Archive for março, 2010

Em pauta, a traição.

quarta-feira, março 31st, 2010

Assisti a “Sexo com Amor?”, um filme brasileiro com direção de Wolf Maya. À parte dos elogios para a Maria Clara Gueiros (ótima) e a Marília Gabriela (sempre ótima, sou fã, tão fã que posso dizer que um dos maiores sonhos da minha vida é ser entrevistada por ela), o filme me trouxe à mente a novela “Viver a Vida”. Como? Por quê?

Oras, porque só há traição.

_30032010_sexocomamor

Não são histórias que têm traição, que explicam a traição, mas que só existem porque há traição. Não assisto à novela, mas sei do que se trata. E não é porque não vejo novelas – eu vejo e adoro, a última foi “Caras e Bocas” – mas sim porque acho a novela péssima, me deem licença, minhas desculpas a quem gosta.

_30032010_viveravida

Acho estranho valorizarem tanto a traição como algo normal. O normal, aliás, é trair, já perceberam? O normal é querer trair, só trair, ser traído e todo o restante que gira em torno disso. Eu vejo e me pergunto o que uma criança aprenderia com uma coisa dessas. Em “Viver a Vida” todas as personagens traem, já traíram, pensam em trair ou foram traídos. Não há um casal que possa ser feliz, só feliz, assim, porque deveria ser o normal ser feliz com quem escolhemos casar ou namorar. Porque não é uma prisão perpétua, é um relacionamento e baseado nesse fato tão claro, as pessoas ficam umas com as outras porque querem e o normal deveria gostar de estar com o/a companheiro/a.

Sinceramente, alguém acha tão normal assim a traição ser o padrão?

Eu não acho.

Alegrias,

Fernanda.

Hebe Camargo

terça-feira, março 30th, 2010

Eu já falei do Silvio Santos, agora é a vez de comentar sobre a Hebe Camargo – porque enquanto escrevo este post, que é programado, assisto ainda ao Troféu Imprensa. Ela foi receber mais um troféu e ficou no maior papo com Silvio Santos. E o que mais me emocionou foi ela agradecer a imprensa pelas matérias que saíram sobre a doença. Que todos foram respeitosos e amorosos com ela. E tem como ser diferente?

_29032010_hebe

Eu já devo ter falado dela no blog antigo, com certeza, mas nunca é demais. Eu acho a Hebe o máximo. Não só a maneira como ela lidou com o câncer, mas como ela parece lidar com a vida. E ela não pode ser tão diferente de tudo o que passa na TV. O que ela nos transmite é muita energia, alegria e simpatia. Não deve ser fácil, em um mundo que pessoas de terceira idade são jogadas para escanteio, fazer sucesso, trabalhar e ser o fenômeno que ela é. E é mesmo. Adoro a Hebe. Adoro as roupas da Hebe. Adoro.

E por que será que todo mundo que eu adoro eu queria poder entrevistar (ou ser entrevistada por) um dia, hein? ;-)

Alegrias,

Fernanda.

Troféu Imprensa

segunda-feira, março 29th, 2010

Foi grande a minha surpresa quando vi o Troféu Imprensa no SBT ontem. Eu nem lembrava mais! Quando criança, adorava assistir ao programa com meus pais, sempre aos domingos à noite. Silvio Santos faz lá suas maluquices na emissora – e nem vou entrar no assunto profundamente –, mas é um grande comunicador, o maior comunicador do Brasil, e eu admiro muitos de seus feitos. O Troféu Imprensa é um deles.

O prêmio é o maior destinado aos destaques da TV brasileira. O Wikipedia diz que “o prêmio foi criado em 1958, pelo jornalista Plácido Manaia Nunes. Desde 1971, Silvio Santos apresenta a premiação”. O bacana é que Silvio apresenta o programa e quase nunca o SBT está entre os três escolhidos para ser premiado. Há todas as emissoras, todos os programas, e o júri é composto por representantes da imprensa.

Eu du-vi-do que uma certa emissora faria isso, premiar artistas de outra emissora. Já me espanta que, ao contrário de antes, alguns premiados sejam liberados para comparecer à premiação. E eu acho interessante o caráter do programa – premiar os talentos da TV brasileira. Porque só damos valor a prêmios estrangeiros, quando há muitos artistas aqui que merecem ser valorizados também.

29032010_trofeu_imprensa

É, eu adoro o Troféu Imprensa. Pronto, falei :-)

(Só não gosto de tudo o que o povo da imprensa diz, porque pra mim o prêmio deveria escolher o talento do ANO, ou seja, podemos adorar determinado artista, mas em determinado ano o trabalho melhor foi de outro – e acho que os jurados não pensam assim. Quase sempre eu discordo – com argumentos – dos jurados. Silvio, me chama para ser jurada?) ;-)

Alegrias,

Fernanda.

Líder de si mesmo

sexta-feira, março 26th, 2010

Na última aula de natação, a professora propôs um desafio. Eu não sou boa em velocidade, mas topei e nadei. Parei muito antes do que se não fosse um desafio, com respiração alterada. Parei e continuei nadando como se nada estivesse acontecendo nas raias ao lado. Eu não estava competindo. Então ela comentou em uma das minhas paradas que eu estava nadando muito bem o crawl, que melhorei muito e meu nado estava “bonito”. Foi a minha vitória competindo comigo mesma.

Não curto certas competições. Psicólogos podem dizer que é medo de errar, mas na boa, eu erro mesmo, não é isso. Eu simplesmente não tenho a intenção de ser a melhor em nada. Eu quero ser boa, até ótima, quem sabe excelente, linda, maravilhosa (ui), mas não a melhor. Há gente melhor por aí, eu admiro, não sou eu. Eu quero ser o melhor que eu posso, e isso me basta e me alegra. Quero ser boa e ser admirada pelo que sou e pelo que faço não porque sou a melhor, mas porque sou eu. Quero que me conheçam, que leiam meus livros, que divulguem meus livros, que amem meus livros, sim, eu quero, mas não ser a melhor, porque isso cabe a outras pessoas. Quero ser eu. Apenas isso.

Algumas pessoas nasceram para serem as melhores, são gênios, são incríveis. Algumas pessoas nasceram para ser chefes, para mandar, para ordenar, para liderar. Eu não sou uma dessas pessoas e muitas não são e deveriam admitir. Eu quero liderar apenas minha própria vida. Não há nada de errado nisso. Criou-se uma cultura de que precisamos ser líderes, que para prosperar temos de ter cargos de chefia. Eu não sou assim, não penso assim e penso que prospero além disso e inclusive por isso.

Outro dia, conversando com minha amiga Carol – que é advogada competentíssima, chefe, líder e tudo o mais da melhor qualidade em uma empresa –, eu disse que gostaria que ela fosse minha chefe se eu fosse advogada. Porque eu acho que não nasci para liderar e não vejo mal nenhum nisso. Mas também tenho sérios problemas com lideranças, porque penso que não sou escrava, não sou criança e não sou burra, então ao longo da vida muitas coisas já aconteceram. Hoje estou feliz, não tenho problemas com isso. E descobri que conduzir a própria vida também é, de certa forma, ser líder. De si mesma.

Acho errado quem critica os outros pela sua posição. Em um programa de TV outro dia (assisto a cada um que vocês nem imaginariam), uma moça disse “Ah, não quero conversar com ele por causa da profissão dele”. Quê? Primeiro, é preconceito (e como vocês já sabem, detesto preconceitos), segundo porque todo mundo só quer saber de namorar, ser amigo e conviver com quem é “líder”. Para mim, a maior liderança da vida é cuidar de si próprio com responsabilidade e de quem depende de você (filhos, no caso). Se cada um tivesse a consciência de que seu trabalho é importante, porque é, daríamos mais valor ao que o outro faz. E todos seríamos mais felizes.

Alegrias,

Fernanda.

Aprendendo com os animais

quinta-feira, março 25th, 2010

Eu sempre digo que precisamos aprender com os animais. Vejam se não é fofo…

_032010_cat_pagina

Fiquei gamada.

Alegrias,

Fernanda.

Ultimamente eu estou…

quarta-feira, março 24th, 2010

Cansada mais ou menos assim.

_032010_cansada_pag1

_032010_cansada_pag2

_032010_cansada_pag3

Alegrias,

Fernanda.

O Óleo de Lorenzo

terça-feira, março 23rd, 2010

Todas as vezes que eu assisto a “O Óleo de Lorenzo” eu fico emocionada. Já vi várias vezes e quando passa na TV, vejo novamente. Busquei informações na internet sobre a doença e como foi a história verdadeira dos Odone. Imagino como foi a luta desse pai e dessa mãe em busca de melhores diagnósticos para o filho que sofria de adrenoleucodistrofia (ADL), uma rara doença genética. Mais sobre a história que inspirou o filme aqui e o site do projeto mielina é esse (em inglês).

E quando a expectativa dos médicos era de cerca de dois anos de vida para Lorenzo, ele viveu até os 30 anos – faleceu em 2008. A mãe, Michaela, faleceu em 2000 de câncer e o pai, Augusto, recebeu o título de doutor honoris causa. A história é comovente e vale a pena assistir ao filme de 1992 com a belíssima interpretação de Susan Sarandon e Nick Nolte.

O amor é mais poderoso do que podemos imaginar.

_23032010_lorenzo

Alegrias,

Fernanda.

Qual a comida típica aí?

segunda-feira, março 22nd, 2010

Esta semana assisti a “Truques de Confiança” na GNT, com o chef francês Claude Troisgros e o chef inglês Jamie Oliver. Eu nunca tinha visto, acho que foi um programa especial, na verdade. E adorei. Primeiro porque gosto dos dois – o Claude é um fofo que apresenta, em português, o Menu Confiança, e o Jamie é outro fofo que apresenta vários programas – e segundo porque foi um barato ver os dois cozinhando juntos.

Em um momento Jamie disse “Não é justo, ele é franco-italiano e mora no Brasil!”, brincando com as vantagens de Claude para cozinhar bem. E então Jamie experimentou jambu, badejo feito na panela de pedra com manteiga de garrafa, castanha de caju e outros ingredientes brasileiros. Um barato!

Eu adoro comida. Adoro comer bem, conhecer novas cozinhas, experimentar pratos típicos. E então quero saber: onde você mora e aí qual é o prato típico? E qual é sua comida preferida?

Alegrias,

Fernanda.

Cyndi Lauper

domingo, março 21st, 2010

A Cyndi Lauper, muitos anos depois de gravar essa música que eu adoro. Adorei revê-la e a voz continua a MESMA! Impressionante. Linda, linda.

Alegrias,
Fernanda.

A injustiça do INSS. O que vocês acham?

sexta-feira, março 19th, 2010

Eu quero saber o que vocês pensam sobre esse assunto…

A Comissão de Assuntos Sociais do Senado aprovou na última semana um projeto para beneficiar os empregados domésticos que diminui a contribuição social dos empregadores de 12% para 6% sobre o salário do empregado e revoga a dedução que eles podiam fazer no imposto de renda pelo pagamento. Cerca de 4,9 milhões de empregados domésticos são informais no Brasil, o que representa 73,2% desses trabalhadores. Escrevi essa matéria e acho incrível um projeto assim para incentivar o registro dos trabalhadores domésticos (depois mostro a matéria para vocês). Mas pesquisar para escrever me fez pensar sobre o sistema de Previdência Social no Brasil.

Até 1991, eram exigidos cinco anos de contribuição para a aposentadoria por idade. A Previdência Social determina que têm direito ao benefício os trabalhadores urbanos do sexo masculino a partir dos 65 anos e do sexo feminino a partir dos 60 anos de idade – os trabalhadores rurais, homens e mulheres, aposentam cinco anos mais cedo. Assim sendo, por exemplo, até 1991, uma mulher de 55 anos poderia contribuir até os 60 anos e aposentar por idade (ou ter contribuído cinco anos durante outro período da vida).

A tabela da Previdência vai aumentando o tempo. Hoje em dia é necessário ter 15 anos de contribuição para aposentar por idade. Não importa se você é mulher, tem 60 anos e quer aposentar agora. Precisa ter, no mínimo, 15 anos de contribuição. É claro que é muito mais justo, porque faz sentido aposentar sem praticamente nunca ter contribuído? Não, né. Mas sabe-se lá como estará daqui a sei lá quantos anos, quando eu for aposentar. Não boto fé na Previdência Social, me desculpem.

Já a aposentadoria por tempo de contribuição funciona assim: para ter direito à aposentadoria integral, o trabalhador homem deve comprovar pelo menos 35 anos de contribuição e a trabalhadora mulher, 30 anos. O pior é a parte da contribuição. Você, que é trabalhador registrado, já olhou em seu holerit o absurdo que o Governo desconta todos os meses de você? Seria mais do que suficiente para fazer uma belíssima Previdência Privada. A minha Privada é ridícula perto do que eu pago de INSS. Obrigatório.

Ah, mas temos direitos… Temos. Temos, sim. Licença-maternidade, paternidade, seguro-saúde, etc etc etc. Mas eu acho um absurdo o que nos descontam. Não é justo. É injusto o que se paga para receber depois. Me dê o dinheiro, Governo, que eu invisto em uma Previdência Privada digna de rainha. E pior, quando me aposentar, se é que o INSS ainda existir, eu terei um teto de aposentadoria. Ao contrário dos funcionários públicos, eu não posso me aposentar com o que eu ganho. Isso por acaso é justo? Justo é para os funcionários públicos. Para funcionário de empresa privada, que só paga imposto durante toda a vida, quase não há benefícios.

Você já tinha pensado nisso?
Alegrias,
Fernanda.

O amor (dos gatos) é lindo!

quinta-feira, março 18th, 2010

Inspirada no post de Kitty e Angel (gatos da minha amiguirmã Carol), aqui estão os irmãos Polly e Teddy.

_18032010_gatos01

Polly e Teddy dormindo juntos (não são fofos?)

_18032010_gatos02

Não, mamãe, flash, não!! - Polly.

Alegrias,

Fernanda.

Depoimentos de quem leu

quarta-feira, março 17th, 2010

Lá no meu site existe uma área só para Nove Minutos com Blanda. Estão as fotos, o material para a imprensa, o material que saiu sobre o livro nos jornais, sites, blogs e revistas e montei também uma página para os depoimentos. Deem uma olhadinha que lindo estão falando do livro. Por enquanto coletei depoimentos na internet e enviados a mim. Se você leu e também quer deixar seu depoimento, pode deixar um recadinho aqui nesse post que eu coloco lá. Se você ainda não leu, mas quer saber o que estão pensando, corre lá. ;-)

Alegrias,

Fernanda.

Momento romântica, deem licença, por favor.

terça-feira, março 16th, 2010

Eu ADORO essa música (Wouldn’t it be nice – Beach Boys) e esse filme (50 First Dates – Como Se Fosse a Primeira Vez). Acho que gosto da ideia de uma pessoa conquistar a outra, a mesma, todos os dias. Para mim, taí o verdadeiro amor. Ai ai. Curtam o vídeo.

Alegrias,

Fernanda.

Eu quero um porco-espinho.

terça-feira, março 16th, 2010

Assim. Fofo.

_16032010_espinho01

_16032010_espinho02

_16032010_espinho03

Ainda bem que eu não trago todos os bichos que eu quero pra casa, viu. :-P

Fotos enviadas pela Telma, por e-mail. Obrigada.

Alegrias,

Fernanda.

Fotos do lançamento em São Paulo!

segunda-feira, março 15th, 2010

 _15032010_lanca

Quer ver todas as 268 fotos do lançamento em Sampa? Tem todo mundo lá! Basta clicar aqui.

Foi um dos dias mais emocionantes da minha vida. Sério. :õ) Obrigada a todos que estiveram lá comigo. Obrigada ao Mauro e ao Carlos Miyake pelas fotos. Carlos, arrasou!!!! :-)

Alegrias,

Fernanda.

PS: O álbum está dando erro, mas arrumarei ainda hoje, volte mais tarde para ver o restante das fotos se não conseguiu ver alguma :-)