco sal na receita porque prefiro salgar na hora em que estou preparando o prato, mas você pode fazer o pesto já com sal. Para fazer a massa, basta colocar esse pesto na panela, se precisar acrescentar mais azeite, se precisar e sua receita não tiver ainda, colocar sal e dar uma fritadinha rápida (não pode demorar para não queimar o alho, porque aí o gosto fica horrível). É bem rápido, fritou e coloca a massa já cozida. Misturar e pronto, comidinha fácil e boa demais.

Molho de pimenta

Cada um faz molho de pimenta de um jeito, com uma medida diferente, então o legal é você se arriscar e ver qual é o perfeito para seu paladar. Mas é fácil de fazer, gostoso e melhor do que molho comprado pronto, isso eu garanto.

Como fazer: Coloque no liquidificador três pimentas dedo-de-moça, mas depende do quão ardido você quer, com dois ou três dentes de alho (de novo vale o quanto você gosta de alho), meia cebola, meia colherzinha de café de sal (prove depois), ervas à escolha (eu gosto de usar salsão e manjericão, quando tenho fresco também uso cebolinha que adoro), azeite e vinagre branco. A quantidade é difícil explicar, mas comece com meia xícara de azeite e um pouco menos de vinagre e vai acrescentando o quanto quiser a mais para o molho ficar mais leve e cremoso. Por fim, coloque meia caixinha de molho de tomate (das pequenas) e bata mais um pouco. Prove e se precisar acrescente mais um pouco de algum dos ingredientes.

Vou começar a anotar direitinho minhas receitas. Hoje em dia eu faço muita coisa no “olhômetro”. Quem diria que eu gostaria tanto de cozinhar, hein.

Alegrias,
Fernanda.

Tela do nosso amor

terça-feira, abril 21st, 2009

Em comemoração aos nossos sete anos de namoro, pedi uma tela para a Jana Magalhães, que além de talentosa, é uma fofa. O resultado foi essa belezura que já está no nosso quarto e com certeza nos trará muita sorte e alegria.

abr09_tela01

abr09_tela02

Fotos do site da Jana

O nosso aniversário é em junho, mas eu não resisti e entreguei o presente antes. Na tela estamos nós dois, Teddy ao meu lado e Polly ao lado do Má (como sempre acontece), um lindo elefantinho (eu tenho uma coleção deles) e um aquário ao lado do “bonequinho” do Má, já que nossos peixes também são uma paixão. Não ficou lindo?

Alegrias,
Fernanda.

Filme – Billy Elliot

segunda-feira, abril 20th, 2009

CATEGORIA: Tem que ver!!

Mais um filme que merece ser visto: “Billy Elliot” (mesmo título original) de 2000 e com direção de Stephen Daldry. Billy Elliot (Jamie Bell) vive em uma cidade pequena da Inglaterra e seu pai trabalha nas minas. Aos 11 anos, o pai o obriga a praticar boxe, mas o garoto descobre o balé clássico. A história mostra o empenho de Billy para seguir o seu sonho e vencer os preconceitos. Belíssimo drama, que faz refletir. Até onde você vai pelos seus sonhos?

abr09_filmebillyelliot

Conte pra mim… qual é o grande sonho da sua vida?

Alegrias,
Fernanda.

Tira-dúvidas

sábado, abril 18th, 2009

Outro dia eu estava dando uma olhadinha nas palavras, frases e expressões que trazem alguns leitores para este site, então decidi compartilhar com vocês algumas pérolas. E, claro, tirar a dúvida da pessoa, né, que eu tenho bom coração.

AVEIA

aveia engorda – Não, aveia não engorda e faz um bem danado. Escrevi sobre isso aqui.

com qual alimento devo colocar aveia – Com o que você quiser, a aveia é muito versátil. Você pode colocar aveia no iogurte, leite e ainda usar o farelo de aveia em bolos, tortas, bolachas.

aveia é bom para os intestinos? – Excelente. Sabe esses iogurtes que prometem milagres? Para mim, nada funcionou, só a aveia. Todos os dias, pelo menos duas colheres de sopa de farelo de aveia no iogurte da manhã e duas colheres de sopa no almoço ou na janta, durante as refeições (pode usar como “farinha”, em bolos, tortas, biscoitos, qualquer coisa, eu como puro em cima do arroz mesmo). Faça isso por um mês e seu organismo já será outro. Garanto.

aveia qual a melhor farelo ou em flocos – Na matéria, há um trecho que escrevi assim: “Entre os tipos de aveia, o que possui maior quantidade de beta glucanas é o farelo de aveia, seguido pelos flocos e pela farinha.” Portanto, contra o colesterol, o farelo é o melhor de todos (e o mais fácil de incorporarmos às receitas também).

receitas de baixo custo com aveia – Ainda não coloquei receitas aqui, mas gostei de ideia.

mingau de aveia contra colesterol – Essa e todas as variáveis sobre aveia eu encontro na lista de pessoas que conheceram esse site por causa desse assunto. Muito bem-vindos, eu sou a defensora da aveia.

VARIADO

fico nervosa ao cantar em publico – Olha, eu nem canto, então você já está no lucro.

mestiças de Cocker – Sinceramente, não tenho a menor ideia de como ajudar

CRIANÇAS QUE FURTAM – Opa opa opa… sou contra, valeu? Sou contra até “furtinho” de bala do tipo “isso pode pegar”. Pode pegar nada, eu cresci aprendendo que o que eu quero, eu pago. O que não posso ter, eu aceito.

hoje em dia quem faz o certo está errado – Mas caro leitor, eu ainda acredito na honestidade. Pode ser que eu seja pobre justamente por causa disso, mas eu acredito em vencer na vida sendo justo, correto e honesto.

eu e o piano – Pois é, tem, post antigo contando nossa história. E eu ainda estudo piano!

aprender piano na idade adulta – Vai com fé! Nunca é tarde para aprendermos.

falar mal de pessoas que nao se conhece
pessoa que julga sem conhecer a pessoa
as pessoas nos julgam sem antes nos conhecer

Ahá, escrevi sobre isso aqui, vai lá ver.

como faço para adotar uma cachorrinha em SP – Adotar um animal é fácil, basta querer. Pode começar dando uma olhada no Adote um Amigo e no Quero um Bicho. Adotar é lindo, viu, parabéns pela atitude.

coisas comida no ano novo da frança – Bom, França aqui só tem eu, porque (ainda) não conheço o país.

divisao de ovos – Corte ao meio? Hummm acho que você vai gostar de ler esse conto.

quantos ovos podemos comer ao dia? – Não sei. Mas vamos pelo equilíbrio, sempre, certo? Não deve ser nada bom comer vários ovos por dia.

Pedir um beijo e certo – Você quer saber se é correto pedir um beijo? E por acaso beijo é coisa ruim para termos medo de pedir? Vai fundo, coragem e depois conte como foi.

durante a adolescência sempre quis ser normal, mas sempre fui o patinho feio – Poutz, eu também, viu.

amigo de verdade não tem inveja – Verdade, sábias palavras.

sombrinhas de antigamente – Com o calor que faz aqui, eu uso. Até virou piada nos comentários de um post.

rotina “relógio biológico” – Eu acredito em relógio biológico.

nos amamos mas não somos felizes – Volte para me contar. Sério, me mande e-mail, vamos conversar. Como assim vocês se amam, mas não são felizes? Falta o quê?

“o que fazer quando um homem convida pra jantar na casa dele” – Vai, minha filha. Tá esperando o quê?

COMO FAÇO PARA SER MEIGA – Eu acho que a pessoa ou é ou não é meiga, oras. Há mulheres que são mais fortes, mais decididas, mais seguras, outras são mais meigas, dóceis, gentis. Não é questão de ser melhor ou pior, é o que somos. Quer saber, querida? Se é para impressionar um cara, seja você mesma, simples assim. Porque o maior atrativo que podemos ter é a autenticidade. E seja feliz.

fala alto que estou sem óculos – Ãh? Quê?

GATA TERRORISTA – Hahaha, acho que esse aqui chegou na busca em um post que eu comentava que sonhei que a Polly era uma gata terrorista.

eu transo com meu cachorro – Cof, cof, cof… alguém chegou aqui por essa frase, leitores, creiam em mim. Olha, eu não sou a pessoa mais indicada para te ajudar com esse probleminha. Obrigada pela visita.

NOVA ORTOGRAFIA

hífen depois de sub
eliminaçao do acento agudo
acento agudo e o hífen nas palavras compostas

Essa nova regra trouxe muita gente aqui. Dá uma lidinha na matéria, leitor.

guarda-chuva continua com hifen? – Continua, caro amigo, continua.

jibóia, idéia sem acento – Muito bem, você aprendeu. Agora é jiboia e ideia.

na palavra super cão há hífen? – Não, e é junto: supercão.

eliminação do acento cicunflexo nas letras duplas – Muito bem. Voo, enjoo, perdoo, nada disso mais tem acento circunflexo.

EM PALAVRAS O TREMA SERA EXTINTO – Não precisa gritar, mas sim, acabou o trema.

VIAGENS

cambio aeroporto de carrasco montevideo
rodoviaria de montevideo
flor metálica buenos Aires
receita torta chaja
bar fun fun montevideo
club uruguay
Mercado de la Abundancia
FUN FUN MONTEVIDEO
historia de el palacio legislativo del uruguay
fun fun,montevideo

Há uma série de posts sobre a viagem ao Uruguai e Argentina que começa aqui. A partir daí vocês podem ler, nos dias seguintes, o restante do relato da viagem.

Alegrias e sejam sempre bem-vindos.
Fernanda.

Twitter… agora eu tenho!

sexta-feira, abril 17th, 2009

Ontem eu resolvi criar mais uma casa virtual. Aqui ainda é meu espaço preferido, onde tentarei estar todos os dias com vocês, mas lá é um espaço para ideias soltas. Sabe aquele momento em que você não pode postar, mas quer desabafar? Pois é, farei isso no Twitter. Quer me seguir lá? Clique aqui, vou adorar.

Tenho mais assuntos, mas terão de esperar o sábado, porque Má está finalizando sua monografia da pós e o micro está dominado, tá todo dominado. E pensar que há sete anos eu acabei a monografia da minha pós e foi por causa dela que eu o conheci… afe, o tempo voa mesmo, não é expressão, é verdade.

Bom início de fim de semana!
Nos vemos aqui e .

Alegrias!
Fernanda.

Filme – Vaidosa

quarta-feira, abril 15th, 2009

CATEGORIA: Tem que ver!!

Alguns filmes nós vemos e revemos porque adoramos. Ou assistimos apenas uma vez, mas ficam na memória para sempre. E na categoria que eu indico “tem que ver!!” está “Vaidosa” (título original: Mr. Skeffington), de 1944, com Bette Davis e Claude Rains e direção de Vincent Sherman. Enredo bacana, mensagem linda e uma atuação ótima da belíssima Bette Davis. Não gosta de filme antigo? Ah, deixe de ser bobo como eu era e acabe com esse preconceito já.

O filme é de época e seu início se passa em 1914, quando Fanny Trellis, uma mulher que é desejada por muitos homens, acaba se casando com o rico Job Skeffington para salvar seu irmão, que deu um desfalque na empresa de Job e também acabou com o dinheiro da família. Fanny, que só se preocupa com sua beleza, acaba reavaliando seus valores após uma série de acontecimentos. O filme tem uma grande passagem no tempo, com o crescimento da filha de Fanny, traições, a guerra e muito mais.

Eu sou romântica mesmo e achei linda a conversa que a filha tem com Fanny, quando a mãe percebe que a beleza não significava nada porque seu marido a amaria de qualquer jeito e na cena final, que eu não conto porque vocês vão assistir que eu sei. Chorei. E ri, porque ao mesmo tempo em que a história é emocionante, tem um “quê” de comédia bem interessante. Resumo? Vale a pena.

abr09_filmebettedavis

Bom divertimento!
Alegrias,
Fernanda.

É tão bom…

terça-feira, abril 14th, 2009

E não preciso explicar mais nada, não é? :o )

A Páscoa de Ana Cláudia

quinta-feira, abril 9th, 2009

Eu não gosto de chocolate porque irrita a minha pele e eu empipoco inteira. Mentira, eu amo chocolate, mas eu não posso comer porque engorda. Droga de dieta, ela só me permite comer 900 calorias por dia, mas desse jeito eu vou virar uma sopa ambulante, mas sopa sem batata e macarrão. Sopa de água, delícia gastronômica. Se eu comer apenas um ovinho de Páscoa inteiro eu ultrapassei todas as calorias do dia. Então decidi, eu farei isso pela minha filha, mas só por ela, por que como uma criança vai entender que a mãe não quer comer ovo de Páscoa na Páscoa?

Fiz as contas: posso ingerir todas as 200 gramas do ovo (que eu acho pequeno, porque eu sei que sou capaz de muito mais, eu conheço o meu potencial) e não como mais nada durante o dia. Eu acordo e tomo de café da manhã um pedaço de ovo. No almoço, um pedaço de ovo. No café da tarde, mais ovo, na janta ovo e eu não engordo nada, porque mantive as calorias do dia. Ah, é fácil seguir uma dieta.

A Elianinha quer um ovo de Páscoa da Barbie. Ovo não é de chocolate? A Barbie só vem estampada na embalagem, não é? Mas de que adianta tentar explicar? Não adianta. Pensei em fazer um ovo em casa e botar uma de suas Barbies dentro como surpresa. Perfeito, se não fosse pelo fato de que eu precisaria roubar uma embalagem. Desisti do plano e fui ao mercado comprar. Só que eu esqueci de que comprar em cima da hora não é a melhor estratégia. A Páscoa chegou e eu entro no terceiro mercado com esperança de achar o bendito ovo da Barbie, porque eles esgotaram nos outros lugares.

- É ele, é ele! – eu grito, para o nada.

- Ei, moço, esse ovo é meu! – exclamo quando vejo um homem colocando a mão no meu ovo. O último ovo da Barbie. – Devolve.

- Devolve? Como assim, devolve? Você nem estava com ele.

- Mas eu ia pegar, só que você chegou uns segundos antes de mim.

- Você ia. Eu peguei.

Que insolente esse homem. Que grande babaca. E que verdade, também. E agora, como é que eu explico que não posso chegar em casa sem esse ovo? E que nos outros mercados ele acabou, esse é o último da espécie? Melhor ser sincera.

- Eu não posso chegar em casa sem esse ovo.

- Sério? Nem eu – ele respondeu já andando em direção ao caixa.

- Mas senhor… moço… seu… é que eu não tenho mais onde buscar, a minha filha está na casa dos avós e se eu chegar sem esse ovo posso nem entrar lá.

Ele não respondeu, eu tinha que apelar.

- Não é fácil ser mãe solteira.

Ele parou. Funcionou. Mas poxa, eu não estava mentindo, não era bem uma chantagem emocional, era só… uma informação na hora certa, oras.

- Jura?

- Hum, hum – balancei com a cabeça e fiz um sorrisinho meigo.

- Também não é fácil ser pai solteiro e minha filha quer esse ovo. Tchau.

Ahhhhh como ele podia usar a minha técnica contra mim mesma? Isso é jogo sujo, é falta de criatividade.

- Ah, tá bem. Você é pai solteiro, então?

- Minha ex-mulher venceu a eleição para deputada federal, foi morar em Brasília, mas nunca mais voltou porque se arranjou com um senador. Já está no segundo mandato, acho que está bem, a filha pode vê-la nas páginas de jornal vez ou outra, mas as denúncias nunca são provadas e tudo bem. Ela não vem nunca, já pedi a separação, então eu posso me considerar pai solteiro, certo?

- Ah, minha nossa, a sua mulher é aquela de cabelo vermelho… aquela aqui da cidade? A…

- É ela mesma, nem precisa dizer o nome, mas é ex, viu? Ex. Agora dá licença que minha filha está esperando o ovo.

- Quantos anos ela tem? – eu perguntei.

- Sete.

- A minha tem seis. O pai se mandou no mundo e hoje eu vou quebrar a minha dieta só parar comer ovo de Páscoa o dia inteiro com ela, você entende como ela é especial pra mim?

- Só por que você vai quebrar a dieta?

- Você é homem, nunca vai entender.

- Eu entendo certas coisas de mulher, sim. Minha filha é quase uma moça e sou eu quem dou as dicas. Você não deveria se preocupar em quebrar dieta por comer um ovo de Páscoa.

- Só porque você quer esse mesmo ovo, né?

- Não. Porque você não precisa, está bonita desse jeito.

Bonita? Eu, bonita? Desde que o desgraçado do meu ex-marido resolveu se tornar viajante profissional nunca mais ninguém me disse que eu estou bonita. E que não preciso de dieta!

- Olha, obrigada (droga, estou gaguejando), mas e o ovo, com quem fica?

- Eu peguei primeiro, fica comigo.

Desisto. Ele tem razão. Ele foi gentil, legal em conversar comigo, também cria uma filha sozinha e eu não tenho o direito de ser chata ao ponto de tirar o ovo da filha dele. Vou procurar outra marca, explicar para minha princesa que acabou e ela vai entender, ela é muito inteligente, vai entender. Pelo menos vou comer um ovão inteiro com ela sem culpa. Puxa, estou bonita.

- Mas olha… o ovo tem duas partes, se você quiser, podemos dividir – ele disse.

- O quê? Dividir o ovo? Mas como as meninas vão entender se chegarmos com metade de um ovo de chocolate melecando nossa mão e…

- Vai almoçar lá em casa, leve sua filha e na hora de darmos o ovo, entregamos o mesmo para as duas. São meninas, têm quase a mesma idade, vão se dar bem. De quebra, levamos outros ovos para elas não se sentirem prejudicadas. A proposta é boa.

Tão boa que eu, sem o menor pudor de mãe com uma certa idade nos ombros, aceitei. Deixei a menina no carro e toquei a campainha para sentir o clima da casa. Uma senhorinha atendeu, eu reconheci como a costureira da minha tia e a partir dali foi só festa. Eu e Elianinha entramos, as meninas dividiram o ovo da Barbie, ganhei um ovo de chocolate branco do David (ele tem nome), levei um prato de bacalhau e parecia que nos conhecíamos de tempos.

A divisão de ovos virou tradição que não conseguimos mais quebrar. Todos os anos é a mesma coisa, as meninas pedem o mesmo ovo e dividem na nossa frente, cada uma come sua metade e ainda evitamos desperdício, porque eu como o ovo que ganho sozinha, em um só dia. Afinal, dieta a gente pode voltar a fazer depois. E ele ainda me acha bonita.

BOA PÁSCOA!

Alegrias,
Fernanda.

Papo de mulherzinha

quarta-feira, abril 8th, 2009

Está rolando pela internet e a Téti passou a brincadeira para mim. Consiste em contar sete segredos de beleza e como esse blog tem sido frequentado por muitas mulheres, vamos lá, então.

A verdade é que nunca fui muito vaidosa ou consumista (o que vale até outro post), mas vou contar o que faço agora que os 30 batem à porta.

1) Protetor solar todos os dias. Sol, chuva, nublado e eu de protetor solar. Detesto, pra ser sincera, acho um porre ter de passar, acho chato ficar com a pele melequenta, acho chato mesmo, mas é essencial, mulherada, porque o sol envelhece a pele e blábláblá, fora as doenças, né. No rosto uso um próprio para o rosto e nos braços e colo um outro, mas sempre fator acima de 30.

2) Lavo o rosto todos os dias com uma espuma de profunda limpeza na hora do banho. Vez ou outra é hora de passar esfoliante também.

3) No rosto também passo de vez em quando um creme na área dos olhos, mas não encontrei nenhum bom até agora (alguma dica?), só que isso é recente e eu não sou disciplinada. Mas nunca durmo de maquiagem, nunca mesmo, sempre tiro antes de dormir quando estou maquiada.

4) Aliás, uso pouca maquiagem. Gosto, adoro, acho lindíssimo, mas maquiagem demais e todos os dias também não faz muito bem para a pele, né? O que eu uso todos os dias, isso sim, é batom. Não saio de casa sem um batonzinho, às vezes coloco sombra. Em dia de festa eu capricho com rímel e tudo o que tenho direito.

5) Passo creme nas pernas. Sem mais detalhes, eu detesto certas coisas que só nós mulheres temos. Passo, mas acho chato passar creme também. Podem rir, eu deixo, sou rabugenta, né? Acho que nasci pra viver como índia, hahaha. Para ficar cheirosa, uso alguns cremes mais gostosos, às vezes óleo no banho. Também gosto de perfume e adoro um que marido me deu pro casamento, Chanel nº 5, mas no dia a dia eu quase não uso.

6) Faço a unha toda semana. Às quintas minha manicure e amiga vem em casa e dá um jeito nas minhas mãos. Os pés eu faço a cada duas ou três semanas. Gosto de esmaltes de todas as cores, depende do momento e da minha inspiração. Pode ser o clássico clarinho ou um belo vermelhão.

abr09_meuspes

7) Lavo o cabelo dia sim dia não, às vezes todos os dias. A cada dia uso um xampu diferente, adoro xampus novos, uma estante lotada de variedade. Seco com o secador só quando está frio, caso contrário o cabelo seca ao ar livre e pronto. Não faço escova, não tenho chapinha, nem fiz alisamento, nada, ele é meio liso, meio ondulado, se secar com o secador só passando a mão já fica lisinho. Nunca pintei, tenho usado mais curto do que antes e… bom, é isso. Nada demais.

8) Vou acrescentar um item. Eu acho, sem demagogia, que o melhor segredo de beleza é estarmos felizes. Podem ver, mulher realizada é mais vistosa, brilhante, parece mais jovem, é mais alegre. Gostar de nós como somos, sem neuras e aprender a destacar o que temos de bom e deixar pra lá o que não gostamos é um segredo poderoso de beleza. Nosso corpo não é um modelo de vitrine, é muito mais do que isso. Somos mais do que rótulos. E se você está feliz, minha querida, vai ficar radiante. :o )

Alegrias,
Fernanda.