Archive for maio, 2011

Belo Horizonte…

quinta-feira, maio 26th, 2011

Eu amo viajar e quem me acompanha no blog há mais tempo já sabe disso. Mas viajar a trabalho sempre foi um sonho. Quando vou a uma cidade para uma palestra, evento ou autógrafos, é uma alegria dupla: descobrir um novo cantinho desse país e conhecer meus leitores, os maiores presentes da minha profissão. Todas as fotos desse evento podem ser vistas aqui. E os demais álbuns também foram atualizados. Para ver todas as fotos de Campinas, Poços de Caldas e todos os outros eventos, clique aqui.

Quero agradecer à Fnac do BH Shopping por ter nos recebido tão bem! Foi lá que comi os primeiros pães de queijo de Belo Horizonte e o primeiro doce de leite. Luiza, obrigada pela organização do evento, pelo carinho com que nos recebeu e toda a atenção. Bruninho, meu assessor, obrigada por estar presente mesmo quando não pode estar nos eventos, por garantir que os livros estejam na loja e pelo apoio.

Conheci muitos leitores pessoalmente e foi uma alegria. Meu marido chegou a perguntar: “Você já os conhecia?” e eu “Só pela internet”, tamanha a felicidade de ver todo mundo ali e os altos papos. Quem eu não conhecia antes, conheci na hora. Coisa boa encontrar leitores! Obrigada Paola, Cinthia, Nanda, Déborah Luiza, Laila, Luma, Rafael, Luciara, Marcielle, Cláudia e todos os presentes pelo lindo evento!!! Vocês são muito, muito importantes para nós, autores! :-)

A Nanda nos presenteou com doce de leite e ainda puxou a cantoria de “Parabéns pra você” por um ano de Novas Letras! (Participe da promoção de aniversário do Novas Letras, você pode ganhar um dos cinco livros do grupo!). Foi LINDO!

Depois do evento, as meninas fizeram posts incríveis sobre o dia. Leiam mais sobre o evento nos posts da Paola, Cínthia e Nanda (a primeira leitora que tirou foto usando o meu chapéuzinho, adoreeeeei!).

No dia seguinte, sábado, ainda aproveitei para conhecer um pouco da cidade. Que cidade linda, que povo bacana! Fiquei encantada. Não deu para conhecer muito, mas foi o suficiente para querer voltar para BH o quanto antes! ;-)

Aproveito para agradecer as resenhas mais recentes de Nove Minutos com Blanda. Da Leninha e da Juliana Almeida. Obrigada pelo carinho com o meu trabalho, lindas! E também quero agradecer a Vanessa Vieira, que me contou que comprou Blanda no site da Livraria Cultura e acabou me dando essa ótima notícia: agora Nove Minutos com Blanda está à venda no site da Livraria Cultura!!! Veja aqui.

Alegrias,

Fernanda.

É hoje, pessoal de BH!

sexta-feira, maio 20th, 2011

Pessoal de Belo Horizonte, quero ver todos vocês hoje (sexta-feira, dia 20) a partir das 19h00 na Fnac do BH Shopping! É minha primeira vez na cidade e tenho certeza de que será um evento incrível :-) Assim que puder, trago notícias – este post é programado, mas quero postar de BH se conseguir. Enquanto isso, não deixem de me acompanhar lá no Twitter.

Um lindo final de semana a todos!

Alegrias,

Fernanda.

Processos de mudança (e gatos).

quarta-feira, maio 18th, 2011

Nesse entra-e-sai de pessoas na fase pós-mudança, um rapaz comentava comigo enquanto media a pia do banheiro: “gato só gosta da casa, não tem nenhum amor pelas pessoas”, ao que eu perguntei: “você já teve gato?”. Muitos comentam sem nunca ter tido um gato. Não do vizinho ou da avó, mas seu próprio gato, dentro da sua casa, em seu convívio. Mas ele responde que, sim, já teve um gato. “E ele fugiu quando mudamos de casa. Porque ele só gostava da casa”, concluiu, sem saber o que estava falando.

Eu comparo os gatos a nós, humanos. São muito mais parecidos conosco do que os cães. Vêm quando querem (como nós), ficam bravos e até viram a cara, mas depois voltam (como nós), mas são aquilo o que recebem. Se ganham amor, é isso o que eles serão: puro amor. Mas essa personalidade forte, o que me faz admirá-los ainda mais, passa pelos problemas que passamos. Mudar de casa, por exemplo, já é estressante para nós, humanos, que supostamente deveríamos ficar tranquilos porque sabemos o que está acontecendo. Se mesmo assim não é fácil, imagine para um gato?

A minha mudança foi ótima, desejada e feliz. Mas não posso dizer que foi fácil, porque nenhuma mudança é. Quando mudamos, ganhamos um bocado de coisas (e é nisso que sempre foco), mas deixamos para trás uma história. Encerramos um ciclo. As amizades não acabam, mas ficam distantes fisicamente. Há a saudade. E acontece o fim de uma etapa de sua vida. Quando visitei o meu ex-apartamento pela última vez, nos poucos minutos em que estive sozinha lá dentro, meus olhos se encheram de lágrima. Não porque eu estava triste, mas porque lembrei do quanto fui feliz ali, no meu primeiro imóvel próprio, na minha primeira conquista material com meu marido, no apartamento que arrumei com carinho, dentro das possibilidades durante o tempo em que moramos lá.

Cheguei e ainda não estou completamente adaptada. Há não somente a mudança de casa – que sozinha já é uma baita mudança porque você olha para as paredes e pensa “é minha casa mesmo?”, até que possa se sentir confortável e no seu lar -, mas existe também a mudança de cidade e de toda a rotina, desde a minha manicure querida até o mercado, passando pela experiência de pegar confiança de novo em tanta gente nova e aprender novos caminhos.

Se para mim não é fácil – embora delicioso e empolgante -, imaginem para um gato?

Teddy é sempre o que mais sente as mudanças. Polly fica brava, mas logo se acostuma. Nikky é tão tranquila que nem parece que se mudou, já que se sente em casa em qualquer lugar e Teddy é assustado, até mesmo pela sua história de sofrimento. No primeiro dia, saiu correndo da casa para a construção ao lado. Imaginem, aqui não era a casa dele, não é? Se EU não me sentia em casa, como podia esperar isso do bichinho? Lá, no meio da construção, ficou parado e com medo, tremendo. Cheguei perto e comecei a conversar com ele. Ao ouvir minha voz, foi se acalmando. Foi tarefa árdua, mas chegamos perto e ele voltou conosco. Passou a ficar grudado em nós. E agora parece estar cada dia mais feliz por aqui, rola, corre, brinca e está se acostumando aos poucos, assim como nós.

Para gostar de gatos é preciso estar aberto a entender que eles são sinceros e verdadeiros e que quando fazem algo, é porque querem de verdade. Dão amor que só quem convive com um gato pode compreender. E você também pode. Adote um gatinho! Você vai ver que delícia que é aprender todos os dias lições de tolerância, respeito e amor com esses seres tão apaixonantes. Não é à toa que eu sempre coloco gatos nos meus livros. No próximo não será apenas um (para quem não conhece a história, Blanda tem um gato chamado Freddy Krueger), mas DOIS felinos ;-)

Alegrias,

Fernanda.

Belo Horizonte, aí vou eu! :o)

terça-feira, maio 17th, 2011

Algum leitor ou leitora de Belo Horizonte? Estarei em evento do Novas Letras na sexta-feira, dia 20, às 19h00 na Fnac do BH Shopping. Quero muito conhecer os leitores de lá e essa linda cidade, já que será minha primeira visita a BH. Você não pode ficar de fora desse evento!

Alegrias,

Fernanda.

Promoção Novas Letras!

segunda-feira, maio 16th, 2011
Pessoal, hoje trago para vocês a promoção de aniversário de um ano do meu grupo Novas Letras! Vejam que bacana, vocês podem ganhar um dos cinco livros dos autores Novas Letras. E o livro chegará autografado! Sigam as regras básicas abaixo. E boa sorte!! :-)

O primeiro grupo de escritores em busca da valorização da literatura nacional em turnê pelo Brasil completa um ano de vida e você pode ganhar um livro de um dos autores do grupo. Serão sorteados cinco livros autografados!
Nove Minutos com Blanda (Fernanda França)
Pobre Não Tem Sorte (Leila Rego)
Sai da Internet, Clarice (Patrícia Barboza)
Sou Toda Errada (Tammy Luciano)
Todas as Estrelas do Céu (Enderson Rafael)

A promoção acontece no Twitter de 16/05 a 31/05, mês de aniversário do grupo. O sorteio será realizado no dia 01/06 com cinco ganhadores. A ordem do sorteio respeitará a ordem alfabética dos livros enviados. Para participar, basta seguir o  Twitter do grupo: @novasletras e twittar a seguinte frase:
Na promoção de 1 ano do Novas Letras quero ganhar um dos livros do grupo! Serão 5 vencedores! Siga @novasletras e dê RT http://kingo.to/BwE

Vale apenas um RT por dia.
Divulguem!
O grupo Novas Letras comemora um ano e quem ganha o presente é você!

Campinas e Poços de Caldas

quarta-feira, maio 11th, 2011

Em breve poderei voltar à ativa ;-) Minha internet 3G será ativada em poucos dias, mas ainda não está OK porque troquei de operadora, pedi portabilidade, uni plano de voz com internet e, enfim, terei acesso para contar tudo para vocês e colocar no ar os álbuns dos últimos eventos.

Para deixar uma prévia, duas fotos para vocês! E adianto: tem sido muito, muito, muito bom viajar com meu livro e com o grupo Novas Letras e conhecer tanta gente bacana! Ah, dia 20 de maio, sexta-feira, 19h00, tem evento na Fnac do BH Shopping, em Belo Horizonte, e quero ver a galera de BH toda lá, hein? ;-)

Evento na Livraria Cultura do Shopping Iguatemi em Campinas.

Palestra na Flipoços, Feira Nacional do Livro de Poços de Caldas.

Alegrias,

Fernanda.

Amanhã em Poços de Caldas!

quinta-feira, maio 5th, 2011

Amanhã (sexta-feira, 06/05) estarei pela segunda vez na Flipoços (Feira Nacional do Livro de Poços de Caldas), mas pela primeira vez como palestrante! :-) Farei palestra às 15h00 com meu grupo Novas Letras no espaço Hora da Prosa. Pessoal de Poços de Caldas (MG) e região, quero ver todos lá!

Este é um post programado, porque ainda estou sem acesso à internet em casa direto, escrevendo na maioria das vezes do celular, mas logo logo eu apareço de novo com as fotos de Campinas e Poços pra vocês ;-)

Alegrias,

Fernanda.

Tudo se acertando…

terça-feira, maio 3rd, 2011

Mudança feita, agora é hora de organizar a vida, colocar tudo no lugar e se acostumar à nova realidade. Estou sem internet em casa (usando o 3G do trabalho do Má vez ou outra), mas logo tudo se acerta. Falando em internet, em um lugar sem NET e sem Speedy, vocês sugerem 3G (qual?), internet a rádio ou outra solução? Agradeço as opiniões ;-)

Sexta teve evento em São Paulo e não consegui chegar. Fui para São Paulo, estava pronta, tentei ir de carro, táxi, todos os jeitos, o trânsito estava um HORROR, acho que por culpa da Fórmula Indy (quem inventou de montar a competição no meio da Marginal, meus caros?) e eu não cheguei ao Morumbi (só se tivesse um helicóptero). Mas no dia seguinte o evento na livraria Cultura do Shopping Iguatemi em Campinas foi ótimo e voltei a ficar feliz! Logo mais coloco as fotos do evento.

Desculpem essa ausência, mas tudo está se acertando. E tudo sempre se acerta ;-)

Alegrias!

Fernanda.