Archive for agosto, 2009

Memória afetiva

segunda-feira, agosto 31st, 2009

Eu morei durante toda a minha vida, até os 25 anos, no mesmo local. A entrada pelo quintal ainda leva à casa de minha tia, à casa de minha avó e à casa de meus pais. Foi meu bisavô quem construiu tudo isso, cada tijolo, cada parede. E foi nesse quintal que eu cresci, nesse espaço que eu vivi a maior parte da minha vida. Primeiro na casa dos meus pais e depois do falecimento do meu avô, em um quarto ao lado da minha avó. Foi assim: com duas casas, duas cozinhas, duas salas, uma família pequena, mas bastante unida.

Quando eu venho para essas casas, ainda posso sentir o cheiro dos doces da minha mãe, da comida da minha avó, a lembrança do meu pai me ensinando matemática, das brigas e pazes com meu irmão, de todos os animais que já passaram por aqui. Eu me lembro que gostava de ler gibi deitada no quarto dos meus pais, que fazia lição de casa na mesinha de centro da sala, que brincava de bonecas no meu quarto, que era separado do quarto do meu irmão com dois armários.

Eu me recordo das histórias que a vó contava na janta, da Duquesa (minha primeira tartaruga), dos primeiros peixes, da primeira gata, a Cherry, do gato que viveu comigo por mais tempo, o Tovy, que por 14 anos foi um companheirão. Eu me lembro do meu avô comendo lanche pela casa, de sua risada, de seu jeito carinhoso de abrir a janela quando me ouvia entrando pelo quintal.

Não é mais a minha casa. As minhas coisas já estão em outro lugar, eu já tenho meu canto, aqui é a casa da minha família, mas no fundo parece que nunca deixou de ser minha. É como um refúgio, um aconchego, um lugar que eu conheço direito. Cada canto tem uma história. Uma história feliz. E o mais importante é que a família está aqui.

Vocês também têm a sorte de ter um refúgio assim?

Alegrias,

Fernanda.

Como inserir foto nos comentários?

sábado, agosto 29th, 2009

Eu estou adorando este cantinho e aos poucos aprendendo novas funcionalidades para oferecer para vocês. Quero, agora, explicar como inserir uma foto (sua, do seu gato, de uma flor, a imagem que você quiser) ao lado de cada comentário que fizer. O pedido foi da Lu no post abaixo e a resposta é bem simples. Basta ir ao site Gravatar e se inscrever. É fácil e rápido. Depois, a cada comentário que você fizer, seja aqui ou em qualquer outro blog, sua imagem aparecerá ao lado.

Alegrias,

Fernanda.

Escolhas

sexta-feira, agosto 28th, 2009

Quanto vale fazer o que se gosta? Há alguns dias eu pensava sobre o valor de atuar em alguma área que gostamos, qualquer uma. Trabalhar com algo que dê prazer, que consiga te deixar feliz. Tenho uma amiga que me diz que para eu fazer as tarefas bem feitas, preciso ter tesão. É verdade. Não é o dinheiro que me motiva, é o gosto por fazer. Não que eu seja louca de rasgar dinheiro, muito pelo contrário. Quero, sim, conseguir ganhar bem com meu trabalho (um dia!), mas se eu tivesse de escolher entre ganhar muito bem e ser reconhecida, eu escolheria o segundo. Se eu pudesse escolher entre ganhar muito bem e poder fazer o que eu gosto para o resto da vista, continuo escolhendo a segunda opção. Para mim, fazer o que eu amo não tem preço. E para eu ser feliz, antes de dinheiro, preciso da motivação de acordar e pensar “eu adoro isso”. E vocês, o que escolheriam?

Alegrias,

Fernanda.

Aveia: a matéria mais comentada

quarta-feira, agosto 26th, 2009

Pretendo colocar minhas matérias no novo site, assim que for possível (leiam “assim que eu tiver tempo”), mas preciso colocar logo no início deste blog a matéria mais procurada e comentada no meu blog antigo: sobre a AVEIA. Bom, a minha experiência pessoal com a aveia é fantástica. Foram três meses de “dieta” com aveia em todas as refeições. De manhã, farelo no iogurte ou no leite (uma a duas colheres de sopa). Farelo de aveia no almoço também, como uma espécie de farinha que eu colocava sobre o feijão ou qualquer outro alimento. Na janta, a mesma coisa. Fazia bolo de aveia, bolachinha de aveia e outras receitas. De quase 300, meu colesterol baixou para 165, sem remédios. Meu problema é de família, então preciso controlar todos os meses, mesmo com a alimentação saudável que eu tenho. Hoje ainda consumo aveia todos os dias. Ela é a melhor aliada na luta contra o colsterol. Eu sou prova ;-)

Abaixo, a matéria que escrevi no ano passado sobre o assunto. 

ALIMENTOS FUNCIONAIS
Aveia: um aliado contra o colesterol

O cereal pode
ser introduzido
em muitas receitas

Fernanda França

Uma boa alimentação pode auxiliar no tratamento de doenças e melhorar a qualidade de vida das pessoas. Assim, os alimentos funcionais passaram a ganhar a mesa das famílias, que conhecem, cada vez mais, a importância de uma dieta equilibrada. Esses alimentos chamados de “funcionais” são aqueles que têm capacidade de atuar na saúde, além de fornecer nutrientes. A aveia é um deles.
Cereal conhecido no preparo do mingau, a aveia pode auxiliar na diminuição do colesterol e evitar doenças cardiovasculares, além de ser uma importante aliada para o bom funcionamento do intestino. Entre os cereais, a aveia merece destaque pela sua fibra solúvel, chamada de beta glucana. Em conjunto com uma alimentação equilibrada e hábitos saudáveis, a aveia pode auxiliar no controle das diabetes, hipertensão e do colesterol, inclusive com diminuição do LDL, conhecido como colesterol “ruim”. (mais…)

Sejam bem-vindos!

segunda-feira, agosto 24th, 2009

No princípio, o blog era apenas mais um diário virtual. Quando eu comecei, no fim de 2001, apenas dois leitores sabiam o endereço do espaço. No ano seguinte eu comecei o blog “A Arte da Vida” no blogger.com.br, onde fiquei por cinco anos. E foi durante este período que eu fiz grandes amizades, de verdade. Algumas pessoas vieram e foram, algumas vieram e ficaram. Lá eu era a Blanda que, hoje, é o nome da personagem principal do meu primeiro romance. 

Muitas delas são minhas amigas “virtuais” (com carinho real) até hoje, como a Silviane, arquiteta linda que inclusive me ajudou decorar a minha primeira casa quando casei, entre outras meninas maravilhosas que me deixam recado sempre. Algumas amizades passaram para o “real”, como é o caso da Beth, de quem sinto muita saudade porque mora longe. O blog também me aproxima de amigas que moram longe, como a Ana e outras queridas do Rio de Janeiro, e minha amiga e editora on-line Luciana, além de outros amigos, bem como é contato para quem mora perto, como é o caso da leitora Elianinha, uma simpatia que mora na mesma cidade que eu, aqui no interior do Estado, e que conheci primeiro pelo blog e depois pessoalmente. É também pelo blog que conheci leitoras como a Telminha, lá do continente africano, que escreve de um jeito que eu adoro!

O resumo é que blog, para mim, transformou-se num lugar muito especial. Depois do blogger, fui para o meu domínio .COM e mais recentemente também no .COM.BR. O site ainda não está pronto, mas será lindo de viver. Como farei uma viagem em breve e quero compartilhar com vocês, resolvi “inaugurar” o blog antes mesmo do site. Aqui está.

O topo lindo deste blog foi feito pela designer Mariana K., que, por sorte minha, ainda é minha amiga e está me ajudando um bocado nesta fase da minha vida (que fase? Oras, leiam o blog que daqui para frente é só novidade, povo). O site também foi desenhado por ela e está sendo implementado pelo amigo e paciente Rodrigo Freitas (valeu, Ro!!!). Quando eu voltar de viagem, devemos colocar a belezura no ar.

Para não ficar completamente por fora, eu me meti a entender um pouco dos códigos do blog, pelo menos. E me apaixonei por PHP e plugins, coisa louca, varei madrugada lendo e tentando entender. Eu sou estranha mesmo. O resultado está aqui, vocês podem conferir do lado direito, na coluna. Primeiro estão as páginas sobre mim, sobre meus contatos, sobre o blog e sobre os comentários. Depois vocês também poderão ver as atualizações no Twitter. Para quem não me acompanha lá, vai poder ler o que eu escrevi aqui mesmo no blog, naquela coluna. Quem quiser me acompanhar pelo RSS também pode e lá embaixo estão as bandeirinhas de tradução. Por enquanto, mas se alguém quiser algo mais, é só pedir. Cliente, ops, leitor tem sempre razão :-)

Sejam bem-vindos. Temos uma semana para nos acostumar ao espaço novo, comentem, comente mesmo! E na próxima semana começamos juntos mais uma aventura.

Alegrias,

Fernanda.

Mulher de um Homem Só

segunda-feira, agosto 10th, 2009

Quando soube do lançamento do romance “Mulher de Um Homem Só”, de Alex Castro, interessei-me por ser jornalista. Logo pensei em colocar o título na lista de livros do caderno de cultura do jornal em que trabalho. Eu gosto de conhecer histórias de livros independentes e dou a maior força sempre que posso. Nesse caso, o moço merecia um espaço.

O livro foi baixado na internet mais de 30 mil vezes entre 2002 e 2006 e para publicar o romance, Castro lançou um sistema para que os próprios leitores viabilizassem os custos de produção. Assim, abriu as vendas antes mesmo de o livro existir. Conseguiu financiar a primeira edição e o lançamento em Sampa será neste sábado, dia 1º de agosto (eu já falo mais do lançamento, caros leitores).

Comprei o livro, porque como escritora, sei como é batalhar por uma obra. Fiz questão de participar desse processo. Como jornalista, recebi uma cópia em PDF. Decidi, então, começar a ler o arquivo antes de receber o livro impresso. “Só um tantinho, pra ter uma ideia da história”, eu propus a mim mesma. E esse pouco transformou-se em um livro lido inteiro, pela tela de um computador, em dois dias. Lido não… Devorado.

Do release oficial, eu copio: “Um romance curto e intenso, sobre os desafios e atribulações do começo da idade adulta e, também, sobre amizade entre homem e mulher: Murilo e Júlia são melhores amigos de infância. Quando Murilo ainda está na faculdade, ele se casa com Carla, a narradora da história. A partir daí, o romance trata das aventuras e desventuras dos primeiros anos de casamento de Carla e Murilo, com ambos tentando ser maduros, buscando independência financeira e procurando, ao mesmo tempo, encontrar um lugar para aquela melhor amiga dentro do relacionamento. Para Carla, Júlia é uma presença intimidadora: uma mulher que ama seu marido e a quem ele ama, ainda que apenas como amigos, e que o conhece há mais tempo e, sob certos aspectos, melhor”.

Eu fiquei encantada com o estilo de Castro. Com a velocidade dos acontecimentos, com a narrativa onisciente – o escritor é corajoso, gente, escreve em primeira pessoa como mulher e ainda inova quando coloca a narradora em todos os lugares, uma semi-deusa – e com todo o desenrolar dos acontecimentos. Fiquei curiosa para saber o motivo de algumas lacunas, que certamente foram propositais, e até mesmo de descobrir o que acontece depois que o livro acaba. Porque, na boa, o livro acabou e deixou um gosto de que não podia ter acabado. Sacanagem.

Eu não conheço Castro, nunca o vi, só nos falamos pela internet profissionalmente, não era nem mesmo leitora do seu blog. Mas agora, leitores amigos, eu vou ser, sim. Você também deveria.

jul09_mulherdeumhomemso

Editora Os Vira Lata
Para comprar: www.tinyurl.com/MulherComprar

Alegrias,
Fernanda.