Archive for julho, 2010

É amanhã, sábado, encontro no Center Norte! Quem vai?

sexta-feira, julho 30th, 2010

Pessoal, desculpem a falta de posts maiores e nossas conversas que eu adoro aqui no blog, mas estou preparando tudo para o evento de amanhã, sábado. Quem vai? Será às 16h00 na Saraiva Megastore do Shopping Center Norte. Vamos fazer um bate-papo, com leitura de trechos dos livros e sorteios de brindes. Mas o mais importante mesmo é conhecer muitos de vocês pessoalmente e dar um abraço em cada um. Será um dia especial! :-D

Depois eu conto como foi, conto tuuuuudo :-)

Alegrias,

Fernanda.

Acho que estou precisando ficar calma…

quarta-feira, julho 28th, 2010

E estou mesmo. Mas como lamúrias não adiantam nada e na verdade levantar as mangas, correr atrás e mostrar a língua pra quem duvida é que dá certo, eu vou ignorar os obstáculos e seguir em frente. Com muito chá de maracujá (receita anterior) e esse bolo de maracujá delícia que eu fiz hoje. A receita dessa gostosura peguei no Rainhas do Lar, que é sempre prático.

Não ficou uma belezura?

E agora só falta a meditação ou cortar algumas cabeças e… ops, ops, saí do foco. Meditação, não é? :twisted:

Alegrias,

Fernanda.

Tá frio aí? Receita delícia de chá de maracujá!

quarta-feira, julho 28th, 2010

Essa receita eu comecei a fazer desde que minha amiga Clau descobriu na internet uma receita e depois de adaptações e modificações, o chá foi feito pelas mãos da Dona Marisa, que sempre fazia tudo ficar delicioso (saudade sempre de vocês, minhas amigas!). Aliás, saudade tenho dos nossos cafés da tarde, Régis que levava bolachinha integral, eu e Clau as de chocolate e a Má que sempre incentivava o preparo do arroz doce (adoro). Dona Marisa faz uma canjica que nunca comi igual. Acho que agora vou ter de dar um jeito de convencer o pessoal a fazer e me chamar pra comer ;-)

Mas voltando ao chá de maracujá, depois que eu fiz em casa, percebi que é fácil mesmo e agora faço sempre. O aroma delicioso que fica na casa inteira é incrível. Experimentem. E é natural, o melhor de tudo. Nada de saquinho. A receita também foi publicada lá no site Rainhas do Lar.

15072010_cha

CHÁ DE MARACUJÁ
- 1 maracujá
- 1 maçã pequena
- 10 colheres de açúcar
- 1 litro de água
- 2 pauzinhos de canela
- 4 cravos

Como fazer:
Caramelar o açúcar em fogo baixo (mas pouco, não deixar queimar, apenas deixar ficar amarelinho) e em seguida colocar a água. Mexer até o açúcar dissolver e colocar o restante dos ingredientes (o maracujá com polpa e sementes, a maçã cortada em pedaços grandes, os paus de canela e os cravos). Deixar ferver por cerca de 10 minutos.

Alegrias,

Fernanda.

Dia do escritor (com atraso, mas sempre vale!)

segunda-feira, julho 26th, 2010

O blog voltou ar ar, viva! Peço desculpas a quem entrou aqui e deu com a cara na porta virtual, mas tivemos problemas com o blog e graças à Simone tudo voltou ao normal – se você quer fazer um site ou precisa de soluções Wrodpress, me peça o contato dela, porque a moça é fera, muito boa, prestativa e simpática! Simone, obrigada pelo socorro.

E ontem foi o Dia do Escritor! Parabéns a todos os escritores que lutam no Brasil! Comentei lá no Twitter, mas não consegui vir aqui antes. Aliás, obrigada a cada recadinho no Twitter e cada pessoa que me acompanha por lá. É muito carinho, estou superfeliz. Um obrigada com um abraço apertado pra amiga Sil, que divulgou o evento da Saraiva lá em seu blog e a todas as pessoas que têm falado de Nove Minutos com Blanda. Em breve vou atualizar a lista lá no site e aviso vocês. Sobre o evento, não esqueçam: é sábado, na Saraiva Center Norte, às 16h00! :-)

Correria por aqui, bolando surpresinhas para a galera na Bienal do Livro de São Paulo, mas logo mais eu volto.

Alegrias,

Fernanda.

O dia em que conheci Maurício de Sousa!

quarta-feira, julho 21st, 2010

Sábado eu conheci ele… ele!!!! ELEEEEEE!!! Maurício de Sousa. E vocês que acompanham meu blog já sabem que conhecê-lo era um dos meus sonhos, não é? Fiquei feliz como criança ;-) Logo que o vi, fiquei tão emocionada… nem acreditava que falaria com ele. Entreguei Blanda, ele foi atencioso e fez comentários, rimos, tiramos fotos. Mauricio é um Lord, educadíssimo, simpático, sou ainda mais fã. E ganhei uma Magali desenhada na capa do livro “Coisas que as Garotas Devem Saber”. Foi emocionante. Mesmo.

21072010_mauricio01
Também conheci o simpático e talentoso Antonio Carlos Vilela, o outro autor do livro. Antonio Carlos, muito sucesso!!! Ele fez uma dedicatória linda, amei.
21072010_mauricio05
E para não deixar dúvidas de que foi um dia muito especial para mim, deixo mais fotos. Daqui a alguns dias, em 31 de julho, eu estarei nesse mesmo espaço das fotos, na Saraiva Center Norte, participando do evento de chick lit. Não viu? Está no post anterior… Quero ver todo mundo lá.
21072010_mauricio02
Eu aprendi a ler por causa da Turma da Mônica, como tanta gente nesse país. Bem pequenininha, minha mãe lia as histórias para mim e eu acompanhava tudo… Queria ler sozinha! Com quatro anos, eu arriscava a leitura, devagar e bemmm calmamente. Passava um dia inteiro com uma revistinha na mão e assim foi até que eu conseguisse ler sozinha. Foi uma alegria! Comecei a fazer coleção de gibis e até hoje eu leio a Turminha. Adoro o Cebolinha, o Chico Bento e me identifico com a Magali. :mrgreen: Eu sou fã MESMO.
21072010_mauricio06
21072010_mauricio04
21072010_mauricio03
Que dia lindo!
Alegrias,
Fernanda.

Evento de chick lit na Saraiva dia 31, quem vai?

segunda-feira, julho 19th, 2010

Gente querida, venho fazer um convite:

saraiva31julho

Divulguem! Apareçam! :-)

Alegrias,

Fernanda.

Nove Minutos com Blanda na Saraiva!

sexta-feira, julho 16th, 2010

Estou muito emocionada com algumas novidades na minha carreira e agradeço por cada um que acredita na batalha. Quando eu comecei a escrever livros e quando eu publiquei meu primeiro romance, eu tive a certeza de que eu não queria apenas realizar um sonho de publicar um livro. Eu quero continuar realizando o sonho de trabalhar SEMPRE com livros. Eu batalho a cada dia, eu busco oportunidades, corro, invento parcerias, faço malabarismo para que as pessoas acreditem no meu livro como eu acredito nele. E estão acreditando.

Para você, leitor, que quiser comprar Nove Minutos com Blanda, a partir de hoje, pode fazê-lo pelo site da Saraiva. Ou em uma das lojas (mesmo que não tiver na loja, peça, o livro vai chegar porque já está cadastrado!). No começo a demora é maior, mas com a grande quantidade de eventos dos próximos meses, esperamos que diminua ;-) Então se você quer me dar aquela força, já pode:

1) Escrever um depoimento sobre o que achou do livro lá no site da Saraiva, bem embaixo, em “Deixe a sua opinião”.

2) Pode entrar em qualquer Saraiva do Brasil e pedir Nove Minutos com Blanda. Peça MESMO. Deixe reservado. Assim as lojas terão que solicitar a compra do livro. Vamos fazer uma corrente para que o livro esteja em todas as Saraivas do país? hehehe…

_saraiva

Obrigada pelo apoio de todos. E a partir de agora, só boas novidades. Nos próximos dias, vou contar sobre os primeiros eventos. A agenda do site já foi atualizada, então vocês já podem ver quanta coisa boa está lá. Mas em breve trago convitinho oficial e tudo o mais.

ALEGRIAS!!!

Fernanda.

Carinho vestido de brownie

quinta-feira, julho 15th, 2010

Ontem eu recebi carinho em forma de carta. Dentro de uma caixa, um pacote embaladinho com carinho (deu para sentir), uma cartinha fofa e pedacinhos de delícia pura – brownies da Zel. Gente, as fotos estão feias porque eu tirei rapidamente, tamanha era minha vontade de experimentar a receita. Eu e Má colocamos sorvete e foi um pedacinho do céu na boca. Que delíciaaaaaa!!!! :-)

15072010_zel01

15072010_zel02

Zel, nem sei como agradecer. Porque, para mim (já comentei uns posts atrás), comida é uma forma de agradar, de dar carinho, de mostrar afeto. Receber essa receita pelo Correio teve um sabor especial e você precisaria ver minha alegria quando peguei a caixa! Para mim, há coisas que não têm preço na vida e nenhum outro presente que eu recebesse (caro, de marca, essas coisas) teria o mesmo valor que o carinho.

Obrigada de todo meu coração. Má também agradece, hehe. E minha casa está aberta para receber você, baby e seu Fer aqui, quando quiserem, convidados de honra!!!

E pessoal, desculpem deixá-los com água na boca ;-)

Alegrias,

Fernanda.

Moda inverno (para gatos) parte II

quarta-feira, julho 14th, 2010

Agora, com os gatos dos meus pais :-)

Juddy é linda de qualquer jeito, ainda mais com essa roupinha rosa no edredon de oncinha

Juddy é linda de qualquer jeito, ainda mais com essa roupinha rosa no edredon de oncinha

Pretinho é o segurança da casa, mas é muito dócil

Pretinho é o segurança da casa, mas é muito dócil

Elvis foi resgatado aqui no interior e agora mora em Sampa... Ele é um doce!

Elvis foi resgatado aqui no interior e agora mora em Sampa... Ele é um doce!

Alguém tem dúvidas de que sou louca por gatos? Tenho um post mais antigo que vou reeditar com fotos dos nossos bichinhos de estimação (dos leitores do blog), então se quiser, me mande a foto do seu bichinho para meu e-mail.

Alegrias,

Fernanda.

Moda inverno (para gatos)

terça-feira, julho 13th, 2010
Teddy com seu modelo verde

Teddy com seu modelo verde

Teddy apresenta modelo em tons de cinza e preto. Clássico e chique.

Teddy apresenta modelo em tons de cinza e preto. Clássico e chique.

Polly na moda: roxo com detalhes em vermelho.

Polly na moda: roxo com detalhes em vermelho.

Modelo vinho com mangas amarelas valoriza Polly.

Modelo vinho com mangas amarelas valoriza Polly.

E antes que eu pareça uma maluca vestindo gatos, eu conto: eles sentem frio e adooooram quando coloco a roupinha (somente quando realmente está frio). Teddy chega a pedir, é até engraçado ver. E, além do mais, eles não ficam lindos? ;-) De qual roupinha gostaram mais?

Alegrias,

Fernanda.

Qual é o melhor (abana!) jogador da Copa?

domingo, julho 11th, 2010

_copamundo01

_copamundo02

copamundo03__

_copamundo04

1 – Alexandros Tzorvas – Grécia

2 – Carlos Bocanegra – Estados Unidos

3 – Didier Drogba – Costa do Marfim

4 – Diego Forlán – Uruguai

5 – Fabio Cannavaro – Itália

6 – Jesus Navas – Espanha

7 – Julio César – Brasil

8 – Kaká – Brasil

9 – Lukas Podolski – Alemanha

10 – Matej Mavric – Eslovênia

11 – Jong Tae-Se – Coreia do Norte

12 – Raul Gonzalez – Espanha

13 – Tierry Henry – França

14 – Valon Behrami – Suiça

15 – Xabi Alonso – Espanha

16 – Yoann Gourcuff – França

E aí, hein? Quem leva o prêmio? :mrgreen:

Alegrias,

Fernanda.

Nada de bom a dizer? Não diga.

quinta-feira, julho 8th, 2010

Eu sou a favor da sinceridade, sim. Detesto mentira e gente falsa. Mas existe algo de que as pessoas parecem se esquecer hoje em dia: educação. Para tudo há jeitos e jeitos de se falar. E a máxima tão famosa acaba não sendo aplicada: se não tem nada de bom a dizer, não diga.

A questão é que precisamos aprender a nos colocar no lugar do outro (eu também preciso aprender essa lição todos os dias, todos precisamos). Se eu disser tal coisa, vou magoar a pessoa? Vai ajudá-la? Mas eu quero dizer algo, como então posso fazer de maneira instrutiva e não depreciativa? Por que muitas pessoas parecem ter gosto por colocar os outros para baixo? Será que ganham algo com isso?

É aquela história típica: se você comenta com alguém que conhece fulano que está com determinado problema, o que escuta geralmente? “Ah, o vizinho do tio-avô do meu cunhado teve isso e morreu uma semana depois” ou “Nossa, é grave, não tem mais jeito, não”, mesmo que o problema seja uma unha encravada. Em vez de dizer “Força, vai dar tudo certo, estou aqui para te apoiar”, as pessoas jogam mais lama ainda no que precisa de um banho.

Eu nunca me dei muito bem com pessoas autoritárias e grosseiras, porque não consigo fazer com gosto o que me pedem com estupidez. Com educação, eu faço tudo. Para mim, a pior das verdades pode ser dita com jeito que magoe menos. E não se trata de falsidade, mas sim de empatia, educação e respeito pelo o que a outra pessoa é, faz e pensa. Podemos ser gentis na adversidade. Podemos discordar com polidez. Até porque a música de que você gosta pode não ser a minha preferida; a minha comida predileta nem sempre é o que você chamaria de boa e gostos literários também são bem diversos – uma obra que você critica pode ser a preferida de outro alguém.

Agora, se uma pessoa não sabe ser assim e não tem nada de bom a dizer, não diga. É sempre a melhor alternativa.

Alegrias,

Fernanda.

PS: Leitores queridos, alguém não consegue comentar aqui no blog ou está tendo problemas? Minha amiga Lu teve problemas ao comentar e me disse, então quero saber se é geral. Se ocorrer um problema na hora de comentar, por favor, me avise por aqui. Obrigada ;-)

Mais sobre Blanda por aí…

quarta-feira, julho 7th, 2010

Eu quero agradecer às pessoas que falam sobre Nove Minutos com Blanda por aí. O meu obrigada, dessa vez, vai para a Carla, do site Dica de Amigas, que escreveu uma linda resenha. Também agradeço Milla, que fez uma entrevista comigo muito bacana para o Gorgeous Girl e a querida Tathy, do site Eu Sou Assim, que editou lindamente outra entrevista comigo. Obrigada pelo carinho! Obrigada também Lili, do site Nossos Romances, pela resenha carinhosa. Aliás, a Lili está sorteando um exemplar autografado do livro. Vai para concorrer! :-)

Eu sempre digo que para um autor iniciante, cada apoio é MUITO importante. Você é meu amigo ou leitor desse blog, leu o livro ou pretender ler? Vai lá no Skoob e deixe sua estrelinha ou coloque “vou ler”. É um incentivo para que outras pessoas, que pensam em ler, também escolham Nove Minutos com Blanda. Não custa nada, então que mal pode haver em fazer uma boa ação agora mesmo? ;-) Vai .

Alegrias,

Fernanda.

Rótulos de gente

terça-feira, julho 6th, 2010

Minha grande amiga Lu escreveu sobre rótulos em seu blog e parei para pensar em questões que sempre me afligiram, mas parecem me afetar cada vez menos. E o que parecia tão importante antes, ter rótulos ou colocá-los, não tem o mesmo peso. Acho que porque percebi que somos seres humanos mutáveis e estamos sempre aprendendo, crescendo e, por que não?, mudando de opinião.

Rótulo de melhor amigo é o que a Lu comenta primeiro. Nunca consegui dizer quem é meu melhor amigo, minha melhor amiga, ou ser a melhor amiga de alguma amiga (e se fui ou sou, nunca soube). Eu tenho muitos amigos, graças a Deus, e cada um tem sua importância em minha vida. Há os colegas, os amigos mesmo e os grandes, grandes amigos, os quase-irmãos. E cada um é importante e faz parte da minha vida de forma que, hoje em dia eu vejo – já com a visão de adolescente deixada bem lá atrás – para quê somente um melhor amigo?

Definir minha alimentação é bem difícil também. Há quase três anos eu dizia “eu como de tudo!” e comia mesmo. Continuo sendo uma ótima visita para refeições (pode me convidar!), não tenho frescuras e gosto de tudo. Mas hoje não como mais alguns tipos de carne (e não critico quem come, a escolha é de cada um). Não, não sou vegetariana porque eu como peixe e frango. Não como “carne vermelha”, como dizem por aí – o que inclui vaca, porco ou qualquer amigo mamífero. É verdade que mesmo peixe ou frango eu como pouco e cada vez menos, mas então não sou nada, absolutamente nada. Não há um “rótulo” que me defina. Não sou alérgica, não é por religião e nem por chatice. É por amor aos animais. Mas não sou completa e seria errada por isso? Eu faço a minha parte da maneira que acredito conseguir HOJE e pode ser que amanhã eu mude. Pode ser.

Gostos em geral nunca me definiram de maneira simples. Com música é assim, porque gosto de tudo (rock, pop, baladinha, menos rebolation, mas se tocar e for de brincadeira, eu canto porque não sou radical, ah, e adoro “música brega”). Com livros é mais ou menos igual: leio desde romances até terror. Adoro policial, suspense, chick lit (que aprendi a gostar somente após descobrir que eu escrevo esse gênero, pode?). Com filme é igual, assisto a animações (amo!), romances, dramas, comédias, suspenses e terror. Gosto de tanta coisa e tão diferentes coisas que uma vez minha amiga Damaris resumiu bem como sou “Eu quero tudo, muito e agora”. Então, não dá para me definir em uma palavra.

Minha fé, por exemplo, é algo tão peculiar que não posso resumir em um parágrafo de post. Na verdade, nem gosto de explicar muito minha fé e relação com a religião, porque acredito que não importa exatamente no que acredito, mas em como posso viver isso. Tenho fé em Deus, já passei por uma situação que divide a minha vida em antes e depois daquele acontecimento. Acredito no bem. Respeito todas as religiões e, para mim, um ateu que vive a caridade é muito mais cristão do que um religioso que bate na família quando chega em casa. Rótulos, então, mais uma vez, não fazem a menor diferença aqui. (E eu tenho religião, apenas não me expresso sobre ela porque a base da minha crença é Deus e não os homens).

No meu trabalho, fica difícil me definir. Hoje em dia, por exemplo, no diploma eu sou jornalista, na carteira de trabalho eu sou desempregada, para a sociedade eu sou dona de casa e na real mesmo eu sou escritora. E é assim, com esse trabalho que eu amo que eu vivo, sem registro em carteira, diploma, salário fixo ou qualquer explicação que eu possa dar às pessoas que acham, pensam e julgam que eu não faço nada, sendo que poucas vezes trabalhei com tanto afinco e amor como hoje em dia. Mais uma vez, rótulos? Se for para ter um, que seja “mulher que ama escrever, que não vivre sem escrever”.

Nem um animal preferido eu tenho. Eu adoro os gatos, é verdade, mas e os elefantes também, e os cães,  e os porquinhos, e cabras, e ovelhas, e aves e… eu teria um santuário ecológico se pudesse. E sobre as cores? Em cada época eu diria uma. Na infância, era o amarelo; na adolescência, o vermelho era preferido. Hoje sou mais o rosa, lilás e roxo. Pode ser que amanhã eu seja qualquer outra cor. Desconfio que não escolha o preto na vida, mas todas as demais. E o preto, quem sabe, se estiver com brilhos, afinal, eu adoro um brilho (diferentemente da Blanda, que detesta, rsrsrs!) ;-)

Rótulos. Para que servem, mesmo? Somos muito complexos para caber em poucas palavras. O que você acha?

Alegrias,

Fernanda.

Branca de Neve no Rio

segunda-feira, julho 5th, 2010

E eis que, mais uma vez, eu me transformei em uma personagem ;-) (fotos com bastaaaante atraso, mas a culpa é da gripe, tá? rsrsrs).

Fernanda Branca de Neve

Fernanda Branca de Neve

Com a "Legalmente Loira" Carol, prima aniversariante.

Com a "Legalmente Loira" Carol, prima aniversariante.

A outra aniversariante, minha madrinha!

A outra aniversariante, minha madrinha!

Mami e eu

Mami e eu

Ops... isso não é fantasia, rsrsrs... é Pipoca, o gato da Carol. Não é LINDO?

Ops... isso não é fantasia, rsrsrs... é Pipoca, o gato da Carol. Não é LINDO?

Alegrias,

Fernanda.