Archive for junho, 2011

Para lembrar que ser diferente é normal.

quinta-feira, junho 30th, 2011

Gente, as propagandas do Instituto MetaSocial são bárbaras. Já falei delas aqui e falei sobre o autismo nesse post (com lindo vídeo da Turma da Monica e uma matéria minha completa sobre o assunto). Como faz algum tempo que falei sobre isso e gosto sempre de lembrar que ser diferente é normal (título da propaganda), voltei com o tema. Agora está no ar um novo filme deles. Mais uma vez, ótimo! Vejam comigo.

Está na hora de acabarmos com os preconceitos. Todos. E podemos começar mudando nossas atitudes.

Alegrias!

Fernanda.

Felinos

quarta-feira, junho 29th, 2011

Tem como não gostar de felinos depois de olhar para essas imagens? Fotos AFP, em matéria do Terra.

Alguns dados:

  • O lince euroasiático sofreu por décadas com a caça para venda de pele
  • O lince ibérico é um dos animais mais ameaçados de extinção no planeta
  • O leão do Atlas (Panthera leo leo) está extinto na natureza e só pode ser encontrado em zoológicos
  • O leopardo das neves se encontra em perigo de extinção. As principais ameaças à espécie são a caça e o comércio ilegal (peles, ossos, garras, carne e órgãos sexuais)
  • O tigre siberiano, também conhecido como tigre de Amur, é uma subespécie ameaçada de extinção
  • Existem apenas 250 tigres brancos conhecidos no mundo

O que estamos fazendo com nosso planeta e nossos animais?

Alegrias,

Fernanda.

Amor: uma escolha perigosa?

terça-feira, junho 28th, 2011

‎”Comecei a desconfiar que o amor não é tudo; até é, enquanto se está amando, mas, para viver uma paixão, é preciso renunciar à própria vida, uma opção perigosa que não costuma ser eterna.” (Danuza Leão em “Quase Tudo”).

A frase é bárbara (mesmo que eu não concorde), mas não li o livro. Foi uma conversa no Facebook com meu amigo Ivo (que postou a frase) que me fez escrever sobre o assunto. Primeiro, o que eu respondi para ele, lá mesmo: “Posso filosofar, amigo? :-) Primeiro, ela fala de amor e paixão, que são coisas diferentes. E para viver um amor, de verdade, não ‘é preciso renunciar à própria vida’, muito pelo contrário – um amor de verdade só se vive quando a própria vida é vivida da maneira mais feliz. Quando descobrimos que NÃO devemos abrir mão da própria vida e que podemos ser quem somos e, ainda assim, estamos com alguém ao lado, descobrimos o amor.”

Gosto de falar sobre amor. Por que muitas pessoas têm a tendência de achar que amar é renunciar à vida? Pensam que se estão com alguém terão de deixar de fazer o que gostam, esquecer um pouco de si mesmos, adotar a vida do outro como modelo. E eu penso justamente o contrário! Afinal, o que perdemos por amar?

Porque se o amor é o mais sublime dos sentimentos, é o que nos faz felizes e não o contrário. Não digo de alguns finais, que não são felizes. Mas aí não existe mais amor e na vida real as relações acabam, sim. Digo do amor quando é vivido. Não abrimos mão de quem somos quando amamos. Nós abraçamos novos gostos, entendemos, respeitamos e convivemos. Fazemos concessões que não nos abalam, mas nós as recebemos também. Aprendemos a partilhar. E, acima de tudo, quando o amor é de verdade, somos mais nós mesmos do que em qualquer outra ocasião. Somos impulsionados e incentivados a seguir, temos uma mão ao lado para nos empurrar e um sorriso para garantir que tudo dará certo. Quando existe amor, mas não um sentimento qualquer de posse fingindo ser o mais leal dos sentimentos, somos nós em potência maior, com mais força e certeza. E Danuza está certa, a opção pelo amor pode ser perigosa e nem sempre é eterna, mas é a melhor das escolhas da vida.

Alegrias,

Fernanda.

Solistas de Paulínia

domingo, junho 26th, 2011

Hoje assistimos (eu e marido) ao nosso primeiro concerto aqui em Paulínia. O teatro de Paulínia é um espetáculo à parte. É lindíssimo! Para quem não conhece a cidade, vale contar que aqui é um pólo cinematográfico, onde são filmados vários curtas, longas e documentários brasileiros. No mês de julho acontece o Festival de Cinema de Paulínia e há uma programação variada durante todo o ano no teatro (veja a programação aqui, inclusive os shows do Paulínia Fest, que acontecem na arena montada ao lado).

Teatro Municipal de Paulínia

“Os Solistas de Paulínia” é um programa de concertos para o ano inteiro, com convidados renomados e apresentações gratuitas. Hoje foi o dia de quarteto de cordas com Beethoven e o violinista convidado Cláudio Cruz. Foi ma-ra-vi-lho-so. Ao chegar, com antecedência, você retira o ingresso gratuito e aguarda no interior do teatro. Alguns minutos antes, as portas são abertas e como a apresentação é gratuita, não há lugar marcado nesse caso. Todos entram e esperam sentados os três toques. E você acha que estava vazio por ser um domingo à tarde com chuva? Engano… Havia uma média de 500 pessoas naquele teatro. E fiquei orgulhosa por assistir a um concerto tão lindo. Todas as cidades deveriam investir em Cultura.

Há, ainda, a série internacional dos concertos – vale a pena dar uma olhadinha no site para ver quem estará por aqui. É de cair o queixo para quem gosta de música clássica (eu adoro). E vale lembrar que qualquer pessoa pode vir à cidade para ver as apresentações. As gratuitas dos Solistas de Paulínia são gratuitas para todos. Há outros eventos (como o Paulínia Fest, que são shows com Gilberto Gil, Caetano Veloso, Rita Lee, Seu Jorge, Vanessa da Mata) que dão 50% de desconto para quem comprova que mora na cidade.

Vocês gostam de música clássica? Se nunca ouviram… vale dar uma chance. Faz bem para a alma :-)

Alegrias,

Fernanda.

Está em Campinas?

sábado, junho 25th, 2011

Então corre para a Livraria Cultura do Shopping Iguatemi para comprar Nove Minutos com Blanda! :-)

Aproveito o post de hoje, 25 de junho, para desejar Feliz Aniversário para a minha primoca-irmã querida. Carol, smack na sua bochecha, abraço apertado e tudo de melhor que você sabe que eu desejo! ;-)

Alegrias,

Fernanda.

25 maneiras de usar um lenço.

sexta-feira, junho 24th, 2011

Essa é para a mulherada poder inovar na hora de usar lenços. Eu adoooooro lenços, acho que deixam o visual bem charmoso, mas sempre usava do mesmo jeito. Vou tentar experimentar outras maneiras a partir de agora. ;-)

Alegrias,

Fernanda.

Por que adoro os gatos?

quarta-feira, junho 22nd, 2011

Uma pergunta que sempre me fazem é: “Por que você gosta tanto de gatos?”. Ou, ainda, uma variação: “Por que você fala de gatos no seu livro?”. Não é só em Nove Minutos com Blanda, não. No próximo livro, ainda inédito, não será apenas um gato (Blanda tem o Freddy Krueger), mas dois gatos na trama. Acho que sempre haverá um gato nas minhas histórias, por muitos motivos.

Já falei de gatos várias vezes no blog. Recentemente, contei sobre a mudança e o comportamento deles nesse período. Já pensei que deveria aprender com eles, já contei a história de Teddy e Polly (também a de Nikky) e já divaguei muito sobre o meu amor por esses bichanos. Mas é a primeira vez que vejo um vídeo sobre os escritores e os gatos. Fantástico! Programa Entrelinhas da TV Cultura, com dica do ótimo site Tudo Gato.

Fiquei tão empolgada que acho que farei um vídeo com meus gatos para vocês ;-)

Alegrias!

Fernanda.

Concurso literário

terça-feira, junho 21st, 2011

Mais uma alegria para minha carreira. Fui convidada para ser jurada de um concurso literário. É o Concurso Cultural 2011 da Aliança Francesa, que possui as categorias fotografia e produção literária. Serei jurada da segunda categoria e quero agradecer à Aliança e à Mariana (responsável pelo concurso) pelo convite. Além de contar para vocês essa alegria, quero convidar todos para participarem! Vamos lá, pessoal! Inscrevam uma foto ou um texto, as regras estão no site e o prêmio é ma-ra-vi-lho-so: um curso na Aliança Francesa e uma viagem para Paris! UAU! Não percam essa chance!

Para conhecerem as regras, datas de inscrição, prêmios e todos os detalhes, é só correr lá na página do concurso. E boa sorte para todos! :-)

Alegrias,

Fernanda.

Podcast literário

segunda-feira, junho 20th, 2011

Dei uma entrevista para o PodLer, um podcast literário muito bacana. Querem ouvir?

Aqui está o link para a entrevista.

Meus agradecimentos para Pablo Gonzalez, Tatu e Luke pela atenção com meu trabalho. Muito obrigada!

Alegrias,

Fernanda.

Paulínia – minha nova cidade

domingo, junho 19th, 2011

Estamos conhecendo Paulínia e exploramos um pouco alguns parques. Primeiro o Parque Ecológico, com muitos animais e que me surpreendeu por ser organizado e muito bonito (eu, que amo animais, não tinha como não gostar). E depois fomos ao Parque Zeca Malavazzi, que eu chamava que “parque do pedalinho”, porque pode-se andar de pedalinho-cisne, além de uma área para piquenique e caminhada. Ambos os parques limpos, bonitos e gratuitos. Fiquei muito feliz por conhecê-los e compartilho as fotos com vocês.

Alegrias,

Fernanda.

Em Petrópolis

sexta-feira, junho 17th, 2011


Agradecimentos a Bruno pela companhia e Rose pela recepção! Adorei conhecer o pessoal de Petrópolis e me encantei com a cidade. Quero voltar muitas e muitas vezes! :-) O Museu Imperial é belíssimo e A Encantada (a casa de Santos Dumont) é um passeio imperdível!!!

Alegrias,
Fernanda.

9 anos

terça-feira, junho 14th, 2011



Amo você.

Nicholas Winton, o herói anônimo da Segunda Guerra

segunda-feira, junho 13th, 2011

Recebi parte desse vídeo de uma amiga (obrigada, Telminha!) por e-mail e fui buscar mais informações. Encontrei o vídeo abaixo no YouTube e, pela voz, é Sérgio Chapelin, apresentador do Globo Repórter (um dos programas de que mais gosto da Globo). Fiquei emocionada ao assistir a história de Nicholas Winton e por imaginar que existem pessoas tão boas assim no mundo. Fui pesquisar, ele está com 102 anos, acho que alguns anos a mais com saúde é uma forma de Deus recompensá-lo por tudo o que ele fez. ;-)

Alegrias,

Fernanda.

Blanda na Fnac do Rio!

segunda-feira, junho 13th, 2011

Minha amiga Ana Cláudia, do Rio, me escreveu contando que foi à Fnac e encontrou Nove Minutos com Blanda ali. Olha que destaque, que coisa linda! Fiquei tão, tão feliz, que quero compartilhar com vocês.

Ana, minha amiga, obrigada!

E a todos os leitores, o meu agradecimento por sempre me darem o apoio que me impulsiona a escrever cada dia mais. Amo vocês!

Alegrias,

Fernanda.

Hoje!

domingo, junho 12th, 2011

Feliz Dia do Amor!

Dos Namorados, para quem tem namorado(a). mas se você não tem, não significa que não possa amar. Primeiro, amar a si mesmo(a). Amar muito a sua própria companhia, fazer as coisas de que gosta e curtir os amigos. O amor geralmente vem para quem se ama. E hoje é apenas um dia, sua felicidade tem a duração de todos os outros dias também ;-)

Alegrias,

Fernanda.